Logo

Vales Soğanlı capa

Os Vales Soğanlı, na Capadócia

by / 0 Comments / 191 View / 02/07/2015

Uma região fascinante como a Capadócia sempre tem muitas atrações para oferecer, opções não faltam para preencher vários dias de visita como pode se ver nos outros posts que já escrevi sobre este lugar incrível, mas uma das boas dicas de visita que recebi para a área, é a visita aos Vales Soğanlı, que ficam e torno de 55km de distância ao sul de Göreme e que fazem um super conjunto com a visita às cidades subterrâneas para um passeio de um dia.

Vales Soğanlı01
Vales Soğanlı02
Vales Soğanlı03

Vales Soğanlı

Boas estradas, passando por algumas pequenas vilas e vales, numa área já um pouco mais verdejante e de lindas paisagens, estão os vales gêmeos Soğanlı, a 36 km ao sul de Mustafapaşa e 34 km de Derinkuyu, a cidade subterrânea. Os vales (alto e baixo) Soğanlı são muito menos visitados do que os vales nos arredores de Göreme, e isto já é perceptível na entrada, onde o guarda na guarita, que cobra a entrada, não parece ter muito trabalho e é um lugar bem simples. As estradas ali já são estradas de chão e o estacionamento amplo não é demarcado, o restaurante que existe (ou existia ali) estava fechado e no tempo que ficamos ali, vimos somente 2 ou 3 carros chegando.

O lugar é grande e oferece inúmeras trilhas para visitar igrejas-cavernas. Sim, porque tudo por ali é sobre isto: igrejas-cavernas. Aqui elas não são tão bem cuidadas como as que se vê na região de Göreme, os afrescos estão bastante danificados e não há controle nenhum na visita, o que faz com que as paredes estejam cheias de rabiscos, nomes e datas. Uma pena. Mas ainda assim a visita é bem interessante e vale a pena.

Vales Soğanlı14
Vales Soğanlı04

O que ver nos Vales Soğanlı

 

São 2 vales que formam um tipo de V, onde o vértice é o estacionamento, que fica logo após a bilheteria e onde estão o restaurante (que não estava aberto na minha visita) e algumas casas. Diz-se que ali teriam algumas lojinhas, também não vi nenhuma.

 

Os Soğanlı (pronuncia-se Sooanlâ) – Aşağı SoğanlıYukarı Soğanlı – podem ser percorridos de carro, uma rua leva até o final de vale, mas a estrada só passa ao lado das igrejas bizantinas esculpidas nas rochas e dos vários pináculos de rocha em forma de pirâmide vistos por lá. Por isto o ideal é ir até o final de cada vale e fazer uma caminhada pela região ou mesmo estacionar no estacionamento da entrada e fazer a trilha que passa por várias das atrações demarcadas. Para quem vai ver a região de carro, a visita pode ser rápida, e não levar mais de 1h, 1h30, mas para quem vai fazer as trilhas, planeje 3 horas ou meio dia. A caminhada é pela encosta dos morros, que não são muito altos, e as trilhas são fáceis, nada que uma pessoa com pouco preparo físico não tire de letra. Ali, além da visita as igrejas-cavernas, o bacana é aproveitar as vistas, o silêncio e o passeio em si.

 

A trilha para o Vale Yukarı, que é norte/acima fica para a direita, e é onde está a maioria das igrejas-cavernas; a trilha para o Vale Aşağı, para o sul/abaixo fica em frente, e ali encontram-se várias casas de pombas.

Vales Soğanlı09
Vales Soğanlı17
Vales Soğanlı12

Estas igrejas-cavernas foram escavados pela primeira vez na era romana, mas foi no período bizantino que a região atingiu seu apogeu, já que Soǧanlı tornou-se um importante centro monástico, e seus pináculos rochosos viraram casas, capelas e celas para os monges.

 

Para quem não sabe, foi na vila Soğanlı que nasceu o famoso santo São Jorge, e é no vale que fica sua igreja original, a Igreja da Cobra Yılanlı Kilise, e que pode ser visitada no final do Vale Yukarı. Os afrescos da sua igreja contam como ele enfrentou e venceu uma cobra. Sim, a história foi deturpada e na realidade não existe nenhum dragão. O dragão de São Jorge é uma cobra.

Vale Yukarı

No final do vale norte, chegando ao estacionamento, na encosta do morro a direita, encontra-se a Karabaş Kilisesi (Igreja da Cabeça Negra), próximo ao refeitório dos monges, e a Yılanlı Kilise (Igreja de São Jorge ou Igreja da Serpente) na ponta do vale. A Karabaş Kilise apresenta pinturas em seu interior que mostram a vida de Jesus e vários santos.

 

Ali no final funciona um restaurante, que tem um pequeno playground para crianças e uma lojinha. Parece que esta é a área mais visitada, devido a Igreja de São Jorge.

 

Seguindo pelo canto esquerdo do estacionamento, do outro lado do pequeno córrego, e seguindo a trilha na encosta do morro pela esquerda, se chega na Kubbeli Kilise (Igreja com Domo) e na Saklı Kilise (Igreja Invisível). Todas elas são demarcadas com placas indicando o caminho e indicando quais são elas e estão uma ao lado da outra.

Caminhando poucos minutos, logo se reconhece a cúpula cilíndrica da igreja Kubbeli. Já a Igreja Invisível é realmente escondida: não se tem evidência dela até que se aproxime. Ambas formam um complexo com mais de dois níveis e basta dar a volta nelas para ter acesso aos outros andares das igrejas e suas várias salas.

 

Outra visita possível é a igreja Gök Kilise (Igreja céu-azul), que é do outro lado do córrego também, mas a direita. O caminho é indicado por uma placa.

Vales Soğanlı21

Vale Aşağı

No vale sul, pode ser visitada a Geyikli Kilise (Igreja com Cervos), que apresenta outro refeitório. Os refeitórios eram ambientes importantes, já que mesmo que os monges bizantinos vivessem isolados, ainda assim eles faziam suas refeições juntos.

 

Outra igreja de interesse ali é a Tahtalı Kilise (Igreja com Pombas), também chamada Igreja de Santa Barbara, tem alguns dos mais bem preservados afrescos da região.

Curiosidade




Em toda região dos Vales Soğanlı, tanto dentro como nos arredores, são encontradas inúmeras casas de pombos e que foram construídos pelos monges para pegar suas valorizadas fezes, que eram usadas como adubo das videiras, que produziam uvas doces para fazer vinho dos monges. Existia toda uma técnica: as cavernas eram escavadas por trás paredes rochosas, em seguida, eram esculpidos pequenos buracos na parede externa para entrada das pombas. As bordas das entradas eram pintadas de branco para atrair os pássaros, e viradas para dentro não permitindo assim que o pombo pousasse na entrada, e sim entrassem no buraco. Os pássaros entravam nos orifícios e encontravam uma rede de varas sobre a qual pousavam, dormiam e defecavam.

Vales Soğanlı10

Outras visitas possíveis nos arredores

 

Além das igrejas-cavernas, outra atração do lugar é a própria vila Soğanlı, que dá nome aos vales, uma aldeia turca tradicional onde as pessoas ainda vivem de maneira como fazem há séculos.

 

Antes de entrar nos Vales Soğanlı, pode se visitar a Tokalı Kilise (Igreja da Fivela), que é mostrada com uma placa na estrada, à direita quando se aproxima da aldeia, antes de chegar à bilheteria de Soğanlı. O caminho para chegar nela é íngreme, escorregadio, com uma escada muito erodida na rocha. A subida é por sua conta e risco. A igreja está em ruínas, mas a subida é memorável.

Soğanlı dolls

Um artigo bem típico e que se vê sendo vendido por muitas senhoras nas entrads das cidades subterrâneas e até mesmo em Göreme e arredores, são as bonecas de pano Soğanlı, que como o nome entrega, são originárias desta vila, onde as mulheres desenvolveram estas bonequinhas feitas com retalhos e que se tornaram bem típicas e ficaram famosas. São vendidas nas lojinhas pela região. Eu comprei a minha com o simpático dono do restaurante que fica no fim do Vale Yukarı, que se prontificou a fazer um chá turco e um café para nós, num dia de vento frio, e que foi muito gentil e até pediu para tirar uma foto conosco.

Vales Soğanlı19
Vales Soğanlı20

Entrada

5 TL por pessoa.

 

Dica

Se pretende fazer as trilhas, não deixe de levar uma garrafa de água e lanches, já que quando eu mas tem comida e bebidas disponíveis nos restaurantes na entrada.

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Procurando hotel para a sua viagem pela Turquia?

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca e você ainda acha um ótimo lugar para se hospedar, com os melhores preços, pode cancelar quando quiser e com todo o suporte (em português!) que você precisar.

.


 

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem europa 728x90


CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, agende suas excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui