Castelos mais bonitos da França

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Visitar o Vale do Loire em 1 dia é possível? Claro que é! Muitas pessoas querem conhecer o Vale do Loire, mas não sabem como ou não tem vários dias disponíveis na viagem. Mas ainda assim, eles podem conhecer esta bela região, se quiserem.

Eu sempre digo que o Vale do Loire merece uns 3 dias pelo menos, para conhecer a região e os castelos com calma. Mas se você não tem esse tempo disponível, você pode sim visitar o Vale do Loire em 1 dia.

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

A princípio, o Vale do Loire está localizado a cerca de 2-3 horas de Paris. Lógico que isso depende do modo de transporte que você utilizar. Então, como eu já visitei o Vale do Loire várias vezes vou mostra o que você pode ver lá num dia.

Portanto, você pode ir até lá fazendo bate-volta, ou ficando uns dias na região, assim como você pode planejar sua ida de carro, de trem ou de ônibus.


Leia também:

>> OS CASTELOS MAIS BONITOS DA FRANÇA
>> 13 RAZÕES PARA VISITAR O VALE DO LOIRE NA FRANÇA
>> AS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS BONITAS DA FRANÇA


Vale do Loire em 1 dia

Hoje, mais de mil castelos ainda estão de pé na região, então você pode imaginar que tem muita coisa para ver. Dessa forma, você pode visitar o Vale do Loire em 1 dia, vendo alguns poucos castelos, ou em mais dias, e assim ter uma boa noção desta área. Então, você que escolhe que se quer conhecer rapidamente ou se quer fazer uma imersão na região.

Château de Chambord na França


>> Excursão de 1 Dia aos Castelos do Vale do Loire
>> Excursão privada de um dia aos castelos e vinhos do Vale do Loire saindo de Paris
>> Paris: Viagem 1 Dia Castelos do Loire com Degustação de Vinho
>> De Amboise: excursão a Chambord e Chenonceau com almoço
>> Chenonceau: passeio guiado de bicicleta elétrica e piquenique com vinhos e queijos locais


>> Link do passeio de 1 dia no Vale do Loire.

Vale do Loire em 1 dia – 3 Castelos

Castelo de Chambord

Nossa primeira parada no passeio do Vale do Loire em 1 dia foi o Castelo de Chambord. Certamente, ele é o maior e um dos castelos mais conhecidos do Vale do Loire. Inclusive, ele faz parte da lista do patrimônio mundial da Unesco desde 1981 e é uma propriedade do Estado Francês. Pois em 1915, o castelo foi colocado sob a guarda do Estado.

Chambord

O Castelo de Chambord é enorme, sem dúvida, ele é um testamento desmedido aos excessos da monarquia européia. Construído no estilo renascentista francês na primeira metade do século 16, originalmente ele foi destinado a ser utilizado como pavilhão de caça para o Rei Francisco I.

Chambord


Leia também:


Famosa Escadaria de Da Vinci

Inegavelmente, um dos destaques arquitetônicos é a espetacular escadaria em espiral com dois lances. Feita de tal forma que, se uma pessoa sobe por uma e outra pessoa desce pela outra, eles nunca vão se encontrar. Sem dúvidas, é a peça central do castelo desenhada por ninguém menos que Leonardo Da Vinci (!).

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar na Europa, faça sua cotação e viaje tranquilo! A cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.


Surpreendentemente, o Castelo de Chambord contém 77 escadarias, 282 lareiras, 426 quartos e 1000 tapeçarias. No entanto, lembre-se que este era apenas um castelo de caça, uma fuga do stress da vida “da cidade grande”. Ao longo de sua vida, o Rei Francisco I passou meros 72 dias em Chambord. Seu filho, Henry II e o rei Louis XIV, terminaram o castelo e transformaram no seu tamanho atual.

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)


Saindo de Paris: Vale do Loire, Castelo de Chambord, Vinhos e Almoço
De Tours: Castelos de Chambord e Chenonceau com Almoço
De Amboise: excursão a Chambord e Chenonceau com almoço
A partir de Tours ou Amboise: Excursão de 1 Dia a Chambord e Chenonceau


Aposentos

Aliás, uma das coisas que mais chama a atenção é que o Castelo de Chambord é um castelo bastante vazio, sem muito mobiliário. Mas não pense que não vale a visita por causa disso. Aliás, é exatamente por isso que você tem que visitá-lo. Você vai ver a imponência dele. 

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).

São muitos espaços para a circulação, com suas lindas escadas, belas salas, galerias e varandas. Inclusive, as salas que tem mobiliários são de uma beleza incrível. O quarto do Rei é a sala que eu mais gosto, tudo por causa da cama e tapeçaria.

E para explicar a visita, em cada espaço você encontrará um painel explicando a história e a vida nos séculos passados.

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Telhado do Castelo

Além disto, a minha parte preferida do Castelo de Chambord, sem nenhuma dúvida, são os telhados do castelo. Para mim sempre foi a parte mais linda e interessante da visita. Subindo a escada espiral dupla, chegamos no andar em torno do telhado. Bem como, observar as centenas de chaminés e as pequenas torres é muito interessante. Sem falar que me lembra muito o desenho da Bela e a Fera.

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Castelo de Chenonceau

O segundo castelo no passeio do Vale do Loire em 1 dia foi o Castelo de Chenonceau. Este é um belo castelo construído sobre o rio Cher, então parte dele parece com uma ilha. Mas não se assuste se assim que você chegar nele não o achar tão especial assim. Com efeito, é só dar uma voltinha que tudo muda de figura.

Chenonceau

Infelizmente, durante a minha viista neste dia a água estava muito baixa, e parte do jardim estava interditado (então foi impossível fazer aquelas belíssimas fotos do espelho d’água). Mas a parte do jardim que estava aberta, estava bem florida e linda. Por isso, renderam belíssimas fotos.

Chenonceau

O Chateau de Chenonceau foi a casa de Diana de Poitiers, amante de Henrique II. Após a morte do rei, a esposa de Henrique II, Catarina de Médici, recuperou o castelo e expulsou Diana dele. As letras H e D foram utilizados na decoração do castelo, mas Henrique II sempre afirmou para a sua esposa que o D era realmente um C para Catherine (ahhh, essa ingenuidade).

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Hoje, o castelo é propriedade privada e muito bem decorado. Os jardins circundantes são impecáveis e nota-se que a influência do Renascimento italiano nesta região é muito forte. Não esquecendo que as histórias dos reis franceses e suas esposas (e amantes) tornam a história de fundo super interessante para o castelo.        

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica!

*(O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%


Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).

Castelo de Cheverny

Por fim, nosso último castelo do passeio no Vale do Loire em 1 dia foi o Castelo de Cheverny. Sem dúvida nenhuma, ele é um dos meus castelos preferidos. Aliás, eu já o conhecia bem, mesmo antes de ter ido nele.

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Eu conhecia muito pouco da história de Tintin, mas casei com um belga aficionado por histórias em quadrinhos e que tem a coleção completa do Tintin. Ao passo que nas histórias de Tintin, o Castelo de Cheverny é a luxuosa mansão do Capitão Haddocke chamada de Moulinsart, ele é onipresente nos quadrinhos.

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).

Famoso por sua beleza, o Castelo de Cheverny foi o menor dos castelos visitados no Vale do Loire em 1 dia. Mas em questão de beleza, na minha opinião, ele é o mais lindo dos três. O castelo foi construído em meados dos anos 1600 por Henri Hurault, o tesoureiro militar para Louis XIII.

Seis séculos depois, um dos seus descendentes diretos é agora o atual proprietário (e que mora numa parte do castelo). Que privilégio! Uma pena que os jardins não estavam floridos quando passei por lá.

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

Descubra a liberdade de explorar cada cantinho do seu destino com um carro! Alugue um carro e viva uma viagem inesquecível! Com a flexibilidade de horários e itinerários, você pode vivenciar experiências autênticas e desbravar lugares incríveis que ficariam fora do alcance com outros transportes.


O interior do Castelo de Cheverny é belíssimo e muito bem decorado. Até pelo simples fato dos donos ainda morarem nele. Mesmo eles não utilizando as áreas que o público pode visitar, eles a “inspecionam” frequentemente.

Cheverny

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).

Cheverny

Exposição Lego

Uma coisa legal que aconteceu nesta minha última visita ao Castelo de Cheverny, foi que estava tendo uma exposição de LEGO. Em todas as salas tinha algum objeto, quadro, instrumento musical feito totalmente em LEGO. Vinha com uma placa avisando do que se tratava, número de peças utilizadas e quantas horas de montagem. Incrível!            

Cheverny


Você está planejando uma viagem para a França e precisa de um serviço de transfer em Paris? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, temos parceria com motoristas em Paris e super recomendamos. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Paris e passeios por toda região!

Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá), Lisboa (Portugal), Madrid e Barcelona (Espanha).

Os motoristas brasileiros em Paris garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Paris. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.

Peça sua cotação sem compromisso: por e-mail ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!


Passeio dos Sonhos

Encerrar um dia mágico explorando os encantos do Vale do Loire é como fechar um livro repleto de histórias fascinantes. De Chambord, o majestoso símbolo da Renascença francesa, à graciosa elegância de Chenonceau, que parece flutuar sobre as águas do rio Cher, e à atmosfera encantadora de Cheverny, onde a aristocracia francesa ainda parece residir.

Cada castelo é uma joia única, um testemunho vivo da rica história e cultura dessa região deslumbrante. À medida que o sol se põe no horizonte, deixamos para trás as torres imponentes e os jardins exuberantes, mas levamos conosco memórias que perdurarão para sempre.

O Vale do Loire não é apenas um destino, é uma jornada através do tempo, onde cada pedra antiga conta uma história e cada paisagem inspira um suspiro de admiração. E enquanto nos despedimos desses castelos imponentes, sabemos que esta viagem é apenas o começo de uma longa história de amor com a beleza e o encanto do Vale do Loire.

Que esta experiência nos lembre sempre da grandiosidade e da magia que podemos encontrar ao explorar novos horizontes. Que os castelos do Vale do Loire permaneçam como símbolos eternos de beleza, história e inspiração, convidando-nos a retornar sempre que precisarmos de um lembrete do quão extraordinário pode ser o mundo ao nosso redor.

Onde ficar em Paris:

Booking.com

35 respostas

  1. Olá. Gostaria de saber qual a agência onde você contratou o passeio. No link no inicio e no final da matéria, só mostra uma opção de passeio com 2 castelos e não com 3 como você fez.

  2. Martinha, já estive no loire, mas não consegui ver tudo o que vc descreveu. quero passar dois a tres dias no Loire. Vc indica algum hotel/ castelinho/ pousada, bom, bonito, barato e pertinho desses castelos?

  3. A louca por castelos aqui pirou com esse post! rs Mas acho que esses passeios de um dia são cansativos (e caros) não? Pra quem gosta menos deve até valer a pena, mas eu me mataria se passasse só um dia no Vale do Loire – tenho que ir e ficar tipo uma semana visitando 2846355 castelos hahahaha.

    1. Oi Fer.. olha que eu também achava, mas esse não foi. Foi muito tranquilo. Eu sou como você, tenho que conhecer tudo, mas tem muitas pessoas que não tem disponibilidade, então é melhor 1 dia do que nada. E podendo pagar, ótimo né… mata um pouco a vontade de conhecer. Beijokas =)

  4. Amei o post, adoro visitar castelos, esse bate e volta achei ótimo. Estou indo a Paris agora no fim de outubro mas só vou ficar 2 dias inteiros em Paris, não vou ter tempo de fazer esse bate volta mas com certeza vou querer voltar a Paris uma outra vez!

  5. Preciso confessar que não consegui ler o post! Fiquei igual criança, vendo só as imagens oO (mentirinha, mas quase hahaha)

    Que lugar absurdamente lindo! E eu não conseguiria eleger um dos três… São todos incríveis! =)

    E pra um bate e volta é bom, mas tenho certeza que com mais dias seria ideal mesmo

  6. Fico feliz que você tenha topado essa “aventura” comigo. Admito que foi bem mais light do que eu esperava e infinitamente mais bonito do que eu esperava. Ainda quero voltar para o Vale do Loire com calma, mas já deu para ter uma ideia de como a região é bela. E, dos castelos que visitamos, o Cheverny também foi o meu preferido.

  7. Gente, que coisa mais linda esse lugar! Nunca tinha parado para ler sobre o Vale do Loire e não sabia que dava para fazer bate-e-volta de Paris! Vou salvar o post para com certeza me inspirar na próxima viagem, hehe!

    bjs!!

    mapanamao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.