Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

32

Visitar o Vale do Loire em 1 dia é possível? Muitas pessoas querem conhecer o Vale do Loire, mas não sabem como ou não tem dias disponíveis na viagem. Eu sempre digo, que o Vale do Loire merece uns 3 dias, para conhecer a região e os castelos com calma. Mas se você não tem esse tempo disponível, você pode sim visitar o Vale do Loire em 1 dia.

O Vale do Loire está localizado a cerca de 2-3 horas de Paris. Lógico que isso depende do modo de transporte que você utilizar. Eu já visitei o Vale do Loire várias vezes, fazendo bate-volta, ficando uns dias na região, indo de carro, de trem e de ônibus.

VAI VIAJAR PARA A EUROPA?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Hoje, mais de mil castelos ainda estão de pé na região. Você pode visitar o Vale do Loire em 1 dia, ou em mais. Você que escolhe. Aproveitando a visita de uma amiga, nós resolvemos encarar uma excursão. Nós fizemos o passeio que nos dava direito de conhecer 3 castelos : o Castelo de Chambord, o Castelo de Chenonceau e o Castelo de Cheverny.  É como se fosse um menu degustação de castelos. E o melhor é que neste passeio de 1 dia no Vale do Loire, você verá alguns dos castelos mais lindos e famosos.

 

Leia também :

VALE DO LOIRE EM 1 DIA - 3 CASTELOS

CASTELO DE CHAMBORD

Nossa primeira parada no passeio do Vale do Loire em 1 dia foi o Castelo de Chambord. Ele é o maior e um dos castelos mais conhecidos do Vale do Loire. Ele faz parte da lista do patrimônio mundial da Unesco desde 1981 e é uma propriedade do estado francês. Em 1915, o castelo foi colocado sob a guarda do estado.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   O Castelo de Chambord é enorme, um testamento desmedido aos excessos da monarquia européia. Construído no estilo renascentista francês na primeira metade do século 16 e originalmente destinado a ser utilizado como pavilhão de caça para o Rei Francisco I. O castelo tem visto muitas mudanças durante a sua história.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Um dos destaques arquitetônicos é a espetacular escadaria em espiral com dois lances de escadas. Feita de tal forma que, se uma pessoa sobe por uma e outra pessoa desce pela outra, eles nunca vão se encontrar. É a peça central do castelo desenhada por ninguém menos que Leonardo Da Vinci.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Construído pelo Rei Francisco I, o Castelo de Chambord contém 77 escadarias, 282 lareiras, 426 quartos e 1000 tapeçarias. No entanto, este é apenas um castelo de caça, uma fuga do stress da vida “da cidade grande”. Ao longo de sua vida, o Rei Francisco I passou meros 72 dias em Chambord. Seu filho, Henry II e o rei Louis XIV, terminaram o castelo e transformaram no seu tamanho atual.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Uma das coisas que mais chama a atenção é que o Castelo de Chambord é um castelo bastante vazio, sem muito mobiliário. Mas não pense que não vale a visita por causa disso, é exatamente por isso que você tem que visitá-lo. Você vai ver a imponência dele. São muitos espaços para a circulação, com suas lindas escadas, lindas salas, galerias, varandas. As salas que tem mobiliários, são de uma beleza incrível. O quarto do Rei é a sala que eu mais gosto, tudo por causa da cama e tapeçaria.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Em cada espaço você encontrará um painel explicando a história e a vida nos séculos passados.

Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   E a minha parte preferida do Castelo de Chambord sem nenhuma dúvida são os telhados do castelo. Para mim sempre foi a parte mais linda e interessante da visita. Subindo a escada espiral dupla, chegamos no andar em torno do telhado e observar as centenas de chaminés e as pequenas torres é muito interessante. Sem falar que me lembra muito o desenho da Bela e a Fera.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

CASTELO DE CHENONCEAU

O segundo castelo no passeio do Vale do Loire em 1 dia foi o Castelo de Chenonceau. É um belo castelo construído sobre o rio Cher, então parte dele parece com uma ilha. Mas não se assuste se assim que você chegar nele, não o achar tão especial assim. É só dar uma voltinha que tudo muda de figura.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Infelizmente a água estava muito baixa, e parte do jardim estava interditado (então foi impossível fazer aquelas belíssimas fotos do espelho d’água). Mas a parte do jardim que estava aberta, estava bem florida e linda. Renderam belíssimas fotos.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   O Chateau de Chenonceau foi a casa de Diana de Poitiers, amante de Henrique II. Após a sua morte, a esposa de Henrique II, Catarina de Médici, recuperou o castelo e expulsou Diana dele. As letras H e D foram utilizados na decoração do castelo, mas Henrique II sempre afirmou para a sua esposa que o D era realmente um C para Catherine (ahhh essa ingenuidade).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Hoje, o castelo é propriedade privada e muito bem decorado. Os jardins circundantes são impecáveis e nota-se que a influência do Renascimento italiano nesta região é muito forte. Não esquecendo que as histórias dos reis franceses e suas esposas (e amantes) tornam a história de fundo super interessante para o castelo.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)

CASTELO DE CHEVERNY

E o nosso último castelo do passeio no Vale do Loire em 1 dia foi o Castelo de Cheverny. Este sem dúvidas nenhuma é um dos meus castelos preferidos.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Eu já o conhecia, bem antes de ter ido nele. Eu conhecia muito pouca da história de Tintin, mas casei com um belga aficionado por histórias em quadrinhos e que tem a coleção completa do Tintin. Nas histórias de Tintin, o Castelo de Cheverny é a luxuosa mansão do Capitão Haddocke chamada de Moulinsart.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Famoso por sua beleza, o Castelo de Cheverny foi o menor dos castelos visitados no Vale do Loire em 1 dia. Mas em questão de beleza, na minha opinião é o mais lindo dos três. O castelo foi construído em meados dos anos 1600 por Henri Hurault, o tesoureiro militar para Louis XIII. Seis séculos depois, um dos seus descendentes diretos é agora o atual proprietário (e mora numa parte do castelo). Que privilégio! Uma pena que os jardins não estavam floridos.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris)   O interior do Castelo de Cheverny é belíssimo e muito bem decorado. Até pelo simples fato dos donos ainda morarem nele. Mesmo eles não utilizando as áreas que o público pode visitar, eles “inspecionam” frequentemente.   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Uma coisa legal que aconteceu nesta minha última visita ao Castelo de Cheverny, foi que estava tendo uma exposição de LEGO. Em todas as peças tinha algum objeto, quadro, instrumento musical feito totalmente em LEGO. Vinha com uma placa avisando do que se tratava, número de peças utilizadas e quantas horas de montagem. Incrível!   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).   Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris).

Vale a pena comprar antecipadamente :

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

32 Comentários
  1. Ester Diz

    Gente, que coisa mais linda esse lugar! Nunca tinha parado para ler sobre o Vale do Loire e não sabia que dava para fazer bate-e-volta de Paris! Vou salvar o post para com certeza me inspirar na próxima viagem, hehe!

    bjs!!

    mapanamao.com.br

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Ester… sim, é possível fazer bate-volta de Paris. Vale muito a pena. Beijos =)

  2. Fernanda Souza Diz

    Fico feliz que você tenha topado essa “aventura” comigo. Admito que foi bem mais light do que eu esperava e infinitamente mais bonito do que eu esperava. Ainda quero voltar para o Vale do Loire com calma, mas já deu para ter uma ideia de como a região é bela. E, dos castelos que visitamos, o Cheverny também foi o meu preferido.

    1. Martinha Andersen Diz

      Lógico Fer.. Adorei participar desta aventura com você. Sim, também achei bem tranquilo ir de bus. E vá sim com mais calma. É lindo. Beijão =)

  3. Ana Paula Fidelis Diz

    Adorei o post! Muito legal saber desta possibilidade de fazer este passeio de um dia. E para quem não iria conhecer nada do lugar, conseguir ver três castelos, tá no lucro, né?! Abs!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Ana Paula. Bem isso!! Para quem não ia conhecer nenhum, é muito lucro. São uns dos castelos mais lindos do Vale do Loire. Beijo =)

  4. Gabi Torrezani Diz

    Post super útil e as fotos estão lindíssimas! Não fomos ainda porque pensávamos que seria impossível fazer uma 1 dia! Agora já sabemos que é possível 🙂

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Gabi.. Não é impossível não.. Pode ser corrido, mas vale muito a pena. Na próxima vez, não perca a chance. Beijos =)

  5. Camila Lisbôa Diz

    Preciso confessar que não consegui ler o post! Fiquei igual criança, vendo só as imagens oO (mentirinha, mas quase hahaha)

    Que lugar absurdamente lindo! E eu não conseguiria eleger um dos três… São todos incríveis! =)

    E pra um bate e volta é bom, mas tenho certeza que com mais dias seria ideal mesmo

    1. Martinha Andersen Diz

      Hahahaha Camila. Seus comentários são sempre engraçados.
      O Vale é mesmo de tirar o fôlego. Para quem não tem muitos dias, um bate-volta pode ser perfeito. É sempre melhor, do que não ir.
      Beijos =)

  6. Viagem LadoB Diz

    Sempre tivemos vontade de visitar o Vale do Loire, mas ainda não fomos. A região e os castelos são maravilhosos, as fotos são lindas!! Já anotamos as dicas!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi… Vocês não vão se arrepender. É belíssima a região. Beijos =)

  7. Lidiane Albuquerque Diz

    Amei o post, adoro visitar castelos, esse bate e volta achei ótimo. Estou indo a Paris agora no fim de outubro mas só vou ficar 2 dias inteiros em Paris, não vou ter tempo de fazer esse bate volta mas com certeza vou querer voltar a Paris uma outra vez!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Lidiane.. Realmente, para 2 dias em Paris não rola mesmo. É muito pouco tempo. Mas volte e visite, certeza que você vai amar. Beijos =)

  8. Larissa Pereira Diz

    Preciso ir a França de fato, só passei 24h em Paris, vê se pode!? Lindo essa região do país, irei voltar e me lembrarei do seu texto para me guiar!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Larissa… não, não pode!! hehehe. Volte sim… você vai adorar. Beijos =)

  9. Roberta Diz

    Que fotos lindas!!!!!
    Você usa qual câmera?

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Roberta… Obrigada! Usei a Nikon D5100, celular e GoPro. beijos =)

  10. Rui Baptista Diz

    Antes de mais, parabéns pelas excelentes fotos! Só por si, já me convenciam 🙂 O post está muito completo e é uma excelente sugestão para quem visita Paris.

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Rui. Obrigada! Mas a beleza do lugar é tanta que é impossível ter foto feia. Beijo =)

  11. Diana Figueiredo Diz

    Fiquei encantada com as fotos e as dicas. Com certeza vou incluir o Vale do Loire em minha próxima viagem a Paris. Muito boas as indicações de roteiro 🙂

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Diana.. O passeio vale muito, é lindo! Beijos =)

  12. Danielle Bispo Diz

    Nossa que fotos maravilhosas! Muito bom saber que dá para fazer uma bate e volta a partir de Parispois nem sempre a gente tem a chance de ficar muitos dias na região!

    bjs
    Dani Bispo

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Danielle. Você não vai se arrepender, é belíssimo! Beijos =)

  13. ferscafi Diz

    A louca por castelos aqui pirou com esse post! rs Mas acho que esses passeios de um dia são cansativos (e caros) não? Pra quem gosta menos deve até valer a pena, mas eu me mataria se passasse só um dia no Vale do Loire – tenho que ir e ficar tipo uma semana visitando 2846355 castelos hahahaha.

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Fer.. olha que eu também achava, mas esse não foi. Foi muito tranquilo. Eu sou como você, tenho que conhecer tudo, mas tem muitas pessoas que não tem disponibilidade, então é melhor 1 dia do que nada. E podendo pagar, ótimo né… mata um pouco a vontade de conhecer. Beijokas =)

  14. Luciana Rodrigues Diz

    Valeu a pena mesmo. Para passeio de 1 dia vocês viram e fizeram coisa pra caramba. Bom saber!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Lu.. Super vale a pena. E vimos muita coisa sim. Foi um dia super bem aproveitado. Beijokas ?

  15. Joyce Diz

    olá!! Parabéns pelo site!!! Qual fitro vc usa nas suas fotos?

  16. ANGELICA DE CASRO Diz

    Martinha, já estive no loire, mas não consegui ver tudo o que vc descreveu. quero passar dois a tres dias no Loire. Vc indica algum hotel/ castelinho/ pousada, bom, bonito, barato e pertinho desses castelos?

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Angélica, desculpe a demora. Vi somente agora a sua mensagem. Bom e bonito conheço vários… Barato nem tanto.. mas vou pesquisar e volto para te dar resposta. Beijos =)

    2. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Angélica,
      Me intrometendo aqui no comentário para a Martinha.
      Acabei de voltar de Amboise e adorei o lugar que fiquei, não posso dizer que é barato, mas recomendo 🙂
      https://www.booking.com/hotel/fr/villaconcorde.pt-pt.html?aid=395043;label=midireto
      Eu fiquei no apartamento de dois quartos, mas a Karine tem de vários tamanhos.

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.