Um dia em Estrasburgo na França – roteiro e dicas

Place Gutenberg
0

Um dia em Estrasburgo é pouco para conhecer a cidade em detalhes, mas é o suficiente para conhecer as principais atrações. Nesse post preparei um roteiro redondinho para aproveitar Strasbourg e também dicas de onde ficar, pois ela é uma excelente base para quem vai visitar a Álsacia.

Eu me apaixonei por Estrasburgo desde o momento que coloquei meus pés na cidade.

Conhecida por suas casinhas enxaimel na La Petite France, sua bela catedral com mais de mil anos e o sua tumultuada história de troca de poder entre a França e Alemanha, Estrasburgo tem muita coisa para contar e belezas para mostrar.

.

Três cidadezinhas fofas entre Estrasburgo e Colmar

O que fazer em Colmar, a jóia da Alsácia!

Seguro viagem para França, é mesmo obrigatório?

La Petite France em Estrasburgo

.

Sobre Estrasburgo, França

.

Estrasburgo, capital da Alsácia, na França, é uma cidade perfeita para ser conhecida a pé e sem pressa.

Ela é tão especial, que todo seu centro histórico é protegido pela UNESCO e a maioria das ruas são abertas somente para pedestres.

Quem puder se dispor de mais dias, Estrasburgo também é uma excelente base para poder conhecer as cidadezinhas encantadas da rota do vinho da Alsácia.

Todo nosso roteiro pela Alsácia nós com um carro alugado e ficamos um total de 3 noites na cidade (e foi pouco!).

.

Lista de Feriados na França

Roteiro França (Costa Oeste): Dordogne, Loire, Bretanha, Normandia e Paris

La Petite France em Estrasburgo

.

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

.

Onde ficar em Estrasburgo

.

Nós escolhemos o Cour du Corbeau – MGallery by Sofitel, um hotel boutique histórico de mais ou menos 4 estrelas! Eu amei a localização e ficaria lá novamente, especialmente porque recebemos um upgrade muito bem vindo!

Outro hotel que me chamou a atenção foi o Hotel Gutemburg também com ótima localização, boas avaliações e costuma ter um preço melhor (ainda 4 estrelas).

E para quem prefere apartamento, o Les appartements Place de la Cathédrale, me pareceu muito bacana! Aliás, veja aqui algumas dicas sobre alugar apartamento na Europa.

.

roteiro: Um dia em Estrasburgo

.

Abaixo deixo o mapa do nosso roteiro de um dia em Estrasburgo, mas é apenas uma sugestão, para ser sincera, você pode ir andando pelo centro histórico de Estrasburgo sem muita rigidez, pois ele é compacto e suas ruazinhas são, em sua maioria, todas lindas!

Muita gente gosta de adquirir o Strasbourg City Pass que inclui entrada para atrações, o passeio de barco pelos canais e outras coisinhas – Compre aqui!

.

O que fazer em Estrasburgo

.

Nosso roteiro começa pelo hotel que eu e meu marido nos hospedamos e amamos, o Cour du Corbeau – MGallery by Sofitel além da localização perfeita, seu prédio histórico nos deixou maravilhados.

.

Tour guiado de bicicleta pelo centro da cidade de Estrasburgo

Excursão de Vinhos pela Alsácia de Combi!

Cour du Corbeau – MGallery by Sofitel 
O histórico hotel Cour du Corbeau!

.

Palácio Rohan

Atravessamos a ponte e seguimos para a Catedral de Estrasburgo passando pelo pelo Palácio Rohan (Rohan Palace), um prédio belíssimo em estilo baroco-francês finalizado em 1742.

O palácio foi residência dos nobres, cardeais e príncipe-bispo da família Rohan. Nesse lugar, inúmeros monarcas foram recebidos, entre eles Napoleão, Luís XV, Maria Antonieta e muitos outros.

Hoje ele abriga o Museu Arqueológico, o Museu de Arte de Decoração e o Museu de Finas Artes. Nós não os visitamos, mas acredito que seja um prato cheio para os dias de chuva em Estrasburgo ou para quem tiver mais tempo na cidade.

.

.

Catedral de Estrasburgo

Logo em frente ao Palácio Rohan, você se depara com a bela Catedral de Estrasburgo (Cathédrale Notre Dame de Strasbourg), talvez o monumento mais famoso da cidade!

Sua construção demorou mais de 400 anos para ser finalizada, de 1015 à 1439, e durante alguns séculos, ela foi a catedral mais alta do mundo (até 1880)!

O tom rosado de sua estrutura se deve as pedras retiradas das Montanhas Vosges usadas durante sua construção. Sua cor vai mudando de acordo com a posição do sol ou a cor do céu, recomendo vê-la durante o dia e a noite, pois sua iluminação noturna é incrível!

O que mais me deixou surpresa nessa igreja, foi que ela só tem uma torre!

O acesso a igreja é gratuito, mas para ver a apresentação do relógio astrológico e subir na plataforma (332 degraus) os visitantes precisam pagar, ambas atrações estão incluídas no Strasbourg Pass.

.

Catedral de Estrasburgo
Catedral de Estrasburgo

.

Place Broglie

Da catedral fomos seguindo sem rumo e bem calmamente até ao Place Broglie, uma pracinha fofa e comprida que abriga a Casa de Ópera de Estrasburgo.

Seguindo reto até o final chega-se na praça Place de la République e no Palácio Rhin (Palais du Rhin) – querendo pular essa parte, sem problema 🙂 .

.

O bacana dessa parte da cidade de Strasbourg é valorizar mais o passeio pelas ruas, do que chegar no destino final, entende?

O mapa abaixo, que você pega em praticamente qualquer hotel, te dá uma ideias das ruazinhas imperdíveis do centro histórico (todas assinaladas em amarelo).

.

Um dia em Estrasburgo na França
Opéra Estrasburgo

.

.

Recomendo não esquecer de passar pela Place Kléber, Rue du 22 de Novembre, Place Gutenberg e Grand Rue, antes de chegar no miolinho mais fofo de Estrasburgo, o La Petite France.

.

Place Kléber, Strasbourg
Place Kléber
Rue du 22 de Novembre, Strasbourg
Rue du 22 de Novembre
Um dia em Estrasburgo na França
Place Gutenberg

.

La Petite France, Estrasburgo

As casinhas coloridas do estilo enxaimel, os canais formado pelo Rio III e todo cenário pitoresco do La Petite France nos deixa babando, e a cada passo, um clique! 🙂

Achei engraçado saber o motivo pelo qual apelidaram essa parte da cidade de La Petite France (a pequena França).

No século VX, havia um hospital para tratamento de sífilis nessa área, e na época os alemães diziam que a sífilis era uma “doença dos franceses”! E daí veio o nome!!! Esse povo latino, sempre com má fama! (risos).

Achei a Petite France o lugar ideal para almoçar, então escolha um restaurante gostosinho para curtir uma boa comida da Alsácia!

Ali do ladinho, ficam as Pontes Cobertas (Ponts Couverts) construídas no século XII e a Barragem Vauban (Barrage Vauban) do século XVII, ambas construídas para defesa da cidade de Strasbourg e localizada na Petite France. Não perca a vista da cidade da plataforma da Barragem Vauban, é gratuita e super legal!

.

La Petite France em Estrasburgo
Ponts Couverts, Strasbourg

.

Comidas típicas de Estrasburgo

O queijo munster é o mais famoso da região da Alsácia e presunto tipo tender também se encontra em vários pratos.

A noite, reserve um dia para comer uma torte flambé, a pizza da Alsácia, recomendo muito o restaurante Binchstub – são dois restaurantes e eu recomendo fazer reserva (achei o ambiente da Binchstub Broglie mais legal e um pouco maior).

.

La Petite France em Estrasburgo
La Petite France em Estrasburgo

.

Extra – Parlamento Europeu em Estrasburgo

Se depois de todo esse passeio pelo centro histórico de Strasbourg você ainda estiver animado de passear, Estrasburgo é sede de uma das três cidades do Parlamento Europeu.

Então, quem gostar de caminhar, eu super recomendo o trajeto até o Parlement Européen de Strasbourg pela beira do rio.

São cerca de 2.8 km de distância do centro histórico ao Parlamento Europeu, mas a gente passa por lugares muito bonitos e vê um pouquinho de uma Estrasburgo sem turista, com mais locais!

Nós nem entramos no Parlamento, só demos a volta ao redor dele e retornamos [veja aqui o mapa].

Olha cada lugar bonito que passamos:

Um dia em Estrasburgo na França
Um dia em Estrasburgo na França
Parlamento Europeu de Estrasburgo
Parlamento Europeu de Estrasburgo
Barzinho a beira do rio em Estrasburgo
Barzinho a beira do rio em Estrasburgo em um belo dia de primavera!

.

Passeio de barco em Estrasburgo

Outra opção de passeio em Strasbourg, para quem não estiver a fim de caminhar esses quase 6 km, seria embarcar no passeio de barco pelos canais do Rio III, no Strasbourg Pass esse passeio está disponível e você já compra antes de chegar.

.

Conclusão de Estrasburgo

.

Deu para perceber que me apaixonei por Estrasburgo, aliás, eu AMEI essa região da Alsácia, me surpreendeu demais.

Achei que a combinação entre os estilo da cultura Alemã e Francesa se mesclaram perfeitamente bem nesse pedacinho que hoje é só da França.

Recomendo muito mesmo!!!

.

Leia também:

SE ENCANTE COM ENGUISHEIM, na Alsácia.

15 CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA

OS CASTELOS MAIS BONITOS DA FRANÇA

.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.