Um dia em Estrasburgo é pouco para conhecer a cidade em detalhes, mas é o suficiente para conhecer as principais atrações. Nesse post preparei um roteiro redondinho para aproveitar Strasbourg e também dicas de onde ficar, pois ela é uma excelente base para quem vai visitar a Álsacia.
Eu me apaixonei por Estrasburgo desde o momento que coloquei meus pés na cidade.
Conhecida por suas casinhas enxaimel na La Petite France, sua bela catedral com mais de mil anos e o sua tumultuada história de troca de poder entre a França e Alemanha, Estrasburgo tem muita coisa para contar e belezas para mostrar.
Três cidadezinhas fofas entre Estrasburgo e Colmar
O que fazer em Colmar, a jóia da Alsácia!
Seguro viagem para França, é mesmo obrigatório?

Sobre Estrasburgo, França
Estrasburgo, capital da Alsácia, na França, é uma cidade perfeita para ser conhecida a pé e sem pressa.
Ela é tão especial, que todo seu centro histórico é protegido pela UNESCO e a maioria das ruas são abertas somente para pedestres.
Quem puder se dispor de mais dias, Estrasburgo também é uma excelente base para poder conhecer as cidadezinhas encantadas da rota do vinho da Alsácia.
Todo nosso roteiro pela Alsácia nós com um carro alugado e ficamos um total de 3 noites na cidade (e foi pouco!).
Roteiro França (Costa Oeste): Dordogne, Loire, Bretanha, Normandia e Paris
Não esqueça do Seguro Viagem! Ele é obrigatório!
Seguro Viagem é obrigatório para entrar em países da União Européia, e ainda, a cobertura precisa ser de no mínimo 30.000 euros.
Onde ficar em Estrasburgo
Nós escolhemos o Cour du Corbeau – MGallery by Sofitel, um hotel boutique histórico de mais ou menos 4 estrelas! Eu amei a localização e ficaria lá novamente, especialmente porque recebemos um upgrade muito bem vindo!
Outro hotel que me chamou a atenção foi o Hotel Gutemburg também com ótima localização, boas avaliações e costuma ter um preço melhor (ainda 4 estrelas).
E para quem prefere apartamento, o Les appartements Place de la Cathédrale, me pareceu muito bacana! Aliás, veja aqui algumas dicas sobre alugar apartamento na Europa.
Roteiro: um dia em Estrasburgo
Abaixo deixo o mapa do nosso roteiro de um dia em Estrasburgo, mas é apenas uma sugestão, para ser sincera, você pode ir andando pelo centro histórico de Estrasburgo sem muita rigidez, pois ele é compacto e suas ruazinhas são, em sua maioria, todas lindas!
Muita gente gosta de adquirir o Strasbourg City Pass que inclui entrada para atrações, o passeio de barco pelos canais e outras coisinhas – Compre aqui!
O que fazer em Estrasburgo
Nosso roteiro começa pelo hotel que eu e meu marido nos hospedamos e amamos, o Cour du Corbeau – MGallery by Sofitel além da localização perfeita, seu prédio histórico nos deixou maravilhados.
Tour guiado de bicicleta pelo centro da cidade de Estrasburgo
Excursão de Vinhos pela Alsácia de Combi!

Palácio Rohan
Atravessamos a ponte e seguimos para a Catedral de Estrasburgo passando pelo pelo Palácio Rohan (Rohan Palace), um prédio belíssimo em estilo baroco-francês finalizado em 1742.
O palácio foi residência dos nobres, cardeais e príncipe-bispo da família Rohan. Nesse lugar, inúmeros monarcas foram recebidos, entre eles Napoleão, Luís XV, Maria Antonieta e muitos outros.
Hoje ele abriga o Museu Arqueológico, o Museu de Arte de Decoração e o Museu de Finas Artes. Nós não os visitamos, mas acredito que seja um prato cheio para os dias de chuva em Estrasburgo ou para quem tiver mais tempo na cidade.

Catedral de Estrasburgo
Logo em frente ao Palácio Rohan, você se depara com a bela Catedral de Estrasburgo (Cathédrale Notre Dame de Strasbourg), talvez o monumento mais famoso da cidade!
Sua construção demorou mais de 400 anos para ser finalizada, de 1015 à 1439, e durante alguns séculos, ela foi a catedral mais alta do mundo (até 1880)!
O tom rosado de sua estrutura se deve as pedras retiradas das Montanhas Vosges usadas durante sua construção. Sua cor vai mudando de acordo com a posição do sol ou a cor do céu, recomendo vê-la durante o dia e a noite, pois sua iluminação noturna é incrível!
O que mais me deixou surpresa nessa igreja, foi que ela só tem uma torre!
O acesso a igreja é gratuito, mas para ver a apresentação do relógio astrológico e subir na plataforma (332 degraus) os visitantes precisam pagar, ambas atrações estão incluídas no Strasbourg Pass.


Place Broglie
Da catedral fomos seguindo sem rumo e bem calmamente até ao Place Broglie, uma pracinha fofa e comprida que abriga a Casa de Ópera de Estrasburgo.
Seguindo reto até o final chega-se na praça Place de la République e no Palácio Rhin (Palais du Rhin) – querendo pular essa parte, sem problema. 🙂
O bacana dessa parte da cidade de Strasbourg é valorizar mais o passeio pelas ruas, do que chegar no destino final, entende?
O mapa abaixo, que você pega em praticamente qualquer hotel, te dá uma ideias das ruazinhas imperdíveis do centro histórico (todas assinaladas em amarelo).



Recomendo não esquecer de passar pela Place Kléber, Rue du 22 de Novembre, Place Gutenberg e Grand Rue, antes de chegar no miolinho mais fofo de Estrasburgo, o La Petite France.



La Petite France
As casinhas coloridas do estilo enxaimel, os canais formado pelo Rio III e todo cenário pitoresco do La Petite France nos deixa babando, e a cada passo, um clique! 🙂
Achei engraçado saber o motivo pelo qual apelidaram essa parte da cidade de La Petite France (a pequena França).
No século VX, havia um hospital para tratamento de sífilis nessa área, e na época os alemães diziam que a sífilis era uma “doença dos franceses”! E daí veio o nome!!! Esse povo latino, sempre com má fama! (risos).
Achei a Petite France o lugar ideal para almoçar, então escolha um restaurante gostosinho para curtir uma boa comida da Alsácia!
Ali do ladinho, ficam as Pontes Cobertas (Ponts Couverts) construídas no século XII e a Barragem Vauban (Barrage Vauban) do século XVII, ambas construídas para defesa da cidade de Strasbourg e localizada na Petite France. Não perca a vista da cidade da plataforma da Barragem Vauban, é gratuita e super legal!


Comidas típicas de Estrasburgo
O queijo munster é o mais famoso da região da Alsácia e presunto tipo tender também se encontra em vários pratos.
A noite, reserve um dia para comer uma torte flambé, a pizza da Alsácia, recomendo muito o restaurante Binchstub – são dois restaurantes e eu recomendo fazer reserva (achei o ambiente da Binchstub Broglie mais legal e um pouco maior).


Extra: Parlamento Europeu
Se depois de todo esse passeio pelo centro histórico de Strasbourg você ainda estiver animado de passear, Estrasburgo é sede de uma das três cidades do Parlamento Europeu.
Então, quem gostar de caminhar, eu super recomendo o trajeto até o Parlement Européen de Strasbourg pela beira do rio.
São cerca de 2.8 km de distância do centro histórico ao Parlamento Europeu, mas a gente passa por lugares muito bonitos e vê um pouquinho de uma Estrasburgo sem turista, com mais locais!
Nós nem entramos no Parlamento, só demos a volta ao redor dele e retornamos [veja aqui o mapa].
Olha cada lugar bonito que passamos:




Passeio de barco em Estrasburgo
Outra opção de passeio em Strasbourg, para quem não estiver a fim de caminhar esses quase 6 km, seria embarcar no passeio de barco pelos canais do Rio III, no Strasbourg Pass esse passeio está disponível e você já compra antes de chegar.
Conclusão
Deu para perceber que me apaixonei por Estrasburgo, aliás, eu AMEI essa região da Alsácia, me surpreendeu demais.
Achei que a combinação entre os estilo da cultura Alemã e Francesa se mesclaram perfeitamente bem nesse pedacinho que hoje é só da França.
Recomendo muito mesmo!!!

Leia também:
+ ENCANTE-SE COM ENGUISHEIM, NA ALSÁCIA
+ 15 CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA
+ OS CASTELOS MAIS BONITOS DA FRANÇA
.
1 comment
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Passagem aérea
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
[…] Quando estiver em Strasbourg, não deixe de passear nos bairros de Grande Île (Grande Ilha), Petite France (Pequena França) – super charmoso – e o Neustadt – o bairro alemão, construído na época da dominação prussiana. Por mim, não deixe de passar na Catedral de Notre Dame, que é cheia de detalhes, tanto na fachada, quanto no seu interior. O blog Viajoteca escreveu um ótimo roteiro em Strasbourg, leia aqui. […]