Um dia em Estrasburgo é pouco para conhecer a cidade em detalhes, mas é o suficiente para conhecer as principais atrações. Nesse post preparei um roteiro redondinho para aproveitar Strasbourg e também dicas de onde ficar, pois ela é uma excelente base para quem vai visitar a Álsacia.
Eu me apaixonei por Estrasburgo desde o momento que coloquei meus pés na cidade.
Conhecida por suas casinhas enxaimel na La Petite France, sua bela catedral com mais de mil anos e o sua tumultuada história de troca de poder entre a França e Alemanha, Estrasburgo tem muita coisa para contar e belezas para mostrar.
.
Três cidadezinhas fofas entre Estrasburgo e Colmar
O que fazer em Colmar, a jóia da Alsácia!
Seguro viagem para França, é mesmo obrigatório?

.
Sobre Estrasburgo, França
.
Estrasburgo, capital da Alsácia, na França, é uma cidade perfeita para ser conhecida a pé e sem pressa.
Ela é tão especial, que todo seu centro histórico é protegido pela UNESCO e a maioria das ruas são abertas somente para pedestres.
Quem puder se dispor de mais dias, Estrasburgo também é uma excelente base para poder conhecer as cidadezinhas encantadas da rota do vinho da Alsácia.
Todo nosso roteiro pela Alsácia nós com um carro alugado e ficamos um total de 3 noites na cidade (e foi pouco!).
.
Roteiro França (Costa Oeste): Dordogne, Loire, Bretanha, Normandia e Paris
.
ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.
.
Onde ficar em Estrasburgo
.
Nós escolhemos o Cour du Corbeau – MGallery by Sofitel, um hotel boutique histórico de mais ou menos 4 estrelas! Eu amei a localização e ficaria lá novamente, especialmente porque recebemos um upgrade muito bem vindo!
Outro hotel que me chamou a atenção foi o Hotel Gutemburg também com ótima localização, boas avaliações e costuma ter um preço melhor (ainda 4 estrelas).
E para quem prefere apartamento, o Les appartements Place de la Cathédrale, me pareceu muito bacana! Aliás, veja aqui algumas dicas sobre alugar apartamento na Europa.
.
roteiro: Um dia em Estrasburgo
.
Abaixo deixo o mapa do nosso roteiro de um dia em Estrasburgo, mas é apenas uma sugestão, para ser sincera, você pode ir andando pelo centro histórico de Estrasburgo sem muita rigidez, pois ele é compacto e suas ruazinhas são, em sua maioria, todas lindas!
Muita gente gosta de adquirir o Strasbourg City Pass que inclui entrada para atrações, o passeio de barco pelos canais e outras coisinhas – Compre aqui!
.
O que fazer em Estrasburgo
.
Nosso roteiro começa pelo hotel que eu e meu marido nos hospedamos e amamos, o Cour du Corbeau – MGallery by Sofitel além da localização perfeita, seu prédio histórico nos deixou maravilhados.
.
Tour guiado de bicicleta pelo centro da cidade de Estrasburgo
Excursão de Vinhos pela Alsácia de Combi!

.
Palácio Rohan
Atravessamos a ponte e seguimos para a Catedral de Estrasburgo passando pelo pelo Palácio Rohan (Rohan Palace), um prédio belíssimo em estilo baroco-francês finalizado em 1742.
O palácio foi residência dos nobres, cardeais e príncipe-bispo da família Rohan. Nesse lugar, inúmeros monarcas foram recebidos, entre eles Napoleão, Luís XV, Maria Antonieta e muitos outros.
Hoje ele abriga o Museu Arqueológico, o Museu de Arte de Decoração e o Museu de Finas Artes. Nós não os visitamos, mas acredito que seja um prato cheio para os dias de chuva em Estrasburgo ou para quem tiver mais tempo na cidade.
.
.
Catedral de Estrasburgo
Logo em frente ao Palácio Rohan, você se depara com a bela Catedral de Estrasburgo (Cathédrale Notre Dame de Strasbourg), talvez o monumento mais famoso da cidade!
Sua construção demorou mais de 400 anos para ser finalizada, de 1015 à 1439, e durante alguns séculos, ela foi a catedral mais alta do mundo (até 1880)!
O tom rosado de sua estrutura se deve as pedras retiradas das Montanhas Vosges usadas durante sua construção. Sua cor vai mudando de acordo com a posição do sol ou a cor do céu, recomendo vê-la durante o dia e a noite, pois sua iluminação noturna é incrível!
O que mais me deixou surpresa nessa igreja, foi que ela só tem uma torre!
O acesso a igreja é gratuito, mas para ver a apresentação do relógio astrológico e subir na plataforma (332 degraus) os visitantes precisam pagar, ambas atrações estão incluídas no Strasbourg Pass.
.


.
Place Broglie
Da catedral fomos seguindo sem rumo e bem calmamente até ao Place Broglie, uma pracinha fofa e comprida que abriga a Casa de Ópera de Estrasburgo.
Seguindo reto até o final chega-se na praça Place de la République e no Palácio Rhin (Palais du Rhin) – querendo pular essa parte, sem problema 🙂 .
.
O bacana dessa parte da cidade de Strasbourg é valorizar mais o passeio pelas ruas, do que chegar no destino final, entende?
O mapa abaixo, que você pega em praticamente qualquer hotel, te dá uma ideias das ruazinhas imperdíveis do centro histórico (todas assinaladas em amarelo).
.


.
.
Recomendo não esquecer de passar pela Place Kléber, Rue du 22 de Novembre, Place Gutenberg e Grand Rue, antes de chegar no miolinho mais fofo de Estrasburgo, o La Petite France.
.



.
La Petite France, Estrasburgo
As casinhas coloridas do estilo enxaimel, os canais formado pelo Rio III e todo cenário pitoresco do La Petite France nos deixa babando, e a cada passo, um clique! 🙂
Achei engraçado saber o motivo pelo qual apelidaram essa parte da cidade de La Petite France (a pequena França).
No século VX, havia um hospital para tratamento de sífilis nessa área, e na época os alemães diziam que a sífilis era uma “doença dos franceses”! E daí veio o nome!!! Esse povo latino, sempre com má fama! (risos).
Achei a Petite France o lugar ideal para almoçar, então escolha um restaurante gostosinho para curtir uma boa comida da Alsácia!
Ali do ladinho, ficam as Pontes Cobertas (Ponts Couverts) construídas no século XII e a Barragem Vauban (Barrage Vauban) do século XVII, ambas construídas para defesa da cidade de Strasbourg e localizada na Petite France. Não perca a vista da cidade da plataforma da Barragem Vauban, é gratuita e super legal!
.


.
Comidas típicas de Estrasburgo
O queijo munster é o mais famoso da região da Alsácia e presunto tipo tender também se encontra em vários pratos.
A noite, reserve um dia para comer uma torte flambé, a pizza da Alsácia, recomendo muito o restaurante Binchstub – são dois restaurantes e eu recomendo fazer reserva (achei o ambiente da Binchstub Broglie mais legal e um pouco maior).
.


.
Extra – Parlamento Europeu em Estrasburgo
Se depois de todo esse passeio pelo centro histórico de Strasbourg você ainda estiver animado de passear, Estrasburgo é sede de uma das três cidades do Parlamento Europeu.
Então, quem gostar de caminhar, eu super recomendo o trajeto até o Parlement Européen de Strasbourg pela beira do rio.
São cerca de 2.8 km de distância do centro histórico ao Parlamento Europeu, mas a gente passa por lugares muito bonitos e vê um pouquinho de uma Estrasburgo sem turista, com mais locais!
Nós nem entramos no Parlamento, só demos a volta ao redor dele e retornamos [veja aqui o mapa].
Olha cada lugar bonito que passamos:




.
Passeio de barco em Estrasburgo
Outra opção de passeio em Strasbourg, para quem não estiver a fim de caminhar esses quase 6 km, seria embarcar no passeio de barco pelos canais do Rio III, no Strasbourg Pass esse passeio está disponível e você já compra antes de chegar.
.
Conclusão de Estrasburgo
.
Deu para perceber que me apaixonei por Estrasburgo, aliás, eu AMEI essa região da Alsácia, me surpreendeu demais.
Achei que a combinação entre os estilo da cultura Alemã e Francesa se mesclaram perfeitamente bem nesse pedacinho que hoje é só da França.
Recomendo muito mesmo!!!
.
Leia também:
+ SE ENCANTE COM ENGUISHEIM, na Alsácia.
+ 15 CIDADES IMPERDÍVEIS NA FRANÇA
+ OS CASTELOS MAIS BONITOS DA FRANÇA
.