Space Invaders Paris

0

Paris é o lar de algumas das artes clássicas mais famosas da história do mundo. A Mona Lisa no Louvre. Escultura do Pensador de Rodin. As incursões revolucionárias de Monet no impressionismo. Mas há ainda um movimento artístico que deixa muita gente empolgada. E o mais incrível é que ela está bem debaixo de nossos narizes e acima de nossas cabeças – os famosos Space Invaders Paris. Quadrados coloridos, formas simples, materiais comuns, uma referência constante ao mundo dos videogames. O artista usa uma imaginação coletiva e consegue tocar diferentes sensibilidades.

via GIPHY

Os Space Invaders Paris se tornaram essenciais na esfera da arte de rua francesa e internacional. Depois de invadir Paris, os Space Invaders se espalharam em uma velocidade louca em escala global. O que torna esse trabalho muito especial, já que indiretamente transforma a rua em um museu. E a única maneira de contemplar este trabalho é caminhando pela cidade. Eu admito que os Spaces Invaders meio que indiretamente me fizeram descobrir uma nova Paris. Para eu achar os Space Invaders Paris, eu acabei descobrindo/redescobrindo a cidade. Ponto para a localização deles, que muitas vezes sai do circuito turístico. Uma Paris por vezes esquecida.

Space Invaders Paris

 

;

;

SPACE INVADERS PARIS

;

;

A Cidade Luz é uma festa visual, do Sena aos cafés da calçada, aos telhados fofos e placas caractéristicas. Os nossos olhos pousam em obras de arte de todos os tipos : esculturas, pontes, fontes e até os Space Invaders em Paris são um enorme sucesso. Sim, estou falando dos trabalhos em mosaico do artista urbano francês Invader. Um homem cuja identidade permanece desconhecida, mas cujo trabalho já foi vendido por até € 200.000.

;

;

O QUE É UM SPACE INVADER?

Os Spaces Invaders são mosaicos colados nas paredes pelo artista Invader, que representam alienígenas dos famosos videogames do final dos anos 70:  Space Invaders .

via GIPHY

Space Invaders ParisSpace Invaders ParisSpace Invaders ParisSpace Invaders Paris

Há também muitas outras referências a videogames como PacMan, Mario, Bubble Bobble, etc …

Space Invaders Paris

 

via GIPHYSpace Invaders ParisSpace Invaders Paris
Até à data mais de 1.371 mosaicos foram colocados em paris. Mas se engana quem achará eles apenas na capital. Eles já invadiram outras cidades da França, bem como as principais cidades do mundo: Tóquio, Bangkok, Londres, Bruxelas, Roma, Hong Kong, Katmandu, Los Angeles, Mombasa, Nova York, São Paulo …

;

;

A ORIGEM DOS SPACE INVADERS PARIS

O artista se inspirou em um videogame icônico do final dos anos 70, início dos anos 80: Space Invaders, que foi um enorme sucesso. Ele também se inspirou no Cubo de Rubik, já que ele usa apenas 6 cores em suas criações. Naqueles dias, a tecnologia gráfica era limitada, de modo que os personagens do jogo eram pixelados e, portanto, fáceis de reproduzir em forma de mosaico (1 pixel = 1 quadrado).

Os Spaces Invaders foram colocados sem a permissão dos proprietários dos imóveis, razão pela qual foi referido como uma verdadeira “invasão”. Mas saiba que nenhuma dessas criações foram colocadas em qualquer lugar por acaso. Os locais foram selecionados de acordo com critérios diferentes, que poderia ser estético, estratégico ou conceitual. Da Bastilha ao Louvre, da Ópera a Belleville, 1371 obras foram instaladas ao longo de 15 anos! No início eram modelos básicos, exatamente como no jogo.

Space Invaders ParisSpace Invaders Paris

Space Invaders Paris

.

;

QUEM É O CRIADOR DOS SPACES INVADERS PARIS

Assim como Daft Punk, Invader é um desses grandes nomes cuja identidade ainda é desconhecida do público em geral. Ele se define como um ” Artista Vivo Não Identificado” e sempre aparece com uma máscara. De acordo com as raras informações que podem ser obtidas, sabemos que o Invader é um artista francês nascido em 1969 e formado pela Beaux-Arts.

Space Invaders Paris

Depois de colocar seu primeiro “Space Invader” em Paris em 1996 , ele desenvolveu seu programa de invasão à partir de 1998. Sua abordagem é entendida em três pontos principais: o encontro do mosaico e do pixel, a transposição de um jogo de videogame na realidade e um projeto de invasão em grande escala.

Space Invaders ParisSpace Invaders ParisSpace Invaders Paris

O apelido Invader é uma referência ao seu assunto favorito: Space Invaders – o clássico jogo de arcade. O artista permanece incógnito enquanto instala mais de 3.691 mosaicos únicos em todo o mundo.O artista Invader colocou 1.371 peças em Paris e você talvez as tenha visto algumas sem perceber. Há rumores de que desde que ele começou seu programa de instalações em 1998, ele só foi preso uma vez. E por suspeita de vandalismo em Los Angeles, onde ele deixou sua marca no famoso letreiro de Hollywood.

Space Invaders ParisSpace Invaders Paris

Ao longo das décadas, o artista construiu uma carreira lucrativa com seu meio ilícito. Ele vendeu seu trabalho em galerias, aceitou comissões públicas e vendeu cópias de suas peças de rua, a partir de US $ 15.000. Em 2015, com uma assistência da Agência Espacial Europeia, ele colocou um pequeno mosaico na Estação Espacial Internacional. Incrível!!

;

;

ONDE ENCONTRAR OS SPACE INVADERS PARIS

Esses mosaicos, os “Space Invaders”, começaram a aparecer perto da Bastilha (o original não é mais visível). Embora ele não seja totalmente previsível, seu local exclusivo em Paris é perto das placas de rua clássicas e azuis nos cantos dos prédios. Portanto é um bom lembrete para levantar os olhos em seu próximo passeio por Paris.

Space Invaders ParisSpace Invaders ParisSpace Invaders ParisHá uma grande concentração da arte do Invader em homenagem ao jogo Space Invaders de 1978  , no 11º arrondissement de Paris, onde o artista reside em um apartamento de azulejos coloridos!

Space Invaders Paris

Space Invaders Paris

Muitos delas se encontram também no Quartier Latin. E eu definitivamente diria que é o bairro onde você encontrará a maior concentração de mosaicos de pixel art e outras artes de rua em geral. Sem falar que elas na sua maioria são fofíssimas.

Space Invaders Paris

Space Invaders ParisSpace Invaders Paris;

;

SPACE INVADERS PARIS É UM CONVITE À EXPLORAÇÃO URBANA

Uma modinha cresceu em torno dessas criações, especialmente online. Muitos sites que compartilham fotos surgiram. E não é incomum encontrar turistas (e parisienses também!) fotografando esses invasores. Para os fãs ou apenas curiosos, é possível fazer caçadas aos Space Invaders Paris.

Space Invaders ParisSpace Invaders ParisSpace Invaders Paris

O sucesso dos Space Invaders Paris é em parte devido a essa simplicidade. Também vem do aspecto lúdico de sua abordagem: o universo do jogo é onipresente. Primeiro porque ele é o sujeito de suas obras: personagens de videogame. Então o Invader convida as pessoas a participarem de um jogo urbano. Ele oferece um aplicativo, FlashInvader, através do qual é possível coletar fotos de seus mosaicos localizados na rua. Digamos que é uma caça ao Pokemon mais moderna. Cada foto ganha pontos, dando origem a uma competição entre os jogadores para encontrar o maior número de Invasores. As pessoas se tornam os atores de seu jogo de tamanho humano e redescobrem sua cidade a partir de um novo ângulo. Eu admito que estou mega viciada. E não é de hoje!!

Space Invaders Paris

;

;

FLASH INVADER – O APP PARA CAÇAR OS SPACER INVADERS PARIS

Flash Invaders é um jogo lançado em julho de 2014 para smartphones Android e Apple. O objetivo é tirar fotos dos Space Invaders nas ruas do mundo. O aplicativo reconhece o mosaico através da foto e geolocalização.  E se tudo estiver nos conformes, te atribui um número de pontos, o que te permite subir nos recordes e bater os outros jogadores. Uma coisa legal que além do número de “nascimento” do Space Invader, ele mostra o ano que foi colocado e os pontos de cada um.

Space Invaders Paris

Space Invaders ParisSpace Invaders ParisSpace Invaders ParisSpace Invaders Paris

Space Invaders Paris 90

As fotos validadas são enviadas para o site do Invasor, que exibe as últimas tiradas.

Mais informações e download:  http://space-invaders.com/flashinvaders/

;

;

OUTROS ARTISTAS ESPALHADOS PELAS RUAS DE PARIS

Existem outros artistas de “Street Art” que fazem praticamente a mesma coisa nas ruas de Paris. Mas cada um tem seu estilo próprio. Mas não se engane, já que algumas vezes faz uma confusão para aqueles que estão procurando por mosaicos reais.

O trabalho de Invader inspirou muitos artistas, em particular o Le Diamantaire. Ele é um artista de rua que trabalha com velhos espelhos recuperados. Depois de cortá-los em forma de diamante e pintá-los, ele os instala em vários locais da cidade. Muitas vezes você os encontrará pertinho de um Space Invader.

Madame Moustache é outro artista com uma imaginação hiperativa. Há alguns anos, ele animado os bairros de Marais, Belleville e Oberkampf, com suas colagens em preto e branco. E o seu estilo é altamente reconhecível.

Portanto, enquanto estiver andando, mantenha os olhos abertos e provavelmente você encontrará uma dessas criações!

 

Reserve seu hotel em Paris ou qualquer outro lugar do mundo no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.