Página Principal Santa Catarina Tudo para sua visita ao Santuário de Santa Paulina, em SC

Tudo para sua visita ao Santuário de Santa Paulina, em SC

por Carina

Santa Catarina é um Estado lindo e cheio de atrações variadas. Entre estas atrações está o turismo religioso, que é um grande chamariz para inúmeros peregrinos que seguem para o interior do Estado, mais precisamente para Nova Trento, para visitar o Santuário de Santa Paulina, que é conhecida por ser a primeira santa brasileira.

Santuário Santa Paulina

Numa região linda, cheia de matas e belezas naturais, está o enorme Santuário construído para Santa no vilarejo onde Santa Paulina cresceu e viveu boa parte de sua vida, e onde iniciou sua obra de amor e caridade.

De Balneário Camboriú  >>>>  Passeio de um dia pela Rota Italiana – São João Batista e Nova Trento!

Santa Paulina

Atualmente chamada de Santa Paulina, a santa era até a pouco conhecida como Madre Paulina. Na realidade, ela se chamava Amábile Lúcia Visintainer e nasceu no norte da Itália. Então, a primeira Santa Brasieira é na verdade italiana, e nascida na cidadezinha de Vígolo Vattaro, região de Trentino Alto Ádige, no dia 16 de dezembro de 1865. Todavia, Amábile veio criança para o Brasil, quando ela tinha 9 anos sua família embarcou em direção a uma nova vida no Brasil, onde se instalaram em Vígolo – Nova Trento, no interior de Santa Catarina, no ano de 1875.

Santuário de Santa Paulina

IMPERDÍVEL! Saindo de Florianópolis >>> Excursão a Nova Trento e Brusque

Assim, Amábile passou a vida se dedicando a cuidar dos outros. Primeiramente cuidou de seu pai, após a morte de sua mãe, e em seguida passou a cuidar de uma doente junto com uma amiga, e assim juntas fundaram a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que deu início a obra de Madre Paulina. Acima de tudo, a congregação tinha uma missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, aos doentes e com crianças órfãs.

Tendo levado uma vida de doação, Santa Paulina morreu aos 76 anos em São Paulo, dia 9 de julho de 1942. Assim sendo, ao longo dos anos, foi crescendo sua fama de santidade, pois viveu sua vida com as virtudes de fé, esperança, humildade, caridade, simplicidade, vida de oração, entre outras.

Santuário de Santa Paulina interior

De Madre Paulina a Santa Paulina

Quando o Papa João Paulo II esteve em Florianópolis, no dia 18 de outubro de 1991 ele beatificou Madre Paulina. E mais tarde, ele mesmo a canonizou no dia 19 de maio de 2002. A partir dali, Amábile recebeu oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Desta forma, Madre Paulina é considerada a primeira santa brasileira, mesmo não tendo nascido no Brasil.

Santuário de Santa Paulina em Nova Trento

O santuário construído para a primeira santa brasileira fica no interior da cidade de Nova Trento, em Vígolo. Com o propósito de ficar exatamente onde a Santa Paulina viveu e trabalhou boa parte de sua vida, está a quase 8 quilômetros do centro da cidade de Nova Trento.

Como a cidade de Nova Trento é pequena, é muito fácil avistar placas mostrando a direção para o Santuário de Santa Paulina. No momento que se chega na cidade, já se começa a ver várias indicações para o Santuário. Assim sendo, basta seguir as placas que não tem como se perder.

Nova Trento

Imperdível!!!  >>>>  De Florianópolis: Tour Serra do Rio do Rastro e Urubici

+ SERRA CATARINENSE | CIDADES, O QUE VISITAR, ONDE FICAR

+ O QUE FAZER NA SERRA DO RIO DO RASTRO, EM SANTA CATARINA

+ OS MELHORES HOTÉIS FAZENDA EM SANTA CATARINA PARA SE HOSPEDAR

Informações Sobre o Santuário de Santa Paulina

Seguindo pela estrada que leva do centro da cidade para o Santuário de Santa Paulina, e que se chama Rua Madre Paulina, está logo na direita o Escritório de Informações Turísticas de Nova Trento. Em princípio, é neste lugar onde pode-se obter todas as informações necessárias para a visita.

Centro Informações Nova Trento

No início da rua Madre Paulina, a rua que leva ao Santuário, primeiramente passa-se pela Casa Paterna da Santa. O lugar fica na direita da rua e é facilmente avistável. Apesar de a casa do pai de Santa Paulina não existe mais, ainda vale a pena a parada neste ponto. Isto porque ali foi construído um memorial em homenagem a família de Napoleone Visintainer, que vinha a ser o pai dela.

Ali pode-se ver os azulejos pintados contando a história da família. Sem dúvidas, este é um lugar bem cuidado e que merece uma visita rápida.

Santuário de Santa Paulina casa pai

Igualmente imperdível! >>> Excursão a Blumenau e Pomerode saindo de Floripa!

O Santuário de Santa Paulina

Inegavelmente, o Santuário de Santa Paulina é uma construção imponente e moderna, numa área de muito verde. Além do que fica na comunidade onde Madre Paulina fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A região é bem concentrada e tudo ali gira ao redor de Santa Paulina e do Santuário. Bem como todas as atrações estão ao lado uma das outras, tornando muito fácil se deslocar e ver tudo.

Pois o site do Santuário define a área assim:

“O Santuário Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.”

Santuário de Santa Paulina interior

O primeiro passo é estacionar num dos muitos estacionamentos disponíveis e seguir para o belíssimo Santuário.

Santuário

A nova igreja foi construída em 2006 e não é nada pomposa. Assim sendo, ela é sim bem ampla e de linhas básicas, entretanto feita com muito bom gosto, afinal foi muito bem projetada, com um teto bem alto. A fim de que todos conseguissem assistir as missas e escutá-las com facilidade, a estrutura foi projetada e concluída com esmero. Deste modo, o santuário acolhe confortavelmente três mil pessoas sentadas e tem espaço para mais três mil pessoas em pé.

Santuário de Santa Paulina interior

>>>> Excursão a Florianópolis saindo de Balneário Camboriú!

Capela Santa Paulina

O Santuário de Santa Paulina conta com 3 capelas, sendo que uma delas, a mais procurada, é a Capela Santa Paulina. Uma vez que esta é a capela onde os peregrinos vão para fazer suas preces e deixar seus pedidos, o movimento costuma ser maior nela. Por isto, ali está a imagem da Santa e bem a frente dela uma cápsula com a relíquia do osso de seu braço.

Santuário de Santa Paulina

Diz o site do Santuário que a geometria da igreja lembra o formato de duas mãos em prece ou ainda de uma tenda, lembrando a itinerância dos peregrinos.

A igreja fica no alto de um morro e pode ser vista de vários pontos. Para acessá-la existe uma rampa com escadaria que desce até a vilazinha do complexo do Santuário.

Santuário de Santa Paulina

O Complexo do Santuário de Santa Paulina

O lugar não é só feito da nova igreja e ainda conta com várias outras atrações que remetem a Madre Paulina. Desta forma, o que não falta por ali, são lugares para conhecer a história da Santa e passear.

Capela das Irmãs

Logo abaixo, onde acaba a rampa da Igreja Nova, está a casa construída no lugar onde ficava o casebre doado para Madre Paulina e mais duas freiras. Elas cuidavam de uma doente neste lugar e este foi ali onde elas começaram a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Atualmente, o lugar foi transformado na Capela das Irmãs.

Assim sendo, dentro desta capela encontra-se uma pintura da cena de Santa Paulina com a doente que elas cuidavam. Em cima da porta estão os dizeres: Aqui morreu a cancerosa e nasceu a Congregação.

Santuário de Santa Paulina capela

O Casebre

Em frente está um Casebre que é a reconstrução da casinha onde Madre Paulina cuidava da doente. Certamente, este é um dos lugares mais visitados do complexo. Ali está uma cama como a usada pela doente que elas cuidaram. Fora que o lugar também conta com várias cópias de documentos importantes. Por isto, ali pode-se ver documentos como certidão de nascimento, batismo, crisma e óbito de Santa Paulina, além da certidão de casamento de seus pais e ainda a foto da casa onde nasceu em Vígolo Vattaro – Trentino Alto Ádige – Itália.

Santuário de Santa Paulina casebre

Saindo de Florianópolis! >>>> Excursão ao incrível parque de diversões Beto Carrero World

Capela Nossa Senhora de Lourdes

Visto que a igreja nova não faz tempo que está ali, antigamente os peregrinos costumam rezar em outra igreja. Esta igreja é a Capela Nossa Senhora de Lourdes, que apesar de ser bem pequena, é muito decorada, com paredes pintadas e muito bonitinha.

Capela Nossa Senhora de Lourdes Nova Trento

Restaurante Popular

Nos fundos da igreja Nossa Senhora de Lourdes está o Restaurante Popular que pertence ao complexo e de onde se tira fundos para manter o Santuário. Muitos do peregrinos costumam fazer refeições ali. A saber, bem próximo está uma grande horta orgânica, de onde vem boa parte dos alimentos servidos ali.

Restaurante do peregrino Nova Trento

Casa do Colono – Museu Colonial

Do outro lado da rua estão dois casebres conhecidas como a Casa do Colono. O lugar acolhe o Museu Colonial, que na realidade é uma homenagem aos imigrantes italianos que vieram para Nova Trento. Ali podem ser vistos diversos utensílios usados pelos colonos naquela época. Até mesmo uma casinha pode ser encontrada, que é toda decorada como uma casa da época, com os móveis dos quartos, cozinha e sala.

Museu colono Nova Trento

Museu da Seda

Próximo do último estacionamento e nos fundos das lojas fica o Museu de Seda. Este museu é uma réplica da fábrica que Santa Paulina com suas companheiras construíram e trabalharam por 20 anos. Com o que era produzido e vendido nesta fábrica, elas mantinham a Congregação e davam emprego para as famílias da comunidade.

De Florianópolis  >>>>  Tour de 1 Dia para a bela Praia de Bombinhas

Cenário Vivo

Além das atrações citadas acima, no complexo pode ser achado ainda o Cenário Vivo da Vida de Santa Paulina. Apesar de ele estar fechado no dia da minha visita e eu não tê-lo visto, soube que este é um cenário mecanizado com bonecos e que conta a vida de Santa Paulina. Deste modo é possível visualizar toda sua história, desde sua infância até a sua canonização.

Como não poderia deixar de ser diferente, toda área é voltada para o turismo religioso. Assim sendo, são milhares de peregrinos e visitantes que procuram pelo Complexo anualmente, e o lugar é bem preparado para receber a todos. Deste modo, ali encontram-se diversos restaurantes populares, assim como algumas pousadas, além de inúmeras lojas com artigos religiosos e da Santa, e até mesmo um novíssimo centro comercial.

Oração Santa Paulina

Horário das Missas e Confissões

As bençãos e confissões acontecem de 3ª a 6ª-feira, sendo que na parte da manhã acontecem entre 08 e 12h e na parte da tarde entre 14 e 17h. Já as missas, acontecem diariamente em horários variados. Só para ilustrar os horários, vide foto abaixo.

Santuário de Santa Paulina horário missas

Saindo de Balneário Camboriú >>>> Excursão a Blumenau e Pomerode

Como Chegar ao Santuário de Santa Paulina

Endereço

Rua Madre Paulina, 3988.

Vígolo, Nova Trento – SC, 88270-000

Telefone: (48) 3267-3030

www.santuariosantapaulina.org.br

Estacionamento

Estacionar não é um grande problema no complexo da Santa Paulina, de modo que existem muitos estacionamentos nos arredores. Apesar de serem todos os estacionamentos pagos, os valores são bem amigáveis e vão entre R$ 5 e R$ 10 para deixar o carro o dia todo.

Dicas para chegar em Nova Trento:

⇒ Duas boas opções para chegar em Nova Trento, onde fica o Santuário de Santa Paulina são:

– entrando em Tijucas quem circula na BR 101 e seguindo pela SC 411. Aqui se passa por São João Batista, conhecida como “A Capital Catarinense do Calçado”. E claro, logo que se entra na cidade tem várias lojas outlets de sapatos, uma ao lado da outra!

– a outra opção é entrando em Itajaí na BR 101, seguindo em direção a Brusque, pela SC 486. Em Brusque, a “Cidade dos Tecidos”, tem inúmeros shoppings com lojas de roupas que vendem a preço de atacado e que valem muito a pena.

⇒ Bem próximo do Santuário de Santa Paulina existem inúmeras vinícolas que vendem vinhos e produtos coloniais. Muitas lojinhas são em estilo rústico e bem charmosas, de forma que elas são uma boa opção para abastecer a despensa com produtos gostosos.

Hospedagem em Nova Trento

Para aqueles que desejam se hospedar bem próximo do Santuário, certamente a melhor opção é o Hotel do Santuário, que costuma a agradar e muito os peregrinos e visitantes. Conta com vista para o Santuário, ainda oferece quartos limpos e confortáveis, fora que as resenhas são excelentes.

Outra boa opção também é a Pousada Portal do Vigolo, que conta com piscina, um bonito jardim e bom café da manhã. Já no centro de Nova Trento as boas opções são o CEIC Pousada e Eventos, além da Pousada Cantina Italiana e da Pousada Natalina.

De modo que Nova Trento fica próxima ao litoral, é muito fácil para aqueles que não querem se hospedar diretamente em Nova Trento, optar por Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas, entre várias outras opções em Santa Catarina. Já que o passeio de um dia costuma ser o que a maioria escolhe fazer, nada mais natural do que optar por ficar na praia ou numa cidade maior e assim fazer um bate e volta até Nova Trento.

Ademais, vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

10 comentários

Andressa 16 de setembro de 2020 - 12:07

Que delícia de passeio! Viajei com você nesse artigo. Fiquei encantada com o formato de mãos em prece da igreja!

Responder
Carina 17 de setembro de 2020 - 04:22

O interior de Santa Catarina já é muito gracioso e, para quem é religioso, este passeio é ainda mais bacana, vale muito a pena mesmo!
Obrigada pela visita!

Responder
Denise Barreto 16 de setembro de 2020 - 17:26

Não conhecia o Santuário de Santa Paulina. Bom saber que há uma boa estrutura para receber os peregrinos. Achei a Capela de Nossa Senhora de Lourdes muito bonita. Ótimas dicas!!

Responder
Carina 21 de setembro de 2020 - 07:24

Fico bem contente em saber, Denise! Obrigada pela sua visita e tomara que não demore para vc ter a oportunidade de conhecer o Santuário. 🙂

Responder
Marcela 17 de setembro de 2020 - 10:32

Que legal essa visita ao Santuário de Santa Paulina, eu não conhecia e agora fiquei com vontade de ir. Muito lindo!

Responder
Carina 21 de setembro de 2020 - 07:17

Fico bem contente em saber. 🙂 Adoro divulgar as belezas do meu Estado!

Responder
Natalie Soares 17 de setembro de 2020 - 10:53

Carina,
Não conhecia esses detalhes da Santa Paulina e também não fazia ideia do complexo do santuário.
Obrigada por compartilhar essas informações por aqui.

Responder
Carina 17 de setembro de 2020 - 18:09

Fico sempre feliz em pasaar informação, Nat! Vindo de vc, é um elogio enorme. Super beijo e obrigada pela visita!

Responder
ana 18 de setembro de 2020 - 10:20

Muito legal visitar o Santuário de Santa Paulina, tem bastante coisa para ver e fazer. Não conhecia.

Responder
Carina 21 de setembro de 2020 - 07:15

Legal, Ana! Tomara que uma hora surja a oportunidade de você conhecer o santuário. 🙂

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies