Uma visita ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, SC

0

Santa Catarina é um estado lindo e cheio de atrações variadas, e entre elas o turismo religioso é um grande chamariz para inúmeros peregrinos que seguem para o interior do estado, mais precisamente para Nova Trento, para visitar o Santuário de Santa Paulina, que é conhecida por ser a primeira santa brasileira.

 

Numa região linda, cheia de matas e belezas naturais, está o enorme Santuário construído para Santa no vilarejo onde Santa Paulina cresceu e viveu boa parte de sua vida, e onde iniciou sua obra de amor e caridade.

 

Santa Paulina

 

Madre Paulina se chamava na verdade Amábile Lúcia Visintainer e nasceu no norte da Itália, na cidadezinha de Vígolo Vattaro, região de Trentino Alto Ádige, no dia 16 de dezembro de 1865. Ela veio com sua família aos 9 anos para o Brasil, onde se instalaram em Vígolo – Nova Trento, no interior de Santa Catarina, no ano de 1875.

 

Santuário de Santa Paulina3

Amábile passou a vida se dedicando a cuidar dos outros, primeiro cuidou de seu pai, após a morte de sua mãe e depois passou a cuidar de uma doente junto com uma amiga, e juntas fundaram Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição que deu início a obra de Madre Paulina. A congregação tinha uma missão evangelizadora na educação, na catequese, no cuidado às pessoas idosas, doentes e crianças órfãs.

Santa Paulina morreu aos 76 anos em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade; pois viveu sua vida com as virtudes de fé, esperança, humildade, caridade, simplicidade, vida de oração, entre outras.

 

Santuário de Santa Paulina interior

Quando o Papa João Paulo II esteve em Florianópolis, no dia 18 de outubro de 1991 ele beatificou Madre Paulina. E mais tarde, ele mesmo a canonizou no dia 19 de maio de 2002, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

 

Madre Paulina é considerada a primeira santa brasileira, mesmo não tendo nascida no Brasil.

De Nova Trento para o Santuário de Santa Paulina

 

O santuário construído para a primeira santa brasileira fica no interior da cidade de Nova Trento, em Vígolo, a quase 8 quilômetros do centro, exatamente onde a Santa Paulina viveu e trabalhou boa parte de sua vida. Pela cidade, que é pequena, é muito fácil avistar placas mostrando a direção para o Santuário. Basta seguir as placas que não tem como se perder.

 

 

Informações

 

No caminho, seguindo pela estrada que leva do centro da cidade para o Santuário de Santa Paulina, e que se chama Rua Madre Paulina, está logo na direita o escritório de Informações Turísticas, onde pode se obter todas as informações necessárias para a visita ser mais completa.

 

Santuário de Santa Paulina info

No início da rua Madre Paulina, a rua que leva ao Santuário, passa-se primeiramente pela Casa Paterna da Santa. O lugar fica na direita da rua. A casa não existe mais, mas foi construído um memorial a família de Napoleone Visintainer, pai dela. A atração são os azulejos pintados contando a história da família. Este é um lugar bem cuidado e que merece uma parada.

 

Santuário de Santa Paulina

 

O Santuário de Santa Paulina é uma construção imponente e moderna, numa área de muito verde e na comunidade onde Madre Paulina fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A região é bem concentrada e todas as atrações estão ao lado uma das outras, tornando muito fácil se deslocar e ver tudo.

 

O site do Santuário defina a área assim:

“O Santuário Santa Paulina é um parque ecológico, onde o visitante pode passear, orar, contemplar a natureza através do verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas.”

 

 

Santuário de Santa Paulina interior2

O primeiro passo é estacionar num dos muitos estacionamentos disponíveis e seguir para o belíssimo Santuário.

 

Santuário

 

A nova igreja foi construída em 2006 e não é nada pomposa. Ela é sim bem ampla e de linhas básicas, com muito bom gosto. Bem projetada, com um teto bem alto. A estrutura foi pensada para permitir que todos conseguissem assistir as missas e escutá-las com facilidade. O santuário acolhe confortavelmente três mil pessoas sentadas e tem espaço para mais três mil pessoas em pé.

 

 

Santuário de Santa Paulina interior1

Capela Santa Paulina

 

O Santuário de Santa Paulina conta com 3 capelas, sendo que uma delas, a Capela Santa Paulina. Esta capela é onde os peregrinos vão para suas preces e fazer seus pedidos. Ali está a imagem da Santa e bem a frente dela uma cápsula com a relíquia do osso de seu braço.

 

Diz o site do Santuário que a geometria da igreja lembra o formato de duas mãos em prece ou ainda de uma tenda, lembrando a itinerância dos peregrinos.

 

Santuário de Santa Paulina0

A igreja fica no alto de um morro e pode ser vista de vários pontos. Para acessá-la existe uma rampa com escadaria que desce até a vilazinha do complexo do Santuário.




Pretende alugar carro na sua viagem por Santa Catarina? Clique aqui e veja as melhores ofertas!

 

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.

O Complexo do Santuário de Santa Paulina

 

 

Capela das Irmãs

 

O lugar não é só feito da nova igreja e conta com várias outras atrações que remetem a Madre Paulina. Logo abaixo, onde acaba a rampa está a casa construída no lugar onde estava o casebre doado para Madre Paulina e mais duas freiras. Elas cuidavam de uma doente e este foi o lugar onde elas começaram a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. O lugar foi transformado na Capela das Irmãs. Dentro desta capela encontra-se uma pintura da cena de Santa Paulina com a doente que elas cuidavam. Em cima da porta estão os dizeres: Aqui morreu a cancerosa e nasceu a Congregação.

 

Casebre

 

Em frente está um Casebre que é a reconstrução da casinha onde Madre Paulina cuidava da doente. Este é um dos lugares mais visitados do complexo. Ali está uma cama como a usada pela doente que elas cuidaram. O lugar também conta  com várias cópias de documentos importantes. Documentos como certidão de nascimento, batismo, crisma e óbito de Santa Paulina, a certidão de casamento de seus pais e a foto da casa onde nasceu em Vígolo Vattaro – Trentino Alto Ádige – Itália.

 

Capela Nossa Senhora de Lourdes

 

Ainda ali está a antiga igreja que era usada pelos peregrinos em visita a Santa Paulina até a construção da nova igreja. Esta igreja é a Capela Nossa Senhora de Lourdes e é bem pequena e muito decorada, com paredes pintadas e muito bonitinha.

 

Santuário de Santa Paulina igreja antiga

 

Santuário de Santa Paulina igreja antiga1

Restaurante Popular

 

Nos fundos da igreja está o Restaurante Popular que pertence ao complexo e de onde se tira fundos para manter o Santuário. Próximo está uma grande horta orgânica de onde vem boa parte dos alimentos servidos ali.

 

Santuário de Santa Paulina restaurante

Casa do Colono – Museu Colonial

 

Do outro lado da rua estão dois casebres conhecidas como Casa do Colono. O lugar acolhe o Museu Colonial, uma homenagem aos imigrantes italianos que vieram para Nova Trento. Ali podem ser vistos utensílios usados pelos mesmos naquela época. Uma casinha é toda decorada como uma casa da época, com os móveis dos quartos, cozinha e sala.

 

Museu da Seda

 

Próximo do último estacionamento e nos fundos das lojas fica o Museu de Seda. Este museu é uma réplica da fábrica que Santa Paulina com suas companheiras construíram e trabalharam por 20 anos. Elas mantinham a Congregação e davam emprego para as famílias da comunidade.

Cenário Vivo

 

Existe ainda o Cenário Vivo da Vida de Santa Paulina, que estava fechado no dia da minha visita. Este é um cenário mecanizado com bonecos e que conta a vida de Santa Paulina, desde sua infância até a sua canonização.

Como não poderia deixar de ser diferente, toda área é voltada para o turismo religioso. Encontram-se por ali restaurantes populares, algumas pousadas, inúmeras lojas com artigos da Santa, e até um novíssimo centro comercial.

 

Horário das Missas e Confissões

Santuário de Santa Paulina horário missas

 

Santuário de Santa Paulina horário confissão

Como Chegar ao Santuário de Santa Paulina

 

Endereço: Rua Madre Paulina, 3988

Vígolo, Nova Trento – SC, 88270-000

Telefone: (48) 3267-3030

www.santuariosantapaulina.org.br

Estacionamento

 

Existem muitos estacionamentos nos arredores do Santuário de Santa Paulina, todos pagos, mas os valores vão entre R$ 5 e R$ 10 para deixar o carro o dia todo.

Dicas

 

 

⇒ Duas boas opções para chegar em Nova Trento, onde fica o Santuário de Santa Paulina são:

 

– entrando em Tijucas quem circula na BR 101 e seguindo pela SC 411. Aqui se passa por São João Batista, conhecida como “A Capital Catarinense do Calçado”. E claro, logo que se entra na cidade tem várias lojas outlets de sapatos, uma ao lado da outra!

 

– a outra opção é entrando em Itajaí na BR 101, seguindo em direção a Brusque, pela SC 486. Em Brusque, a “Cidade dos Tecidos”, tem inúmeros shoppings com lojas de roupas que vendem a preço de atacado e que valem muito a pena.

 

⇒ Bem próximo do Santuário de Santa Paulina existem inúmeras vinícolas que vendem vinhos e produtos coloniais. Muitas lojinhas são em estilo rústico e bem charmosas, uma boa opção para abastecer a despensa com produtos gostosos.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.