Página Principal Alemanha Runkel, a cidade com dois castelos perto de Frankfurt

Runkel, a cidade com dois castelos perto de Frankfurt

por Carina

Uma das maiores surpresas que tive nos últimos tempos foi visitar a fofa cidade de Runkel. Eu sabia que a cidade tinha um castelo medieval bem preservado e que a visita deveria ser bem interessante, mas eu não estava esperando encontrar tanta beleza!

Runkel é bem pequena e medieval, além de ser cortada pelo Rio Lahn, que é graciosamente atravessado por uma ponte de pedra charmosíssima do século XV e de onde se tem uma visão perfeita do Castelo Runkel. É ali que seu dedo já começa a ficar nervoso com tantos cliques que você quer fazer, em todas as direções. Porque não tem lado que você olhe que não tenha alguma beleza chamando a atenção do olhar!

Suas ruazinhas estreitas são adornadas com casas centenárias, muitas coloridas e enfeitadas com flores na janelas, o que dá um charme todo especial a ela. Mas não para por aí, porque ao chegar lá é muito especial se descobrir que o Castelo Runkel (Burg Runkel) não é o único castelo na cidade. Sim, a pequena Runkel ainda conta com o Schloss Schadeck (Castelo Schadeck), que apesar de não ser visitável, é um hotel e enfeita ainda mais a paisagem da cidade. Vem descobrir um pouco de Runkel e se encantar você também!

Runkel
Runkel com o Castelo Runkel ao fundo

Runkel, uma cidade graciosa no Vale do Lahn

Acredita-se que Runkel surgiu junto com o Castelo Runkel, já que a primeira vez que foi mencionada em documentos foi no ano de 1159, onde o possível construtor do castelo, o nobre Siegfried von Runkel, assinou como testemunha. Desde lá a cidade passou por algumas poucas transformações e não cresceu muito, visto que tem pouco mais de 10 mil habitantes. Mas é disto que a cidade é feita, de um charme que vem da Idade Média e atravessou séculos, cultivado suas casinhas de pedra e ruelas estreitas cheias de histórias e belezas.

A pequena Runkel fica no Vale do Lahn, cortada pelo rio de mesmo nome, e separada em duas áreas, onde em cada lado do rio tem um castelo: o Burg Runkel e o Schloss Schadeck. Os dois castelos dão ao visual da cidade um charme sem igual, pois são bem diferentes entre si, e ainda ficam no alto da encosta do rio, olhando a cidade do alto dos montes onde se encontram.

Como a cidade fica bem perto da cidade de Limburg (8 km), ela é de fácil acesso para quem está seguindo de Frankfurt para Colônia, por exemplo. Sendo que ela fica bem próxima da autoestrada A3, a Autobahn que corta a Alemanha de leste a oeste em diagonal. Desta forma, Runkel pode ser facilmente incluída e visitada numa passagem rápida (e imperdível) para quem passa pela área.

Esta é uma ótima opção de bate volta de Frankfurt, para aqueles que tem mais tempo na cidade e querem conhecer um castelo, ou ver um pouco mais da Alemanha.

Castelo Schadeck
Castelo Schadeck

FAZENDO BATE-VOLTA A PARTIR DE FRANKFURT

+ SCHLOSS MESPELBRUNN, O CASTELO QUE É UM BATE-VOLTA PERFEITO DE FRANKFURT

+ AS RUÍNAS DO CASTELO FRANKENSTEIN, NA ALEMANHA


>> Leia mais sobre: Frankfurt | Berlim | Munique | Rota RomânticaToda Alemanha

O que fazer em Runkel

Como eu já mencionei, Runkel é bem pequena, e a maior parte das atrações de Runkel ficam na margem sul do Rio Lahn. É ali que está o centro antigo da cidade e o Castelo Runkel. Tudo fica a poucos passos de distância, tanto do rio, quanto um do outro. E é a pé que a cidade deve ser conhecida e visitada.

Apesar de Runkel ficar encravada nas encostas do Rio Lahn, e com isto, suas ruas serem de alguma forma inclinadas, não é nada assustador para as pernas passear por ali. É muito tranquilo caminhar e chegar até o Castelo Runkel a partir do rio, por exemplo, apesar de ser morro acima.

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

Atrações de Runkel

Se você me perguntar o que você não pode perder em Runkel, eu diria que seria caminhar pelas ruazinhas do centro antigo. Passear por ali é uma delícia, ao passo que elas são repletas de casas em enxaimel construídas nos séculos XVII e XVIII. Este centro antigo fica nos arredores do Castelo Runkel e assim sendo não tem como você não passar por ali ao caminhar pela cidade.

Centro antigo de Runkel
Casas enxaimel no centro antigo de Runkel

Castelo Schadeck

Apesar de não ser a maior atração da cidade e nem ser visitável por ser uma propriedade privada, o Schloss Schadeck ajuda a enfeitar grandemente a paisagem da cidade. Com efeito, ele fica na encosta oposta ao Castelo Runkel, do outro lado do Rio Lahn e facilmente pode ser apreciado de diversos pontos da cidade.

De um estilo completamente diferente do Castelo Runkel, de fato o Castelo Schadeck foi mencionado pela primeira vez em 1288, mas não se sabe ao certo a data em que foi construído. Entretanto, o que se sabe é que por volta de 1250 aconteceu uma violenta disputa familiar entre os irmãos Runkel (Siegfried e Heinrich) que brigaram e passaram a viver cada um num castelo. Conta a história que bolas de pedra usadas em catapultas eram de tempos em tempos arremessadas de um castelo ao outro, mas elas nunca acertavam seu alvo.

Castelo Schadeck
Castelo Schadeck visto do Castelo Runkel

Lahnbrücke Runkel (Ponte de Pedra sobre o Rio Lahn)

A ponte de pedra sobre o Rio Lahn é super fotogênica e de acordo com o site da cidade ela foi construída em 1448. Como resultado, ela é uma das pontes mais antigas do Lahn, que foi preservada em seu estado original e ainda é aberta ao trafego de carros (somente num sentido).

Outro ponto interessante é que o Rio Lahn é muito usado por canoístas. Caso você seja um empolgado deste esporte, saiba que é possível também fazer um passeio. Existem empresas que alugam caiaques e você segue a correnteza do rio até um determinado ponto, onde a empresa busca você e traz de volta pra cidade. Por ser um passeio muito tranquilo de se fazer, muitos vem para toda região do Rio Lahn no verão para praticar canoísmo.

Ponte de Pedra sobre o Rio Lahn

Glockenturm (Torre do Relógio)

A antiga torre de vigia da muralha da cidade foi transformada na torre do sino da igreja protestante. Assim como o primeiro sino foi colocado ali em 1725, o mais recente foi instalado em 1986. Visto que a torre é facilmente vista na Burgstrasse, a principal rua de Runkel, dificilmente você sairá da cidade sem vê-la.

Runkel torre do relógio

Você consegue viajar sem telefone e internet?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet de boa qualidade!
Nada melhor do que receber o chip na tranquilidade da sua casa e já chegar no destino conectado.

Castelo Runkel (Burg Runkel)

Certamente a maior atração da cidade é o Castelo Runkel, já que ele é considerado uma das ruínas mais bonitas da Alemanha. E me explico rápido: sim, ele é considerado uma ruína, mas é importante saber que está em parte reconstruído. Entretanto um pedaço foi deixado em ruínas e a visita é feita em ambas as partes do castelo.

A visão do Burg Runkel é realmente impressionante! Ele fica entronizado no alto de uma rocha a cerca de 40 metros de altura e, junto com a ponte de pedra, é o lugar mais fotografado ao longo do Rio Lahn. Não sem merecer, obviamente.

Castelo Runkel e ponte

História

O Castelo Runkel foi construído na época do imperador Barbarossa pela família Runkel para garantir a travessia de Lahn. Não se sabe a data certa em que ele foi construído, mas ele foi mencionado pela primeira vez em 1159. Desta forma, pode-se supor que este castelo medieval é ainda mais antigo.

Como é de se esperar, ele foi sendo transformado ao longo dos séculos, sendo expandido e destruído, como aconteceu na Guerra dos Trinta Anos, em 1634. Desde esta época o castelo principal, chamado de castelo superior, permaneceu destruído, mas a parte inferior do castelo e outros anexos foram reformados e ampliados nos séculos XVII e XVIII.

Em virtude de sua importância histórica, o castelo é agora um edifício listado como monumento e está sob a proteção da Convenção de Haia.

Castelo Runkel inferior

Hoje em dia

O que é visto hoje em dia no castelo é um museu, uma capela, além de um arquivo e assim como a administração principesca da casa de Wied. Tudo isto fica no castelo inferior. Ali estão um salão ancestral com pinturas antigas, móveis antigos, armas e equipamentos. Ainda dá para circular por um depósito antigo de vinho, onde era feito o vinho Runkeler Rote séculos atrás, além de uma câmara de tortura, salas com armaduras, etc.

O castelo superior está em ruínas desde a sua destruição no século XVII, mas é acessível. Durante a visita você vai passar por várias salas que tem vistas para cidade e para o rio, assim como é possível subir nas suas torres. Como é de se imaginar, a vista lá do alto é mais que deslumbrante!

Em virtude de os proprietários ainda viverem no castelo, existe também uma parte que não é acessível ao público.

Castelo Runkel superior patio

A visita

Logo após o portão que fica na Burgstrasse, está a bilheteria do castelo, logo na direita. De fato, a bilheteria é uma lojinha que vende diversos artigos além dos tíquetes, tais como postais, brinquedos, camisetas e afins. Por fim, no lugar também tem banheiros limpos para quem precisar.

Ao passar o portão, você chegou ao jardim que passa em frente à parte privada do castelo. O jardim leva também à entrada do castelo inferior, onde a visita começa realmente.

Ao comprar os bilhetes para visita, na entrada do castelo, você receberá um folheto explicativo com 18 pontos visitáveis no castelo. Basta ir seguindo as indicações e as placas numeradas, e lendo o folheto para saber da história do lugar.

Sem dúvida, a parte mais bacana é chegar no castelo superior. É ali que você pode subir na torre até a plataforma de observação e apreciar a linda vista da cidade de Runkel, da Ponte de Pedra sobre o Lahn e o Castelo Schadeck, no outro lado do rio. Realmente um lugar que vale muito a pena conhecer!

Vista da ponte de Runkel
Vista de Runkel

Horário de funcionamento

O Burg Runkel está aberto à visitação entre abril e outubro.

O castelo abre de terça à domingo, das 10h às 17h.

Segunda-feira é fechado.

Bilheteria

Adultos: €4,00

Idosos: €3,50

Crianças de 4 até 14 anos: €2,50

Visitas guiadas

As visitas guiadas são feitas somente com pedido antecipado e para grupos de a partir 15 pessoas. (Duração aprox. 1 hora)

Custo: €4,50 por pessoa.

Tempo de visitação

A visita em todo castelo, passando pelas salas, museu, pátios, ruínas e torres do castelo leva em torno de 1 hora.

Entrada do Castelo Runkel
Entrada do Castelo Runkel

Hotel em Runkel

A cidade de Runkel é pequena e quase não conta com hotéis, um dos possíveis de se hospedar é o 3 estrelas (e bem recomendado) Landhaus Schaaf. Se você gosta de ficar em apartamento, uma boa opção é o Ferienwohnung-Zweiburgenblick, que como o nome já entrega, tem vista para os dois castelos da cidade de suas janelas. A opção mais próxima do Burg Runkel é o apartamento Ferienhaus Lahnblick e que também tem boas resenhas.

Você também pode se hospedar em Limburg e a cidade, que também é uma graça, merece muito uma visita. Além de ser uma cidade maior e cheia de opções, Limburg conta com bons hotéis e as indicações são o ótimo e tradicional Hotel Nassauer Hof, o moderno Vienna House Easy Limburg e o super central Hotel Amts-Apotheke.

Caso você desejar fazer somente um bate e volta de Frankfurt para Runkel, as opções de melhores hotéis em Frankfurt você encontra aqui:

DICAS DOS HOTÉIS MAIS BEM LOCALIZADOS EM FRANKFURT

5 Estrelas Centro Turístico Estação de Trem Messe Fora do Centro
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

Informações Práticas

Como chegar

A cidade e o castelo de Runkel estão situados cerca de oito quilômetros a leste de Limburg an der Lahn e quase 60 quilômetros a noroeste de Frankfurt am Main, no vale do Lahn.

Sem dúvidas, a melhor maneira de chegar em Runkel é de carro. A cidade conta com uma estação de trem, mas a viagem de Frankfurt, por exemplo, leva em média 2 horas e tem 1 ou 2 trocas de trem (dependendo o horário). Enquanto que a viagem de carro leva somente 1 hora.

Já de ônibus, a viagem não é possível de ser feita, pelo menos não diretamente. O que pode-se fazer é ir até Limburg (seja de ônibus ou de trem) e de lá seguir de ônibus da rede de transporte local que liga as duas cidades.


+ VIAJANDO DE ÔNIBUS DENTRO DA ALEMANHA

+ COMO VIAJAR DE TREM PELA EUROPA

+ VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR DE TREM PELA EUROPA


Estacionamento

Nas ruas do centro antigo e perto do Burg Runkel quase não tem vagas para estacionar. Mas é fácil encontrar estacionamento nas ruas próximas ao rio e na Borngasse, ao longo do rio.

Seguros Promo

Leia mais sobre a Alemanha:

+ UM ROTEIRO PARA CONHECER A MEDIEVAL BÜDINGEN

+ MILTENBERG, A PÉROLA DO RIO MAIN

+ MICHELSTADT, NA ROTA ENXAIMEL

BURG WERTHEIM, NA ALEMANHA


FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies