13 Razões para Visitar o Vale do Loire na França

0

Razões para visitar o Vale do Loire tem muitas. É o lugar perfeito para suas férias na França. O Vale do Loire é muito mais do que apenas os Castelos do Vale do Loire. As colinas do Vale do Loire têm sido a casa escolhida da realeza desde a Idade Média. Hoje, o Vale listado pela UNESCO ainda atrai multidões – e não apenas a realeza. A constelação dos magníficos castelos encontrados no Vale alimenta a imaginação romântica do mundo. Majestosos castelos rodeados por campos de girassol brilhantes, cidades medievais com mercados movimentados e alguns dos melhores vinhos do mundo.

O Vale do Loire fica a uma curta viagem de trem ou de carro de Paris. Sem falar das várias cidades animadas, cada uma com seus próprios encantos. Nantes é um centro cultural próspero, Tours – a principal cidade do vale, e Angers com sua agitada vida noturna. A área entre Orléans e Angers é um dos destinos mais célebres e visitados da França.

;

;

13 RAZÕES PARA VISITAR O VALE DO LOIRE

 

 

24 HORAS DE LE MANS

As 24 Horas de Le Mans é uma das corridas mais famosas do mundo. E para quem não sabe, é a corrida mais antiga do mundo. Realizada no Circuito de la Sarthe todos os anos desde 1923 em Le Mans, ela atrai milhares de fãs de corridas para uma semana inteira dedicada somente a elas. São muitas atividades por fora das corridas. Desfile dos pilotos, eliminatórias, feiras, parque de diversões, shows, 24 Horas de Le Mans é um campeonato de corridas como nenhum outro. Le Mans 24 horas é uma das mais prestigiadas corridas de automóveis do mundo.

Razões para Visitar o Vale do Loire na França

Razões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

ABADIA DE FONTEVRAUD

A Abadia de Fontevraud é o local de descanso final de Henrique II, ou Ricardo Coração de Leão e Eleanor da Aquitânia. A imponente abadia do século XII é uma parada imperdível e bastante surpreendente ao longo da rota dos castelos. No cruzamento das regiões de Anjou, Touraine e Poitou, escapou por pouco da destruição em 1804, foi transformada em prisão e assim permaneceu até 1963.

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

CASTELOS

O Vale do Loire tem sido o retiro escolhido da elite francesa por centenas de anos. Sua popularidade com a aristocracia e a realeza deixou sua paisagem exuberante salpicada de castelos de conto de fadas. Muitos castelos grandiosos da era renascentista e que os turistas podem visitar. Além de sua beleza, os castelos do Loire também são uma expressão aguda da história da região. Durante os cem anos de guerra entre os franceses e os ingleses, o Vale do Loire foi uma zona de fronteira, vários castelos foram transformados em fortalezas. Quando a paz chegou em meados do século XV, eles foram remodelados como palácios para a aristocracia. Os castelos do Vale do Loire são numerosos e você encontrará mais de 300. A cada esquina da estrada, parece que um castelo aparece. Mais de 100 estão abertas ao público, mas é melhor se concentrar em apenas alguns.

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França

;

ALGUNS CASTELOS PARA VISITAR

  • Château de Blois – localizado no meio da cidade, foi remodelado, com edifícios que datam dos séculos XIII a XVII espalhados pelo pátio. O show de som e luz é impressionante.
  • Chambord – o maior dos castelos do Loire, é uma obra-prima de calcário branco da arquitetura renascentista. Iniciada pelo rei François em 1519 e foi completada um século depois por Luís XIV. Além de explorar os sumptuosos interiores, há de tudo, desde passeios a cavalo e de carruagem até aluguel de barcos.
  • Chenonceau – foi construído em 1513 por Katherine Briçonnet e embelezado por Diane de Poitiers e depois por Catherine de Medici. Caminhadas noturnas iluminadas no verão o tornam ainda mais especial.
  • Cheverny Primorosamente decorados com antiguidades, ainda é habitado pela última geração da família nobre Hurault de Vibrayes, que o construiu de 1624-1634.
  • Se você estiver visitando com crianças, o belo castelo da “Bela Adormecida” em Villandry é altamente recomendado e inclui um adorável labirinto para crianças e área de recreação.


Leia também :

;

;

COINTREAU

Engana-se quem pensa que o Vale do Loire é terra de apenas ótimos vinhos. É o momento de deixar de lado a tradição dos vinhos. A região também é o berço espirituoso do Cointreau, um licor de laranja que esquenta o coração. Eu admito que não gosto muito, mas não poderia deixar de fora da lista por esse motivo. Ele faz um verdadeiro sucesso e é destilado desde 1875, perto de Angers. Explore a famosa destilaria guiada pelo perfume inebriante de laranjas amargas, descubra os segredos de fabricação do digestivo favorito da região e vire um ou dois copos. Mas se estiver dirigindo, não beba!

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

GIRASSÓIS

Dirigir no Vale do Loire na primavera | verão é um verdadeiro prazer. Não apenas por poder apreciar centenas de castelos, as estradas estão quase vazias, mas tem ainda os milhares de girassóis. Os campos amarelos brilhantes de girassóis são super fotogênicos. Até para quem não aprecia selfies, tenho certeza que não vai resisitir.

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

LEONARDO DA VINCI

Leonardo da Vinci passou os últimos 3 anos de sua vida no Vale do Loire. Participou dos projetos arquitetônicos e da engenharia no Château du Clos Lucé. Este pequeno castelo na cidade de Amboise serviu como a residência oficial do lendário artista, inventor e cientista. Onde morou até sua morte, em maio de 1519. Hoje você pode visitar o castelo para aprender sobre a vida de Da Vinci. Você irá descobrir várias de suas obras de arte e invenções, tem até uma uma réplica da Mona Lisa. Você também pode explorar os belos jardins, incluindo uma grande área de pântano natural conhecida como Jardim de Leonardo e um pequeno lago onde poderá fazer um passeio de barco. Bem como prestar homenagem ao próprio túmulo de da Vinci.

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

LOIRE DE BICICLETA

Uma vez no Vale do Loire, vale a pena alugar um carro, mas andar de bicicleta é uma ótima maneira de explorar a região. Se tem uma coisa que é maravilhoso fazer no Vale do Loire é andar de bicicleta. Nada é mais delicioso do que pedalar ao longo rio Loire. Loire a Velo é uma trilha de 800km sinalizada, que costeia as margens do rio mais longo da França e se estende de Saint-Nazaire, a porta de entrada para o Atlântico, até Cuffy, no interior da Borgonha. É um ótimo momento para caminhar livremente pela colcha de retalhos do vale, recheado de vinhedos exuberantes e de pitorescas cidades. Há um aplicativo útil para ajudá-lo a planejar uma visita, e o aluguel de bicicletas é fácil de encontrar na maioria das cidades.

Razões para Visitar o Vale do Loire na França

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

JARDINS

É impossível falar das razões para visitar o Vale do Loire e não falar dos jardins. O Vale do Loire é conhecido como o Jardim da França por uma razão. Muitas das cidades e vilas possuem jardins fantásticos. Os visitantes que gostam de plantas e flores devem conhecer os inúmeros jardins botânicos e castelos que aproveitam para caprichar nos jardins.

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França

Château de Villandry é um castelo renascentista, conhecido pela sua coleção de arte pequena mas requintada, e seus jardins são considerados entre os melhores do mundo. Restaurado pelo nobre espanhol Joachim Carvallo e sua esposa americana rica, Anne Coleman. Depois que eles compraram a propriedade em 1906, construíram um labirinto, um jardim ornamental com parterres plantados na forma de símbolos de amor e tem ainda uma horta espetacular. Outro jardim de castelo super atraente é o do Château de la BourdaisièreFoi criado pelo príncipe Albert de Broglie em 1989. Ele ainda cultiva mais de 400 variedades de tomates, que são vendidos frescos e como conservas.Razões para Visitar o Vale do Loire na França

Razões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

LOCALIZAÇÃO

O Vale do Loire é uma região muito acessível. Ela fica a apenas uma hora e meia de trem (TGV) de Paris. É também um ótimo ponto de parada para as pessoas que querem explorar mais a França, como as regiões famosas : Mont Saint Michel, Bordeaux ou o sul da França.

 

LOIRE

O Loire é um lendário rio listado pela UNESCO. Ele oferece fantásticas paisagens selvagens para os amantes da natureza. O Loire não é apenas o maior rio da França, mas também é um paraíso para a vida selvagem e possui algumas das paisagens mais deslumbrantes da França. Há muitas maneiras de se divertir com o rio: divirta-se em uma viagem de barco a partir de Nantes, faça um passeio em Ingrandes ou simplesmente admire-o de um dos muitos castelos que cercam suas margens.

Razões para Visitar o Vale do Loire na França

Foto Shutterstock | Por Meandering Trail Media

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França;

;

MERCADOS AUTÊNTICOS

Os mercados são um modo de vida na França, e no Vale do Loire não é exceção. Muitas das maiores cidades realizam eventos todos os dias. Além dos mercados padrão de alimentos frescos, os mercados também vendem de tudo, desde livros de segunda mão e móveis vintage a trufas e flores. 

Razões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

NANTES

Nantes é uma cidade fabulosa nas margens do rio Loire e é um lugar ideal para visitar com crianças. Não perca “Les Machines de L’ile Nantes” com seu fabuloso elefante mecânico de 12 metros, observando os pontos turísticos e atrações da cidade, como os antigos estaleiros, enquanto você anda. Até jorra água nos espectadores. Você também encontrará um impressionante carrossel, o Carrousel des Mondes Marins, inspirado pelo nativo de Nantes, Jules Verne, e seu romance 20.000 Léguas Submarinas. Você verá caranguejos gigantes, peixes voadores e dragões que respiram fumaça. Você também pode visitar o workshop e ver futuras criações tomando forma. Não esqueça de dar uma passadinha na Le Passage Pommeraye, uma bela galeria em dois níveis, com algumas lojas muito legais.

Razões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na FrançaRazões para Visitar o Vale do Loire na França

;

;

VINHO

O Vale do Loire é uma fantástica região vinícola francesa que oferece uma grande variedade de experiências. As encostas cobertas de vinhas cercam o vale e, embora não sejam tão conhecidas como as de Bordeaux ou da Borgonha, o Loire produz alguns vinhos finos. Desde degustação de vinhos a uma grande variedade de vinhos (tintos, brancos, rosés e espumantes). Então como é de se esperar, nenhuma viagem ao Vale do Loire está completa sem visitar uma das numerosas vinhas, para um passeio ou degustação. No Vale do Loire você pode seguir a mais longa rota do vinho na França.

Razões para Visitar o Vale do Loire na França

A variedade de uvas cultivadas aqui é enorme e inclui chardonnay, cabernet franc e pinot noir, para citar apenas alguns. Há mais de 1000 vinhedos abertos ao público, e mais de 400 adegas para você experimentar os vinhos. Existem inúmeras oportunidades para degustação de vinhos em vinhedos da região, mas um bom lugar para começar é nas Maisons des Vins de Loire em Nantes, Angers, Saumur e Tours. Visite o Château de Brissac. O enorme castelo de sete andares produz um delicioso rosé, que você pode degustar no fim do passeio.

Razões para Visitar o Vale do Loire na França


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.