6 pratos típicos para experimentar na Ucrânia

8

Pratos típicos para experimentar na Ucrânia tem vários. A cozinha ucraniana é muito rica. Na minha última viagem ao país, comi muito bem em Kiev. Você vai encontrar as “jóias” culinárias na maioria dos restaurantes ou cafés. Mas se você quiser experimentar a típica culinária ucraniana, preparadas pelas mãos das babusya (mais conhecidas como babushka) procure por restaurantes menores. Aqui eu listo apenas 6 pratos típicos para experimentar na Ucrânia, por serem os meus preferidos, mas tem muitos (muitos mesmo) outros.

10 RAZÕES PARA VISITAR KIEV NA UCRÂNIA

QUAL SOUVENIR COMPRAR NA UCRÂNIA

 

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

..

.

Pratos típicos para experimentar na Ucrânia :

Borscht

pratos típicos para experimentar na Ucrânia borscht

Borscht é (literalmente) o item mais importante da cozinha nacional ucraniana. Ela possui uma ampla variedade de legumes da estação, carne, feijão e ervas frescas. Os ucranianos não se referem a borscht apenas como “sopa”. Borscht tem seu lugar especial entre as outras refeições. Dependendo da região da Ucrânia, será o sabor. Nas regiões oeste, as pessoas cozinham borsch com cogumelos, na parte oriental da Ucrânia é mais comum a de beterraba.No sul a borscht será de peixe.

Deruny

pratos típicos para experimentar na Ucrânia denury

Uma das refeições ucranianas mais populares e favorita é o Deruny, que nada mais é do que panquecas de batata. É sucesso absoluto em todas as famílias  e eu não conheci ninguém que não gosta delas. É uma refeição simples, mas super tradicional e gostosa. É feito de batatas raladas, e deve ser servido quente com creme de leite ou iogurte sem açúcar.

Holubtsy

pratos típicos para experimentar na Ucrânia Holubtsi

É difícil imaginar a mesa ucraniana, sem holubtsi. Feito com couve fresca e recheado com grãos de milho, ou com batata crua ralada (Vorokhta, Verkhovyna, Kvasy), são servidos com molho de cogumelo. Na Ucrânia, os recheios de holubtsi variam em todo o país. Nas regiões dos Cárpatos foram utilizados grãos de milho; na área de Poltava foram preferidos trigo sarraceno. O grão foi levemente cozido, misturado com cebola frita, torresmo de porco, ou carne picada crua, combinado com especiarias. Na primavera folhas de couve podem ser substituídas por folhas frescas da beterraba vermelha, e no sudoeste – por folhas de uva jovens frescas.

Pyrizhky

pratos típicos para experimentar na Ucrânia Pyrizhky

Pyrizhky são bolinhos cozidos, recheados com carne (os mais comuns) ou cogumelos, carne de porco moída, purê de batata, legumes, … que de tã simples, você não faz ideia do sabor incrível. Parece uma empanada, mas é bem diferente. A massa é esquisita, amanteigada e mole. Mas depois da primeira mordida, você esquece disso.

Salo ou Smaletas

pratos típicos para experimentar na Ucrânia Salo

Salo ocupa um lugar especial na culinária ucraniana. Não é o meu preferido, porque eu não curto muito toucinho cru. De banha já basta as que carrego no corpinho 😛 . Mas pelo que vi, faz muito sucesso, por isso entrou na lista. Não deixe de experimentar com um pedaço de pão caseiro e com um dente de alho (bizarro, mas dizem que faz toda a diferença). Você encontrará também em forma de mousse, com ervas e especiarias. É frequentemente servido nos restaurantes tradicionais ucranianos.

Varenyky

pratos típicos para experimentar na Ucrânia varenyky

De todos os pratos típicos para experimentar na Ucrânia, o meu preferido sem sombra de dúvidas é o varenyky, conhecido também como pierogis. Combinado com um prato bem quente, como o borshch, esses dois são os alimentos ucranianos de todo dia. É uma refeição barata, já que é uma simples mistura de farinha, água e sal. E o recheio pode ser qualquer coisa : de puré de batata com cogumelos e cebola frita, repolho em conserva, carne picada e até mesmo cerejas! A versão doce de varenyky é geralmente servido com creme de leite e mel. Entre os mais populares, e mais saborosos, o meu preferido foi com puré de batata, cogumelos, repolho e bacon.

Reserve seu hotel na Ucrânia no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

Vale a pena comprar antecipadamente :

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

8 Comentários
  1. Fernanda Souza Diz

    Hum…gostei do Deruny!

  2. sarah da silva gomes Diz

    Parabéns pelo post muito interessante!!!

    1. Martinha Andersen Diz

      Obrigada Sarah… a gastronomia ucraniana é uma delícia. =)

  3. Analuiza Diz

    Hum… Delícia! Algumas coisas encontrei na Rússia e me deu saudades e seu texto reforçou minha vontade de ir à Ucrânia. Ana

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Ana.. Sim, a cozinha Russa e Ucraniana é bem parecida. Quando der, vai sim! A Ucrânia é linda =)

  4. […] 6 pratos típicos para experimentar na Ucrânia […]

  5. Therezinha Kosiol Diz

    Boa noite. Gostaria de receber por e-mail a receita de DRELY. é um prato da Ucrania feito com pés de porco e carne de boi. Depois de pronto e frio fica uma geleia, come-se com pão preto, uma verdadeira delícia. Grata

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Therezinha, não conheço esse prato. Só pelo “pé de porco” eu passo. Não encontrei nenhuma receita em português. Se encontrar, eu te passo ela. =)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.