As praias que são imperdíveis em Karpathos, na Grécia

As praias mais lindas e irresistíveis da ilha!

3

Uma ilha, invariavelmente, tem sua costa como grande chamariz e as praias em Karpathos, na Grécia, não fogem à regra! Afinal, o que é a primeira coisa que te vem à mente ao falar em ilhas gregas? Praias lindas, claro!

Eu já contei que Karpathos ganhou meu coração há alguns anos, e desde lá já foram 8 visitas a ilha, onde a rodamos inteira e sempre retornamos aos nossos lugares favoritos, como a imperdível Olympos, no norte. E em todas estas visitas, claro que a atração principal sempre é praia, afinal estamos na Grécia! E mesmo sendo um páreo duro, consegui fazer uma listinha das minhas favoritas e que eu indico numa visita.

Praias em Karpathos, na Grécia

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

 

Praias em Karpathos, na Grécia

 

Já adianto que não é fácil fazer uma seleção. As praias de Karpathos são geralmente todas muito bonitas. Mas uma lista tem de ser feita, e então vamos à lista das mais belas!

 

Diakoftis

O que falar de uma praia que foi eleita como uma das mais belas da Grécia? Dá para imaginar que o páreo para esta eleição é uma guerra de foice e que estar numa lista assim fala por si. Mas eu vou descrever… Imagine uma fina faixa de areia branca com 2 baías de águas maravilhosas de cada lado, sendo uma de azul claríssima e outra de azul escura, e a faixa de areia leva a uma península elevada de onde pode se apreciar toda a beleza do lugar. O resto as fotos mostram. Ou tentam!

Diakoftis é também a praia mais ao sul da minha lista e fica ao sul do aeroporto, a 21 km do Pigadia, a capital de Karpathos. Para acessá-la, tem de se contornar o aeroporto e seguir por uma estrada de chão batido por cerca de 6 km). A praia tem pouca estrutura, só um trailer que faz papel de lanchonete e aluga alguns guarda-sóis e cadeiras, que se esgotam rápido e cedo na alta temporada.

Praias em Karpathos, na Grécia Diakoftis
Diakoftis, Karpathos
Diakoftis
Diakoftis, Karpathos

Viagem de Caminhada Autoguiada de 8 Dias em Karpathos

 

Chicken Bay

Do outro lado do aeroporto está a baía de Chicken Bay, o paraíso dos windsurfistas iniciantes. Exatamente ao lado do terminal de passageiros do aeroporto, é uma das visões mais lindas ao chegar e ver, já do avião, as inúmeras velas de windsurfe na água cristalina.

Chicken Bay é uma baía em forma de U, tem uma praia de águas tranquilíssimas e areia fina bem na parte da curva do U, única área da baía com praia. O lugar conta com 2 restaurantes e 4-5 empresas de aluguel de equipamentos de windsurfe. Quando tem vento, a baía é uma lindeza de se ver, com o colorido das velas e o vai e vem dos windsurfistas. Nos dias sem vento é o paraíso de tranquilidade e beleza.

Praias em Karpathos, na Grécia Chicken Bay
Chicken Bay
Chicken Bay
Chicken Bay, Karpathos

 

Agios Teodoros

Ainda no extremo sul da ilha, no outro lado, está a praia Agios Teodoros, que fica numa área de falésias, que dá um ar dramático a ela. Um lugar belíssimo, mas que precisa se descer uma rampa inclinada para se acessar a praia (e subir pra ir embora!!).

Praia de pedrinhas, o lugar conta com alguns guarda-sóis e cadeiras de aluguel, mas sem outro tipo de facilidades. Ali perto só tem um restaurante, o Agios Teodoros Tavern, que é excelente e um dos nossos favoritos na ilha.

Agios Teodoros
Agios Teodoros, Karpathos
Praias em Karpathos, na Grécia Agios Teodoros
Agios Teodoros

 

Christou Pigadi

Christou Pigadi fica na baía do lado de Chicken Bay, a conhecida Devil Bay, onde estão os windsurfistas profissionais, e onde o vento é o dono indiscutível da área. A praia é bem pequena e acessada por escadas do estacionamento do restaurante Almira Tavern (de uma polonesa simpatisíssima, e que serve ótima comida grega).

Christou Pigadi significa “o bem de Cristo” e ganhou este nome devido uma nascente de água que brota das rochas na praia.  A praia de areia tem na realidade duas praias adjacentes, uma um pouco mais longa e uma menor. Além da Almira Tavern, tem mais um outro restaurante na parte mais longa da praia, que aluga alguns poucos guarda-sóis e cadeiras. Fica a 15 km ao sudoeste de Pigadia.

Christou Pigadi

Christou Pigadi, Karpathos

Praias em Karpathos, na Grécia Christou Pigadi
Christou Pigadi

 

Damatria

Esta é a praia mais fotogênica de todas as praias de Karpathos, na minha opinião! Bem próxima a Christou Pigadi, Damatria fica ao lado de uma montanha e tem uma encosta alta ao longo da praia. A visão de cima de suas águas transparentes, tranquilas é uma coisa belíssima.

A praia é pequena e tem uma faixa de areia bem estreita. Ela não conta com nenhum tipo de estrutura para turistas. Traga sua canga e guarda-sol. Perto está o hotel e restaurante Poseidon, que tem uma cozinha excelente.

Damatria
Damatria, Karpathos
Praias em Karpathos, na Grécia Damatria
Damatria

 

Achata

Achata é uma praia bonita e de águas tranquilas, mas com pedrinhas ao invés de areia. A praia tem rochedos nas laterais, delimitando bem a parte da praia. Fica dentro de uma baía fechada criada pelas rochas íngremes no final do cânion sob a montanha de Profitis Ilias. E pra completar a beleza, ainda conta com algumas rochas dentro da água, onde os banhistas gostam de pular na água cristalina.

Até 15 anos atrás, havia uma fonte de água de alta qualidade, mas infelizmente ela secou.

Para chegar até a praia é necessário descer uma estrada (asfaltada) cheia de curvas, já que fica na parte montanhosa da ilha, ao norte de Pigadia. Fica numa enseada idílica, cercada por montanhas e vegetação verde, que já são uma atração à parte.

O lugar tem um pequeno restaurante, e ali pode-se alugar guarda-sóis e cadeiras. Achata e as duas próximas praias, Kira Panagia e Apella, são as praias mais famosas da ilha. Por isto, sempre bem é uma das mais cheias e que conta com mais estrutura.

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

 

Kira Panagia

A próxima bela praia também é a próxima, depois de Achata. Kyra Panagia também está na região montanhosa de Karpathos. Para chegar nela precisa se descer uma estrada cheia de curvas, mas completamente asfaltada. A praia é de pedrinhas misturada com areia, mas o mar é uma delícia de se entrar. Outra praia delimitada por rochedos, Kira Panagia tem um cenário montanhoso muito bonito.

É a praia mais fotografada de Karpathos, já que a igreja da Virgem Maria (Panagia) fica no topo do rochedo do lado esquerdo dela, posando lindamente para a foto dos turistas.

Diz a lenda, que Kriezis (um capitão da Marinha grega durante a Guerra da Independência Grega e mais tarde primeiro-ministro da Grécia) estava navegando ao longo de Karpathos, após o holocausto de Kassos, em 1824, e ancorou na baía de Kyra Panagia. Um casamento estava ocorrendo na igreja e os noivos convidaram a ele e sua tripulação para festa e pediram-lhe para ser seu padrinho de casamento.

Depois do casamento a noiva tirou sua “colena” (duas linhas de moedas de ouro) e todas as suas joias e as deu a Kriezis, juntamente com todo o dinheiro que haviam ganhado de presente de casamento, para ajudar a financiar a Guerra da Independência.

Fica a 14 km ao norte de Pigadia. Esta é uma praia mais “cosmopolita”, por assim dizer. Já que tem alguns hotéis, B&Bs e restaurantes (2). Sempre bem visitada, costuma lotar cedo. Guarda-sóis e espreguiçadeiras estão disponíveis para se alugar, e garçons oferecem serviço dos restaurantes na areia.

Praias em Karpathos, na Grécia Kira Panagia
Kira Panagia
Praias em Karpathos, na Grécia Kira Panagia
Kira Panagia

 

Apella

Apella, assim como suas vizinhas citadas acima, está em todas as listas de praias mais belas praias em Karpathos. Ela é considerada a mais bela praia de Karpathos. E uma das melhores do Mediterrâneo pela maioria dos turistas. Além disso, Apella recebe um prêmio de uma das mais belas praias quase todos os anos por alguma publicação.

Sua beleza é proporcional a dificuldade de se chegar ali. Ela está numa região montanhosa e numa área de difícil acesso, e a estrada não é muito boa. O mais fácil é chegar de barco, com um dos poucos barcos que fazem passeios diários pela costa e que param ali para um mergulho.

Quem opta por encarar a estrada íngreme, se depara com águas de nascente descendo pelas encostas íngremes. A paisagem natural é realmente uma das mais bonita do Dodecaneso. Os pinheiros misturados com as rochas que cercam a praia, compõem uma bela paisagem. Descendo a estrada para a praia, na esquerda está a capela de Agios Loukas, que é esculpida na rocha e tem murais criados no século XII no seu interior.

A praia de Apella fica a 18 km ao norte de Pigadia, e não há restaurantes ou qualquer tipo de acomodações, mas possui aluguel de guarda-sóis e cadeiras.

Apella
Apella, Karpathos
Praias em Karpathos, na Grécia Apella
Apella vista do alto

 

Agios Minas

A única praia mais ao norte das praias em Karpathos da minha lista é Agios Minas. Esta região tem praias de difícil acesso e de pedrinhas, e eu sou fã de praia com areia. A praia de Agios Minas é uma das mais belas pequenas praias de pedrinhas em Karpathos. O acesso é bem difícil, já que a estrada é toda de terra e cascalho, passando por desfiladeiros e é estreita. Outra opção, é chegar de barco.

Mas chegar lá, depois de toda aventura, vale a pena. É uma praia diferente e bela, com várias oliveiras na parte anterior dela e que dão um charme rural. Tem um restaurante na praia, mas nas duas vezes que visitei, ele estava fechado. E não havia nenhum tipo de estrutura na praia para turistas.

Agios Minas
Agios Minas, Karpathos
Praias em Karpathos, na Grécia Agios Minas
Agios Minas

 

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

3 Comentários
  1. Natalie Soares Diz

    Oi, Carina. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. Val Diz

    wow…como é lindo!

  3. […] Turquia. Rodes é a maior e mais conhecida ilha do arquipélago. São destaque também na região: Karpathos (segunda maior ilha), Kos, Kasos, Leros, Patmos, […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.