Ponte Scaligero, um dos mais belos cartões postais de Verona

A bela ponte do Castelvecchio

0

A grande maioria dos turistas querem boas fotos de suas viagens. E nada mais normal que procurar pelos pontos mais bonitos e famosos das cidades que se visita. Mesmo numa cidade cheia de atrações, pode se afirmar, sim, que a Ponte Scaligero, em Verona é um dos mais belos cartões postais da cidade. Ela é uma das suas atrações imperdíveis e mais fotografadas.

A briga é grande para dizer qual é o cartão postal mais bonito da cidade! Ainda mais numa cidade que tem nada mais nada menos que a Arena de Verona, o Castelvecchio, a Casa de Julieta, Piazza dei Signori, Piazza delle Erbe, entre outras tantas.

Arena de Verona: Tour Guiado sem Fila

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

 

Ponte Scaligero, em Verona

 

De linhas elegantes, esta ponte que foi sempre somente para pedestres é a mais bonita de Verona. Ela cruza o rio Ádige numa região onde ele faz uma curva acentuada, depois de iniciar no passo Resia, que fica na fronteira com a Áustria e percorrer 400 quilômetros até desembocar no mar Adriático, perto de Chioggia. A saber, o Ádige é o segundo maior rio da Itália.

Chamada de “un arco di trionfo su una via d’acqua” (um arco de triunfo de um curso de água), é uma maravilhosa ponte de três arcos, fortificada e com ameias, que integra e completa o sistema defensivo da grande fortaleza medieval de Castelvecchio.

+ Castelvecchio, em Verona, na Itália

Dica!!!

Um excelente lugar para bater lindas fotos da Ponte Scaligero, em Verona, é dos fundos do famoso Arco dei Gavi. Este arco fica ao lado do Castelvecchio, na Corso Cavour.

Atravesse o arco (mas não deixe de apreciar sua beleza e bater mais fotos!), e siga até a murada que dá para o rio. Ali é só olhar para esquerda e ver a ponte em toda sua beleza.

Mas evite deixar para o final do dia, pois no horário que o sol está se pondo, as fotos serão tiradas contra ele, e podem perder um pouco qualidade (ou não, no caso dos amantes de fotos contra o sol).

Verona: Excursão Gastronômica com Degustação de Vinhos

 

História da Ponte Scaligero

A Ponte Scaligero, em Verona, também chamada Ponte de Castelvecchio, é considerada pelos historiadores como “a obra mais ousada e admirável da Idade Média em Verona”. Um título e tanto para uma ponte que foi construída por ordem de Cangrande II, para ser um meio para ele e sua família fugir, numa rota de fuga passando pela vizinha Val d’Adige, até o Tirol, onde reinava seu genro Ludovico, o Bávaro.

Ponte Scaligero4

Tour guiado à pé em Pequeno Grupo em Verona

Construída para fuga

De uso exclusivo da família Della Scala e sua guarnição, ela foi planejada para facilitar a fuga. Caso acontecesse ataques, ou mesmo um cerco ao castelo, estes aconteceriam a partir da margem direita do Rio Adige. Isto devido à localização da fortaleza e a forma como foi construída. Por isto a ponte faria com que a família pudessem atravessar a ponte e seguir em direção norte, ganhando tempo sobre os inimigos.

Construída na segunda metade do século XIV, a Ponte Scaligero é um magnífico exemplo da engenharia militar do século XIV. Foi concluída dentro de três anos, possivelmente entre 1354 e 1356. O nome do construtor é um mistério até os dias de hoje. Um documento de 1495 menciona o arquiteto veronese Guglielmo Bevilacqua, que desenhou o Castelvecchio. Mas alguns estudiosos veem numerosas semelhanças entre a Ponte de Castelvecchio e o trabalho de Giovanni da Ferrara e Giacomo da Gozo, mas nenhum documento apoia esta teoria.

Ponte Scaligero5

 

Cinco séculos

Por ter sido construída de forma muito eficaz e robusta, permitiu que a ponte atravessasse, praticamente intacta, cinco séculos de história. Não tendo sido danificada por nenhuma inundação severa. Até que em 1802, depois da paz de Luneville, os franceses resolveram remover a torre que ficava no lado esquerdo do rio. Ela dava para Campagnola. E além de remover a torre, removeram (ou emparedam) maioria das ameias, alterando sua aparência definitivamente.

Ponte Scaligero1

Em 1824, durante o período austríaca, começou a restauração do pilar principal da ponte, que estava parcialmente corroída pelo curso da correnteza. Duas lápides coladas na ponte recordam a data e o nome de quem bancou a restauração: Francisco I, da Áustria. As paredes e as passarelas foram restauradas em 10 anos.

De Verona: Excursão pela Rota do Vinho Amarone

Segunda Guerra Mundial

Na noite do dia 24 para 25 de abril de 1945, a explosão de várias minas colocadas pelo exército alemão em retirada destruiu quase que totalmente esta bela obra medieval, assim como todas as outras pontes de Verona.

Mas este tipo de maravilha não pode se perder na história e foi decidido dar início ao trabalho de reconstrução. Sua restauração começou em fevereiro de 1949, e foi concluído em 1951. A ponte foi reconstruída com muita fidelidade, usando apenas pedras e os tijolos originais, recuperados a partir do leito do rio.

Ponte Scaligero3
Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

 

Arquitetura da Ponte Scaligero

Seja lá quem tenha concebido e realizado o projeto da ponte, fez um trabalho admirável. Prodigiosamente ousada para os tempos, a ponte é assimétrica, já que o arco direita tinha cerca de 50 metros de extensão, enquanto os outros dois possuíam 29,15 e 24,11 metros de comprimento.

A ponte possui internamente 101,84 metros comprimento, sendo quase 130 metros no total. Ela começa na Torre del Mastio, no centro da fortaleza medieval de Castelvecchio. A ponte tem mais de 7 metros de largura. Nas suas paredes estão localizadas ameias e passarelas, com fendas nos pilares. Em suas extremidades, ficavam majestosamente duas torres altas.

Ponte Scaligero2

 

Sempre bela!

Construída predominante com tijolos de terracota, mármore branco e vermelho locais, oferece um efeito contrastante lindo, tanto do lado de dentro, como do lado de fora, especialmente quando iluminada. Outro ponto que atrai o olhar são as elegantes ameias gibelinas com a forma característica de uma cauda de andorinha.

A parte inferior ficava até quatro metros acima do que era comum para época. Também possuía duas torres enormes. A maior tinha quinze capitéis coríntios e fragmentos de baixos-relevos romanos (visível apenas quando o rio está seco). A presença desta Torre foi, nos séculos passados, considerada a confirmação da pré-existência no local de uma ponte romana. Esta hipótese, no entanto, nunca foi confirmada, quer por achados arqueológicos, seja por documentos.

Originalmente, a ponte era apenas acessível a partir do pátio interior do castelo. Persistindo desta forma até os anos de dominação austríaca, quando era usada para tráfego militar. A passagem de pedestre só foi permitida depois de 1870, quando um novo arco foi aberto perto da Torre dell’Orologio.

De Verona: Excursão em pequeno grupo para Sirmione e Lago de Garda

 

Endereço

A Ponte fica junto ao Castelvecchio, na Corso Castelvecchio 2, na parte sudoeste do centro antigo da cidade de Verona, e é uma atração gratuita.


Ponte Scaligero mapa

Verona: Crie o seu próprio vinho!

 

Hospedagem em Verona

Verona é uma cidade muito tranquila para se conhecer à pé. Todas as atrações ficam próximas e portanto, se você optar por ficar próximo do centro antigo, você estará perto de todas elas. Uma excelente opção, bem próximo da Arena de Verona é o Grand Hotel des Arts. Com uma localização maravilhosa, este é um daqueles hotéis que tornam as férias mais prazerosas.

Bem próximo, mas bem mais em conta, estão os hotéis Hotel Siena e o Hotel Verona, que também tem boas resenhas. Quem desejar ficar próximo da estação de trens de Verona, tem como ótima opção o Sole Hotel Verona.

Boas opções perto da Ponte Scaligero são Adige Penthouse, Verona House Aparthotel e o três estrelas Hotel Europa.

 

Leia mais sobre Verona:

+ Conhecendo a Arena De Verona

+ Piazza delle Erbe, em Verona

+ A Torre Dei Lamberti em Verona

+ Verona, A Piazza Dei Signori

+ Castelvecchio, em Verona, na Itália

+ Ponte Scaligero, Um Dos Mais Belos Cartões Postais De Verona

 

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.