Página Principal Santa Catarina O que o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, tem a oferecer

O que o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, tem a oferecer

por Carina
9 comentários

Sem dúvidas, Balneário Camboriú é um dos principais destinos litorâneos no sul do Brasil. Sempre cheia de turistas, a cidade agrada de inúmeras formas. Com uma orla extensa e inúmeros prédios altos disputando o título de mais alto, é conhecida como “Dubai Brasileira”. Então para entreter os inúmeros turistas que visitam a cidade todos os anos, ela conta com atrações de peso, como o belo Parque Unipraias.

Antes de mais nada, é importante saber que o Parque Unipraias em Camboriú fica na ponta sul da Avenida Atlântica. Ou seja, esta grande atração fica dentro da cidade, e é visível de todos os pontos da praia. Seu maior chamariz é o teleférico que conta com 3 estações. De tal forma que ele leva de Balneário Camboriú até o topo do morro, onde tem uma bela estação cheia de atrações em meio a Mata Atlântica. Em seguida, o teleférico vai até a Praia de Laranjeiras, que fica do outro lado do morro.

Por isto, este é um passeio imperdível para aqueles que visitam a cidade e querem ter contato com a natureza, bastante diversão e além de ter lindas vistas de bela Balneário Camboriú e arredores.

Garanta já o seu passeio!  >>>>  Parque Unipraias e Praias de Camboriú!

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Mesmo dentro do Brasil, ele é importante! Por acaso, seu plano cobre acidentes e ocorridos fora do seu Estado ou cidade? Por isto, fique alerta!

Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

O Parque Unipraias

Para facilitar a leitura, você pode clicar nos links abaixo e pular dentro do texto direto para o que mais interessa saber em termos de informações a respeito do Parque Unipraias em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Sobre o Parque Unipraias em Camboriú…

Como o nome já diz, o Parque Unipraias em Camboriú é um parque que fica em uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN). Desta forma, ele abrange todo o Morro da Aguada, uma reserva da quase extinta Mata Atlântica que fica na cidade de Balneário Camboriú. Dessa maneira, no meio de sua mata vivem inúmeros animais silvestres, que podem ser apreciados. Fora que é possível ver de perto como esta linda mata litorânea se parece.

Certamente, este é um lugar pensado para o turismo, mas de forma sustentável. Desde 1999, quando foi inaugurado, o Parque Unipraias preserva a Mata Atlântica e sua fauna em todo o Morro da Aguada. Ali, o visitante pode passear por trilhas bem delimitadas dentro da mata, além de observar de perto as diversas espécies de árvores nativas. Por conseguinte, ainda pode-se visitar duas praias distintas e ter muita diversão.

Dentro do Bondinho

Teleférico (Bondinho)

Apesar de estarem reunidas diversas modalidades de lazer em toda extensão do Parque Unipraias em Camboriú, sem dúvida, o teleférico é sua maior atração. Surpreendentemente, o bondinho tem a fama de ser o único teleférico do mundo que liga duas praias, e, portanto, é um grande chamariz. Sem dúvidas, o passeio é lindo e as vistas que se tem tanto das estações, como do bondinho, são fantásticas.

A estrutura suíça inicial sofreu uma reforma a poucos anos e agora oferece cabines maiores, que levam até 6 passageiros de cada vez. Fora que as novas cabines tem maior visibilidade e maior segurança que as anteriores. Por isto, as 47 gondolas estão sempre em movimento e de fato recebem meio milhão de visitantes todos os anos.

Barra Sul Embarque
Embarque na Estação Barra Sul

Com efeito, o bondinho aéreo liga a Barra Sul, na ponta sul da praia de Balneário Camboriú ao Morro da Aguada e, depois de lá, até a Praia de Laranjeiras. Ao passo que são 3 as estações de teleférico onde os visitantes podem descer e passear, entretanto o passeio só pode começar ou na Barra Sul ou na Praia de Laranjeiras, já que são estas as “pontas” do teleférico, e não é possível começar o passeio no alto do morro, na Estação Mata Atlântica.

De Balneário Camboriú  >>>> Não deixe de conhecer o paraíso de Florianópolis!!!

Estações do Teleférico do Parque Unipraias

Em primeiro lugar, é importante saber que o Parque Unipraias em Camboriú conta com três estações de parada do teleférico. São elas: a Estação Barra Sul, a Estação Mata Atlântica e a Estação Laranjeiras. De forma, que é importante salientar que cada uma delas é diferente entre si e apresenta facetas variadas para o visitante. Então ao planejar uma visita, não deixe de curtir cada uma das estações ao máximo.

Estação Barra Sul

Como fica na ponta sul da praia de Balneário Camboriú, a Estação Barra Sul é o principal ponto de partida de vários visitantes. Na realidade, ela é uma estrutura que conta com um prédio de 3 andares bem na ponta sul que imita um barco. Atualmente ali estão as bilheterias, restaurantes, lojas, empresas de turismo, entre outros. Apesar de ser um lugar bem amplo, ele é bem movimentado durante a temporada.

Às vezes acontecem por ali exposições artísticas, de artesanato e também outras manifestações populares.

Parque Unipraias Barra Sul bondinho

Assim como ali ao lado está um grande parquinho infantil, a praia de Balneário e ainda o bonito trapiche da cidade, o Molhe da Barra Sul. Da mesma forma, que dos arredores da Estação Barra Sul partem os passeios de Barcos Pirata, que fazem a alegria da criançada na cidade também.

Barco pirata Balneário Camboriú
Atracadouro do Barco Pirata visto de cima

Imperdível  >>>> Tour Privado por Balneário Camboriú!

A mais interessante: a Estação Mata Atlântica

Esta é a estação de parada do teleférico no alto do Morro da Aguada e inegavelmente onde estão as maiores atrações do Parque Unipraias em Camboriú. A estação fica a 240 metros do nível do mar e fica realmente no meio da floresta. Aliás, é uma estação completa, com várias opções de diversão e gastronomia, e portanto pode-se passar horas passeando e se divertindo por ali.

Por ser bem no meio da floresta, é tudo muito bem arborizado e cheio de sombra. Assim é um alívio nos dias de calor do verão. Mas para ajudar a refrescar existem lanchonetes, quiosques e lojas que vendem refrescos e tudo que se precisar.

Parque Unipraias Estação Mata Atlântica1
Área de Lanchonetes da Estação Mata Atlântica

De fato, uma atração muito visitada é a Casa do Chocolate, que como o nome entrega, vende muuuuito chocolate. Claro que o lugar é uma perdição, e é difícil não encher a cestinha com delícias vendidas ali.

Ainda ali por perto, também pode-se visitar um oratório, onde está uma estátua de bronze de Santo Antônio da Aguada. Aliás, esta imagem foi abençoada em missa solene na Basílica de Santo Antônio de Padova (Itália) e trazida para o local.

Parque Unipraias Casa do Chocolate
Casa do Chocolate, na Estação Mata Atlântica

Trilhas Ecológicas

Para percorrer as atrações na Estação Mata Atlântica existem algumas trilhas pelo meio da floresta. Com caminhos bem demarcados, bem cuidados e pavimentados, assim, através delas chega-se as atrações e aos mirantes da estação. Aliás, é importante saber que as trilhas são bem acessíveis e sinalizadas, além de muito tranquilas e curtas para se fazer. Alémdisto, várias placas indicam os caminhos para as atrações.

Parque Unipraias trilhas
Trilhas ecológicas

Outro ponto positivo é que na beira das trilhas encontram-se diversas placas explicativas que falam sobre a fauna e a flora da área. Assim dá para aprender sobre a Mata Atlântica e ver de perto as espécies.

Parque Unipraias placas2

Só que as trilhas da Estação Mata Atlântica só podem ser acessadas a partir da estação de bondinho no alto do morro. Deste modo, não existe possibilidade de subir o Morro da Aguada de forma independente sem ser de teleférico.

Mirantes

As trilhas da Estação Mata Atlântica passam pelas atrações (que vou falar mais abaixo) e levam a alguns mirantes que oferecem lindas vistas dos arredores. Como cada mirante fica num ponto do morro, desta forma eles oferecem vistas de diferentes pontos e mostram lugares distintos. Assim sendo, vale muito a pena percorrer as trilhas e ao mesmo tempo que se conhece cada um deles, tem-se novas perspectivas.

Praia Laranjeiras
Vista da Praia de Laranjeiras de um dos mirantes

Rota Alemã em Santa Catarina!!!  >>>> Tour a partir de Balneário para Blumenau e Pomerode!

Atrações do Parque Unipraias na Estação Mata Atlântica

Já que o parque em si é cheio de verde e mata nativa, adicionado ao fato de ele ainda mostrar as lindas vistas das praias e mais o teleférico, são motivos mais que suficientes para fazer deste um passeio inesquecível. Entretanto, o Parque Unipraias conta com mais algumas atrações de peso que atraem muitos visitantes e deixa tudo mais legal ainda. Na Estação Mata Atlântica estão os brinquedos Youhooo! (Trenó de Montanha)e ZipRider (Tirolesa),além da Fantástica Floresta.

Fantástica Floresta

A Fantástica Floresta é uma atração para os pequenos. Ao passo que ela é atração lúdica de visitação, que fica numa área verde, ainda apresenta brinquedos e atrações que lembram um mundo encantado. Desta forma, vai se passeando por este pequeno parque desenhado para crianças e vivendo histórias de magia, enquanto o ponto alto é um passeio em um trem que percorre a Estação Mata Atlântica pelo alto.

Fantástica Floresta
Fantástica Floresta
Fantástica Floresta trem
Trem da Fantástica Floresta
Fantástica Floresta trem
Trem da Fantástica Floresta

;

ZipRider

Esta atração é para quem quer sair voando! Enfim, é uma tirolesa moderna para 4 pessoas por vez, com tecnologia americana, que vai da Estação Mata Atlântica até a Estação Laranjeiras. Em resumo, são 750 metros de uma descida rápida partindo do alto do morro (240 m de altura) e cheia de adrenalina. Além disto, os cabos passam por cima das árvores e a velocidade é de 60 km/h, onde vai “voando” e sentindo o vento no rosto.

Todavia, o brinquedo contém restrições: peso mínimo para ir na atração é de 34 kg e máximo 125 kg. Ainda, a altura mínima é de 1,35 metro, sendo a máxima 2 metros.

ZipRider e Laranjeiras
ZipRider

Youhooo!

Primordialmente, este é um trenó de montanha que desce numa trilha pelo meio da floresta com vista para Praia de Balneário. O percurso tem 710 metros de comprimento e cada um dos 30 trenós disponíveis podem levar até 2 passageiros. Apesar de ser morro abaixo e ser com várias curvas, a pessoa que dirige tem total controle do trenó, que pode chegar até 60 km/h. Ou seja, pode-se aproveitar a velocidade ou mesmo ir freando, e ir mais devagar. Uma delícia! Ao atingir o ponto final do percurso, o trenó é puxado eletricamente até o ponto inicial.

Entretanto, o brinquedo tem restrições: a altura mínima para adultos é de 1,40 metro, sendo que a altura mínima do acompanhante deve ser a partir de 1,10 metro.

Youhooo
YouHooo!

Estação Laranjeiras

A outra ponta do teleférico é a Estação Laranjeiras, onde fica a praia de Laranjeiras. Esta é uma das praias mais populares de Balneário Camboriú e muito bonita. Apesar de ela ser uma pequena praia e ter uma faixa estreita de areia, ela é rodeada por mata nativa, que a embeleza de forma ímpar. Infelizmente, este lugar bucólico e lindo, foi tomado pelo turismo de massa. Assim sendo, hoje, para conseguir um lugar para sentar na areia da praia, principalmente na alta temporada, é uma guerra.

Entretanto, para aqueles que ainda querem aproveitar a praia por ali, é possível alugar caiaques e boias, além de também poder contar com serviço de restaurante na areia.

A rua que sai da estação de teleférico e leva até a praia é tomada por lojas e restaurantes baratos, e vendedores tentando atrair clientes. Um lugar, que na alta temporada, deve ser evitado. Mas que pode ser mais bem aproveitado na meia estação e inverno.

Praia de Laranjeiras
Rua que liga a Estação Laranjeiras a Praia de Laranjeiras

Apesar de ser um lugar muito muvucado no verão, a Praia de Laranjeiras oferece um dos mais belos cartões postais da região! Sua visão do alto da Estação Mata Atlântica ou descendo pelo bodinho, é uma das vistas mas impressivas que se tem no sul do Brasil. Basta olhar a foto abaixo e ver se não tenho razão nesta afirmação. 🙂

Praia Laranjeiras
Descida de bondinho para Estação Laranjeiras

Hospedagem em Balneário Camboriú

O hotel mais próximo do parque Unipraias é o ótimo Santa Inn Hotel Executivo, que fica a cerca de 1 km do teleférico. Com ótima infraestrutura, bom café da manhã e quartos elogiados. Outra opção próxima é o Hotel Genova, um 3 estrelas bem elogiado. Fica perto da praia e tem um ótimo restaurante self-service no térreo.

Já quem deseja ficar mais central e tem um budget menor, o Ibis Styles Balneário Camboriú é uma ótima escolha. Ele fica bem perto da área comercial da cidade e perto do famoso camelódromo de Balneário.

Uma opção mais sofisticada e de frente para o mar, é o Hotel Bhally. A localização é ótima e o café da manhã costuma ser bem elogiado.

Parque Unipraias BC
Balneário Camboriú vista do bondinho

De Balneário Camboriú  >>>>  Tour de compras e religioso em SC com Brusque e Nova Trento

Informações Práticas sobre o Parque Unipraias

Endereço

Avenida Atlântica, 6006.

Barra, Balneário Camboriú – SC, 88330-908

Telefone: +55 (47) 3404 7600.

www.unipraias.com.br

Como chegar

A Estação Barra Sul fica bem na ponta sul da Avenida Atlântica, a beira-mar de Balneário Camboriú. E a melhor maneira de chegar na Estação Barra Sul é de transporte público ou à pé.

Ônibus de linha

Existe ônibus de linha urbano que seguem para a Barra Sul. Procure pelas linhas 105 e 105/1. A passagem custa R$ 3,80 por pessoa, mas a frequência não é grande.

Bondindinho

A opção mais usada é o Bondindinho, que é um ônibus especial que faz o transporte de passageiros de ponta a ponta da Avenida Atlântica e sua paralela, a Avenida Brasil. O bondindinho passa de 30 em 30 minutos (depende muito do trânsito) e tem várias paradas ao longo das duas vias que circula. O ponto final na Barra Sul fica exatamente em frente à entrada do Parque Unipraias. A passagem custa R$ 6,00 por pessoa.

Bicicleta

Outra opção é ir de bicicleta. Dentro do estacionamento da Estação Barra Sul existe um estacionamento fechado e cadeado para bicicletas. Para deixar sua bicicleta ali, basta pedir para o funcionário abrir a porta.

Parque Unipraias bicicletas
Bicicletário do Parque Unipraias na Estação Barra Sul
Táxi e Uber

Uma boa opção para aqueles que desejam chegar lá com conforto e não pagar estacionamento, é usar o serviço de táxi ou Uber. Existem inúmeros pontos de táxi espalhados por Balneário Camboriú e a frota de Uber é boa.

Estacionamento

O parque oferece um estacionamento anexo a Estação Barra Sul. O valor é de R$ 6,00 por hora. Existem alguns outros estacionamentos pagos nos arredores que cobram por hora ou por período. Mas vagas de estacionamento gratuita são raras na região, principalmente na alta temporada. Outra contra indicação é o trânsito é bem pesado na alta temporada e pode-se ficar um longo tempo dentro do carro para andar alguns poucos metros.

Horário

Abre diariamente entre 08:30 e 19:00. A bilheteria fecha uma hora antes.

Valor do Bilhete

Bondinho (teleférico)

Adultos: R$ 46,00. Comprando com 1 dia de antecedência através do site o valor cai para R$ 39,00.

Crianças entre 6 e 12 anos: R$ 23,00

Menores de 5 anos (inclusive) não pagam

Idosos (acima de 60 anos): R$ 23,00

Youhooo (trenó de montanha)

Individual: R$ 34,00

Duplo (2 pessoas por trenó): R$ 45,00

Ziprider (tirolesa)

Individual: R$ 45,00

Fantástica Floresta (parque infantil)

Individual: R$ 30,00 (crianças até 02 anos não pagam)

Parque Unipraias Barra Sul bilheteria1
Valores para entrar no Parque Unipraias em 2019

Além deste post sobre o Parque Unipraias, leia mais sobre Santa Catarina:


Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

9 comentários

marcela 9 de setembro de 2020 - 09:19

Não conhecia o Parque Unipraias em Balneário Camboriú, achei massa! Já anotei as dicas para quando puder viajar pra lá 🙂

Responder
Carina 10 de setembro de 2020 - 06:23

Torcendo para que seja logo, Marcela! Obrigada pela visita. 🙂

Responder
Carolina Arellano 10 de setembro de 2020 - 09:34

Adorei as dicas! Realmente o Balneário Camboriú é um dos principais destinos litorâneos no sul do Brasil e tá super na minha lista de próximas visitas, vou seguir tudo o que vc comentou no post.

Responder
Carina 10 de setembro de 2020 - 11:29

Fico contente em saber! Tenho certeza que tanto a cidade, como o parque não vão decepcionar! 🙂

Responder
Olivia 10 de setembro de 2020 - 12:31

Poxa, tinha planejado umas viagens ao sul para esse ano, mas, infelizmente, com a pandemia, tive que adiar. Nao conheço Balneário Camboriú e agora fiquei curiosa para conhecer o Parque Unipraias.
Dica anotada.
Obrigada por compartilhar
Beijos

Responder
Fernanda Scafi 10 de setembro de 2020 - 14:48

Eu ainda não conheço Balneário Camboriú, mas sempre li sobre esse Parque Unipraias e confesso que até hoje não entendia nada como funcionava kkkk só fui entender com o seu post – obrigada! Ah, claro que fiquei louca com essas vistas liiindas!

Responder
Carina 11 de setembro de 2020 - 03:50

Fico feliz em saber, Fer! E não deixe de ir mesmo, vc vai adorar, tenho certeza! Super beijo!

Responder
ana 10 de setembro de 2020 - 19:42

Nossa que bacana esse Parque Unipraias. Pretendo visitar Balneário, com certeza colocarei na minha lista.

Responder
Carina 11 de setembro de 2020 - 03:51

Realmente é uma visita que vale muito a pena! E te desejo muita diversão por Balneário e região. 🙂

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies