Logo

Vales ao redor de Göreme LoveValley capa

Os Vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme, Capadócia

by / 0 Comentarios / 12 de maio de 2015

 

Umas das anotações mentais que eu já tinha feito inúmeras vezes antes de ir para Capadócia era levar um sapato para caminhada. Tudo que eu lia a respeito da região me fazia crer que os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme, me mostrariam justamente aquilo que eu queria ver: as belíssimas e mais variadas formas que os tufos de calcários tinham se transformado em cada vale.

 

Os vales são áreas de preservação ambiental e oferecem trilhas de caminhadas muito interessantes, nada muito extenuante ou que pessoas normais não possam fazer. As trilhas são na verdade picadas que percorrem os vales em suas partes altas e baixas, dependendo do relevo de cada um. Muitos apresentam igrejas escavadas na rocha e outras atrações nos seus interiores.

 

Vales ao redor de Göreme - Red e Rose2

Vista do Red e Rose Valleys

 

Tudo o que se precisa é roupa confortável, tênis apropriado e disposição. Além de é claro, da máquina fotográfica, que se torna artigo de primeira necessidade quando se vê tanta paisagem linda!

 

Os vales próximos a Göreme:

 

Zemi Vadisi – Zemi Valley

Para fazer uma caminhada por este vale próximo ao centro de Göreme, basta simplesmente seguir a partir do centro para o Göreme Open Air Museum, e ela vai até a estrada entre Ürgüp – Nevşehir (ou pode se começar por lá também. Perto do museu, à direita passando o Tourist Hotel, vai se encontrar uma placa de sinalização onde se lê El-Nazar-Kilise. Essa é também a entrada do vale. No meio do vale está a igreja El Nazar, do século X e feita em forma de cruz e com inúmeros afrescos. Uma parte da parede exterior partiu-se, de modo que muitos afrescos estão expostos.

O vale é fácil de ser caminhado e tem poucos lugares íngremes, sendo que só num ponto precisa se usar uma corda para descer (cerca de 5m, mas não é difícil). Em um ponto a trilha se divide, e deve se escolher, para direita vai se seguir por um pouco plateau com excelentes vistas e sem sombra. Pela esquerda, a mais indicada, vai se seguir pela trilha inferior através de algum mato raso, igrejas rupestres, pomares e vinhedos. Ambas as trilhas acabam no mesmo lugar, na estrada entre Ürgüp – Nevşehir.

Distância: 5,6 km. Tempo: em torno de 3-4 horas.

 

Vales ao redor de Göreme Zemi Valley

Fonte: Captivating Cappadocia

 

Kılıçlar Vadisi – Vale das Espadas

O vale das espadas tem sua entrada a 50 metros atrás da igreja Saklı Kilise, à direita, passando o museu Göreme Open Air. O vale é famoso por suas chaminés de fadas de tufa, que parecem mesmo espadas e também por oferecer um trecho dentro de um túnel de 300m. Além disso, aqui encontra-se a Kılıçlar Kilise (igreja das espadas). Esta igreja em forma de cruz tem uma bela cúpula com magníficos afrescos dos séculos X e XI. Para quem tem pouco tempo, este vale é a melhor escolha, pois é cerca de metade do comprimento dos outros vales. Além de ser mais curto, a paisagem com as chaminés de fadas e igrejas rupestres é bem mais acessível do que os outros vales, ficando logo no começo. Quem tem filhos em idade elementar, esta pode ser a melhor aposta. Ele termina na área entre Göreme e Çavuşin.

Tempo: de 1-2h.

 

Vales ao redor de Göreme LoveValley4

Love Valley

 

Love Valley – Vale do Amor

Este é o mais interessante vale da Capadócia e assim denominado ironicamente pelas formas fálicas das rochas. Um dos lugares onde as chaminés de fadas adquirem dimensões e formas mais espetaculares da Capadócia. Love Valley não é bem uma trilha, seria mais uma oportunidade de se caminhar ao redor das chaminés de fadas e ao longo da base de falésias. Este é outro vale bom para se ir com as crianças. Faça um piquenique e passe algumas horas de escalada e exploração. É necessário fazer uma caminhada até chegar às formações rochosas (menos de 10 minutos) e vale muito a pena. O lugar é lindo, um vale recortado por um riacho e com as incríveis rochas. Quem tiver disposição pode seguir caminhando através do Love Valley e chegar no White Valley (outro vale lindo) e que leva até Uçhisar. A entrada do Love Valley fica numa ruazinha que sai da estrada entre as cidades de Göreme – Avanos, no lado esquerdo, e fica um pouco antes de se chegar a Çavuşin. Tempo: entre 1-3h, depende do seu interesse de ir cada vez mais para o interior do vale (que eu recomendo!).

 

Outra forma de observar o Love Valley, é seguir a estrada que passa na estrada em frente a entrada do vale (que leva a Nevşehir), logo a frente estão alguns pontos de observação que fornecem uma vista de todo o vale, de cima (seta vermelha no mapa abaixo).

 

Vales ao redor de Göreme LoveValley mapa

 

 

Red Valley (Kızıl Çukur) e o Rose Valley (Güllüdere)

Os mais belos vales da Capadócia estão entre as aldeias de Göreme e Çavuşin. Aqui, as paredes rochosas ondulantes em formato de arco estão por todo lado, em uma paleta de cores entre rosa pastel, amarela e laranja, em falésias formadas por explosão vulcânica e milênios de erosão eólica e hídrica. Entre as falésias estão exuberantes pomares, vinhas e hortas tranquilamente cuidadas por fazendeiros locais, enquanto na rocha escavada estão igrejas escondidas e esconderijos e eremitas que remontam à época bizantina.

Estes dois vales começam em Çavuşin e acabam ou no mirante próximo Ortahisar, conhecido como Sunset Point, ou no Kaya Camping, logo acima do Göreme Open Air Museum, sendo possível começar por ambos os lados. As trilhas seguem por rotas diferentes, mas todas acabam no mesmo lugar perto da vila Çavuşin. Estes vales têm uma maravilhosa combinação de igrejas antigas, vistas panorâmicas e paisagem diferentes. São vales formados por tipos diferentes de rochas com variações de cor. No meio desse vale existe uma formação rochosa que no passado foi uma igreja e pode-se ver um pedaço da decoração que restou apesar dos anos.

 

 

Três atrações particularmente interessantes dentro Red Valley são: Kolonlu Kilise (Igreja de Colunas), Haçlı Kilise (Igreja da Cruz) com sua cruz gigantesca esculpida no teto da caverna do séc. X, e a Uç Haçlı Kilise (Igreja das 3 Cruzes) com suas esculturas no teto incrivelmente preservadas e interessantes afrescos (embora severamente danificados).

 

Vales ao redor de Göreme - Red e Rose

Red & Rose Valleys

 

Atração do Rose Valley: Ayvalı Kilise (Igreja com Marmelo) Uma igreja dupla de Catholicon (igreja principal) e Parekklesion (capela lateral), que são ligadas por uma passagem. Suas pinturas, incluindo um Gênesis e a Ascensão, estão fortemente enegrecidas. Gratuito.

 

Vales ao redor de Göreme - Red e Rose mapa

 

Quem estiver na Capadócia durante a lua cheia, pode planejar uma caminhada sob o luar através deste vale. Grupos fazem isso a cada mês. É até possível, ir até sem lanternas em uma noite clara e sem nuvens. Tempo: em torno de 2-3 horas atravessando os 2 vales.

 

Sugestão: O Sunset Point tem um estacionamento, onde pode se deixar o carro estacionado e uma opção, ao chegar em Çavuşin, é pegar um táxi para chegar de volta ao lugar onde o carro está estacionado. Outra opção é pegar o ônibus de Çavuşin até Göreme e seguir de táxi ou a pé até o estacionamento.

 

Vales ao redor de Göreme - Red e Rose (Çavusin)

Çavusin

 

Paşabağ Valley – Vale dos Monges

Sem dúvidas, nenhum vale oferece suas atrações mais facilmente que este. Basta estacionar ao lado das formações, no grande estacionamento disponível gratuitamente, e sair caminhando entre as chaminés de fadas. O Paşabağ Valley fica na estrada que leva ao Zelve Open Air Museum, bem próximo de Çavusin (passando a cidade – vindo de Göreme – dobre a direita).

Paşabağ (pronuncia-paa-sha-ba) significa Vinha de Pacha (pacha significa ‘General’ em turco) e neste lugar costumavam morar monges que escavaram celas dentro dos pináculos e se isolavam dentro destas chaminés em meditação. Eles viviam uma vida de oração e isolamento e só desciam para buscar comida. Ainda hoje é possível visitar aqui uma destas celas. Eles escavavam as chaminés de baixo para cima, criando celas em uma altura de 10-15m. Este estilo é único, mesmo para Capadócia, onde estas chaminés de fadas tem forma de cogumelo. A capela dedicada a São Simeão e abrigo de um eremita foi construída em uma das chaminés de fadas com três cabeças.

 

Vales ao redor de Göreme Paşabağ1

Paşabağ Valley

 

Dica:

A maioria das pessoas vai até a parte central e visita a parte do Vale dos Monges que está mais próxima à estrada, mas quem segue até uma parte mais alta consegue ver o outro lado do vale e também mais “monges”. Sugiro começar uma caminhada pelo canto esquerdo, subindo nas rochas e seguir por trás dele até o lado direito, vale muito a pena.

Tempo: a visita pode durar cerca de 20-50 minutos, mas quem quer aproveitar mesmo o vale e quer andar pelas suas partes superiores, pode durar bem mais que isto.

 

 

Devrent Vadisi – Devrent Valley (Vale da Imaginação)

O Vale da Imaginação está situado na encosta norte do monte Aktepe, a 1 km do Paşabağ Valley (Vale dos Monges), a 5 km de Avanos e a apenas 10 minutos, em carro, de Göreme.

Mais conhecido pela sua rocha em formato de camelo, este vale fica a meio caminho entre Avanos e Ürgüp. O seu maior atrativo turístico está situado bem perto da estrada. Para quem tem mais tempo, o vale tem uma colecção única de chaminés de fadas erodidas que permitem imaginar infinitas formas dando asas a imaginação, e nomeando o vale. As rochas de Devrent estão espalhadas ao longo de três vales que nunca foram habitados, não contém igrejas e nem fortificações. O que faz deste vale uma atração bastante procurada são as formações rochosas que parecem-se com animais e outras coisas mais dependendo da imaginação, e que também abrigam várias chaminés de fadas.
O Vale Devrent (também se escreve Vale Dervent)  parece um zoológico esculpido pela natureza, sendo que algumas das formas mais facilmente visíveis são camelos,, jacarés, cobras, focas e golfinhos. Até há uma rocha que parece a Virgem Maria com o Menino Jesus, o chapéu de Napoleão, além de um casal se beijando e dançando.

Tempo: depende da sua disponibilidade, entre 10 minutos e algumas horas, tudo depende da sua imaginação!

 

Vales ao redor de Göreme Uçhisar

Uçhisar

 

Güvercinlik Vadisi – Pigeon Valley

O vale foi assim nomeado devido aos muitos pombais esculpidos nas rochas e falésias. Tempos atrás, os pombos eram muito importantes no dia-a-dia da região, já que eram usados como portadores de mensagens e os seus excrementos eram usadas como fertilizante, e talvez até mesmo para a fabricação de explosivos. Hoje, muito poucos são os pombos mantidos no vale, embora muitos moradores ainda os mantêm como animais de estimação.

Apesar de se achar que estas casas de pombo serviam somente para os pombos, elas tinham outra função: disfarçar as casas de cristãos que viviam escondidos dentro destas rochas, fugindo dos romanos. O vale é lindo e uma caminhada por aqui é muito indicada, sendo que aqui ainda encontram-se grutas artificiais excelentes para exploração.

Pigeon Valley é ideal para caminhada, pois suas trilhas são relativamente fáceis e este vale desce de Uçhisar de Göreme, podendo se começar a caminhada em ambas as direções, mas a partir de Uçhisar é mais fácil uma vez que vai descer todo o caminho até Göreme. Esta trilha tem dois pontos de partida em Uçhisar, sendo que rota mais longa começa na parte de trás da cidade perto do mirante. A trilha mais curta começa perto da bifurcação na estrada Uçhisar- Göreme (provavelmente cerca de 2-3 km mais curta). Cerca de 100 metros após a bifurcação (seguindo direção a Göreme), você vai ver uma placa indicativa para Pigeon Valley e bando de pássaros de madeira em postes).

Saindo de Göreme, pegue a estrada próxima ao Ataman Hotel, a Uzundere Caddesi, no sul de Göreme, ela leva ao Güvercinlik (Pigeon) Valley (ambas são sinalizadas).

Distância: cerca de 3-6km, depende de onde se começa. Tempo: cerca de 3-4h.

 

Dica:

Caso necessite voltar para buscar o carro, pegue um ônibus na estação de ônibus em Göreme que seguem a linha para Nevşehir, com saídas a cada meia hora. Este ônibus vai deixá-lo em Uçhisar.

 

Vales ao redor de Göreme Pigeon Valley

Fonte: Captivating Cappadocia

 

Dicas

 

– Todos os vales são gratuitos, basta pegar uma trilha e sair caminhando.

 

– Muitos vales tem lugares para se estacionar e pode se seguir de carro até eles, fazer um trecho e voltar ao estacionamento.

 

– Nos vales um pouco mais longos, vale a pena ir de carro até o estacionamento ou de táxi e combinar com um táxi (você pode ligar ou combinar um horário) de ele te pegar e te levar até o hotel ou até seu carro.

 

– Alguns hotéis oferecem de buscar e levar seus clientes em carros próprios até o começo e/ou final das trilhas. Pergunte na recepção.

 

– Não esqueça de uma garrafa de água, boné e algo para comer no caminho se a trilha for mais longa. Você está no meio de um vale natural, sem nenhum tipo de apoio como bar, banheiros ou algo assim.

 

– As informações que eu encontrei sobre os vales foram catadas pela internet em diversos sites, mas um que eu achei bem bacana e com várias informações interessantes sobre caminhada é o Captivating Cappadocia (em inglês).

 

Vales ao redor de Göreme - Red e Rose1

Red Valley

 

 

 

Para ler nossos posts sobre a Turquia, clique aqui.

 

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

– Quer um roteiro personalizado pela Turquia? A Senzatia Roteiros faz pra você!

– Reserve seu hotel em Istambul com o Booking.com

– Compre seu seguro viagem com a Mondial Assistance

– Alugue seu carro com a RentalCars

– Compre seu bilhete ou passe de Trem com a RailEurope

– Quer fugir da fila nos museus e fazer passeios pela Europa? O TicketBar te ajuda!

– Procurando por excursões pela Turquia e Istambul? Veja com a Viator!

– Índice com todos os posts do Viajoteca

 

Procurando hotel para a sua viagem pela Turquia?

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


TAGS: , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Ásia, Aventura, Capadócia, Caverna, Cidades Históricas, Cultura, Destinos, Ecoturismo, Estilo, Europa, Experiências, Igrejas, Lugares Históricos, Lugares Sagrados, Mesquitas, Natureza, Off Road, Parques Nacionais, Passeio à pé, Passeios de Bicicleta, Passeios e Atrações Turísticas, Planejamento de Viagem, Sítio Arqueológico, Templos, Trilhas & Trekking, Turquia, Utilidades, Viagem

Comente Aqui