Página Principal Capadócia Os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme, Capadócia

Os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme, Capadócia

por Carina
0 comment

Umas das anotações mentais que eu já tinha feito inúmeras vezes antes de ir para Capadócia era levar um sapato para caminhada. Tudo que eu lia a respeito da região me fazia crer que os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme me mostrariam justamente aquilo que eu queria ver: as belíssimas e mais variadas formas que os tufos de calcários tinham se transformado em cada vale.

Os vales em Göreme são áreas de preservação ambiental e oferecem trilhas de caminhadas muito interessantes. Mas o importante é saber que nenhuma caminhada é muito extenuante. Portanto, pessoas normais podem fazer tranquilamente. Na verdade, as trilhas são picadas que percorrem os vales em suas partes altas e baixas. Naturalmente, dependendo do relevo de cada um. Inclusive, muitos vales apresentam igrejas escavadas na rocha e outras atrações nos seus interiores.

Imperdível!  >>>>  Não deixe de fazer um passeio de balão na Capadócia!

vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme
Vista do Red e Rose Valleys

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Até mesmo porque para entrar na Europa, é obrigatório ter seguro de viagem internacional! Deste modo, aproveite que os nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar e faça já o seu! Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?

Os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme

Sem dúvida, um passeio em algum dos vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme é realmente um programa que vale a pena! Tudo o que se precisa é roupa confortável, tênis apropriado e disposição. Além de, é claro, da máquina fotográfica, que se torna artigo de primeira necessidade quando se vê tanta paisagem linda!

Vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme

Zemi Vadisi – Zemi Valley

Para fazer uma caminhada por este vale próximo ao centro de Göreme, basta simplesmente seguir a partir do centro para o Göreme Open Air Museum. Sobretudo, ela vai até a estrada entre Ürgüp – Nevşehir. Ou ainda, você pode optar por começar a caminhada por lá também. Assim sendo, perto do museu, à direita – passando o Tourist Hotel -, você vai encontrar uma placa de sinalização onde se lê El-Nazar-Kilise. De fato, essa é também a entrada do vale.

No meio do vale está a igreja El Nazar, do século X, e feita em forma de cruz, com inúmeros afrescos. Uma parte da parede exterior caiu, de modo que muitos afrescos estão expostos.

A caminhada por este vale é fácil e tem poucos lugares íngremes. Na realidade, só num ponto você vai precisar usar uma corda para descer (cerca de 5 metros, mas não é difícil). Entretanto, em um ponto a trilha se divide, e você vai precisar escolher qual direção tomar. Ou você pega a trilha para direita, que segue por um plateau com excelentes vistas e sem sombra, ou você toma a trilha da esquerda, que é a mais indicada, e segue pela trilha inferior através de um mato raso. Primordialmente, nesta trilha você vai encontrar igrejas rupestres, pomares e vinhedos. Entretanto, ambas as trilhas acabam no mesmo lugar, na estrada entre Ürgüp – Nevşehir.

Distância

O trecho tem 5,6 km.

Tempo

A caminhada leva em torno de 3-4 horas.

vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme Zemi Valley mapa
Fonte: Captivating Cappadocia

+ GÖREME OPEN AIR MUSEUM: UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES DA CAPADÓCIA

+ O QUE FAZER EM GÖREME – CAPADÓCIA


Reserve seu hotel na Turquia por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Kılıçlar Vadisi – Vale das Espadas

A entrada do Vale das Espadas fica 50 metros atrás da igreja Saklı Kilise, à direita, passando o museu Göreme Open Air. O vale é famoso por suas chaminés de fadas de tufa, que parecem mesmo espadas. Assim como por oferecer também um trecho dentro de um túnel de 300 metros. Além disso, aqui você encontra a Kılıçlar Kilise (igreja das espadas). Esta igreja em forma de cruz tem uma bela cúpula com magníficos afrescos dos séculos X e XI.

Certamente, este vale é a melhor escolha para quem tem pouco tempo. Caso este seja teu caso, opte por ele entre os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme. Isto porque ele tem cerca de metade do comprimento dos outros vales. Além de ser mais curto, a paisagem com as chaminés de fadas e igrejas rupestres é linda. Fora que você não precisa caminhar muito para ver as paisagens bonitas. Logo no começo já está cheio de atrações.

Como este vale é bem acessível. Deste modo, ele é minha indicação para quem vai para Capadócia com crianças.

Ele termina na área entre Göreme e Çavuşin.

Tempo

As caminhadas levam em torno de 1-2 horas.

vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme Love Valley
Love Valley

Não perca!  >>>>  Tour com caminhada e visita a maior cidade subterrânea da Capadócia!

Love Valley – Vale do Amor

Sem dúvida, este é o mais interessante dos vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme! Inclusive, um dos mais interessantes da Capadócia! Inegavelmente, ele ganhou este nome pelas formas fálicas das suas rochas. Certamente, este é um dos lugares onde as chaminés de fadas adquirem dimensões e formas mais espetaculares da Capadócia.

O Love Valley não é bem uma trilha. Na realidade, este vale está incluído nos vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme mais pela oportunidade de se caminhar ao redor das chaminés de fadas e ao longo da base de falésias. Isto porque este vale já é por si só uma das maiores atrações da Capadócia.

Entretanto, para chegar até as formações rochosas você vai precisar fazer uma caminhada de menos de 10 minutos. Naturalmente, a visita vale muito a pena. O lugar é lindo, já que é um vale recortado por um riacho e ladeado com as incríveis rochas.

Igualmente ao anterior, este é outro vale bom para ir com as crianças. Inclusive, recomendo um piquenique por ali e as crianças podem ter algumas horas de escalada e exploração.

Quem tiver disposição pode seguir caminhando através do Love Valley e chegar no White Valley (outro vale lindo) e que leva até Uçhisar. A entrada do Love Valley fica numa ruazinha que sai da estrada entre as cidades de Göreme – Avanos. Você vai ver a indicação no lado esquerdo da rua, e fica um pouco antes de se chegar a Çavuşin.

Tempo

Entre 1-3 horas. Então, depende do seu interesse de ir cada vez mais para o interior do vale (que eu recomendo!).

Dica

Ainda, outra forma de observar o Love Valley, é seguir a estrada que passa em frente a entrada do vale (que leva a Nevşehir). Logo a frente estão alguns pontos de observação que fornecem uma vista de todo o vale. Nestes pontos você pode ver o vale de cima (seta vermelha no mapa abaixo).

Love Valley mapa

Red Valley (Kızıl Çukur) e o Rose Valley (Güllüdere)

Inegavelmente, os mais belos vales da Capadócia estão entre as aldeias de Göreme e Çavuşin. Aqui, as paredes rochosas ondulantes em formato de arco estão por todo lado. Elas tem uma paleta de cores entre rosa pastel, amarela e laranja. Assim sendo, as falésias foram formadas por explosão vulcânica e milênios de erosão eólica e hídrica.

Com toda certeza, este passeio é inesquecível, pois você passa entre as falésias e exuberantes pomares. Além destes, você vai ver vinhas e hortas tranquilamente cuidadas por fazendeiros locais. Enquanto que nas rochas escavadas estão igrejas escondidas e esconderijos de eremitas que remontam à época bizantina.

Estes dois vales começam em Çavuşin, mas terminam em lugares diferentes. Um deles acaba no mirante próximo Ortahisar, conhecido como Sunset Point. Já o outro acaba no Kaya Camping, logo acima do Göreme Open Air Museum. Ademais, você pode escolher começar a trilha por ambos os lados. Apesar de as trilhas seguirem por rotas diferentes, ainda assim todas acabam no mesmo lugar perto da vila Çavuşin.

Estes vales têm uma maravilhosa combinação de igrejas antigas, vistas panorâmicas e paisagem diferentes. São vales formados por tipos diferentes de rochas com variações de cor. No meio desses vales existe uma formação rochosa que no passado foi uma igreja. Entretanto, ainda dá para ver um pedaço da decoração que restou, apesar dos anos.

Capadócia rose valley Little MiMi por Pixabay
Rose Valley Foto: Little MiMi por Pixabay

Faça uma caminhada guiada pelo Red Valley!

Em princípio, três atrações são particularmente interessantes dentro Red Valley são:

Kolonlu Kilise (Igreja de Colunas);

– Haçlı Kilise (Igreja da Cruz) com sua cruz gigantesca esculpida no teto da caverna do século X;

Uç Haçlı Kilise (Igreja das 3 Cruzes) com suas esculturas no teto incrivelmente preservadas e interessantes afrescos (embora severamente danificados).

Red & Rose Valleys
Red & Rose Valleys
Já dentro do Rose Valley as atrações são:

Ayvalı Kilise (Igreja com Marmelo);

– uma igreja dupla de Catholicon (igreja principal) e sua Parekklesion (capela lateral), que são ligadas por uma passagem. Não deixe de observar suas pinturas, incluindo um Gênesis e a Ascensão. Infelizmente, os afrescos estão fortemente enegrecidos. Entretanto, a visita é gratuita.

Os Vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme
Dica:

Caso você esteja na Capadócia durante a lua cheia, você pode planejar uma caminhada sob o luar através deste vale. Em princípio, vários grupos fazem isso a cada mês. Inclusive, dá para fazer a caminhada até sem lanternas em uma noite clara e sem nuvens.

Faça uma caminhada guiada de 4 km pelo Rose Valley e visite algumas Igrejas deste incrível vale!

Tempo

As caminhadas levam em torno de 2-3 horas atravessando os 2 vales.

Sugestão

O Sunset Point tem um estacionamento, onde você pode deixar o carro estacionado. Mas ele fica numa ponta deste vale para fazer caminhadas nos arredores de Göreme. Deste modo, uma opção para retornar ao carro, ao chegar em Çavuşin, é pegar um táxi. Desta maneira, você não precisa caminhar todo vale de volta para chegar ao lugar onde o carro está estacionado. De maneira semelhante, outra opção é pegar o ônibus de Çavuşin até Göreme e seguir de táxi ou a pé até o estacionamento.

Çavusin vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme
Çavusin

Paşabağ Valley – Vale dos Monges

Sem dúvidas, nenhum vale oferece suas atrações mais facilmente que este. Basta você estacionar ao lado das formações, no grande estacionamento disponível gratuitamente, e sair caminhando entre as chaminés de fadas. O Paşabağ Valley fica na estrada que leva ao Zelve Open Air Museum, bem próximo de Çavusin. Passando a cidade – vindo de Göreme – dobre à direita.

Paşabağ (pronuncia-paa-sha-ba) significa Vinha de Pacha (pacha significa ‘General’ em turco). Neste lugar costumavam morar monges que escavaram celas dentro dos pináculos. Eles se isolavam dentro destas chaminés em meditação e viviam uma vida de oração e isolamento. De tal forma, que eles só desciam para buscar comida.

Eles escavavam as chaminés de baixo para cima, e criavam celas em uma altura de 10-15 metros de altura. Este estilo de chaminés é único, mesmo para Capadócia, onde estas chaminés de fadas tem forma de cogumelo.

Uma grande atração é a capela dedicada a São Simeão, e que foi abrigo de um eremita. Ela foi construída em uma das chaminés de fadas com três cabeças. Ainda hoje dá para visitar uma destas celas.

Paşabağ Valley Capadócia
Paşabağ Valley
Dica

A maioria das pessoas vai até a parte central e visita a parte do Vale dos Monges que está mais próxima à estrada. Quem segue até uma parte mais alta consegue ver o outro lado do vale e também mais “monges”.

Sugiro começar uma caminhada pelo canto esquerdo, e seguir subindo nas rochas. O caminho por trás dele vai até o lado direito. Vale muito a pena fazer este trecho, já que as vistas são lindas.

Tempo

A visita pode durar cerca de 20-50 minutos. Entretanto, quem quer aproveitar mesmo o vale e quer andar pelas suas partes superiores, deve saber que a visita pode durar bem mais que isto.

Conheça alguns vales, inclusive o Paşabağ,  e mais algumas cidades da região!

Devrent Vadisi – Devrent Valley (Vale da Imaginação)

O Vale da Imaginação está situado na encosta norte do monte Aktepe. Fica a 1 km do Paşabağ Valley (Vale dos Monges), a 5 km de Avanos e apenas 10 minutos de carro de Göreme. Mais conhecido pela sua rocha em formato de camelo, este vale fica a meio caminho entre Avanos e Ürgüp. De fato, seu maior atrativo turístico está situado bem perto da estrada.

Para quem tem mais tempo, o vale tem uma coleção única de chaminés de fadas erodidas que permitem imaginar infinitas formas dando asas a imaginação. As rochas de Devrent estão espalhadas ao longo de três vales que nunca foram habitados. Deste modo, estes vales não contém igrejas e nem fortificações, entretanto, também abrigam várias chaminés de fadas. O que faz deste vale uma atração bastante procurada são suas formações rochosas. Em resumo, elas se parecem com animais e outras coisas mais, dependendo da imaginação.

O Vale Devrent (também se escreve Vale Dervent) parece um zoológico esculpido pela natureza. Algumas das formas mais facilmente visíveis são camelos, jacarés, cobras, focas e golfinhos. Inclusive, tem uma rocha que parece a Virgem Maria com o Menino Jesus, e outra que parece o chapéu de Napoleão. Além de um casal se beijando e dançando. Sem dúvida, um lugar incrível para usar a imaginação e fazer a criançada se divertir!

Tempo

A visita pode durar entre 10 minutos e algumas horas. Definitivamente, depende da sua disponibilidade e da sua imaginação!

Devrent valley camelo capadocia ayşe kaya por Pixabay
Camelo Foto: ayşe kaya por Pixabay

Você consegue viajar sem celular e sem internet?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet de boa qualidade!

Nada melhor do que receber o chip na tranquilidade da sua casa e já chegar no destino conectado.

Güvercinlik Vadisi – Pigeon Valley

O vale ganhou este nome devido aos muitos pombais esculpidos nas rochas e falésias. Tempos atrás, os pombos eram muito importantes no dia-a-dia da região. Eles eram usados como portadores de mensagens e os seus excrementos eram usados como fertilizantes. Supõe-se que talvez até mesmo para a fabricação de explosivos. Hoje, muito poucos pombos são mantidos no vale. Embora, muitos moradores ainda os mantêm como animais de estimação, eles não são mais tão importantes como antigamente.

Apesar de a história contar que estas casas de pombo serviam somente para os pombos, elas tinham outra função. Por certo, elas ajudavam também a disfarçar as casas de cristãos. Isto porque eles viviam escondidos dentro destas rochas, fugindo dos romanos.

O Pigeon Valley é lindo e indico muito uma caminhada por ali. Inclusive, neste vale tem grutas artificiais excelentes para exploração. As trilhas são relativamente fáceis e este vale desce de Uçhisar a Göreme. Deste modo, você pode começar a caminhada em ambas as direções. Certamente, a partir de Uçhisar é mais fácil, uma vez que vai descer todo o caminho até Göreme.

Esta trilha tem dois pontos de partida em Uçhisar. A rota mais longa começa na parte de trás da cidade, perto do mirante. Já a trilha mais curta começa perto da bifurcação na estrada Uçhisar- Göreme (provavelmente cerca de 2-3 km mais curta). Cerca de 100 metros após a bifurcação (seguindo direção a Göreme), você vai ver uma placa indicativa para Pigeon Valley e bando de pássaros de madeira em postes.

Caso você queira começar a trilha em Göreme, também pode. Ali pegue a estrada próxima ao Ataman Hotel, a Uzundere Caddesi, no sul de Göreme. Ela leva ao Güvercinlik (Pigeon) Valley. Ambas as direções são sinalizadas.

Uçhisar Capadócia
Uçhisar
Distância

Cerca de 3-6 km, depende de onde se começa.

Tempo

Cerca de 3-4 horas.

Dica

Caso necessite voltar para buscar o carro, indico pegar um ônibus na estação de ônibus em Göreme. Pegue uma linha que segue para Nevşehir. As saídas são a cada meia hora. Este ônibus vai te deixar em Uçhisar.

Pigeon Valley mapa vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme
Fonte: Captivating Cappadocia

Dicas gerais:

– Todos os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme são gratuitos. Para começar, basta pegar uma trilha e sair caminhando.

– Muitos vales tem lugares para se estacionar. Você pode seguir de carro até eles, fazer um trecho e voltar ao estacionamento.

– Nos vales um pouco mais longos, vale a pena ir de carro até o estacionamento e depois voltar até ele de táxi. Entretanto, outra boa opção é ir de táxi. Basta combinar com um táxi (você pode ligar ou combinar um horário) de ele te pega no final da trlha e te levar até o hotel. Ou eventualmente, até seu carro.

– Alguns hotéis oferecem o serviço de buscar e levar seus clientes em carros próprios até o começo e/ou final das trilhas. Pergunte na recepção.

– Não esqueça de levar uma garrafa de água, boné e ainda algo para comer no caminho, se a trilha for mais longa. Você estará no meio de um vale natural, sem nenhum tipo de apoio como bar, banheiros ou algo assim.

– As informações que eu encontrei sobre os vales foram catadas pela internet em diversos sites. Mas um que eu achei bem bacana e com várias informações interessantes sobre caminhada é o Captivating Cappadocia (em inglês).

Transfer privado!  >>>>  Do aeroporto para Göreme e outras cidades próximas!

Capadócia rose-valley-Little MiMi por Pixabay
Rose Valley Foto: Little MiMi por Pixabay

ONDE FICAR NA CAPADÓCIA

Certamente, a cidade mais bem localizada para se hospedar na Capadócia é Göreme. Já que é Göreme é a cidade com o maior número de hospedagens e além de ter um comércio mais interessante, com vários restaurantes.

Aliás, uma das experiências mais bacanas que você pode ter ao visitar a Capadócia, é se hospedar num hotel caverna! Inclusive, eu me hospedei no excelente Kelebek Special Cave Hotel, seguindo a indicação de uma amiga que mora em Göreme. Sem dúvida, eu posso dizer que amei a hospedagem! Quase todos os quartos do hotel são em cavernas ou semi-cavernas, e a sensação de ficar numa delas é muito bacana.

Caso você esteja procurando um hotel boutique perfeito, o Naraca Cave House é uma super indicação. Extremamente aconchegante, ele é um hotel pequeno, inaugurado em 2020 e totalmente focado em proporcionar a autêntica e famosa hospitalidade turca. Deste modo, são apenas 5 quartos, sendo 3 cavernas, divididos em quartos para casal e famílias de até 4 pessoas. Assim como, o café da manhã é preparado individualmente e com produtos orgânicos do sítio da família do proprietário. Aliás, o hotel organizada aulas de culinária.

Ainda no estilo hotel boutique, o Luvi Cave Hotel é outra opção certeira! Novinho em folha, ele fica no centro de Göreme e possui algumas cavernas originais. Sem dúvida, sua grande diferença é o hotel design dos quartos e mobiliário, de excelente bom gosto. Inclusive, alguns dos 11 quartos possuem jacuzzi. Além disso, o hotel conta com 3 terraços decorados com tapetes e almofadas e um bar, perfeito para uns bons drinks no fim de tarde.

Luxo

Sem dúvida, o hotel luxuoso mais bem indicado é o Argos In Cappadocia, que já foi um mosteiro e é cheio de prêmios. Já que ele fica em Üçhisar, num dos pontos mais altos da Capadocia, ele oferece magníficas vistas para a região. Apenas a 4 km de Göreme, fica o Argos possui arquitetura única incluindo túneis subterrâneos originais que conectam diferentes áreas do hotel. Extremamente luxuoso e romântico, possui uma linda piscina, spa e um lindo restaurante ao ar livre.

Entretanto, outras excelentes opções não faltam! Aliás, a 15 km do centro de Göreme, está o 5 estrelas Seraphim Cave Hotel, que oferece um serviço irrepreensível e de altíssima qualidade. Por certo, daqueles hotéis que transformam sonhos em realidade. Entretanto, uma outra cidade bacana, com várias opções de hospedagem e pertinho de Göreme é Ürgüp. Inclusive é ali que está outro hotel sensação da região, o Taru Cave Suites. Em resumo, neste hotel 5 estrelas, as suítes são cavernas e certamente você ser tratado como rei.

Gostou deste post sobre os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme?

Definitivamente, eu amei fazer as caminhadas na minha viagem e espero que você curta muito por lá também! Caso você tenha alguma outra dúvida, alguma informação adicional ou ainda sugestões, conta pra gente ali nos coentários! Certamente, tuas dicas e dúvidas podem ajudar outros viajantes! 🙂


Leia mais sobre a Capadócia:

+ O QUE SABER SOBRE A CAPADÓCIA, NA TURQUIA

+ UM PASSEIO DE BALÃO PELOS ARES DA CAPADÓCIA

+ AS CIDADES SUBTERRÂNEAS DA CAPADÓCIA 

+ OS VALES SOGANLI, NA CAPADÓCIA


Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies