Página Principal Capadócia O que fazer na Capadócia – Turquia

O que fazer na Capadócia – Turquia

por Carina Dittrich
7 comentários

Um dos meus sonhos de viajante era conhecer a Capadócia, na Turquia. Sempre que via as fotos deste lugar incrível, eu sabia que não iria me decepcionar indo até lá. Então, minha visita neste canto do mundo me mostrou um dos lugares mais impressionantes que já estive. Difícil não ser piegas e usar mil adjetivos para descrever um lugar como este. Basicamente porque a Capadócia é sensacional! Então, neste post pretendo que você tenha uma viagem tão incrível como tive e vou te mostrar o que fazer na Capadócia.

Sabe daqueles lugares que você se pergunta como surgiu tanta beleza variada e tão única numa região só? Pois é… A Capadócia é daqueles lugares que palavras não descrevem e fotos não revelam tudo. Só quando a gente está lá para compreender as maravilhas que a natureza é capaz de fazer. Então vem conhecer este cantinho incrível da Turquia com a gente!

Imperdível!!!  >>>> Não deixe de fazer um voo de balão, é inesquecível!

o que fazer na Capadócia balão
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

O que fazer na Capadócia – Turquia

A Capadócia fica no meio da Turquia, numa região chamada Anatólia Central. Portanto, fica bem longe de Istambul, longe do mar e longe dos grandes centros. Mas fica no centro de uma área que teve há milhões de anos uma intensa atividade vulcânica. Definitivamente, isto contribuiu de forma significativa para criar a paisagem que a gente vê hoje. Por isso, hoje em dia podemos apreciar seus belos vales e montes, tão próximos e tão diferentes entre si.

O que a gente vê na Capadócia é uma exclusividade da Turquia. Afinal, em que outro lugar podemos ver cidades subterrâneas com inúmeros andares abaixo do nível do solo? E que, aliás, foram habitadas por séculos! Junto a isto, podemos encontrar rochas elevadas e escavadas que serviram para diferentes propósitos (casas, igrejas, mosteiros). Além de vales verdejantes, vales rochosos e ainda até montanhas nevadas que servem para prática de esqui. Sim, até neve tem por ali.

Capadócia Love Valley
Love Valley

Leia ainda:

+ OS VALES PARA FAZER CAMINHADAS NOS ARREDORES DE GÖREME, CAPADÓCIA

+ AS CIDADES SUBTERRÂNEAS DA CAPADÓCIA

+ OS VALES SOğANLI, NA CAPADÓCIA


O que fazer na Capadócia:

Quando ir para a Capadócia

Você quer ir para a Capadócia mas não sabe em que estação ir? Primeiramente, eu já devo te dizer que a região é encantadora em qualquer época do ano, pois cada uma apresenta uma beleza indescritível e própria. Então, não deixe de ir se suas férias foram em determinado período.

Mas se você está procurando uma resposta direta, a melhor época para visitar a Capadócia é durante os meses de primavera. Mas assim como a primavera, o outono também é um bom período, com temperaturas amenas. A primavera, entre abril e maio, e o outono, entre setembro e outubro, a Capadócia fica encantadora! Dessa forma, é a época ideal para fazer caminhadas nos vales, com clima agradável.

A Capadócia tem um clima continental e que engana um pouco nos meses de verão. Pois a temperatura pode chegar fácil aos 40 graus Celsius nesta região durante o dia. Mas à noite, ela pode cair para metade da temperatura e e fica bem fresco. Além disso, meses quentes e secos de verão, de julho e agosto, também são os mais movimentados.

Já nos meses de inverno são rigorosos e bastante frios, quando a temperatura pode cair abaixo de 0 graus.

Tem neve no inverno?

Com certeza! O inverno é congelante e branco na Capadócia, na Turquia, inclusive dá até para esquiar ali no inverno! Mas a prática do esqui é exclusiva na montanha Erciyes Dağı (Monte Argeu). Na realidade, esta montanha é um vulcão extinto com 3916 metros de altitude e que fica 25 km ao sul de Kayseri. A saber, Kayseri é a maior cidade da região. Também é na cidade que fica o maior aeroporto da região, onde a maioria dos turistas desembarcam.

Apesar do clima gelado no inverno, a visita nas outras épocas do ano são bem agradáveis. Inclusive, eu diria que todas as estações são lindas por lá. Então, em qualquer uma que você possa ir, você vai aproveitar muito!

Capadócia mapa

Onde ficar na Capadócia

Certamente, a cidade mais bem localizada para se hospedar na Capadócia é Göreme. Já que é Göreme é a cidade com o maior número de hospedagens e além de ter um comércio mais interessante, com vários restaurantes.

Aliás, uma das experiências mais bacanas que você pode ter ao visitar a Capadócia, é se hospedar num hotel caverna! Abaixo eu falo mais sobre esta experiência imperdível, mas já conto que eu me hospedei no excelente Kelebek Special Cave Hotel e adorei.

Caso você esteja procurando um hotel boutique perfeito, o Naraca Cave House é uma super indicação. Extremamente aconchegante, ele é um hotel pequeno, inaugurado em 2020 e totalmente focado em proporcionar a autêntica e famosa hospitalidade turca. Deste modo, são apenas 5 quartos, sendo 3 cavernas, divididos em quartos para casal e famílias de até 4 pessoas. Assim como, o café da manhã é preparado individualmente e com produtos orgânicos do sítio da família do proprietário. Aliás, o hotel organizada aulas de culinária.

Ainda no estilo hotel boutique, o Luvi Cave Hotel é outra opção certeira! Novinho em folha, ele fica no centro de Göreme e possui algumas cavernas originais. Sem dúvida, sua grande diferença é o hotel design dos quartos e mobiliário, de excelente bom gosto. Inclusive, alguns dos 11 quartos possuem jacuzzi. Além disso, o hotel conta com 3 terraços decorados com tapetes e almofadas e um bar, perfeito para uns bons drinks no fim de tarde.

Luxo

Sem dúvida, o hotel luxuoso mais bem indicado é o Argos In Cappadocia, que já foi um mosteiro e é cheio de prêmios. Já que ele fica em Üçhisar, num dos pontos mais altos da Capadocia com magníficas vistas para a região. Apenas a 4 km de Göreme, fica o Argos possui arquitetura única incluindo túneis subterrâneos originais que conectam diferentes áreas do hotel. Extremamente luxuoso e romântico, possui uma linda piscina, spa e um lindo restaurante ao ar livre.

Entretanto, outras excelentes opções não faltam! Aliás, a 15 km do centro de Göreme, está o 5 estrelas Seraphim Cave Hotel, que oferece um serviço irrepreensível e de altíssima qualidade. Por certo, daqueles hotéis que transformam sonhos em realidade. Uma outra cidade bacana, com várias opções de hospedagem e pertinho de Göreme é Ürgüp. Inclusive é ali que está outro hotel sensação da região, o Taru Cave Suites. Em resumo, neste hotel 5 estrelas, as suítes são cavernas e certamente você ser tratado como rei.

Hospedagem em hotéis – cavernas

Vários hotéis na região são estruturas aproveitadas das famosas cavernas (caves) que abrigavam os moradores da região durante muitos séculos. Incrivelmente, os quartos são espaços escavados na rocha e, ao se hospedar num deles, dá para ter a noção de como é viver ali dentro. Já aviso que não é nada claustrofóbico! Até porque eles tem portas, janelas, banheiros e tudo o mais que os hotel normal tem. Somente é um hotel que, ao invés de ter sido construído como um prédio, é escavado na rocha!

Certamente, estes hotéis tentam dar ao turista a sensação de como é viver numa caverna, mas mantendo todo conforto do século XXI. Os quartos tem cama, banheiro e tudo o mais que um quarto de hotel oferece. Muitos tem piscina, oferecem um Spa e inúmeras massagens para os clientes.

Inclusive, eu me hospedei no excelente Kelebek Special Cave Hotel, seguindo a indicação de uma amiga que morava em Göreme. Aliás, posso dizer que amei a hospedagem! Quase todos os quartos do hotel são em cavernas ou semi-cavernas, e a sensação de ficar numa delas é muito bacana.

A minha caverna tinha uma abertura natural no teto (fechada por um vidro), que deixava ver o céu e as estrelas! Apesar de ser uma caverna, o conforto é como de um quarto de hotel normal, com todas regalias e, neste caso, um excelente serviço. Bem localizado, com ótimo café da manhã e excelente custo benefício! Super indico.

hotel caverna capadocia
Hotel caverna
[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reserve seu hotel na Turquia por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

[/vc_message]

Formação da paisagem

O antigo vulcão citado acima, juntamente com outro vulcão extinto, o Hasan Dağı, que começou depositar há 50 milhões de anos o que hoje é chamado de tufo calcário. Em resumo, o tufo calcário cobriu a região com espessas e diferentes camadas de lava. Ao esfriar formou uma mistura de basalto, cinzas e areia. Deste modo, o vento e chuva, por exemplo, junto com movimentos tectônicos trabalharam a superfície através dos tempos. Com isto, elevações e depressões foram aparecendo. Lentamente, por séculos, a forma original da paisagem foi sendo criada.

Göreme
Göreme

Descubra toda beleza da Capadócia, na Turquia  >>>>  Tour pelo norte da Capadócia e Museu ao Ar Livre de Göreme

Formas e cores variadas

As formas vistas nos arredores de Göreme, feitas por este incrível trabalho da natureza, são as mais variadas. Então a gente consegue facilmente perceber as diferentes eras geológicas dos tufos calcários que foram depositados a cada nova explosão dos vulcões. Algumas explosões formavam uma lava mais resistente, enquanto outras ficaram mais porosas e amigáveis para o trabalho do vento.

Devido sua dureza, a superfície da região se transformou de maneira muito diversificada, formando uma variedade incrível de paisagens. Em muitos lugares da região, partes de tufos calcários mais duros estão mais superficiais, já que são mais recentes. Deste modo, eles permitiram menos erosão que suas partes mais antigas (que estão abaixo delas). Por isto, foram se criando formas muito particulares em cada vale. As formas lembram chaminés de fadas, formas de animais, aspargos (ou algo mais impróprio para menores), castelos, etc.

As cores também são uma maravilha que devo mencionar, já que são muito diferentes entre si. Estas cores tem os mais diversos tons, que vão do vermelho ao verde, passando pelo branco e marrom.

Göreme Pasabag vale
Paşabağ Valley
Escavação das rochas

A paisagem não foi transformada somente por agentes atmosféricos. Naturalmente temos que mencionar o trabalho da população local, que por milhares de anos escavaram as rochas porosas criando um ambiente propício para sobreviverem.

Na Idade do Bronze as pessoas começaram a cavar as cavernas na rocha macias e porosas. Atualmente, a gente sabe que a região é habitada há milhares de anos e de forma continua. Inclusive, algumas civilizações antigas floresceram aqui, como os Hititas (século XIII a XII a.C.). Mas a Capadócia foi ocupada e sofreu influências de inúmeras outras civilizações originárias da Europa e da Ásia Menor. Tanto que todas elas deixaram suas marcas no desenvolvimento e na história deste lugar.

Casas escavadas

Em vez de erigirem edifícios para fins residenciais, simplesmente eles usaram o que a natureza deu. Desta forma, escavaram o interior dos inúmeros pináculos ou encostas de morros para fazer suas casas, igrejas e até mesmo para fazer pombais. Aliás, os pombais que tinham grande importância naquele tempo, pois os monges coletavam as fezes dos mesmos para usar como adubo de suas videiras. De modo, que destas vinheiras vinham as uvas doces para fazer vinho. Então, os pombos, além de produzirem esterco, eram úteis e usados como meio de transmitir mensagens.

Tudo isto fez com que nestes arredores abundassem cavernas naturais e artificiais. Hoje em dia, algumas delas ainda são habitadas e em muitos casos servem de hospedagem para quem visita a região. Quer dormir numa caverna? A Capadócia é o lugar certo para isto.

Capadócia casas na pedra
Interior da Capadócia
Igrejas esculpidas

No século IV chegaram os primeiros cristãos e transformaram para sempre os costumes e crenças do povo. Até o século XI já tinham cerca de 3000 igrejas esculpidas na pedra. Atualmente, as igrejas e mosteiros espalhadas por toda área são uma das grandes atrações da Capadócia. Graças ao trabalho dos caprichosos monges de antigamente, a gente pode ver maravilhosos afrescos em muitas delas. Por certo, algumas ainda estão bem preservadas e com afrescos com cores bem vivas. Inclusive, elas podem ser facilmente visitadas em toda região .

As igrejas escavadas na rocha foram decoradas por artistas locais muito hábeis. Basicamente, as cores utilizadas eram azul e vermelho, cores naturais facilmente encontradas na região. As igrejas eram usadas para catequizar a população. Afinal, num local onde quase ninguém sabia ler e escrever, a melhor forma de ensinar era através de desenhos e afrescos.

Capadócia na Turquia igreja
Terra dos 3 Santos

No século IV, a Capadócia ficou conhecida como a “Terra dos Três Santos”. Por causa dos três teólogos notáveis que nasceram aqui: São Basílio Magno, seu irmão São Gregório de Nissa, e São Gregório de Nazianzo. Sem dúvida, eles contribuíram muito para propagar a doutrina cristã, em geral, e a Ortodoxa Oriental, em particular. Tanto que São Basílio foi fundamental no desenvolvimento monasticismo cristão. De tal forma, que isto gerou as várias igrejas rupestres aqui na sua terra natal. Por isto, tantas estão espalhadas em Göreme e nos vales gêmeos de Soğanlı.

Inclusive, muitos monges, já habituados com a vida no subterrâneo iniciada por São Basílio, preferiram continuar na região. Com isto, eles ampliaram ainda mais o enigmático monastério da Capadócia. Deste modo, a região foi um dos primeiros centros educativos do cristianismo no mundo. De tal sorte que somente no século XIV o cristianismo entrou em declínio na região, quando a Turquia foi tomada pelos Otomanos, seguidores do islamismo.

Capadócia na Turquia Songali
Soğanlı Valley

Parque Nacional de Göreme

Parque Nacional de Göreme criado em 1985 preserva a região e seu rico patrimônio histórico e cultural. Devido suas formações geológicas únicas, que são resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão, toda esta área é única no mundo. Além disto, as cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha (muitas com admiráveis afrescos), são patrimônios mundiais inestimáveis.

De fato, esta região tem um apelo histórico e turístico grande, por isto foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. O parque tem 9576 ha de área e é uma visita imperdível na Capadócia, na Turquia.

Capadócia Pasabag Valley
Paşabağ Valley

Tranquilo e seguro  >>>>  Transfers privados do aeroporto para Göreme

Göreme

Quando se vê por aí aquelas fotos encantadoras da Capadócia, com um vale cheio de pequenos montes que servem de casas, com diversos balões voando no ar, as chances de ser Göreme que se vê ali são bem grandes. Esta pequena cidade é coração turístico da região. Além de, também ser onde a natureza entrega tudo o que quem foi prometido nas reportagens, revistas e posts lidos. Certamente, é em Göreme que você vai ter a grande experiência de vivenciar o que fazer na Capadócia!

Göreme vista
Göreme

A cidade não passa na realidade de uma pequena vila dentro de um vale, sendo muito turística. Sua população de 2 mil habitantes pode pular facilmente para 10 mil nos períodos de alta temporada. Mas ela é bem preparada para o turismo. O que faz dela uma escolha certeira para quem quer ficar bem localizado e ter acesso fácil às belezas a sua volta. Aqui você encontra facilmente diversos tipos de hospedagem, e para todos os bolsos. Mas sem dúvida, você não deveria perder a oportunidade de se hospedar num dos inúmeros hotéis-cavernas da região.

Muitas das maiores atrações da região da Capadócia ficam na cidade de Göreme ou nos seus arredores. Então, se você optar por ficar na cidade ou nos seus arredores, vai estar próximo de tudo que tem para ver. Fora que é a cidade mais preparada para receber os turistas que visitam a Capadócia.

Göreme
Göreme
Cidade de Göreme

A cidade de Göreme é basicamente uma coleção de hotéis-cavernas, restaurantes, alguns bares e lojas. Com uma natureza extremamente original a sua volta. Entretanto, não é um lugar de noitadas e muito agito. Isto porque as atrações aqui são para serem vistas à luz do dia. Inclusive, grande parte do que tem para ser visitado requer caminhadas e disposição.

Aliás, o passeio mais imperdível por estas bandas (se é que pode se apontar só um), é andar de balão. Deste modo, os visitantes precisam madrugar em torno das 04-05 da manhã para terem uma das maiores experiências de suas vidas. Então, quem vai acordar tão cedo, não tem como ficar até tarde festando, não é mesmo?

Mas o que não falta na região é o que fazer, então vamos descobrir tudo que Göreme e região podem te oferecer!

Göreme love valley
Love Valley
Rua Müze Caddesi

É o que se pode chamar de rua central. Então, passear pela região central da cidade de Göreme é passear por ela. Inclusive, é nesta rua e nos seus arredores que estão lojas, restaurantes, cafés, vários hotéis. Além disto, por ali estão inúmeras agências de viagens, que oferecem vários passeios na cidade e arredores.

Open Air Museum

A cidade é muito bem estruturada para oferecer inúmeras opções aos seus visitantes, e com certeza a maior dela é o Göreme Open Air Museum. Este museu a céu aberto é patrimônio da UNESCO, e fica a poucos quilômetros da região central da cidade.

Na realidade, o Göreme Open Air Museum é um grande parque que reune várias com inúmeros mosteiros escavados na rocha que ainda conservam algumas pinturas (afrescos) e características do período em que foram feitas no seu interior. Certamente, este museu deve estar na sua lista de visitas. Inclusive, ele já ganhou um post próprio aqui no blog.


+ GÖREME OPEN AIR MUSEUM: UMA DAS GRANDES ATRAÇÕES DA CAPADÓCIA


>>> Faça um super tour pelo Göreme Open Air Museum e por outros vales da Capadócia!

Passeio de Balão

Andar de balão na Capadócia é uma experiência imperdível! Inegavelmente, existem inúmeras empresas que oferecem o passeio em Göreme e arredores. Então, é só escolher uma e ser muito feliz! O voo de balão acontece quase todas as manhãs, quando o tempo e os ventos permitem.

Devo confessar que ver a Capadócia dos ares e no horizonte centenas de balões coloridos enquanto o sol nasce é uma das visões mais fantásticas que já tive! Até porque foi vendo inúmeras fotos assim, e lendo posts de blogs na internet que sonhava há tempos em fazer o passeio. Como era um sonho antigo meu, e foi este passeio de balão que me motivou ir até a Capadócia, ele merece um post a parte relatando um dos passeios mais lindos que já fiz. Então, clique no link abaixo e veja você mesmo. 😉


+ UM PASSEIO DE BALÃO PELOS ARES DA CAPADÓCIA


voo balão Capadócia

Caminhadas

Os arredores de Göreme possuem numerosos e belos vales que convidam para caminhadas. Entretanto, estas caminhadas tem comprimento e graus de dificuldade diferentes. Mas a maioria dos vales oferece caminhadas muito tranquilas e qualquer pessoa sem muito preparo físico pode fazê-las. Basta levar o calçado certo, água e chapéu, nos dias mais quentes. Além disto, leve muita disposição e a máquina fotográfica. Ah! Devido a isto, um pouco de tempo também, porque a cada passo você vai querer tirar mil fotografias. Não tem como escapar!

Alguns vales nos arredores de Göreme que oferecem caminhadas lindas como Pigeon Valley (Güvercin Vadisi), Zemi Valley, Kılıçlar Vadisi (Vale das Espadas), o imperdível Love Valley e sua sequência até Uçhisar, o White Valley. Ainda o Red Valley (Kızıl Çukur), juntamente com o Rose Valley (Güllüdere), além do Paşabağ Valley (Vale dos Monges), o Devrent Vadisi (Vale da Imaginação), entre outros. Saiba mais sobre eles clicando no link abaixo!


+ OS VALES PARA FAZER CAMINHADAS NA CAPADÓCIA


Faça uma caminhada guiada pelos mais lindos vales da região!

Göreme caminhada
Trilhas de Caminhada

Cavalgada

Na terra dos belos cavalos (uma das teorias para o nome Capadócia é que a palavra venha de uma antiga palavra que significava belos cavalos), é claro que não poderia faltar passeios guiados com cavalos. Infelizmente, eu não fiz nenhum passeio a cavalo, mas na internet achei o contato da Rainbow Ranch (Tel: 0384/2712413). Ela é uma das empresas que oferecem o serviço. De acordo com o site, esta empresa fica diretamente na Kayseri Caddesi direção Çavuşin. Aliás, esses passeios podem ser ainda ser encontrados em algumas fazendas de cavalos na Müze Caddesi.

Inusitado!  >>>> Faça uma linda cavalgada pelos vales da região!

Goreme cavalos
Uma das fazendas de cavalos perto de Göreme

Tranquilo e seguro  >>>>  Transfers privados do aeroporto para Göreme

Passeio de Bicicleta

Uma das possibilidades para deslocamento é usar a “magrela” e pedalar pelas estradas, trilhas e vales. Inclusive, é uma possibilidade deliciosa para quem tem pique para sair explorando a área. Por exemplo, no centrinho de Göreme, nos arredores da estação de ônibus, existem algumas agências especializadas no aluguel de bicicletas. Até mesmo alguns hotéis oferecem bicicletas aos hóspedes, pergunte na Recepção do seu hotel desta possibilidade.

Quer um passeio de mais aventura? >>>> Tour de Jeep pelos vales!

Göreme Esportes
Foto: @ninafego

Passeio de Quadriciclo

Algumas agências de passeios alugam estas motos de 4 rodas para fazer passeios em grupo por determinados vales. Por exemplo, como através do Red e Rose Valley. São passeios em grupo e em cada quadriciclo podem seguir com uma ou duas pessoas. Também não fiz este passeio, mas vi alguns grupos durante minha visita ao Red e Rose Valley. Sem dúvida, as pessoas pareciam estar se divertindo muito!

Aventure-se!!!  >>>> Super Tour de Quadriciclo!!

passeio quad capadócia
Quadriciclo

Banho Turco

O banho turco é uma mistura de banho com uma massagem\esfoliação. Muitos hotéis na região possuem Spas próprios e além do banho turco oferecem outras opções relaxantes. Inclusive, a cidade de Göreme tem um Hamam histórico (Hamam é como são chamadas as casas que oferecem banho turco). Este hamam, que é até atração turística, fica próximo da estação de ônibus. O lugar é bem bonito pelo lado de fora e fornece o programa habitual de massagens e banhos turcos. Elis Kappadokya Hamam, Göreme Tourism and Delvelopment Cooperative Complex, Tel: (+90) 384 2712974.

Eu fiz massagens e banho turco no hotel que me hospedei, o Kelebek Special Cave Hotel, e recomendo. Tudo feito com muito profissionalismo e com padrões altos de higiene.

Apresentações de Dança Dervish

Alguns lugares nos arredores oferecem apresentações desta dança onde os dançarinos entram num tipo de transe e rodopiam em completa harmonia com o movimento cósmico. Esta é a explicação dada para este tipo de dança. Eu já estive algumas vezes na Turquia, e em diferentes regiões, mas até hoje não tive a oportunidade de ver uma apresentação destas. Então não posso opinar e dizer se o show vale a pena. Geralmente as apresentações acontecem em lugares onde é oferecido jantar em conjunto.

Tradicional!  >>>> Assista a um show de Dervish na Capadócia

Capadócia dervishes klimkin por Pixabay
Dervishes – Foto: klimkin por Pixabay

Compras

Sendo Göreme não mais do que uma vila, não espere encontrar shoppings-centers ou grandes lojas. Mas existem opções de compras, sim! Portanto, na rua Müze Caddesi e torno da estação de ônibus existem várias lojas de souvenirs. Além destas, na entrada de várias atrações estão lojinhas com inúmeros badulaques. Nestas lojinhas você vai encontrar tapetes, os famosos olhos turcos (ou seria gregos?), camisetas, imãs, chaveiros e uma infinidade de artigos que sempre atraem o olhar e causam coceira no bolso.

lojas capadócia
Lojas de souvenier
[vc_message message_box_color=”alert-info” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]

Você consegue viajar sem celular?

Então já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa funcionando!

[/vc_message]

Atrações Culturais

Como é uma região bem turística, o que não falta por ali são atrações para entreter os visitantes. Deste modo, em vários hotéis e pousadas são oferecidos as mais variadas apresentações culturais e cursos, como dança do ventre e até mesmo curso de culinária local.

Para quem quer conhecer mais da cultura local  >>>> Participe de um lindo show folclórico com jantar!

Comer Bem

A culinária turca é uma delícia e vai muito além do churrasquinho turco que conhecemos no Brasil. Inclusive, os doces são um caso à parte. Eles são maravilhosos e levam a gente à loucura! Então, prepare-se, porque você vai comer muito bem pela Turquia toda.

Só para exemplificar, uma das delícias que provei em Göreme foi o pottery kebab, ou testi kebab, em turco. Este é um prato de carne que é cozida dentro de um pote cerâmico vedado. Quando o prato está pronto para comer, é necessário quebrar a tampa do pote para poder pegar a carne. Portanto, já faz parte do show a abertura do pote quando uma pessoa pede tal prato! Ele é servido com arroz e salada. Eu provei o pottery kebab em alguns restaurantes e defitivamente o mais delicioso foi no restaurante do Stone House Cave Hotel. Você acha este restaurante bem no centrinho de Göreme, na İsali Mah. İçeridere Cad. No: 22. Tel: +90 384 2713020.

Göreme restaurante
Abrindo o pote de cerâmica do Pottery Kebab

Beber bem

Uma dica imperdível é provar o vinho da Capadócia. Para quem não sabe, a Capadócia é uma das maiores regiões produtoras de vinho do país. As uvas que crescem na região são as brancas Narince e Emir e as vermelhas Bogazkere, Öküzgözü e Kalecik Karasi.

A qualidade dos vinhos é muito boa e tem vindo a produzir uma grande quantidade de vinhos premiados recentemente. De fato, os vinhos da região já ganharam prêmios como 2010 Decanter World Wine Awards e France’s Mondial du Rose. Com efeito, vinícolas como Kavaklidere e Kocabag têm feito esforços para melhorar a qualidade e aumentar o alcance dos vinhos da região.

Alugar carro: sim ou não?

Passear pelas belas paisagens da região também é uma grande atração. Definitivamente, sem carro fica um pouco complicado de se ter liberdade de fazer o que se quer, ver o que se deseja e na hora que se tem vontade. Apesar de a cidade ser pequena e ter algumas atrações perto, eu indico fortemente a locação de um carro.

A partir de Göreme as distâncias não são grandes, mas elas são medidas em alguns quilômetros. Para fazer as caminhadas, sempre há um ponto de início que fica afastado do centro e infelizmente não existe transporte público para chegar até lá na maioria dos casos.

O carro também dá liberdade para conhecer as cidades próximas, como Ürgüp, Ortahisar, Uçhisar, Çavusin. Até mesmo para ir conhecer as cidades subterrâneas de KaymaklıDerinkuyu, e ainda ao Soğanlı Valley, ou até vale mais distante, o Ihlara Valley.

Existem inúmeros mirantes nas beiras das estradas, com vistas de tirar o fôlego, e sem um carro chegar até estes lugares pode ser bem complicado.

[vc_message message_box_style=”solid-icon” message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Turquia? Clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]

Leia também:

+ OS VALES PARA FAZER CAMINHADAS NA CAPADÓCIA

+ AS CIDADES SUBTERRÂNEAS DA CAPADÓCIA 

+ OS VALES SOğANLI, NA CAPADÓCIA


Nossa experiência usando carro alugado

Nós pegamos o carro de aluguel no aeroporto de Kayseri, já no meio da noite (depois de alguns atrasos de voo). Depois, seguimos na madrugada mesmo pela boa estrada que leva até Göreme. A viagem foi muito tranquila, com uma boa estrada e sem movimento nenhum neste horário (como é de se esperar).

De fato, samos o carro todos os dias para ir aos inúmeros lugares nos arredores. Deste modo, ele foi fundamental para eu poder falar que a viagem foi um sucesso. Com certeza teríamos conhecido bem menos lugares se não estivéssemos motorizados.

O retorno do carro foi feito no mesmo aeroporto, e a ida até lá, desde vez de dia, também foi tranquila e sem movimento.

Capadócia estradas
Estrada da Capadócia

Outras Opções

Em contrapartida, uma opção para quem não deseja dirigir é alugar bicicletas ou ainda fazer passeios de excursão oferecidos pelas agências de turismo. Estas agências oferecem passeios casados de várias atrações, de meio dia ou de dia inteiro. Além de elas oferecerem também passeios privados com guia e carro disponíveis para o tipo de passeio que o cliente desejar.

Ainda tem o transporte público, que pode ser uma opção, mas os horários dos Dolmuş (como são chamados os ônibus) podem não ser os mais frequentes. Por fim, você também tem a opção de usar o serviço de táxi.

Göreme placas
Placa de sinalização

Para aproveitar ao máximo!  >>>> Tour privado com guia experiente!

[vc_message message_box_color=”chino” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Reserve seu hotel na Turquia por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

[/vc_message]

Então, você gostou da Capadócia na Turquia?

Dificilmente a Capadócia decepciona as mais altas expectativas. Sem dúvidas, foi um dos lugares mais incríveis e fascinantes que já visitei. Aliás, eu recomendo muito!

Deste modo, fiz vários posts sobre este lugar incrível e convido você a conhecer mais ainda da região. Assim, com estes posts você pode planejar uma super viagem para Capadócia e assim como saber tudo que deve ver por lá. Então, dá uma olhada nos links que coloquei ao longo do texto. Tenho certeza que você vai ficar tentado a viajar para este destino tão bacana.

Capadócia na Turquia chá

Aliás, coloque na sua lista de viagem as cidades e lugares que merecem uma visita numa ida a Capadócia: Göreme, Çavuşin, Uçhisar, Ortahisar, Ürgüp, Nevşehir. Além destas, anote ainda Avanos, Kaymaklı, Derinkuyu, Mustafapaşa, Soğanlı, Şahinefendi, Hacıbektaş, Gulsehir, Kayseri.

Por fim, o blog Meus Roteiros de Viagem tem excelentes posts sobre a Capadócia. Então, leia lá também!

Caso você tenha alguma dúvida ainda ou sugestões, escreve pra gente ali nos comentários! Quem sabe podemos te ajudar e além do que, tuas dúvidas e sugestões podem ajudar outros viajantes. Assim como, se puder, faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

7 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Marcela 7 de maio de 2022 - 21:40

Olá, amei os detalhes do post de Goreme. Mas ainda tenho uma duvida sobre aluguel de carro, se é fácil estacionar (se tem estacionamentos públicos ou privados) nos hotéis e nas atrações e nas cidades vizinhas a serem visitadas? se é tipo zona azul, se tem sinalização sobre os locais permitidos para estacionar, enfim… aguardo. Obrigada!

Responder
Carina 8 de maio de 2022 - 10:31

Oi, Marcela!
Quando eu fui, tinha muito lugar para parar pelas ruas e era gratuito. Já para visitar o museu e alguns outros lugares turísticos, o estacionamento era pago, mas era bem baratinho e tinha bastante vaga. 😉
Boa viagem!!

Responder
Andrea Craide Toscano 28 de setembro de 2021 - 12:33

Oi Carina! Tudo bem? Quantos dias voce sugere na Capadocia? E em Istambul?

Responder
Carina 28 de setembro de 2021 - 16:49

Oi, Andrea!
Eu recomendo pelo menos uns 3, 4 dias em Istambul e o mesmo tempo na Capadócia. Mas, sem dúvida, vc tem atrações suficientes em cada uma delas para mais uns 2, 3 dias de viagem. 😉
Boa decisão e boa viagem!

Responder
Priscila 25 de fevereiro de 2016 - 08:14

Gostei muito das suas dicas! Já estava achando que eu seria refém nos pacotes turísticos e não conseguiria fazer nada por conta própria. Só me restou uma dúvida: Ao invés de alugar carro, vc sabe se é viável alugar um quadriciclo para explorar a região? Obrigada pela ajuda!

Responder
Carina 29 de fevereiro de 2016 - 08:58

Oi, Priscila!
Eu só vi quadriciclos para passeios em grupo, não vi nenhum para aluguel livre… Mas não sei te dar certeza. 😉
Boa viagem!!

Responder
Os Vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme 12 de maio de 2015 - 06:30

[…] que eu lia a respeito da região me fazia crer que os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme, me mostrariam justamente aquilo que eu queria ver: as belíssimas e mais variadas formas que os […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies