O que fazer em Ottawa – principais atrações e roteiro

7

Pensando sobre o que fazer em Ottawa durante sua viagem? Procurando dica de roteiro de 1 dia em Ottawa? Vem comigo que vou te apresentar uma cidade encantadora no Canadá, compacta, porém cheia de coisas legais para ver, experimentar e curtir!

Ottawa é uma cidade bem bilíngue (inglês e francês), com muitas opções de lazer, museus e restaurantes. Um dia é suficiente para conhecer suas principais atrações, mas quem puder esticar, vai se surpreender!

O prédio do Parlamento de Ottawa é a principal atração de Ottawa, e seu lado multicultural é exacerbado devido a sua posição privilegiada. Ela fica entre duas províncias bem distintas do Canadá: Ontário (de influência inglesa) e Quebec (de influência francesa).

Eu sou muito suspeita para falar de Ottawa, pois morei na cidade por mais de 4 anos e estou sempre por lá visitando meu afilhado!!

.

Clique nos links abaixo para ir direto ao assunto:

.


Como passar a imigração no Canadá

Moeda do Canadá, qual dólar levar na viagem?

Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?

Feriados no Canadá 2020

Dicas de Ottawa
.

O que fazer em ottawa em 1 dia (roteiro)

.

Esse roteiro do que fazer em Ottawa em 1 dia está bem completinho e inclui as principais atrações da cidade. O melhor é que dá para fazer tudo a pé, desde que você consiga caminhar uns 7km em um dia!

Esse roteiro de 1 dia em Ottawa é recomendado para os meses de Abril à Outubro, do contrário corre-se o risco de congelamento no meio do caminho! Tsc Tsc Tsc…

Tô brincando, se for no inverno vá fazendo devagar e entrando em lugares fechados para se aquecer, evite atravessar a ponte Alexandra a pé e não esqueça de de agasalhar direitinho!

E como sou MUITO LEGAL (risos) até fiz o mapinha abaixo para te ajudar a se localizar! Eu sei, sou uma anja 🙂 .

.

.

Ottawa: Parlamento & Sparks St

.

Café da manhã em Ottawa

Minha sugestão de café da manhã, na região do centro de Ottawa, fica para o The Scone Witch (150 Elgin Street), onde você pode pedir somente um scone (pãozinho doce ou salgado de vários sabores que eu amoooo!) ou um versão mais completa de café da manhã com ovo, afins e scone (claro!).

Se ainda não provou o Tim Hortons , essa também pode ser uma opção (mais barata) e tem vários espalhados no centro, como por exemplo, o da 161 Laurier Ave W . 

Se seu café da manhã foi nesse miolo, recomendo fazer um detour antes de começar o tour propriamente dito e apreciar a vista da ponte Mackenzie King Bridge. Daqui, basta seguir pelo canal (Canal Rideau – do lado esquerdo) até o prédio do Parlamento, onde o tour realmente começa.

.

Parlamento de Ottawa

O Parlamento de Ottawa (A) é um dos prédios mais bonitos de todo o Canadá e sede do governo federal canadense.

Infelizmente, grande parte do parlamento está fechada para visitação devido a reformas, então, a Torre da Paz que é minha queridinha, não está acessível e vai continuar assim por vários anos – leia todas as dicas sobre “como visitar o parlamento”.

Mesmo que não entre dentro do Parlamento, aproveite e dê uma volta pelo exterior do prédio para ver a vista do Museu da Civilização do outro lado do Rio Ottawa e várias estátuas e obras.

.

Natal no Canadá – tradições, comidas e curiosidades

Compras no Canadá – dicas e guia por produto!

Parlamento de Ottawa

.

Sparks St. & Château Laurier

Desça pela Wellington St até a Kent St e você verá o prédio da Suprema Corte (B) na esquina, siga para a Sparks St. (C), uma rua fechada cheia de lojinhas, prédios históricos e bacaninha de caminhar, vá sem pressa.

Se estiver nessa rua na hora do almoço ou Happy Hour, o pessoal gosta da 3 Brewers (240 Sparks St), eu acho legal, mas não sensacional, uma micro-cervejaria.

Se gostar de museu, tem o Bank of Canada Museum que tem entrada gratuita e é bem interativo, a ideia é ensinar os visitantes aprenderem sobre como a economia influência o mundo.

Essa região que você está caminhando é a região financeira e de negócios de Ottawa. Então, durante semana além dos movimento normal, tem o pessoal que trabalha na região.

Vá caminhando pela Spark St até a Elgin St., admire o monumento em homenagem as guerras “National War Memorial” (D) e os arredores.

Outro prédio icônico, ao lado do parlamento, é o hotel Château Laurier (E), se puder ($$) e gostar de hoteis históricos e clássicos, o Laurier é uma pérola. Também é um excelente lugar para almoçar, tomar chá da tarde ou jantar.

.

Castelos no Canadá (que você pode hospedar)

Playlist : Músicas para uma viagem ao Canadá

Sparks St em Ottawa

.

Byward Market & Museu da Civilização

.

Byward Market

Se ainda não morreu de fome, siga para o Byward Market (F) para um almoço e passeie pelo mercado, lojinhas e toda a atmosfera histórica e comercial dessa área da cidade.

Há várias opções de almoço, incluindo um sanduíche rápido no La Bottega Nicastro Fine Food Shop e um Beaver Tail de sobremesa!

Para quem quiser ir as compras em Ottawa, recomendo o Rideau Centre, o shopping mais central da cidade – mas há também um outlet em Ottawa.

Depois que concluir a visita no Byward Market, vá para Sussex St. via York Street, assim você aproveita e tira foto da placa de Otttawa!

.

O que fazer em Ottawa

.

Finalizando o centro de Ottawa

Na Sussex Street, você vai dar de cara com a Embaixada Americana no Canadá, um prédio cinzento e nada amigável (risos).

Nessa região também se encontra a belíssima Igreja Notre Dame (se estiver aberta, entre, vale a pena e não paga!), o monumento Peacekeeping, a famosa galeria de arte National Gallery of Canada e a casa da moeda Royal Canadian Mint (que também um museu e o pessoal adora).

E para finalizar a parte de cá do rio, do lado de Ottawa (Ontário), dê uma caminhadinha pelo parque Major’s Hill Park (G), onde você terá uma vista alternativa e muito bonita do Parlamento e do Château Laurier.

.

Chip de Celular no Canadá
Catedral de Notre-Dame em Ottawa

.

Do outro lado do rio em Quebec

Uma das coisas legais de Ottawa é que ela fica na divisa entre duas províncias bem distintas: Ontário e Quebec, e o rio Ottawa que as separam. A região é conhecida como “Ottawa-Gatineau“, sendo que Ottawa fica do lado de Ontário (“inglês”) e Gatineau fica do lado de Quebec (francês).

Agora vamos cruzar a ponte, siga pela St Patrick St. e atravesse a ponte, Alexandra Bridge (H), nesse momento você está cruzando a fronteira entre as províncias de Ontario e Quebec – opte pelo lado esquerdo, para ter a melhor vista.

Logo você estará no Museu da Civilização, atualmente chamado de Canadian Museum of History (I), um museu que recomendo muito, especialmente para quem quiser conhecer a história do Canadá. Ele é bem interativo e você vai “viajando” pelo tempo e entendendo como o Canadá se transformou nesse belo país que existe hoje. [Compre o ingresso antecipadamente aqui]

Do “quintal” do museu dá para tirar fotos panorâmicas e incríveis de Ottawa, incluindo Rio Ottawa, Chateau Laurier, Ponte Alexandra e do Parlamento. Na minha opinião a melhor foto cartão postal da cidade.

Aqui termina seu roteiro de um dia em Ottawa. Você pode voltar para seu hotel a pé, transporte público ou Uber.

Sobrou tempo? Você pode optar por caminhar pelo parque ao lado o museu, o Jacques Cartier Park (que não é imperdível, a não ser que esteja tendo algum festival ou evento), ou retornar a algum lugar que gostou muito.

.

Parc Omega: Um zoológico diferente entre Ottawa e Montreal

Festival das Tulipas em Ottawa, Canadá

Dicas de Ottawa
.

Sugestões EXTRA do que fazer em Ottawa

.

Se você tiver mais dias para conhecer Ottawa, há várias sugestões de coisas para fazer, veja abaixo algumas sugestões:

.

Gatineau Park

Para quem gosta de natureza o Gatineau Park é um prato cheio e fica apenas 15 minutos do centro de Ottawa (o ideal é ir de carro, você pode alugar aqui, ou se for ciclista, ir de bike é muito bacana, mas o relevo é desafiador).

O Gatineau Park tem uma infinidade de atividades como trilhas para todos os níveis, ciclismo, camping, esqui cross-country, caminhadas na neve, lugares históricos e terraços para apreciar a natureza.

O Parque é um santuário para mais de 100 espécies de plantas e animais em risco.

Minhas dicas para o Gatineau são: fazer a pequena trilha pelo Pink Lake, passeio e talvez um chá no Mackenzie King Estate (o casarão do antigo primeiro ministro Mackenzie King do Canadá) e por último curtir o visual do Champlain Lookout para apreciar a vista (se for no outono, tudo fica ainda mais lindo!).

.

Aventura em Ottawa, Arvorismo no Gatineau

Tour terra e água de carro anfíbio, a criançada adora!

Gatineau Park

.

Rideau Hall

Rideau Hall é a residência oficial da representante da Rainha da Inglaterra no Canadá e fica aberto ao público durante todo ano.

Para quem não sabe, o Canada, apesar de na prática operar como um sistema parlamentarista, na verdade é uma monarquia constitucional, tendo a Rainha Elizabeth como chefe de estado, representada por uma governadora geral indicada a cada 5 anos. Desde 2017, Julie Payette, ocupa esse cargo, depois de uma carreira brilhante como astronauta.

Você pode optar por visitar apenas o jardim aberto todos os dias das 8h ao entardecer. Ou pode fazer um tour de 45 minutos pela residência (que é muito interessante) aberta das 8h as 16h a maior parte do ano (ver aqui mais detalhes). Ou pode participar de um dos eventos e atividades organizadas pelo Rideau Hall, geralmente gratuitos, clique aqui.

Como curiosidade, tente encontrar a árvore de maple que o Fernando Henrique Cardoso, antigo presidente do Brasil, plantou no jardim do Rideau Hall!!

.

Seguro Viagem para o Canadá!

.

Passeio de bike em Ottawa

Ottawa tem mais de 700km de pista para resistentes e turistas pedalarem, caminharem ou correrem pela cidade! E como a seu terreno é relativamente plano, posso dizer que um passeio de bike é uma coisas que recomendo, especialmente se tiver tempo!

Tem uma rota chamada Sightseeing Cycling Route, desenvolvida pelo Ottawa Tourism que é bem legal, pois passa por vários pontos turísticos da cidade e tem apenas 7.5km de extensão! Super tranquilo para fazer em menos de uma hora (sem nenhuma parada), ver mapa abaixo.

Há duas empresas que alugam bicicleta em Ottawa começando por C$9 a hora: RentA Bike e Escape Bicycle Tours and Rentals! Olha que programa legal, especialmente para famílias!

Caso já tenha feito o roteiro de um dia em Ottawa, há outras rotas para conhecer, como: percorrer o Canal Rideau ou o caminho para p Rideau Hall etc… as duas empresas que recomendei acima, oferece mapas e dicas de lugares para pedalar!

.

Museus em OttawA

Quando o assunto é cultura, Ottawa é uma cidade que tem muito a oferecer, especialmente no quesito museu. Vários dos principais e mais interessantes museus do Canadá estão em Ottawa.

Mando abaixo meus favoritos e já aviso que os prédios onde eles estão localizados também são incríveis:

  • Museu da história do Canadá | Canadian Museum of History: conta a história do Canadá de forma lúdica e interativa [compre ingresso aqui].
  • National Gallery of Canada: abrange uma das melhores coleções de arte canadense do país, incluindo várias obras indígena e do Group of Seven.
  • Museu da Guerra | Canadian War Museum: de forma interativa e visual, conta a participação do Canadá em várias guerras. Há muitos artefatos, incluindo um dos carros de Hitler![Compre ingresso aqui]

.

Rafting urbano em Ottawa

Se está procurando por um pouco de aventura no verão em Ottawa, eu recomendo o Ottawa City Rafting!

Apesar de chamar “rafting” tudo é muito tranquilo, o visual é garantido (incluindo vista de longe do parlamento) e com certeza será um programa bem diferente para se fazer em Ottawa, fiz com meu afilhado e foi muito legal!!!

.

Quando visitar o Canadá

14 dias pela Costa Leste do Canadá (Toronto, Montreal, Ottawa e Quebec)

Rafting Ottawa
.

Onde ir a noite em Ottawa a noite

.

Essa lista de onde ir a noite em Ottawa é mais focada em restaurantes, bares e não necessariamente nas baladas, até porque nem sou a pessoa mais indicada para dar essas dicas!

Vale lembrar que o pessoal de Ottawa costuma jantar cedo e é normal ver as cozinhas dos restaurantes fechando as 21h, mesmo aos finais de semana. Então, se programe de acordo.

Vem comigo:

  • ByWard Market: a opção mais óbvia é o “The Market” que fica logo em Downtown e acaba sendo bem prático para os turistas.
    • Pubs / Lounge / Música: The 27 Club, The Mercury Lounge, Heart and Crown Irish Pubs, Rainbow Bistro
    • Jantar: Chez Lucien, e18hteen, Luxe, The Grand Pizzeria and Bar, Vittoria Trattoria, The Keg
    • LGBT: The Lookout Bar
    • Drinks: Vineyard’s Wine Bar Bistro, Copper Spirits and Sights
  • Elgin Street: apesar da rua estar sofrendo uma super reforma, os bares e restaurantes estão operando normalmente.
    • Pubs / Lounge / Música: The Cross On Elgin, Charlotte, Sir John A Pub
    • Jantar: Johnny Farina, Pure Kitchen Elgin, Beckta Dining & Wine, El Camino
  • Glebe: um bairro eclético e queridinho. Na Bank Street (entre Clemow e Holmwood) é o onde a maioria das coisas acontecem.
    • Restaurantes / bars: Feleenas, The Rowan,  Craft Beer Market, Quinn’s Ale House
  • Lansdowne: do ladinho do Glebe, essa é uma nova área que está despontando para almoço ou jantar. Recomendo JOEY Lansdowne ou Local Lansdowne.
  • Westboro Village: quer realmente se misturar com os locais, saia 10 minutos de downtown e vá para Westboro.
    • Restaurantes / bars: Trio Bistro and Lounge, Gezellig, Fratelli

Aqui eu só ressaltei os lugares de Ottawa, mas tem também a parte do Gatineau em Quebec, e se gosta de cassino, que tal conhecer o Casino du Lac-Leamy! É um programa diferente e bacana.

.

Aberdeen Pavilion, Ottawa
.

O que fazer em Ottawa no inverno

.

Confesso que esse tema merecia um post só pra ele, já que vários meses do ano (mínimo 4) podemos considerar bem frios e com neve! Mas se você estiver em Ottawa nessa época do ano, não se desespere! A cidade é linda!

Sim, você vai precisar se vestir adequadamente para aproveitar de verdade o inverno em Ottawa! Lembre-se da cebola, vista-se em camadas!

Minhas dicas do que fazer no inverno de Ottawa

  • Patinação no gelo: oh yeah! Ottawa tem a maior pista de patinação do mundo com 7.8km de extensão, o Rideau Canal Skateway é imperdível, mesmo que você não vá patinar. Além do Rideau, tem várias outras pistas de patinação de gelo em Ottawa para você curtir: aqui a lista.
  • Esportes de inverno: se for ficar mais tempo em Ottawa, ou mesmo no Canadá, aproveite para fazer os esportes de inverno (além da patinação do gelo) como esqui e snowboarding, cross-country ski, Snowshoeing [10 coisas para fazer no inverno no Canadá].
  • Festivais: aproveite os eventos de inverno que começam com o natal (Christmas Glow, Ottawa Farmers’ Market, Christmas Lights Across Canada etc) e depois os festivais de inverno como o Winterlude e Ice Dragon Boat Festival.
  • Jogo de Hockey: a temporada de hockey no Canadá vai de outubro a maio, e o Senators, time de hockey de Ottawa, faz parte da liga norte americana NHL. O estádio Canadian Tire Centre fica distante do centro, mais indicado para quem estiver de carro. DICA: conseguir ingressos de hockey em Ottawa costuma ser mais fácil e barato que em Toronto ou Montreal, Go SENS Go! [Compre ingresso para o Senators aqui]

.

2 Dias em Montreal

O que fazer em Toronto

Dicas de Ottawa
.

Onde ficar em Ottawa – melhores bairros

.

Os dois lugares principais para ficar em Ottawa, especialmente para os visitantes de primeira viagem são: Downtown (ao redor da Sparks St) e Byward Market.

Downtown é mais recomendado para famílias e para pessoas que querem fugir um pouco da muvuca, o Byward Market, dependendo da localização do hotel, pode ser mais animado.

Segue abaixo minhas dicas nessas duas regiões acima.

.

Econômico: 

.

SUPERIOR / LUXO: 

.

Outros bairros a considerar:

  • The Glebe: boas opções para economizar
  • Hull: para ficar em Quebec, do outro lado do rio (as vezes tem boas barganhas)
  • Kanata: bom suburbio de Ottawa, (20-25 minutos do centro), perto do estádio de hockey e do outlet

.

O que fazer em Ottawa
.

Outlet em Ottawa

.

Quando comparamos Ottawa a Toronto e Montreal, podemos dizer que não estamos na capital mais fashion do Canadá (risos). Mas para sua alegria, tem um bom outlet em Ottawa!

Sim, o Tanger Outlet, um dos mais famosos da América do Norte, abriu sua filial em Ottawa e para quem está procurando por compras no canadá, essa pode ser uma boa alternativa, pois costuma ser bem menos lotado que os outlets de Toronto, Niágara e Montreal, por exemplo!

Algumas das lojas do Tanger Outlet em Ottawa: Coach, Polo Ralph Lauren, Michael Kors, Calvin Klein, Saks OFF 5TH, Banana Republic, Tommy Hilfiger, Fossil, American Eagle, Guess, Lucky Brand Jeans, Adidas, Puma, Reebok, Under Armour, Sunglass Hut, etc.

.

Passagem aérea barata
.

Como se locomover em Ottawa

.

Transporte público em Ottawa

Existem dois sistemas de ônibus urbanos na região de Ottawa. A OC Transpo opera no lado de Ontário e a STO opera no lado de Quebec.

Você pode transitar entre esses sistemas pela Rideau St e Wellington St em Ottawa e pela Place d’accueil, na Maisonneuve Boulevard, no Gatineau.

Em Ottawa, como alternativa aos passes de ônibus do OC Transpo, você pode comprar o cartão Presto (como em Toronto) para transitar na cidade, bem mais prático.

.

Taxi e Uber

Para se locomover em Ottawa você também pode usar taxis e Uber.

.

Principais empresas de Taxi em Ottawa:

Blue Line Taxi:  613-238-1111

Capital Taxi: 613-744-333

.

Uber:

Clique aqui para saber como usar o Uber, caso ainda não conheça. E clique aqui para ganhar alguns reais de desconto na primeira vez que usar o Uber.

.

O que fazer em Ottawa
.

Como chegar em Ottawa

.

Há 476 km de Toronto (estradas 401, 416 e 417), 203 km de Montreal (estradas 20, 40 e 417) e mais de 4.500 km de Vancouver (5 horas de voo), a localização de Ottawa foi escolhida a dedo pelo império britânico.

Não há voo direto do Brasil para Ottawa, mas há várias opções de conexões do Canadá e dos Estados Unidos. Seu aeroporto chama-se MacDonald-Cartier International Airport, e fica há 16 km do centro.

Existem vôos de São Paulo com conexão via Toronto pela Air Canada (aircanada.com.br), via Chicago pela United Airlines (united.com.br), via Nova York pela Continental (continental.com/web/pt), entre outros.

Outras opções de como chegar em Ottawa, já dento do Canadá temos; trem pela Via Rail Canada (viarail.ca), ônibus pela Greyhound (greyhound.ca) ou coach canada (coachcanada.com), as empresas aéreas Air Canada (aircanada.ca), West Jet (westjet.com) e Porter (flyporter.com) e aluguel de carro (que recomendamos fazer a cotação pela rentcars.com para pagar em Real e sem IOF).

.

Byward Market

.

Conclusão

.

Já deu para perceber que eu adoro Ottawa, não é mesmo? E realmente recomendo que você passe pelo menos um dia inteiro por lá!

Espero que tenha gostado do roteiro de um dia em Ottawa que eu preparei e também das dicas extras para aproveitar a Capital do Canadá!

Qualquer coisa fale conosco no comentários, será um prazer ajuda-los!

.

Temperatura nas principais cidades canadenses

Como ir de Toronto à Niagara Falls – opções e dicas!

10 Motivos para visitar o Canadá em Outubro

.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

7 Comentários
  1. Sandra Barone Diz

    Que cidade linda! Adorei este post, com altas dicas e fotos lindas. Conheço só Vancouver, no Canadá e gostei muito. Morro de vontade de ir pra este outro lado. Ler seu post me deu mais vontade ainda.

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Sandra,
      Ottawa é realmente muito legal, aliás o lado oeste do Canadá é bem diferente do lado leste… acho que você deve ir mesmo 🙂
      Qualquer coisa, pode contar comigo, moro no Canadá há mais de 19 anos 🙂
      Abs

  2. Fernanda Scafi Diz

    Adorei ter conhecido Ottawa ano passado! Amei a localização do hotel (grudadinho no Byward Market) e também atravessar para Gatineau para visitar museus e ter uma vista legal. Ah, o melhor de tudo foi o Festival de Tulipas, que acontece em maio – melhor época pra visitar a cidade!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Fê,
      E eu adorei te ver em Toronto nessa sua viagem… ainda bem que sobrou um tempinho para você encaixar no seu roteiro.
      Ottawa é uma cidade bem legal mesmo, compacta e a cada dia mais interessante! Eu sou suspeita, gosto muito 🙂
      Beijos

  3. Lulu Freitas Diz

    Dicas super completas! Só quem morou em uma cidade consegue conhecer tão bem! Achei a sugestão do passeio de bike bem legal, um roteiro pequeno é que abrange várias atrações. O passeio de rafting também me animei, certamente não no inverno rsrs

  4. ana paula Diz

    Um destino bem eclético né, muitas coisas diferentes para fazer em Ottawa. Parece ser super interessante.

  5. Mariana Menezes Diz

    Adorei as suas dicas do que fazer em Ottawa! Ainda não fui para esse lado do Canada, mas espero conhecer em breve. Fotos lindas no seu post, me deu mais vontade de visitar. Adoro o Canada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.