Página Principal Nova York Nova York: a incrível Ponte do Brooklyn

Nova York: a incrível Ponte do Brooklyn

por Mirella Matthiesen

Em 1883, finalmente os boroughs de Nova York, Manhattan e Brooklyn, foram conectados através da, na época, maior ponte suspensa do mundo, a Brooklyn Bridge. A ponte do Brooklyn levou 14 anos para ser construída e custou, na época, cerca US$ 15 milhões. Mas até hoje continua sendo um importante meio de ligação entre os bairros de Nova York.

Mesmo com seus 132 anos de idade, ela permanece entre os principais pontos turísticos da cidade e atraindo a visita de inúmeros turistas, além de facilitar a vida dos habitantes da cidade.

Passarela de pedestre da Ponte do Brooklyn

Passarela de pedestre da Ponte do Brooklyn

Ponte do Brooklyn em Nova York

.

Informações Gerais:

Localização: Cidade de Nova York

Conecta dois distritos, que eles chamam de boroughs: Manhattan e o Brooklyn

Comprimento: 1,825 metros
Largura: 26 metros
Altura: 84.3 m

Data da inauguração: 24/Maio/1883

Designer: John Augustus Roebling
Engenheiro chefe: Washington A. Roebling

Fatos interessantes sobre a Ponte do Brooklyn:

.

1. Pelo menos 20 pessoas morreram durante a construção: a primeira vítima fatal veio em 1869, antes da construção ter começado. O alemão John A. Roebling, responsável pelo projeto da ponte, sofreu um acidente, teve seus dedos amputados e algumas semanas depois faleceu de tétano. Outros trabalhadores cairam da ponte ou foram atingidos por destroços, enquanto outros, sucubiram ou adoeceram diante da doença da descompressão, entre eles o engenheiro chefe Washington, que paralisado contou com a ajuda da esposa para tocar a obra, Emily Warren Roebling. Os três Roebling até hoje são homenageados pelo trabalho e tem uma placa de dedicação na ponte.

.

2. A Ponte do Brooklyn já foi a ponte suspensa mais longa do mundo: algumas pontes suspensas no ínicio do século XIX já haviam sido construídas e desmoronado, mas John Roebling descobriu que era possível estabilizá-las usando teias de treliças nos dois lados da plataforma. E foi assim que nasceu a Ponte do Brooklyn e, até 1903 ela imperou como a maior ponte suspensa do mundo, quando ironicamente a ponte vizinha, Williamsburg Bridge, a ultrapassou por  pouco mais de 1 metro de comprimento.

1 Cidade : 1 Atração=Nova York : Ponte do Brooklyn

Uma versão panorâmica da Ponte do Brooklyn vista desde o Brooklyn Bridge Park.

.

3. A ponte foi inaugurada com uma enorme festa: multidões se reuniram em 24 de Maio de 1883, para assistir a cerimônia de abertura da ponte com direito a presença de políticos, entre eles o presidente, banda de música, tiro de canhões e fogos de artifício.

.

4. 12 pessoas morrem na ponte dias após sua inauguração: 20.000 pessoas circulavam sobre a ponte no feriado do Memorial Day, quando rumores apontavam que a ponte iria desabar. Com o tumulto e correria para evacuar a ponte, 12 pessoas foram esmagadas. Triste!

.

5. Tinha pedágio para cruzar a ponte: quando a Ponte do Brooklyn abriu para o público, custava 1 centavo para pedestres atravessá-la, 5 centavos para cavalos e cavaleiro e 10 centavos para carroças. Vacas passam por 5 centavos e ovelhas ou porcos por 2 centavos! Ainda bem que em 1911, sob pressão de grupos cívicos, o pedágio foi revogado e assim permanece até hoje para pedestres e veículos.

.

6. A ponte rapidamente se tornou uma sensação cultural: indiscutivelmente, a Ponte do Brooklyn inspirou mais arte do que qualquer outra estrutura americana; são infinitas pinturas, inclusive de artistas famosos, além de documentários, romances, artigos, poemas, músicas e filmes retratando a ponte símbolo de Nova York.

Nova York : Ponte do Brooklyn

Ponte do Brooklyn e a vista de Manhattan.

Como visitar a Ponte do Brooklyn:

.

Atravessar a Ponte do Brooklyn é umas das coisas mais bacana de se fazer em Nova York durante a primavera, verão e outono, e obviamente, essa afirmação não se confirma para os dias congelantes do inverno 🙂 .

Eu recomendo começar o passeio no Brooklyn e então ir seguindo em direção a Manhattan, simplesmente por causa da vista dos belos aranha-céus que vão surgindo e dominando o cenário.

São cerca de 2 km de caminhada e não esqueça de respeitar a linha dos pedestres e das bicicletas, evitar acidente faz parte da vida 😉 .

Além da ponte, não deixe de aproveitar os locais turísticos que circundam a ponte tanto do lado do Brooklyn (Brooklyn Bridge Park, Jane’s Caroussel,  lojinhas do DUMBO e Brooklyn Heights Promenade), quanto do lado de Manhattan (South Street Seaport).

Pra ir ou voltar do passeio, e para aproveitar a vista da cidade por um preço justo, você pode usar o sistema de transporte fluvial da cidade East River Ferry (mapa) ou o IKEA Shuttle. Do contrário volte a pé, para curtir a ponte de novo!

Nova York : Ponte do Brooklyn

Vista linda da ponte, no parque pertinho do Jane’s Caroussel no Brooklyn.


1 Cidade : 1 Atração=Nova York : Ponte do Brooklyn

Nova York: Ponte do Brooklyn vista do South Street Seaport

.

LEIA TAMBÉM:

2 comentários

Outono no Central Park em Nova York 4 de novembro de 2015 - 06:36

[…] Leia também: Como conhecer a Ponte do Brooklyn […]

Responder
Outono no Central Park em Nova York 4 de novembro de 2015 - 06:36

[…] Leia também: Como conhecer a Ponte do Brooklyn […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies