Principais Motivos pelos quais o visto para o Canadá pode ser negado

0

Já demos várias dicas sobre visto para o Canadá aqui no Viajoteca, e uma das perguntas que sempre surge nos comentários é a respeito de motivos pelos quais o visto para o Canadá pode ser negado.

Segundo o IRRC – CIC (Setor de imigração canadense) existe vários motivos pelos quais isso pode acontecer, mas alguns casos são mais recorrentes, sendo assim é importante quem está se aplicando estar atento para não ter o visto negado sem necessidade ou por descuido.

Acredite se quiser, ter o visto negado acontece com certa frequência, e apesar da chatice e da frustração, em alguns casos é possível reverter a situação. E lembre-se, eu não sou consultora de imigração, todas minhas dicas são baseadas em experiência pessoais ajudando meus amigos, minha família, ou escutando casos dos meus estudantes de intercâmbio.

Então, vamos lá…

Links úteis para o tirar o Visto para o Canadá ou o eTA

Antes de seguir com as dicas sobre como evitar ter o visto para o Canadá negado, segue o link de todos os artigos de como tirar o visto, a autorização eletrônica (eTA) e outras coisinhas:

Nunca viaje sem seguro! É o barato que pode sair muito caro!

Veja os melhores preços na Seguro Promo e viaje tranquilo(a) para o Canadá!

Use o código promocional: VIAJOTECA5, para garantir seu desconto de 5%

Motivos pelos quais o visto para o Canadá pode ser negado

 

1- Falta de documentação, omissão de documentos ou respostas falsas

Todos os formulários e documentos exigidos durante o processo do visto devem ser preenchidos. Caso você acredite que alguns dos documentos não cabe ser preenchido é necessário explicar o motivo na carta de intenção.

Omitir documentação ou fatos importantes também não é aceitável. Responder de forma falsa ou dar um de João sem braço nas respostas, também não é inteligente! SEMPRE responda tudo corretamente, mesmo que não seja a resposta que você gostaria de dar (risos), se justifique na carta de intenção posteriormente.

E antes de enviar os documentos, tenha certeza que fez o upload de TODOS os documentos que precisava, pois muitas pessoas acabam tendo o visto negado por falta de documento básico, não porque não os tinha, mas por falta de atenção.

2- Falta de vínculos com o país de origem ou falta de recursos financeiros

Esse é um dos motivos que mais aparece nas cartas de recusa da imigração canadense. Por motivos óbvios, o setor de imigração canadense irá negar o visto de pessoas que não provem que após a visita ou os estudos irão retornar ao país de origem, no nosso caso, o Brasil.

Então, geralmente, pessoas adultas e solteiras, sem vínculo empregatício, sem bens ou coisas do tipo, terão mais chances de ter o visto negado. Ao se aplicar, fique atento aos itens abaixo:

  • Falta de histórico de viagens internacional (Ex: nunca viajou para nenhum outro país, de forma que prove que você já visitou outros lugares e retornou ao Brasil dentro do prazo limite).
  • Falta de vínculo familiar no país de origem, ou vínculo familiar no Canadá.
  • Motivos suspeitos para a viagem ao Canadá.
  • Fata de vínculo empregatício com o Brasil, isso se aplica também a pessoas que trabalham como autônomos (freelancer).
  • Falta de recurso financeiro para a viagem
  • Ter motivos para fazer negócios com o Canadá.
  • Qualquer tipo de histórico negativos em visitas anteriores ao Canadá.

Exemplo de uma carta de motivos pelos quais o visto para o Canadá pode ser negado:

Visto negado para o Canadá

Visto negado para o Canadá

Posts para te inspirar a ir para o Canadá mais cedo 🙂 

Castelos mais bonitos do Canadá

Parques mais bonitos do Canadá

Os lagos mais bonitos do Canadá

3- Histórico criminal

Motivo óbvio também, né? Dependendo do histórico criminal da pessoa, a chance de se obter o visto é praticamente nula.

Se você tiver algum histórico criminal desfavorável, eu recomendo pedir auxílio para alguma empresa de consultoria de imigração especializada ou empresa de despachante, para confirmar a porcentagem de chance e melhor estratégia para prosseguir com o processo do visto.

4- Falta de organização e atenção aos prazos

Ao se aplicar, tenha certeza que toda documentação está completinha e com todas as explicações explícitas de maneira prática, lógica e sem confusão. Imagine que alguém que não te conhece e nunca te viu, vai analisar esse processo, simplifique e não complique a vida dessa pessoa 🙂

Fique atento também aos prazos da aplicação, de nada adianta se aplicar para um processo que você não terá tempo de esperar pela resposta. Sempre se aplique com tempo extra para poder recorrer caso a respostas não seja como o esperado. Nesse link tem os prazos atuais de cada processo de visto para o Canadá.

 

Visto negado para o Canadá

5- Outros motivos sinalizados pelo CIC – Governo Canadense

    • Você é um risco a segurança nacional do Canadá,
    • Você cometeu crime humano e de violação aos direitos humanos,
    • Você cometeu um crime, ou cometeu um crime fora do Canadá,
    • Você tem ligação com crime organizado,
    • Você tem sérios problemas de saúde,
    • Você tem sérios problemas financeiros,
    • Você mentiu na sua aplicação ao visto ou entrevista,
    • Uma pessoal o delatou,
    • Você não atende as exigências das leis de imigracão do Canadá, ou
    • Um dos membros de sua família foi negada a entrada.

 

Fonte: Determine if you are inadmissible

Meu visto foi negado, e agora? 

Primeiro conselho que posso dar nesse momento é : Respire fundo e não fique com raiva do Canadá!

Passando essa fase de frustração, vamos as partes práticas. Como eu disse anteriormente, se seu visto para o Canadá foi negado, você pode se aplicar para o processo do visto novamente a qualquer momento, não há restrição de tempo nesse quesito.

Se você falsificou documento ou agiu de má fé, a chance dessa decisão ser revogada é zero. Mas se acredita que sua avaliação foi equivocada, você pode se aplicar novamente e ser mais detalhista nesse próximo processo, incluindo a explicação dos motivos que eles selecionaram como principais problemas da aplicação ter sido negada.

Se você se aplicou por conta e nessa segunda vez, resolveu contratar a ajuda de um especialista (despachante ou consultou de imigração), saiba que não é possível garantir que seu visto será aprovado, somente um oficial de imigração tem esse “poder”. Mas escolhendo uma empresa idônea, com experiência e certinha, a chance pode ser maior, pois como essas pessoas trabalham com isso TODOS os dias, obviamente ela tem mais vivência que você 🙂

Caso você tenha se aplicado com um despachante ou empresa de consultoria de imigração, você pode pedir que eles solicitem o ATIP (Acess to Information Act), que é o documento detalhado dos motivos pelos quais o governo canadense recusou seu visto. Geralmente esse processo demora cerca de 30-40 dias para ser processado e ele pode dar mais indicativos para aqueles que pretendem se aplicar novamente.

Compre antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui