Parque Nacional das Montanhas Rochosas no Colorado

2

As Montanhas Rochosas no Colorado é um dos parques nacionais mais majestoso e interessante de se conhecer nos Estados Unidos. Você pode desvendar o parque pelos 520 kilometros de trilhas que passam por pradarias, lagos, rios e cachoeiras, ou alugar um carro, como a maioria dos visitantes, e percorrer os 48km de paisagens estonteantes da estrada Trail Ridge Road.

Essa viagem, que fiz em Junho de 2013, me traz lembranças muito profundas e triste, que não desejo a nenhum viajante ou expatriado, e talvez por isso, tenha demorado tanto para escrever sobre ela. Mas como hoje é dia da nossa sessão “1 Cidade : 1 Atração” e estamos celebrando a semana dos Parques Nacionais Americanos (National Park Week), nada mais justo que contar um pouquinho dessa minha experiência e dividir com vocês um dos cenários mais bonitos que já vi!

Montanhas Rochosas
Cenário próximo ao início da estrada, na entrada do Estes Park.

Sobre Trail Ridge Road

A Trail Ridge Road é uma estrada de mão dupla, e apesar de ter uma extensão de apenas 48km, minha dica é reservar o dia todo para visitá-la, pois há muitas opções de parada para trilhas curtas e mirantes para relaxar apreciando a paisagem. No mapa que você receber na entrada do parque, tem todas as indicações de mirantes e trilhas para você escolher.

O parque tem duas entradas, e a maioria dos visitantes começa o passeio pelo Estes Park e termina no Grand Lake. Independente do local que optar por se hospedar, é possível fazer o bate e volta. Para se ter uma idéia do quanto fiquei deslumbrada com essa estrada, em um final de semana, nós fizemos todo o trajeto 3x 🙂 .

Montanhas Rochosas
Paradinha para trilha

Durante o percurso a gente vai sendo absorvido por cenários  completamente diferentes do que nós brasileiros estamos acostumados. São cordilheiras com picos nevados que circundam todo o parque, e em questão de minutos, com a elevação da altitude, podemos ver e sentir a mudança de 3 diferentes tipos de vegetação; a floresta de montanhosa, a floresta sub-alpina e quando passamos da altura do topo das árvores, chegamos na inóspita região de tundra alpina.

Esse mesmo percurso que hoje seguimos calmamente de Junho a Outubro de carro (se o clima permitir), foi o mesmo traçado usado pela tribo Arapahoe no passado, quando a  montanha os separavam da região onde residiam (lado oeste) e da região da caça.

Montanhas RochosasE talvez, um dos pontos mais interessantes e escondidos da trilha, é o que eles de denominam de “Continental Divide”, a linha que divide a America do Norte em duas partes, usando uma explicação simplista, se chover do lado oeste da linha, a água segue seu caminho para o oceano pacífico, se chover para o leste, segue para o atlântico.

montanhas-rochosas16

O que saber antes de ir para as Rochosas

Vocês já entenderam que a estrada Trail Ridge Road é deslumbrante, certo? Mas é preciso estar atento a algumas transformações climáticas que podem te afetar:

1- A estrada abre no final de maio e fica acessível até outubro, mas as datas certas de abertura e fechamento fica por conta do clima, se o Sr. Inverno resolver esticar ou chegar mais cedo, há chance de você perder a viagem! Eu fui na primeira semana de Junho e quase demos com a cara na porta!

Ideal é ir entre Julho e Agosto, mas sendo esse o período de alta temporada, vai ter mais gente perambulando por lá!

2- Prefira alugar um carro mais potente para fazer o percurso, nós pegamos uma SUV e achamos que foi uma decisão acertada.

3- A estrada chega a uma elevação de 12,183 ft (3,713 m) e você sobre 1.000 metros rapidamente, isso pode causar dor de cabeça ou mal estar em algumas pessoas.

Montanhas Rochosas4- Devido a alta altitude da região, meu conselho é permanecer 24 horas na região do pé da montanha antes de pegar a estrada da Trail Ridge Road. Mesmo com esse período de aclimatização, eu fiquei com dor de cabeça durante o percurso.

5- Não esqueça de levar roupa de inverno, pois a a temperatura desce muito rápido conforme você vai subindo a montanha e o clima é imprevisível em qualquer época do ano – neva até em Julho!

6- A entrada do parque custa US$20 por carro para 1 dia, ou US$30 por carro para 7 dias.




Montanhas Rochosas

Montanhas Rochosas

Onde se hospedar nas Montanhas Rochosas

A maioria dos visitantes preferem se hospedar nas duas vilas próximas as entradas do parque, a mais procurada Estes Park do lado leste, ou tem a região do Grand Lake.

Montanhas Rochosas
Vista do nosso almoço no restaurante Grand Lake Lodge

Mas segundo a dica de um casal de amigos que moraram no Colorado, nós deveríamos ficar em Boulder, um local mais distante do parque, mas reconhecida por ser uma das cidades com melhor qualidade de vida dos Estados Unidos, e confesso que não nos arrependemos. Optamos pelo Boulder Marriot, pois tínhamos pontos para ficar de “graça” e curtimos o hotel., ele fica  há uns 10 quarteirões do centrinho, e faz seu papel.

Montanhas Rochosas
Vista do nosso quarto no Marriot em Boulder.

Em Boulder, adoramos o restaurante italiano Frasca Food & Wine! Mas a cidade tem vários barzinhos para degustar cerveja local, cafés e a Pearl Street é uma fofura! Achei que foi uma decisão acertada ter ficado por lá!

Clique aqui e Continue lendo nossos post sobre os Estados Unidos!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


2 Comentários
  1. Anne Gebers Diz

    Adoro suas dicas. Já está anotado para um futuro próximo!!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Anne,
      Que legal que gosta das dicas aqui do Viajoteca … estou toda prosa!
      Bjão

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.