Moeda do Canadá, qual dólar levar na viagem?

0

O Canadá é um destino incrível e cada vez mais procurado por brasileiros que buscam por um país visualmente bonito, com povo educado e extremamente seguro. Mas quando a decisão da viagem é feita, surge aquela dúvida: Qual a moeda do Canadá?  Qual moeda devo levar na viagem? Devo levar dólar canadense ou dólar americano? É fácil fazer câmbio no Canadá?

Dúvida super pertinente, pois como o Canadá é pertinho dos Estados Unidos, a gente fica mesmo com a pulga atrás da orelha sobre o que fazer, então vamos por partes, que eu te ajudo com essa parte.

Para quem não tem paciência de ler todo o texto, o resumo é mais ou menos assim:

  1. Tente SEMPRE comprar dólar canadense ainda no Brasil.
  2. Você pode levar dólar americano e trocar lá, mas vai sofrer dupla conversão e perder $$ duas vezes no câmbio.
  3. Não leve real (R$), quase impossível encontrar alguma casa de câmbio que troque real por dólar canadense!
  4. Continue lendo esse post para pegar todas as dicas. 🙂

.

>> Leia mais sobre: Toronto | Niágara | Montreal | Vancouver | Banff | Halifax | Todo Canadá

.

>> Alô Alô mundo! Que tal comprar um chip de celular para chegar no Canadá conectado(a).

Moeda do Canadá? Dolar canadense ou dolar americano?
Essa imagem está muito engraçada, tive que compartilhar! – Image by Allange from Pixabay

.

Qual a moeda do Canadá?

.

A moeda do Canadá é o dolar canadense, ou Canadian Dolar em inglês. Como abreviação, podemos usar CAD ou C$.

O dólar canadense é menos valorizado que o dólar americano, porém mais valorizado que o real. Os dois dólares já tiveram em paridade em alguns momentos da história, mas na maioria das vezes o dólar canadense fica entre 15 e 40% abaixo do dólar americano.

>> DICA: Você sabia que colocamos ponto ao invés da vírgula para indicar os centavos no dólar canadense? Exemplo: C$1,235.45 .

Acesse o site do banco canadense ScotiaBank para ver a cotação de compra e venda atual entre dólar americano e canadense. E se quiser fazer a simulação entre o real e os dois dólares, use a empresa de câmbio brasileira Melhor Câmbio, por exemplo.

Outro website e app que uso para acompanhar rapidinho o câmbio entre moedas é o XE.com . 

.

dolar canadense : Moedas e dinheiro

.

O dinheiro e moeda canadense é administrado pelo Bank of Canada e atualmente temos a seguinte combinação:

Moeda: $0.05, $0,10, $0,25, $1, e $2

Dinheiro: $5, $10, $20, $50, e $100

É bonitinho saber que chamamos a moeda de $1 de loonie e a de $2 de toonie ! E por falar em moeda, em 2013 o “um centavo” foi abolido e o valor quebrado é arredondado dois ou três centavos para cima ou para baixo dependendo do valor.

Usa-se pouco as notas de $50 e a de $100 quase nunca se vê. Então , se puder, evite!
.

Seguro saúde é importante, faça sua cotação e viaje tranquilo!

dolar canadense : Moedas e dinheiro

.

Como levar dinheiro para o Canadá?

.

Os meios de pagamento (mais) aceitos no Canadá são:

– Dólares canadenses;
– Dólares americanos; (com restrições)
– Cartão de crédito;
– Cartão de débito;
– Cartão pré-pago.

.

Dólar Canadense (CAD) no Canadá

.

O dolar canadense é aceito em qualquer lugar e é recomendado já chegar com a moeda do Canadá em mãos.

Pesquise em várias agências de câmbio a melhor cotação e vá comprando aos poucos, especialmente nesse momento que o real está flutuando bastante. Trocando real por dólar canadense, você faz o câmbio somente uma vez, e quase sempre essa é a melhor opção, pois a cada câmbio, alguém fica com parte do seu dinheiro.

Mesmo se você optar por algum tipo de cartão durante a viagem, recomendamos você viajar e passar a imigração com uma quantia em espécie mínima entre 500 a 1,500 CAD.

.

>> Dica: caso tenho dólar americano ou euro de outras viagens, leve e efetue o câmbio no Canadá..

.

Dólar Americano (USD) no Canadá

.

Apesar do dólar canadense ser a moeda oficial no Canadá, alguns estabelecimentos que atendem turistas aceitam o dólar americano como forma de pagamento. Mas a cotação que eles costumam aplicar é ruim e essa deve ser sua última opção.

Lembrando sempre que os estabelecimentos não são obrigados a aceitar dolares americanos, então, você pode dar com a cara na porta, menos em lugares super turísticos. Melhor não confiar na sorte.

Dessa forma, o ideal é fazer o câmbio antes de ir às compras!.
.

Cartão de Crédito no Canadá

.

Os canadenses usam muito cartão de crédito no dia a dia, inclusive para comprar apenas um café.

As bandeiras de cartão de crédito mais aceitas no Canadá são Visa e Mastercard, seguida do Amex (American Express).

.

Pontos positivos do cartão de crédito

.

Ter um cartão pode ser bem útil, mesmo se pagando os 6,38% de IOF. Principalmente porque a cotação do cartão costuma ser melhor do que a da troca nas casas de câmbio.

Outros pontos positivos para usar esta forma de pagamento é a segurança (se for roubado, é só cancelar) e a praticidade. Fora que, dependendo do cartão, pode-se somar milhas e pontos.

Ainda, muitos cartões oferecem vários tipos de benefícios, como seguros de viagem, descontos e até asseguram o estorno da passagem se a mesma tiver sido comprada com ele, caso você necessite cancelar a viagem por algum motivo.

.

Pontos negativos do cartão de crédito

.

A taxa de IOF no Brasil que é de 6,38% e a sacanagem de alguns bancos ainda usar o câmbio do dia do vencimento ao invés do dia da compra, definitivamente faz com que o planejamento do uso de cartão de crédito no exterior seja uma loteria. A praticidade que o cartão de crédito traz para o viajante é enorme, além de ser mais seguro que andar com dinheiro vivo.

Desta forma, verifique com seu banco esse detalhe da taxa de conversão. Isto porque se a taxa de câmbio do dia da compra for usada, isso já é uma boa vantagem. Assim sendo, você tem como saber o quanto estará pagando (de verdade) no ato da compra, bastando acrescentar o valor do IOF.

.

DICA: Independente de usar cartão de crédito na sua viagem ao Canadá, se certifique que ele esteja habilitado para viagens internacionais!

.

Ter o cartão habilitado além de nos trazer tranquilidade em caso de gastos emergenciais,  também é necessário para fazer check-in em hotéis e retirar um carro alugado da locadora, eles usam parte do crédito do seu cartão como um cheque calção, entende? O uber no Canadá só aceita pagamento em cartão e em alguns casos comprar ingressos antecipados para “furar a fila”, só dá certo com pagamento no cartão.

Algumas lojas de souvenirs (barato) no Canadá só aceitam pagamento em dinheiro (cash), então fique atento.
.

Cartão de Débito

.

Para verificar se você pode usar seu cartão de débito brasileiro no exterior, primeiro verifique se ele tem os símbolos da Cirrus ou Plus em algum lugar do cartão (geralmente atrás). Se tiver, quase certeza que pode usar, mas na dúvida, converse com seu gerente.

O uso do cartão de débito no exterior atualmente é o mesmo do cartão de crédito, pois ambos cobram o IOF.

A desvantagem do cartão de débito é limite de retirada e gasto diário, então para compras grandes isso pode ser um limitante. Verifique com seu gerente do banco as taxas extras cobradas para retirada de dinheiro em caixa eletrônico e/ou para uso em compras diretas.
.

Cartão Pré-Pago

.

Cartão pré-pago pode ser uma boa opção ao cartão de crédito, pois você tem controle do câmbio que foi pago e ainda pode carregar com mais dinheiro no meio da viagem. Mas geralmente o valor do câmbio dos cartões pré-pagos não são dos melhores.

Dependendo da situação, o cartão pré-pago é bem conveniente, especialmente para adolescentes viajando sozinhos.

.

>> Já está curtindo o Viajoteca no Instagram e Facebook ? 🙂

Grafitti Alley em Toronto
Grafitti Alley em Toronto

.

Onde fazer câmbio no Canadá?

.

Como a maioria dos lugares do mundo, o câmbio costuma ser mais alto das casas de câmbio do aeroporto e perto de atrações turísticas. Mas não tem como prever, o jeito é dar uma pesquisada rápida e ir pro abraço.

O melhor é já chegar com a moeda do Canadá no bolso (ou melhor, na bolsinha do dólar), mas se não tiver como evitar o câmbio, recomendo trocá-lo diretamente nos bancos canadenses.

.

Câmbio nos bancos, vale a pena?

.

Bancos nas principais cidades do Canadá fazem o câmbio do dólar americano para o dólar canadense, sem drama, basta apresentar seu passaporte.

Claro que há uma taxa (única) para a transação, então melhor trocar o máximo possível para só pagar a taxa uma vez.

Em alguns bancos, essa troca é feita no próprio caixa (teller em inglês), mas pergunta para a pessoa da informação e eles te indicarão (não tem detector de metal ou coisa do tipo para entrar em um banco no Canadá).

Se for visitar alguém que more no Canadá, peça ajuda para fazer o câmbio, geralmente clientes do banco não pagam taxa!

Os principais bancos canadenses são: Scotiabank, TD, RBC, CIBC e BMO.

.

Se já estiver no Canadá e precisar de mais dólores, como proceder?

.

A maneira mais fácil é realizar saques em caixas eletrônicos (ATM) com seu cartão de crédito ou débito. Eles estão espalhados por todos os cantos, as vezes até nos bares! Só preste atenção na taxa que cada ATM pode cobrar em cada saque. Os bancos (ATM) cobram taxas diferentes para saques internacionais. De maneira geral, vale mais a pena retirar maiores quantias de cada vez do que ficar fazendo vários saques.

Usando o Cartão de Crédito para efetuar Saque

Ao usar o cartão de crédito para sacar dinheiro você só pagará o saque ao receber a fatura. Sobre o valor deste saque você vai pagar a taxa de saque (que varia de ATM para ATM) e os 6,38% de IOF. Entretanto não há incidência de juros. Como a maioria das administradoras de cartão de crédito usa a cotação do dia de fechamento da fatura, você só saberá o real valor deste saque ao receber a fatura.

Usando o Cartão de Dédito para efetuar Saque

Se optar pelo cartão de débito, o dinheiro sai na hora da sua conta. O ponto positivo é que você sabe exatamente quanto vai custar o saque. Sobre este saque também existe a taxa de saque da ATM e também se paga 6,38% de IOF.

.

Importante:  Grave sua senha para saques do cartão de crédito e débito! Sem a senha não se consegue fazer nenhum saque.

.

Viaje com a gente:  Os Lagos Mais Bonitos do Canadá

 
Lagos no Canadá - Lake Louise
.

Dica: Imposto sob o valor da compra (Sales Taxes)

.

Fique atento ao Imposto sob o valor da compra: o valor que você vê na etiqueta ou no balcão, não reflete o quanto irá pagar no caixa, cada província cobra uma taxa diferente, geralmente 13% sob o valor da compra.
.

Entenda as taxas no Canadá (Sales Taxes):

.

Existem 3 tipos de taxas sobre o valor da compra que podem ser aplicadas na sua conta:

– GST : imposto federal

– PST: imposto provincial

– HST: imposto combinado do federal e provincial

.

Províncias Canadenses e Principais cidades Tipo de taxa PST GST Total
Alberta (Banff, Calgary, Edmonton) GST 0% 5% 5%
British Columbia – BC (Vancouver, Victoria) GST+PST 7% 5% 12%
Manitoba (Winnipeg) GST+PST 8% 5% 13%
New-Brunswick (Fredricton, Moncton) HST 10% 5% 15%
Newfoundland and Labrador (St. John’s) HST 10% 5% 15%
Northwest Territories (Yellowknife) GST 0% 5% 5%
Nova Scotia (Halifax) HST 10% 5% 15%
Nunavut (Iqaluit) GST 0% 5% 5%
Ontario (Toronto, Niagara, Ottawa) HST 8% 5% 13%
Prince Edward Island – PEI (Charlottetown) HST 10% 5% 15%
Québec (Montreal, Quebec City) GST + QST 9.975% 5% 14.975%
Saskatchewan (Saskatoon, Regina) GST + PST 6% 5% 11%
Yukon (Whitehorse) GST 0% 5% 5%

.
.

Posso pedir reembolso das taxas como turista:

.

Alguns países do mundo tem oferece o benefício de turistas não pagarem ou pedirem reembolso das taxas (tax rebate), mas sinto em informar, que no Canadá o programa de reembolso foi abolido em 2007.

.

Viaje com a gente: 10 Motivos para visitar o Canadá em Outubro

Outubro no Canadá
.

conclusão: qual melhor moeda para levar para o Canadá?

.

Como disse anteriormente…

  1. Tente comprar dólar canadense ainda no Brasil.
  2. Você pode levar dólar americano ou Euro se tiver tiver guardado em casa, mas se compra antes da viagem vai sofrer dupla conversão e não recomendamos!
  3. Trocar Reais R$ no Canadá é praticamente impossível, só leve o que precisar para sair ou retornar ao Brasil!

.


Não se esqueça do Seguro Viagem para o Canadá

A gente adora dividir dicas do Canadá com você, inclusive aquelas que só quem morou mais de 10 anos no país consegue compartilhar. E uma coisa que não pode faltar na sua viagem é um bom Seguro Viagem Internacional. Sério mesmo! Ele é muito importante para você viajar tranquilo caso alguma emergência aconteça, especialmente porque o sistema de saúde no Canadá é muito caro para turistas e você não está coberto pelo sistema público canadense.

O que você talvez não saiba é que um seguro viagem é mais barato que parece, por exemplo, com menos de R$150 já é possível comprar um seguro com cobertura de 40.000 dólares para 15 dias no Canadá! E usando nosso cupom de desconto, você consegue mais 5% de desconto pagando no cartão ou 10% no boleto! Olha que legal! 🙂


.

De resto, boa viagem e continue com a gente aqui no Viajoteca, pois temos muitas dicas sobre o Canadá.

Feriados no Canadá

Onde ver aurora boreal no Canadá

Roteiros de viagem pelo Canadá

Castelos no Canadá (que você pode hospedar)

 

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.