1 Cidade : 1 Atração = Miami Circle, a pré-história de Miami

5

Uma das coisas mais incríveis que me deparei em Miami desde que vim passar uma temporada na Flórida, é o Miami Circle, sítio arqueológico com mais de 1.800 anos.

Em questão fotogênica ele não é nada espetacular, mas em valor histórico… caramba, um super achado. Para vocês terem idéia, até o momento ele é a única evidência na Gringolândia de estruturas pré-históricas construídas em rocha, e apesar dele só ter “aparecido” em 1998 durante a demolição de um prédio para a construção de outro, em 2009 ele foi designado US National Historic Landmark e hoje o Miami Circle está exposto em uma praça com o mesmo nome.

Miami Circle

Eu sei que há 2.000 anos, os Romanos já estavam fazendo a festa na Europa, mas aqui na América, ainda éramos povos rudimentares nessa época. E na pontinha de Brickell, onde hoje se localiza o Miami Circle, moravam o povo indígena Tequesta, os mesmos nativos que encontraram com Juan Ponce Léon em 1513, o primeiro Europeu a pisar na Flórida.

Claro que é um certo exagero, mas alguns apelidaram o Miami Circle de “Stonehenge Americana” 🙂 .

Miami Circle fica em uma área muito valorizada da cidade, e na minha opinião, o povo de Miami deve se sentir orgulhoso por ter conseguido manter o local preservado, pois por muito pouco o Miami Circle estaria debaixo de um bloco de concreto e provavelmente não mais seria encontrado…

Nesse mapa vocês conseguem ter uma vista aérea do Miami Circle, ele é o círculo no meio da praça, acharam?

Vamos aos fatos:

Como o Miami Circle apareceu:

Descoberto em 1998 durante uma investigação arqueológica conduzida após a demolição de um dos prédios da década de 50, os arqueólogos se deparam com evidências pré-históricas de arquitetura do povo Tequesta. E no lugar de mais torres de prédios, hoje o local virou uma praça e parte do material encontrado está exposto ao público.

O Miami Circle é uma estrutura circular pré-histórica de 11 metros de diâmetro e diante dos artefatos também encontrados na escavação, acredita-se que ali era praticado cerimônias religiosas ou políticas típicas desse povo.

Houve protesto e muita luta para que esse time de arqueologistas e voluntários pudessem iniciar o trabalho de escavação, e o esforço valeu a pena!

Quem foram os Tequesta:

A maioria dos pesquisadores acredita que o povo Tequesta já habitavam o Sul da Florida há aproximadamente 2000 anos, mais ou menos a mesma data do Miami Circle. Outra minoria de pesquisadores, incluindo parte dos arqueólogos que escavaram o sítio do Miami Circle, dizem que pela sofisticação das pessoas que viviam ali, o povoado Tequesta na verdade pode ter entre 10.000 e 13.000 anos!

Como visitar o Miami Circle:

A visita é aberta ao público em uma praça denominada “Miami Circle Park”, mais facilmente encontrada no google como “Brickell Point” e ao redor da praça tem vários painéis que explicam a história do Miami Circle. Eu só achei que ainda pouco valor se dá a essa jóia histórica, mas… quem sou eu pra julgar!

O parque é aberto de segunda a domingo das 8h às 20h, e no inverno fecha às 18h. Entrada gratuita.

Depois de apreciar o Miami Circle você pode continuar seu passeio ao longo calçadão beirando a água até a SE 8th St, quando você pode optar por tomar um lanche no Mary Brickell Village (sem graça aos finais de semana) ou pegar o metromover (gratuito) e seguir para Downtown Miami para curtir o Bayfront Park, o Bayside Marketplace, um jogo de basquete do Miami Heat e ou o novo Museum Park que é lindo e abriga o delicioso museu PAMM.

Para quem tem interesse em se aprofundar no assunto, o vídeo abaixo conta em detalhes a história do Miami Circle, e outros vídeos podem ser encontrados nesse link do HistoryMiami.org

Quer mais dicas de Miami? Clica aqui

 

Para ler todos os outros posts da série 1 Cidade : 1 Atração, clique aqui.

 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


5 Comentários
  1. Carina Diz

    Puxa, que interessante, Mi!
    Realmente a gente espera encontrar este tipo de coisa na Europa, mas nunca nos EUA! Super dica!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Pois é Cá, eu fiquei impressionada também … Completamente do que esperamos da Florida 🙂
      bjuuuuu

  2. […] tem uma arquitetura inspiradora com design sustentável e sua localização é perfeita: Downtown Miami, as margens da intracostal e ao lado de um parque delicioso para caminhar e relaxar (com ou sem […]

  3. […] dicas de South Beach – Miami Beach Miami – Coral Gables (Everglades / South Beach) Miami Circle, a pré-historia da Florida Miami – Compras no Sawgrass Mills Outlet Miami (Everglades / South Beach) Miami, Tampa & […]

  4. O que fazer em Miami

    […] é uma delícia e uma das atrações que menos recebe visitantes e que mais me impressionou foi o Miami Circle, um resquício da pré-história da […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.