Página Principal Miami Miami Circle, curiosidade sobre a pré-história de Miami

Miami Circle, curiosidade sobre a pré-história de Miami

por Mirella Matthiesen
5 comentários

Uma das coisas mais incríveis e curiosas que visitei em Miami nessa temporada que morei na Flórida, sem dúvida foi o Miami Circle. Este é um sítio arqueológico com mais de 1800 anos bem no centro da cidade e em uma localização super privilegiada, entre os bairros de Downtown e Brickell.

Em questão fotogênica ele não é nada espetacular. Inclusive, acredito que muitos moradores nem sabem da existência deste lugar. Mas se a gente for pensar no seu valor histórico… caramba, um super achado! Para vocês terem ideia, até o momento ele é a única evidência nos Estados Unidos de estruturas pré-históricas construídas em rocha!

Esse “monumento” sempre esteve lá, mas só reapareceu em 1998, quando um prédio foi demolido para se construir outro no lugar. Então, depois de muita batalha jurídica, em 2009 ele foi protegido US National Historic Landmark. Desde então, o Miami Circle está exposto em uma praça com o mesmo nome.

Miami Circle

O QUE FAZER EM MIAMI

DELRAY BEACH, UMA PRAIA BACANA AO NORTE DE MIAMI


Miami Circle

Eu sei que há 2000 anos os romanos já estavam fazendo a festa na Europa, mas aqui na América, ainda éramos povos rudimentares nessa época. Entretanto, nessa época, na pontinha do bairro Brickell, onde hoje se localiza o Miami Circle, moravam o povo indígena Tequesta. Inclusive, estes foram os mesmos nativos que se encontraram com Juan Ponce Léon em 1513, o primeiro Europeu a pisar na Flórida. Claro que é um certo exagero, mas alguns apelidaram o Miami Circle de “Stonehenge Americana“! 🙂

Miami Circle fica em uma área muito valorizada da cidade. Aliás, na minha opinião, o povo de Miami deve se sentir orgulhoso por ter conseguido manter o local preservado. Pois, por muito pouco, tudo isso estaria debaixo de um bloco de concreto e provavelmente nunca mais seria encontrado. Dessa forma, parte da história de Miami está visível e deve ser apreciada.

História Miami Circle
Imagem por: Szabolcs Beki
Transfer Orlando

Passeios em Miami e região:

+ De Miami: Excursão de Ônibus Key West 1 Dia

+ Everglades: Passeio de Aerobarco e Espetáculo Vida Selvagem


Como o Miami Circle apareceu

O lugar foi descoberto em 1998 durante uma investigação arqueológica conduzida após a demolição de um dos prédios da década de 50. Naquela época, os arqueólogos se deparam com evidências pré-históricas de arquitetura do povo Tequesta, que habitaram a região. Desse modo, no lugar de ter mais torres de prédios, hoje o local virou uma praça e todos podem apreciar os achados. Atualmente, parte do material encontrado está exposto ao público.

O Miami Circle é uma estrutura circular pré-histórica de 11 metros de diâmetro. Além da estrutura, também podemos ver artefatos encontrados na escavação. Inclusive, acredita-se que ali era praticado cerimônias religiosas ou políticas típicas desse povo.

Certamente, houve protestos e muita luta para que esse time de arqueologistas e voluntários pudessem iniciar o trabalho de escavação. Foi uma guerra contra a corporação que queria construir prédios no lugar. Mas o esforço valeu a pena!

Quem foram os Tequesta

A maioria dos pesquisadores acredita que o povo Tequesta já habitavam o sul da Florida há aproximadamente 2000 anos, mais ou menos a mesma data do Miami Circle. Entretanto, outros pesquisadores, incluindo parte dos arqueólogos que escavaram o sítio, dizem que pela sofisticação das pessoas que viviam ali, o povoado Tequesta, na verdade, pode ter iniciado sua vida por ali entre 10.000 e 13.000 anos! Incrível, né?

Como visitar o Miami Circle

A visita é aberta ao público em uma praça denominada “Miami Circle Park“, mais facilmente encontrada no google como “Brickell Point”. Inclusive, a entrada é gratuita.

Ao redor da praça tem vários painéis que explicam a história do Miami Circle e ajudam a entender o que tudo ali significa. Eu só achei que ainda não valorizam essa jóia histórica como ela deveria, mas quem sou eu pra julgar! 🙂

O parque abre de segunda a domingo das 8h às 20h, sendo que no inverno fecha às 18h.

Para quem tem interesse em se aprofundar no assunto, o vídeo abaixo conta em detalhes a história do Miami Circle:


Chip de Internet para os EUA!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Sem dúvida, uma super promoção!

Chip celular Estados Unidos

O que mais fazer em Brickell

Depois de apreciar esse pedadinho da história de Miami, continue seu passeio ao longo calçadão e vá beirando a água até a SE 8th St. Então lá, você poderá optar por tomar um lanche no Mary Brickell Village (sem graça aos finais de semana) ou pegar o metromover (gratuito) e seguir para Downtown Miami. Em Downtown Miami dá para curtir o Bayfront Park, o Bayside Marketplace ou ainda um jogo de basquete do Miami Heat. Além disso, tem novo Museum Park que é lindo e abriga o delicioso museu PAMM.

Espero que tenham gostado dessa dica e fique de olho, pois temos mais artigos de Miami aqui no Viajoteca. Obrigada pela visita!

Onde ficar em Miami?

Booking.com

Gostou do post?

Então, se você curtiu ou conhece o lugar? Caso você tenha mais alguma sugestão ou até mesmo já tenha visitado algumas destas atrações, deixe sua opinião ali nos comentários. Sem dúvida, nós e nossos outros leitores vamos adorar saber suas impressões. Assim como vamos ficar contentes em te ajudar com qualquer dúvida que você tenha. 😉

Aliás, se você gostou das sugestões, use os links deste post para fazer suas reservas. Pois dessa forma, ganhamos uma pequena comissão e podemos sempre manter o blog com dicas fresquinhas para você! Obrigada!!

Seguros Promo

O que fazer em Miami?

LEIA TAMBÉM:

5 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

O que fazer em Miami 28 de junho de 2016 - 15:22

[…] é uma delícia e uma das atrações que menos recebe visitantes e que mais me impressionou foi o Miami Circle, um resquício da pré-história da […]

Responder
Dicas de Viagem: Estados Unidos 29 de fevereiro de 2016 - 00:30

[…] dicas de South Beach – Miami Beach Miami – Coral Gables (Everglades / South Beach) Miami Circle, a pré-historia da Florida Miami – Compras no Sawgrass Mills Outlet Miami (Everglades / South Beach) Miami, Tampa & […]

Responder
#MuseumWeek - 4 Museus pelo mundo 8 de junho de 2015 - 18:31

[…] tem uma arquitetura inspiradora com design sustentável e sua localização é perfeita: Downtown Miami, as margens da intracostal e ao lado de um parque delicioso para caminhar e relaxar (com ou sem […]

Responder
Carina 13 de fevereiro de 2015 - 07:53

Puxa, que interessante, Mi!
Realmente a gente espera encontrar este tipo de coisa na Europa, mas nunca nos EUA! Super dica!

Responder
Mirella Matthiesen 17 de fevereiro de 2015 - 19:42

Pois é Cá, eu fiquei impressionada também … Completamente do que esperamos da Florida 🙂
bjuuuuu

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies