Mergulhos em Sipadan

Mergulhos em Sipadan (Borneo – Malásia)

Quando a gente começa a mergulhar acontece um probleminha: se a lista de destinos para as próximas viagens já é grande, ela fica ainda maior! Agora tem aqueles destinos que todos desejam e também os debaixo d’água. Então, foi assim que Sipadan surgiu como destino da minha última viagem.

Marcamos férias, passagens compradas, roteiro feito, alguns hotéis reservados e um belo dia meu marido fala: e Sipadan? Já que vamos pra Ásia deveríamos aproveitar. O final dessa história foi daquele jeito que todo viciado em viagens já passou: mudar o roteiro, tentar encaixar passagens, descobrir uma cidade no meio do caminho pra ir também.


Olhe também:

>> Viagem de um dia de Mergulho com Mergulho em Bornéu 3-Dive em Kota Kinabalu

>> Kota Kinabalu: Excursão de um Dia de Mergulho à Ilha de Mengalum


Sipadan, em Borneo

Sipadan e o mergulho

Pra começar, deixa eu explicar que Sipadan fica na Malásia, na ilha de Borneo, na região de Sabá. Aliás, este é um destino super badalado entre mergulhadores. Definitivamente, este é um dos pontos de mergulho que sempre aparece naquelas listas dos mais mais. Inclusive, tem um Dive Resort em Sipadan que é uma antiga plataforma de petróleo! A minha cara! A hospedagem na plataforma não é a única forma, pois existem outros resorts de mergulho. Bom saber que as ilhas de Kapalai e Mabul têm hotéis naquele estilo bangalô em cima d’água. Além disso, tem várias outras acomodações mais econômicas na ilha de Mabul e um liveaboard na região.

Mergulhos em Sipadan

Importante!

Um ponto importante para os mergulhadores que querem ir a Sipadan é confirmar com a operadora de mergulho sobre as permissões para mergulho em Sipadan. Pois só são dadas 120 permissões por dia, então é uma guerra conseguir. O “hotel” que fiquei recebe 11 permissões por dia. Por fim, para garantir o mergulho em Sipadan eles pedem para marcar no mínimo 3 noites, menos que isso não garantem.

>> Borneo Full Day Try Dive (2 mergulhos) para principiantes

Como foi conosco

Desde o primeiro contato, os funcionários da Seaventures foram super gentis e atenciosos. Eles responderam rapidamente os e-mails e tiraram todas as minhas dúvidas. Até mesmo aturaram minhas indecisões, mais um ponto positivo. Aliás, o pacote inclui tudo. Desde o transporte do aeroporto ao Rig (a plataforma) de carro e de barco, assim como 3 refeições por dia e mais lanchinhos e 3 saídas de barco por dia para mergulho. Além de mergulhos nas pernas da plataforma ilimitados.

Mergulhos em Sipadan

Eles mandaram os horários do transporte entre aeroporto e plataforma para a gente poder marcar nossas passagens aéreas. Nos lembrando sempre do intervalo de segurança entre mergulho e vôo, o que acaba deixando um tempo na plataforma sem aproveitar mergulhos, mas dá pra pegar carona com os mergulhadores e ir pro snorkel. O aeroporto mais perto é o de Tawau, que recebe voos diários de Kuala Lumpur e Kota Kinabalu.

>> Ilhas gêmeas: passeio de um dia de mergulho com snorkel na ilha Sapi & Manukan

Equipamento

O aluguel do equipamento de mergulho não está incluído no valor do pacote. Mas é feito na própria plataforma, que tem uma lojinha de aluguel. Pra quem tem espaço na mala vale a pena levar, afinal são muitos dias. O pagamento é feito no check-out junto com o pagamento do que não está incluído no pacote (bebidas alcoólicas, refrigerantes, picolés, souvenirs).

Mergulhos Malásia

>> Sandakan: Encontro com Orangotango e Cruzeiro no Rio Kinabatangan

Hospedagem em Sipadan

As acomodações são tanto em quartos de casal ou com 2 camas de solteiro com  banheiros no quarto (banho quente)  quanto em quartos com beliches e banheiros compartilhados no corredor. Pelo que vi no site tem uns quartos de casal grandes também, mas não foi no que fiquei. Aliás, a gente só usava o quarto para dormir e tomar banho mesmo.

As áreas comuns são super amplas, a diferença principal de ficar no Rig e num liveaboard é o espaço. A comida foi uma boa surpresa. Apesar de não ter muita variedade era bem gostosa. Muita comida do mar, peixe, lula, camarão, tudo fresquinho. Já o café da manhã bem diferente pra gente, com sopas e noodles, mas também torradas e ovos. Todo dia tinha algum doce de sobremesa.

A única parte que achei meio confusa foi a chegada à plataforma. A gente chega super empolgado, querendo entender tudo, conhecer tudo, e claro, cair no mar! Mas demorou até chegar alguém da equipe para falar com a gente, contar como funciona, onde era o quarto, como é o dia-a-dia. Mas não foi pontual. Pois reparei que aconteceu isso todos os dias quando chegavam novos hóspedes/mergulhadores. Depois, quando conhecemos todos por lá, que deu pra perceber que a parte fraca da equipe era justamente o gerente.

>> Pulau Tiga Survivor Island Viagem diurna e banho de lama vulcão

A equipe

Já o resto da equipe era ótimo. Nós não tivemos um guia que nos acompanhou em todos os mergulhos. Pois a cada dia mergulhamos com guias diferentes, sempre muito simpáticos, atenciosos, pacientes. Mergulhador é quase sempre gente boa, pelo menos a maioria é. E o resto dos funcionários, o pessoal do bar, do elevador, da lojinha, também muito simpáticos e todos falam inglês!

Todos os dias tem um barco que leva até a ilha em frente e busca 1 hora depois. Mas é mais pra quem quer passear na praia, ou melhor no hotel, pois a praia é meio suja, não dá pra curtir praia. E o resto é… mergulho!

Malásia fundo do mar

>> Mergulho de dia inteiro a partir de Kota Kinabalu

O mergulho em Sipadan

Num dos melhores lugares do mundo, não tem como ser ruim! Não achei nada monótono os dias por lá, mas o mergulho realmente ocupava quase que o tempo todo. O barco saía ou para Sipadan ou Mabul ou Kapalai. São três mergulhos por dia e depois dava tempo de fazer um mergulho no fim da tarde ou noturno nas pernas do Rig. Quem opta fica nos resorts das outras ilhas, vai até o Rig de barco e tem mergulhos ilimitados no seu próprio resort. Contabilizando, foram 14 mergulhos em 4 dias. Aliás, nos resorts tem outras atividades, assim pra quem vai com alguém que não vai mergulhar pode ser uma opção melhor.

Fundo do mar Malásia

A vida marinha é realmente incrível! Eu ainda não sou boa reconhecedora de peixes, mas posso falar que vi muitas espécies diferentes. Além de ter visto cardumes lindos, que chega a ser emocionante ver! Eles dançam pra gente. Muitas criaturas pequenas e diferentes e também os bichos mais queridos, as tartarugas (muitas e enormes) e os tubarões. Em um mergulho em Sipadan, deu pra ver mais de 30 tubarões!

Mergulhos Malásia
Mergulhos em Sipadan

>> Parque Kinabalu e Poring Hot Spring Tour

Nossos mergulhos em Sipadan chegaram ao fim, mas nossa viagem pela Ásia não. Então, como ainda estávamos loucos pra mergulhar, aproveitamos todas as oportunidades.

E depois de Sipadan, seguimos viagem…

Em Gili Trawangan, uma ilhotinha entre Bali e Lombok, mais perto de Lombok, não deu pra escapar de mais mergulhos. Essa ilha tem aquela água bem clara, que a gente não cansa de tirar fotos, e operadoras de mergulho por todos os lados. Acho que até quem não mergulha se sente pressionado a entrar nessa, ou pelo menos a fazer snorkel. O snorkel na ilha é incrível, com a água clara e muitos peixinhos. Naturalmente, sempre aparece uma tartaruga pra nadar junto. É super  fácil e barato achar alguém alugando máscara, snorkel e nadadeiras em alguns bares de praia ou banquinhas.

O esquema de mergulho é muito bom, com o barco saindo duas vezes por dia. A primeira saída é por volta das 9 da manhã pra apenas um mergulho. Posteriormente, depois das 2 da tarde tem outro. Assim a gente não fica o dia todo em função do mergulho.

Mergulhos em Sipadan

Quase todos os hotéis têm a sua operadora, então mergulhamos com a do nosso, a Gangga Divers. Devo dizer que foi ótimo, sempre com poucas pessoas. Aliás, dava pra decidir na hora e ainda podia pagar tudo no final. E não há diferença de preço entre as operadoras. Pois em Gili T (como é conhecida), eles se organizaram para fazer o mesmo preço. Bom para gente que não precisa ficar passando de uma em uma perguntando preço. Fora que eles são super organizados e profissionais, com equipamentos novos.

Eu adorei tudo. A água estava com temperatura agradável e visibilidade muito boa. Nos nossos dias por lá, estava melhor que em Sipadan.

Mergulhos em Sipadan

Bali

Nosso último destino era Bali e como nunca tínhamos visto raias mantas (e sim teve gente que viu em Sipadan no dia seguinte que fomos) e lá tem um mergulho quase certeiro com elas, no Manta Point, perto de Nusa Penida, fomos pra lá.

Mergulhamos com a Atlantis International, por dica da Camilla, do Ensaios de Viagem, e a operadora é muito boa. Entrei em contato com eles ainda do Brasil para marcar e sempre fui bem respondida e rapidamente. Inclusive, não precisou deixar depósito para garantir o mergulho. Também marcamos traslado com eles para continuar a viagem.

Mas se não quiser marcar com antecedência, tem muitas operadoras em Bali que oferecem esse mergulho, que é um dos mais populares. E tivemos sorte que era um grupo bem pequeno e legal e claro porque encontramos as mantas! Pela primeira vez, mantas!!! Não foi rapidinho, nadamos até aparecerem, mas chegaram lindamente, daquele jeito que a gente quase para de respirar. Aí não paravam de passar pela gente e nadavam formando um círculo. Infelizmente, claro que nessa hora a GoPro não funcionou. Mas tudo bem, acontece…

Mergulhos em Sipadan

>> Mergulho com Arraias em Nusa Penida saindo de Bali

>> Mergulho de Snorkel em Nusa Lembongan saindo de Bali

Então, foi com esse mergulho inesquecível que fechamos nossos maravilhosos 19 mergulhos na Ásia.

Mergulhos em Sipadan

Veja também:

Outros mergulhos pelo mundo

19 respostas

  1. Adorei Carlinha

    Agora que virei mergulhador, tenho esse problema de mais destinos para conhecer.. Quando morava em Cingapura escutei falar de Sipadan algumas vezes mas nem tinha dado muita bola.. Agora está na listinha também 😀

    1. Adorei que virou mergulhador! Bom, né?! Já vi que em breve aparecerão posts de merguho por aqui 😉
      Sabe que tinha um grupo grande de Cingapura com a gente lá?! É bem mais fácil pra eles.

      Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.