Página Principal Alemanha Lohr am Main, a encantadora cidade da Branca de Neve

Lohr am Main, a encantadora cidade da Branca de Neve

por Carina
0 comment

Sempre que eu passava pela Autobahn A3 (autoestrada) indo em direção sul da Alemanha, saindo de Frankfurt, eu via a placa abaixo, na beira da auto-estrada, fazendo propaganda de Lohr am Main. Afinal, a placa diz que esta é a cidade da Branca de Neve. Então eu dizia a mim mesma: eu preciso vir visitar esta cidade! Até que um dia eu decidi ir e certamente não me arrependi!

Schneewittchenstadt
Cidade da Branca de Neve – Lohr am Main

Excursão de dia inteiro em Colônia e Limburgo

Lohr am Main, a cidade da Branca de Neve na Alemanha

Lohr am Main fica a 85 km de Frankfurt (aproximadamente 1 hora de viagem de carro) e próxima a Würzburg, já no Estado de Bayern. Por certo, este pode ser um bate-volta perfeito de Frankfurt, pois atravessar as lindas florestas da região de Spessart para chegar até lá. Realmente um cenário real de Conto de Fadas.


FAZENDO BATE-VOLTA A PARTIR DE FRANKFURT

+ 15 CIDADES PEQUENAS E CHARMOSAS PARA CONHECER NA ALEMANHA

+ A BELA ALTE MAINBRÜCKE EM WÜRZBURG



Seguro de Viagem

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Afinal, ele é obrigatório nas viagens para a Europa e sem dúvida você corre o risco de não poder entrar na Europa se não tiver um seguro válido! Então, faça já o seu!!
Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Por isto, use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?

+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR


Mas, e a Branca de Neve, esta é mesmo a sua cidade?

Crtamente é difícil afirmar com certeza. Até porque Lohr am Main não é a única cidade a se dizer cidade da Branca de Neve. Isto porque tem mais outras 3 cidades (Alsfeld, Kassel e Langenbach im Taunus) que se dizem ser a cidade dela. Ainda como cada uma delas afirma ter pontos que influenciaram na inspiração dos Irmãos Grimm para escrever a história.

Entretanto Lohr am Main afirma ter mais pontos a seu favor. Já que em 1986 o farmacêutico e historiador Karl Heinz Bartels (natural da cidade), desenvolveu a tese afirmando que havia precedentes históricos para se afirmar que a Branca de Neve era uma “Lohrerin” (nascida na cidade).

Lohr am Main rua

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!


Branca de Neve e a Família Erthal

Segundo a pesquisa de Bartels, a inspiradora da Branca de Neve nasceu na cidade em 1725 e se chamava Maria Sophia Margaretha Catharina von Erthal. Com efeito, ela morreu pouco antes da primeira versão do conto de fadas dos Irmãos Grimm. Bem como, seu pai, Philipp Christoph von Erthal era, entre 1719-1748, o Eleitor da cidade de Lohr. Então, por ter um cargo associado a imperadores e reis de toda a Europa, os Erthals eram considerados em Lohr como uma família real.

Ainda, a família vivia no Castelo de Lohr am Main, e após a morte da mãe biológica de Maria Sophia, em 1741, seu pai se casou com Claudia Elisabeth Maria, viúva de Venningen. Ela nasceu Condessa de Reichenstein e era a mãe do Palatino Presidente do Governo Carl Philip da Venningen. Como o pai da moça vivia muito ausente, devidos suas inúmeras viagens ao exterior, reforça o papel de “estranho inativo” do rei do conto de fadas.

Castelo Branca de Neve

Frankfurt: Excursão de 1 Dia ao Castelo de Eltz

Espelho Falante

Mas o indício mais importante que a Branca de Neve era uma Lohrerin, é o “Espelho Falante”. Aliás, ele está em exibição no Museu Spessart, que fica no Castelo de Lohr am Main. Produzido na cidade de Lohr am Main, numa oficina estatal que estava sob supervisão Philipp Christoph von Erthals, o espelho foi, provavelmente, um presente dele para sua segunda esposa Claudia e “fala”, como a maioria dos espelhos fabricados em Lohr am Main, através de suas palavras.

No canto superior direito do espelho contém uma referência para o amor-próprio (“Amour Propre”). Inegavelmente, isto levou Bartels a fazer a conexão da vaidade da madrasta no conto de fadas.

Lohr am Main vista

Procurando hotel em Frankfurt?

Temos vários posts com excelentes indicações!
Já que reservando seu hotel na Alemanha ou Frankfurt por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
Além disto, o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.


Floresta Selvagem

Facilmente a “floresta selvagem” do conto poderia ser a floresta de Spessart. Do mesmo modo que a fuga da Branca de Neve “pelas sete montanhas” pode ser um velho caminho existente chamado Wieser Straße. Espantosamente, dá para usar ele para chegar, a partir de Lohr am Main, através de sete montanhas em Spessart, às minas de Bieber.

Os 7 Anões

Finalmente, os “sete anões que cortavam o minério” poderiam ter sido mineiros anões e crianças que trabalhavam nas minas. Assim como, o “caixão de vidro transparente” e “sapatinho de ferro”, em que a madrasta tinha de dançar, podem ter sido produzidos nas fábricas de vidro e martelos de ferro de Spessart.

Realmente Bartels embasou bem sua teoria! Mas mesmo que a cidade e seus antigos habitantes tenham ou não inspirado os Irmãos Grimm, Lohr am Main merece uma visita, afinal a cidade é uma graça!

Lohr am Main centro

Frankfurt: Excursão para Heidelberg de 6 Horas

Conhecendo Lohr am Main

Pequena e facilmente de ser percorrida em pouco mais de 1 hora, a cidade conta com um roteiro turístico bem sinalizado. Conforme o visitante vai seguindo as várias placas, elas vão mostrando o que ver e ainda onde ele dele seguir para conhecer as belezas da cidade.

Certamente, este é um tour bem tranquilo de se fazer, afinal basta ir seguindo as placas como a mostrada na foto abaixo. Então, aproveite e siga as placas onde se lê “Altstadt Rundgang”, que seria algo como “Tour pela Cidade Antiga”.

Lohr am Main placas

Excursão de 1 Dia a Rothenburg saindo de Frankfurt

Aliás, a cidade não possui atrações marcantes, assim sendo, a visita é mais um passeio pelas suas ruas e apreciando seus detalhes e belezas. Desta forma, não vá cheio de expectativas em ver grandes construções ou monumentos. Mas eu te garanto que graciosidades pelo caminho você vai encontrar. E muitas!

Então, siga as placas e aprecie as belezas da fofa Lohr am Main! Sem dúvida, eu recomendo muito e vou voltar!

Lohr am Main praça

Castelo de Hohenzollern: Excursão 1 Dia saindo de Frankfurt

Spessatrmuseum am Lohrer Schloß

Este é o museu da região de Spessart, que fica no palácio da cidade. Portanto, este é o lugar certo para conhecer mais sobre esta linda região.

Schloßplatz 1, 97816 Lohr am Main.
Tel: 09352 2061.

www.spessartmuseum.de/seiten/museum_engl.html

Contos dos Irmãos Grimm

Enfim, para quem tem o interesse de ler as belas histórias do Irmãos Grimm, clique neste link que você vai encontrar todos os contos dos irmãos em português.

Dica!

Então, para quem interesse em se aprofundar no tema, o Dr. Karlheinz Bartels escreveu o livro (em alemão) Schneewittchen – Zur Fabulologie des Spessarts (1990). ISBN Nr: 3-9800281-4-3.

Lohr am Main detalhe

DICAS DOS HOTÉIS MAIS BEM LOCALIZADOS EM FRANKFURT

5 Estrelas Centro Turístico Estação de Trem Messe Fora do Centro

*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.


LJá que você chegou até aqui, leia mais sobre a Alemanha:

+ UM ROTEIRO PARA CONHECER A MEDIEVAL BÜDINGEN

+ MICHELSTADT, NA ROTA ENXAIMEL

+ MILTENBERG, A PÉROLA DO RIO MAIN

+ CONHECENDO A BELA WERTHEIM, NA ALEMANHA


Seguros Promo

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies