Karpathos, uma linda ilha grega (e sendo redundante!)

4

Eu ainda me lembro bem da primeira vez que cheguei em Karpathos… Eu soube imediatamente que eu tinha encontrado o meu paraíso particular. Com um marido que pratica windsurfe como hobby, já tínhamos passado por inúmeros spots do Club Mistral (hoje Ion Club) na Europa, África e América do Sul. E então decidimos dar uma chance para esta ilha de nome diferente que prometia ter bastante vento e uma baía tranquila.

Não vou negar que ao fazer a pesquisa na internet eu já senti o coração palpitar só de ver a cor do mar naquelas fotos. Mas devo dizer que nada me preparou para ver ela ao vivo. Já da janela do avião eu vi que aquela ilha jamais sairia da minha memória. E isto se intensificou ainda mais quando aterrissamos AO LADO da baía onde se pratica windsurfe.

Karpathos do alto
Aterrissando em Karpathos

Karpathos aeroporto
Na pista do aeroporto de Karpathos

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Vento

Ao descer do avião eu entendi o que os sites que eu li queriam dizer com uma ilha que venta bastante. Sim, Karpathos é bem ventosa! E para o marido windsurfista isto é um ponto positivo e um atrativo a mais, além de toda sua beleza. Dizem que é a ilha mais ventosa do Mediterrâneo!

Beleza sem fim

Já tive o privilégio de ter visitado inúmeros paraísos mundo a fora e não tenho a pretensão de dizer que esta ilha bem ao sul da Grécia, entre Creta e Rodes, é o lugar mais lindo da Terra. Ela é belíssima, sim (ela fica na Grécia!). Com praias de tirar o fôlego, com aquele mar que, ao se olhar em fotografias, perguntamo-nos se é mesmo real ou se é algum filtro, não tem como negar que é um paraíso.

Mas uma paixão não se faz de praias bonitas, até porque a maioria é de pedra e não de areia. Mas o que faz uma paixão é receptividade e carinho. O que me conquistou foi sua pureza, sua gente, seus sabores e a chance que Karpathos me dá de viver o que é simples e primitivo.

Andar pelas suas estradas, só me lembra que estamos no séc. XXI porque uso uma motinho e de tempos em tempos passa um carro por mim nas suas estradas impecavelmente asfaltadas. Ao olhar no horizonte, o que vejo é quase a mesma coisa que se via na época que Karpathos era uma aliada de Esparta na Guerra de Peloponeso, no ano 431 a.C.: um lugar vasto, perdido no tempo, de uma paz sem fim.

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Eu testei algumas vezes e aprovei. Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Karpathos

 

Karpathos (em grego: Κάρπαθος) tem mais de 300 quilômetros quadrados e não é uma ilha tão pequena assim. É a segunda maior das ilhas do Dodecaneso grego. Ela conta com um comprimento de 48 km no sentido norte-sul, uma largura máxima de quase 12 km, sendo que a sua parte mais estreita tem quase 3,5 km de largura.

É uma ilha montanhosa e seu ponto mais alto é o Monte Lastos, com 1215 metros de altura. Só sua parte sul, onde fica o aeroporto é mais plana. Devido a sua geografia, andar pelas suas estradas é um deleite! Olhar suas encostas escarpadas do alto, e que dão no mar azul e transparente lá embaixo, são inebriante.

Aldeias

A bela Karpathos tem poucas aldeias como Pigadia (nome oficial é Karpathos), que é a capital. É em Pigadia que fica o principal porto e onde a ilha tem mais movimento. Mas outras vilas espalhadas pela ilha também são cheias de atrativos, como Menetes, Arkasa, Aperi, Volada, Otho e Pyles. No Norte encontra-se Mesochori, Spoa, Diafani e Olympos, a mais interessante e remota de todas.

+ OLYMPOS, UMA VILA GREGA PERDIDA NO TEMPO

Praias

Praias são inúmeras, e uma mais encantadora que a outra. Difícil escolher uma preferida. Mas a gente sempre acha! E as mais lindas na minha opinião são Apella (sempre na lista das mais belas praias do mundo), Achata, Kyra Panagia, Diakofti (eleita em 2014 a mais bela praia da Europa!). E claro, a minha favorita, Damatria.

Karpathos possui ainda inúmeras outras belas praias, algumas poucas são de areia, mas todas contam com o mar azul e transparente. Então não importa qual, a beleza sempre vai estar na frente dos teus olhos.

+ AS PRAIAS QUE SÃO IMPERDÍVEIS EM KARPATHOS, NA GRÉCIA

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!

Reservando seu hotel na Grécia ou Karpathos por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!

E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Pigadia

A grande maioria dos turistas que vai a Karpathos fica em Pigadia (Karpathos City). Afinal é onde estão a maioria das ofertas de hospedagem e onde está a vida movimentada. Mas ainda assim não é nada mais que uma vila do interior, um lugar bem tranquilo e agradável.

A capital é a parte mais moderna da ilha, com inúmeros restaurantes e cafés, lojas de souveniers e produtos locais. Ela ela tem seu perder charme e está longe de ser um destino de turismo de massas.

Ao caminhar no calçadão de Pigadia, encontra-se inúmeros locais sentados nos bares conversando com amigos. E eles são tão receptivos, que você se sente parte da comunidade. O clima é realmente de cidade de interior num final de semana.

Em Pigadia está o porto e alguns poucas praias. Mas devo confessar que são todas sem charme, apesar de ter areia. Então este é o lugar para quem não consegue se desligar da vida moderna.

Amopi

Outro lugar que atrai muitos turistas, principalmente escandinavos, é Amopi. Amopi é uma vila ao sul de Pigadia, e cheia de charme. Ela conta com lindas e pequenas praias, e com algumas das hospedagens mais caras da ilha. Também tem inúmeros restaurantes e um pequeno comércio. Seria minha escolha, se eu já não tivesse me apaixonado por Afiarti.

Karpathos-amopi
Amopi

Arkasa e Finiki

No sul da ilha e no lado oposto das vilas citadas, a oeste, estão outras duas vilas que recebem turistas. Arkasa e Finiki são bem agradáveis, com alguns restaurantes, boas hospedagens e muita tranquilidade. Finiki ainda é conhecida por oferecer o melhor peixe da ilha.




Karpathos-arkasa
Arkasa

 

Lefkos

Ainda tem Lefkos, numa região mais ao norte e mais distante, mas ainda assim com boas hospedagens e lindas praias, além das ruínas de uma antiga cidade. Aqui encontram-se uma série de casas em cavernas, um velho templo subterrâneo e vestígios romanos.

Karpathos-Lefkos
Lefkos

Afiarti

E finalmente Afiarti, a minha favorita. Não, ela não é mais bonita ou mais interessante do que as outras. Ela possui somente uma vendinha de artigos de primeira necessidade e  não tem mais o que algumas poucas pousadas e um hotel. E ainda conta com somente 2-3 restaurantes que fecham cedo e não são nem de perto os meus favoritos. Afiarti não tem nenhuma vida noturna e a tranquilidade reina dia e noite.

Entretanto é aqui, nesta área que fica colada ao aeroporto, que eu me sinto “em casa”. É por caminhar em suas empoeiradas ruazinhas que eu me sinto mais viva. E é olhando o seu mar que eu realmente descanso. Este é meu lugar no mundo!

Thalassa Suites

A minha casa em Afiarti se chama Thalassa Suites. Eu amo me hospedar aqui e recomendo fortemente a quem vier. O problema é conseguir uma reserva… todos que vem, voltam. E já deixam reservado para o ano seguinte. Então precisa-se contar com a sorte ou com alguma desistência para conseguir um apartamento livre.

O Thalassa Suites são apartamentos mobiliados com capricho e muito bom gosto pelos adoráveis Mary e o Manoli. E nada como ter conforto de casa, estando em outro lugar! Os apartamentos oferecem uma das melhores camas em que já dormi. Claro que com uma super vista pro mar e com wifi (que funciona perfeitamente!). E de brinde, uma horta linda para uso dos hóspedes, um parquinho muito bem cuidado e muito carinho e simpatia. Precisa mais?

Karpathos-afiartis
Afiarti
Gun Bay

Em Afiarti quase só se encontra quem vai a Karpathos para fazer windsurfe. Afinal não tem mais nada ali para fazer além de descansar e velejar. Ali fica a Gun Bay, uma baía excelente para a prática de windsurfe e onde estão alguns clubs que alugam o equipamento e dão aulas para iniciantes e de aprimoramento.

Para se hospedar em Afiarti é necessário ter em mente que se está longe de tudo. Menos do aeroporto, para onde pode se ir andando na terrível hora de voltar para casa. Desta maneira é necessário alugar um carro, um quadriciclo ou uma moto para se deslocar pela ilha. O supermercado mais próximo fica a 10 km de distância e Pigadia a 14 km.

Karpathos-GunBay
Afiarti – Gun Bay

É em Pigadia onde também ficam os supermercados da ilha (não mais que quatro no total). Aqui a diversão é simplista, o mar, as belas paisagens e a tranquilidade do vento, que sopra sem parar na temporada.

Uma ilha para descansar

Karpathos não é nem de perto uma Mykonos. Aqui não tem baladas, não tem nada nenhuma rede internacional, seja de lojas, seja de restaurantes. E tem somente 3 postos de gasolina, que ficam todos em Pigadia, a capital.

Poucos voos

Acredito que um dos grandes motivos de Karpathos ainda se manter tão pura é a dificuldade de se chegar lá. A ilha possui um aeroporto militar, que é usado por companhias aéreas civis, mas a oferta de voos não é muito grande.

Karpathos é daqueles lugares que a gente torce para que fique como está, com seu charme simples, sua beleza sem fim e sua simpatia sem tamanho.

Karpathos-animais1

Karpathos-animais

Da Alemanha, por exemplo, existem somente 2 voos semanais entre abril e outubro pela Air Berlin, um saindo de Munique e outro de Düsseldorf (um voo por semana de cada um deles). Existem voos sazonais de Viena, Roma, Milão, Oslo, Copenhagen, Atenas, algumas poucas ilhas gregas, entre outras.

Outra opção são os ferries que ligam as ilhas gregas.

Karpathos-placas

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


4 Comentários
  1. […] é uma bela e remota vila de Karpathos, uma das ilhas do arquipélago Dodecaneso na Grécia. Esta vila, de excepcional beleza, está […]

  2. O que fazer em St Croix

    […] O que fazer em Nassau, Bahamas Se apaixone por Niue, no Pacífico Sul Conheça Ilhas Cook Samoa, Polinésia a seu dispor Fiji… dispensa apresentação Tahiti e Moorea… pra morrer de amor! Maldivas … paraíso na Terra! Miami Beach – roteiro Karpathos, uma ilha escondida na Grécia […]

  3. […] Karpathos, Grécia […]

  4. […] já contei que Karpathos ganhou meu coração há alguns anos, e desde lá já foram 8 visitas a ilha, onde a rodamos inteira e sempre retornamos aos nossos […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.