Dicas de Viagem

Como foi o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Paris (IV EEBB)

5

Semana passada aconteceu em Paris um dos eventos mais esperados por nós, blogueiros brasileiros que moramos na Europa. Afinal, encontrar amigos, aprender muito com os colegas e visitar a bela Cidade Luz é só alegria! E em todos estes pontos, o IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros (IVEEBB) foi um sucesso!

 

IVEEBB Hôtel de Sully9 Camilian
Foto: Camilian Pereira, blog Destino Munique

O Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros é um evento que acontece anualmente em diferentes cidades do continente e que está indo para sua quinta edição ano que vem. Já se tornou tradição por aqui aguardar com ansiedade a época das inscrições e se preparar para esta viagem que dura um final de semana em alguma linda cidade da Europa.

O primeiro encontro aconteceu em 2014 na cidade de Barcelona, e depois de lá passou pelo Porto e Berlin, chegando este ano em Paris, pelas mãos da nossa sócia Martinha. Sim, a nossa Martinha foi a organizadora do IVEEBB e da festa linda que aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro de 2017. E foi tudo irrepreensível!

Pré-encontro com as amigas blogueiras em Paris

Subida à Torre da Igreja Notre-Dame

 

Eu, Carina, já tinha chego na quarta-feira, com a pretensão de aproveitar muito da cidade, da companhia dos colegas e ajudar a nossa Martinha no que fosse possível. Então, na quinta-feira, eu a Martinha encontramos a Mônica (do blog De Café por Barcelona) e a Cristina (Sol de Barcelona) para subir na torre da Igreja Notre-Dame.

 

IVEEBB Notre Dame5
Foto: Cristina Rosa, blog Sol de Barcelona

Esta era uma das grandes faltas que eu tinha nas minhas visitas a Paris. Eu sempre desejei subir na Torre e apreciar a linda vista que se tem lá de cima, mas sempre deixava para uma próxima oportunidade. E foi muito bacana subir a escadaria na companhia destas 3 mulheres tão bacanas e cheias de bom-humor. Além de lindas fotos, demos muitas risadas juntos e nos divertimos muito lá do alto.

 

O centro de Monumentos Nacionais (Centre des Monuments Nationaux) foi um grande parceiro do IVEEBB, fornecendo entradas para visita. Este centro administra vários dos monumentos nacionais na França, entre eles a Notre-Dame, o Arco do Triunfo e o Panthéon. Todos locais visitados pelos blogueiros. E administra também o belíssimo Hôtel de Sully, local onde aconteceram as palestras do encontro e que falarei adiante.

Internet móvel de qualidade!

 

Desde este momento eu já estava completamente conectada e postando tudo nas redes sociais. Logo que cheguei, a Martinha me entregou o aparelhinho da Hippocket, outro parceiro do nosso encontro.

 

IVEEBB Hippocket2

O Hippocket é um aparelho que fornece wifi de qualidade na França e na Europa. É na realidade um hotspot que você carrega consigo e que permite estar 24h conectado. Basta conectar ao aparelho ao celular (ou tablete) com uma senha e pronto!

 

Graças à este aparelho pude postar fotos em tempo real durante todo IVEEBB, fazer stories no Instagram (snaps no Snapchat), enviar fotos pelo Whatsapp e pelo Facebook. E devo dizer que não me deixou na mão em nenhum momento. Foi realmente como se eu estivesse conectada em casa, na minha internet de alta velocidade.

 

Árvore de Natal das Galeries Lafayette

 

Na frente da Igreja, terminada a visita, encontramos mais blogueiras amigas. E seguimos todas juntas para conhecer a belíssima decoração de Natal das Galeries Lafayette, outro parceiro de peso do IVEEBB.

 

IVEEBB Lafayette2

As Galeries Lafayette são lojas de departamento de luxo e que são encontradas em algumas cidades europeias. Mas sua matriz está em Paris e seus prédios na Boulevard Haussmann são também atração turística. Afinal, poucos resistem ao charme e variedade de seus artigos, à beleza de sua estrutura e a vista incrível de Paris do seu terraço.

 

IVEEBB Lafayette1

 

A decoração de Natal da Galeries Lafayette também é famosa. E as pessoas fazem filas nas suas vitrines para ver de perto as criações anuais para esta época. Sempre lindas e muito bem feitas, as vitrines de Natal são aguardadas com ansiedade.

 

Mas um espetáculo à parte é a belíssima Árvore de Natal! Sempre tão criativa quanto as vitrines, ela ocupa um grande espaço no vão central do prédio principal da loja. Pendurada no topo da cúpula, ela reina absoluta e encanta todos que por ali passam.

As Galeries Lafayette também ofereceram um tour guiado pelos seus estabelecimentos para vários blogueiros na segunda-feira pela manhã, dia 20 de novembro. Infelizmente eu não pude estar presente, porque era bem no horário do meu trem de retorno à Frankfurt. Mas a nossa Martinha estava lá!

 

Eu acompanhei pelas redes sociais os colegas conhecendo muitas das facilidades que a loja oferece a brasileiros como possibilidade de receber tax-free já na loja, Personal Shopper em português, entre vários outros serviços na nossa língua, o que facilita muito para aqueles que desejam fazer suas compras ali.

 

Eles ainda se divertiram muito andando na Montanha Russa Virtual, uma experiência 4D cheia de diversão e gratuita, oferecida aos clientes. Pena que a atração fica somente até o Natal! Então se você está em Paris, corre lá para aproveitar!

 

Começando o encontro em grande estilo na Torre de Montparnasse

 

O primeiro encontro oficial do grupo do IVEEBB aconteceu na sexta-feira, dia 17 de novembro, na Torre de Montparnasse. Outra grande atração da cidade de Paris e também parceiro do nosso encontro. Ali, boa parte do grupo já estava na cidade e a confraternização foi grande.

 

IVEEBB Tour Montparnasse7 Dani Bispo
Foto: Dani Bispo, blog A Bolonhesa

Não bastasse a vista magnífica que se tem do alto da Torre de Montparnasse, ainda fomos recepcionados no Deck superior com Champagne e Macarons. Um luxo! Além de contar com a simpatia e gentilezas do staff da Torre. Foi um momento de muita descontração e reencontros.

 

Recepção Oficial no XO Hotel

 

Dali o pessoal foi todo junto para a primeira recepção oficial do IVEEBB, no belíssimo e cheio de charme XO Hotel. Este hotel 4 estrelas, também foi parceiro do encontro, juntamente com o Hotel Gustave, onde me hospedei.

 

A recepção foi oferecida em parceria entre os dois hotéis e teve muitos quitutes deliciosos e bebidinhas. A mesa de comidas estava num capricho só e o Champagne e os vinhos, de primeira.

 

IVEEBB XO2 Cris
Foto: Cristina Rosa, blog Sol de Barcelona

A noite foi animada e cheia de risos, onde mais encontro aconteceram, onde pudemos estreitar laços com os amigos e desvirtualizar vários blogueiros que a gente só conhecia através das redes sociais.

 

IVEEBB XO Julia Morales
Foto: Julia Morales, blog Nosso Armário

Hotel Gustave

 

Eu retornei para o meu hotel, o Hotel Gustave, que tem vários quartos com vista da Torre Eiffel, e pude ter uma das melhores noite de sono possíveis, depois de tanta diversão neste dia.

 

+ Dica De Hotel Em Paris Perto Da Torre Eiffel – Hotel Gustave

 

O dia das Palestras do IVEEBB no Hôtel de Sully

 

A reunião com os amigos é um ponto importante do encontro. Mas a troca de experiência e conhecimento, é o motivo número um que faz o evento acontecer. Pois aprender como podemos tornar nossos blogs melhores, é sempre nossa meta.

 

IVEEBB Hôtel de Sully6 Camilian
Foto: Camilian Siqueira, blog Destino Munique

E todos os anos, o sábado do encontro é o dia das palestras. Onde colegas passam suas experiências adiante e convidados nos ensinam sobre as mais diversas formas de melhorar nossos blogs. Nas palestras aprendemos desde como otimizar o blog tecnicamente até como agir com parceiros, passando pela melhora de qualidade do conteúdo.

 

O lugar do evento foi o belíssimo Hôtel de Sully, um dos monumentos nacionais da França. Construído entre 1625 e 1630, este belíssimo edifício em estilo Louis XIII, fica localizado no coração do Bairro Marais. Próximo a ele está a famosa Place des Vosges e inúmeros museus imperdíveis na cidade.

 

O lugar é administrado desde 1967 pelo Centre des monuments nationaux, que é um órgão público, sob a supervisão do Ministério da Cultura e da Comunicação. E eles cederam uma das salas muito bem equipadas que possuem para que pudéssemos assistir as palestras agendadas para o dia.

 

Neste ano tivemos 5 palestras maravilhosas e muito bem escolhidas pela Martinha. Tivemos 2 palestrantes que vieram do Brasil e outras muitas colegas que moram na Europa. As palestras tiveram diversos enfoques e foram todas de excelente qualidade. Aprendi muito com todas elas e não vejo a hora de pôr as dicas em prática!

 

DSC01280_opt

 

Também recebemos muitos mimos das Galeries Lafayette, que enviaram sacolinhas com vários presentes para cada um dos blogueiros presentes.

 

Amigo Secreto

No final, como já é de costume todos os anos, aconteceu no Amigo Secreto. Esta é mais uma oportunidade de integração e de conhecer mais de perto alguns blogueiros, já que a brincadeira aproxima as pessoas.

 

Cada um traz uma pequena lembrancinha e é sorteado o amigo secreto no final. A troca de presentes sempre traz muita diversão e novas amizades se iniciam. Um final animado para um dia de tanto conhecimento!

Show no Paradis Latin

 

Outro parceiro do IVEEBB foi o show de entretenimento e cabaré Paradis Latin. Eles nos convidaram para assistir o espetáculo nesta noite de sábado e nos apresentaram os bastidores. Pudemos ver de perto os artistas se aquecendo, os cenários, os figurinos, ver o funcionamento de tudo por trás das cortinas…




 

IVEEBB Paradis

Uma das coisas mais legais foi saber da história incrível deste que é o mais antigo cabaré de Paris! E tudo isto apresentado pelo simpático brasileiro Luís, que trabalha no Paradis Latin há anos e foi de muita gentileza conosco.

 

IVEEBB Paradis2

Depois de conhecer tudo, chegou a hora de sentar para assistir o belo show e tomar uma taça de Champagne que nos foi oferecida pelo Cabaret. Tim-tim! Um final perfeito para um dia tão produtivo!

 

 

O dia de passear por Paris!

 

O domingo é sempre o dia reservado para passear pela cidade sede do encontro. E passear por Paris é sempre um prazer!

 

No domingo pela manhã nos reunimos em Montmartre, o belo bairro boêmio parisiense. É aqui, neste lindo bairro que se encontra a icônica igreja de Sacré Couer e inúmeras atrações interessantes.

 

IVEEBB Montmartre1

Passeio guiado por Montmartre com a França entre Amigos

 

Neste nosso passeio, fomos guiados pelo pessoal do França entre Amigos, que são especializados em fazer tours guiados pela cidade de Paris e arredores, e em Nice. A empresa oferece inúmeros serviços, como transfers e afins. Eles também foram parceiros do IVEEBB.

 

IVEEBB Montmartre

 

IVEEBB Montmartre2

 

+ Transfer Em Paris Com Motorista Brasileiro – França Entre Amigos

Nosso passeio começou aos pés da Sacré Couer e passou por diversas ruas e lugares lindos de Montmartre, terminando em frente ao Moulin Rouge, outro famoso cabaré de Paris. Um passeio lindo onde estávamos quase todos presentes e num clima de muita animação.

 

Panthéon de Paris

 

No período da tarde estivemos em outro grande monumento de Paris: o Panthéon! Eu estive lá muitos anos atrás e já havia me encantado com o lugar. Mas agora, reaberto depois de uma grande reforma, o lugar está reluzente!

 

IVEEBB Panthéon1

 

IVEEBB Panthéon3

Este lugar que serve hoje em dia de repouso final para mais de 70 célebres personagens da história da França. Aqui estão enterrados personalidades como Alexandre Dumas, Émile Zola, Rousseau, Louis Braille, Marie Curie e seu marido Pierre Curie, Descartes, Voltaire, Victor Hugo, entre inúmeros outros.

 

IVEEBB Panthéon5

Mas o Panthéon tem muito mais do que suas criptas para mostrar. As belíssimas pinturas que enfeitam suas paredes e a estrutura neoclássica do edifício deixam qualquer um boquiaberto.

 

IVEEBB Panthéon4

Outro grande atrativo do Panthéon é o Pêndulo de Foucauld, que é uma experiência com um pêndulo para demonstrar a rotação da Terra em relação a seu próprio eixo. E foi aqui no Panthéon de Paris, que o físico francês Jean Bernard Léon Foucault demonstrou sua experiência em 1851. O pêndulo está bem no vão central do Panthéon e é um grande chamariz.

 

IVEEBB Panthéon2

A visita foi mais uma parceria do Centro de Monumentos Nacionais da França com o IVEEBB.

Visita ao Arco do Triumfo

 

Outra grande visita feita neste dia por alguns colegas e nos dias que se seguiram, foi subir até o topo do Arco do Triunfo. Do alto do Arco do Triunfo tem-se uma vista belíssima da Champs Elysées, a mais famosa avenida de Paris, que é coroada com este belíssimo monumento.

 

IVEEBB Arco1

Infelizmente bem na hora que eu iria fazer a visita, o Arco estava fechado para um evento e só conseguiríamos entrar depois das 20h. O que ficou muito tarde para mim. Mas guardei minha entrada fornecida pelo Centro de Monumentos Nacionais, que foi parceiro do IVEEBB e nos forneceu entradas para subir no Arco do Triunfo e outros monumentos nacionais.

 

Mais um ano de sucesso e até o VEEBB!

 

E assim terminou o IVEEBB! Foi um encontro lindo, cheio de alegria, onde a Martinha arrasou com a organização. Como participante, só posso agradecer tanto empenho da nossa sócia, que não mediu esforços para oferecer o melhor para cada um dos participantes.

 

Visitamos lugares lindos, encontramos amigos queridos, fizemos novos amigos e tivemos momentos que ficarão para sempre na nossa memória. Foi incrível!

 

Obrigada, Martinha!! Você arrasou!!

 

IVEEBB Hôtel de Sully capa Suzana Paquete
Foto: Suzana Paquete, blog That Good Trip

 

Eu e a Martinha gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao colega Daniel do blog Dicas de Paris, por toda ajuda que ele nos deu, todas as caronas dadas aos colegas e toda boa disposição e simpatia em todos os dias do encontro. Obrigada, Daniel!

 

E aos colegas de EEBB: nos vemos ano que vem, em Madrid ou em Manchester, seja qual cidade for escolhida, tenho certeza que será mais uma festa linda! Nos vemos em 2018!!

Parceiros do IV EEBB

 

E como não agradecer de coração aos parceiros do IVEEBB que ajudaram que ele acontecesse? Meu muito obrigada a cada um de vocês, por todo carinho e atenção que nos deram!

 

Centre des Monuments Nationaux

Paradis Latin

XO Hotel

Hotel Gustave

Hippocket Wifi

Torre de Montparnasse

França entre Amigos

Galeries Lafayette

Rede Patrick Hayat Hôtels

Blogs Participantes do IV EEBB em Paris:

 

A Bolonhesa – Dani Bispo

Ana de Amsterdam – Ana Paula Risson

Apure Guria – Angela Sant’Anna

As Viagens da Rê – Renata Autran

Aqui se fala português – Cristina Pacino

Brazuka – Karine Porto

Cultuga – Priscila Roque e Rafael Boro

De Café por Barcelona – Monica Barbosa

Deguste seu Destino – Jessica Kowala

Destino Munique – Camilian e Rodrigo Pereira

Destino Provence – Natalia Itabayana

Dicas de Paris – Daniel Monsanto

Em Roma – Ingrid

Estrangeira – Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani

Eu Ando Pelo Mundo – Juliana Guimaraes e Juliana Franca

Guia de Roma – Patricia Carmo

Itália per Amore – Isa

Kely Pelo Mundo – Kely Martins Bauer

Londres pra Você – Tina Wells

Manaiara Araújo

Mel a mil pelo mundo – Juliana D’Amore

Milão nas Mãos – Mage

No Mundo da Paula – Paula Augot

Nosso Armário – Julia Morales

O Porto Encanta – Rita Branco

Paris me chama – Paula Saady

Passaporte com Pimenta – Mayte Scaravelli

Praga Boemia – Raquel Rezende

Preciso Viajar – Fernanda Souza

Raphinadas – Raphaela Perlingeiro

Roma Pra Você – Luciana Rodrigues

Sete Mil Km – Thais Nascimento

Sol de Barcelona – Cristina Rosa

That Good Trip – Suzana Paquete

The London Ginger – Raquel Sol

The Nerdylands – Paula Chinelato

Trend Tips – Luli Monteleone

Viagem Jovem – Gabriele Wiederkehr

Viagens de Mãe – Fernanda Diniz

Viajapedia – Isabela Bastos

Viajoteca – Carina e Martinha


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


5 Comentários
  1. cristina rosa Diz

    Foi tão encontrar vcs! Como sempre um prazer! Adorei subir a torre da Notre Dame na cia de vcs! Rimos muito. Beijo!

    1. Viajoteca Diz

      Obrigada, Cris, querida!!! Nós também adoramos!

  2. Adorei o encontro! Martinha foi mil e amei interagir mais com a dupla Viajoteca!

  3. Viajoteca Diz

    Obrigada, Tina!! Adoramos estar com vc também! Super beijo!

  4. Gabi Diz

    Foi demais ! Muito obrigada Martinha e à todos os blogueiros participantes! Que venha 2018!!

Comente Aqui