Página Principal .Viagens Inverno no Canadá – 11 dicas imperdíveis para curtir o frio!

Inverno no Canadá – 11 dicas imperdíveis para curtir o frio!

por Mirella Matthiesen

Muita gente tem medo de viajar durante o inverno no Canadá, mas para quem está buscando umas férias bem diferentes, com um visual incrível e com atividades para curtir o frio, separei algumas dicas bem bacanas do que fazer no inverno canadense para você se divertir.

Na minha opinião, quem tiver a oportunidade de encaixar pelo algumas dessas coisas no roteiro, com certeza terá uma experiência de inverno no Canadá bem mais interessante, mas por outro lado, não esqueça de usar roupas apropriadas!

Aliás, para aproveitar o inverno é muito importante saber se agasalhar. Sendo assim, estar atento/a a previsão do tempo, respeitar o frio e ficar de olho na sensação térmica é fundamental.

Ah… o inverno no Canadá acontece entre os meses de dezembro a fevereiro, mas para nós brasileiros, ele vai na verdade de novembro a março! 🙂

+ Dicas de inverno no Canadá:

Seguro Viagem para o Canadá, será que precisa? [Faça uma cotação]


ONDE ESQUIAR EM TORONTO – MELHORES ESTAÇÕES DE ESQUI

NATAL NO CANADÁ – TRADIÇÕES, COMIDAS E CURIOSIDADES


O que fazer no inverno no Canada

1. Patinar no gelo | Ice Skating

Patinar no gelo é uma das aventuras mais básicas e fáceis de encontrar durante o inverno no Canadá. Sem dúvida, toda cidade canadense oferece pelo menos um lugar para os residentes e visitantes poderem curtir uma pista de patinação no gelo (seja ela indoor ou outdoor – arena coberta ou não).

Toronto, por exemplo, tem dois lugares imperdíveis para ir: a praça Nathan Phillip Square (onde fica a prefeitura) e no Harboufront (o centrinho em frente ao lago Ontário).

E claro que preciso falar de Ottawa, pois ela tem a maior pista de patinação do mundo!!! Isso mesmo, quando o  Canal Rideau congela, são mais de 7km de pista de patinação para o pessoal desfrutar!!! É muito legal…

Se sua viagem for mais longa, como para fazer um intercâmbio no Canadá por exemplo, aproveite para fazer um curso de patinação no gelo, pois há sempre programas para todos os níveis e todas as idades, se informe.

Festival de Inverno em Ottawa
Canal Rideau em Ottawa no inverno

2. Trenós de cachorros | Dog Sledding

Feche os olhos e tente imaginar você em um trenó como do Papai Noel, mas ao invés das renas voadoras, são cães treinados que te levam pra passear no meio de uma floresta de neve!

Não está acreditando que é tão legal assim? Veja o vídeo abaixo do nosso correspondente Rafa Etges e duvido que você não vai querer fazer também!!!

Alguns tours de trenós exigem bastante esforço físico, dessa forma, verifique com a empresa que você for contratar, quais os requisitos básicos, assim você se prepara adequadamente!

Outro fator a se considerar é que raramente é possível fazer dog sledding nas cidades, essa atividade geralmente acontece no meio da natureza e distante dos grandes centros.

3. Tobogã na neve | Snow Tubing

O tobogã na neve é uma super aventura para todas as idades, até minha mãe já fez e adorou!!!

Há dois tipos de snow tubing bem comuns no inverno no Canadá; os tobogãs públicos que ficam nos parques das cidades e os privados que são montados por empresa ou resorts de esqui.

As pistas de tobogã privadas, geralmente a gente desce em bóia e tem uma infraestrutra bem bacana – você não precisa levar nada, somente pagar pelo número de descidas. Enquanto as pistas públicas, são montadas em alguma colina ou elevação da cidade e são mantidas pelas prefeituras ou associações voluntárias, nesse caso você precisa levar alguma coisa para te ajudar a descer, como por exemplo os carpetes de neve, bóias de neve, slider ou até mesmo papelão.

Dica: proteja bem o rosto com cachecol ou algo assim, pois durante a descida vai batendo um gelo fino que dependendo da velocidade, pode ser chatinho! 🙂

Inverno no Canadá - snow tubing
Essa imagem é bem aventureira, mas geralmente é bem mais calmo e seguro que essa imagem acima! 🙂

4. Raquetes de neve | Snowshoeing

Curte fazer caminhada? Quer explorar o inverno canadense no meio da natureza? Com certeza snowshoeing é a melhor resposta pra essa combinação.

Essa é a maneira que o povo nativo canadense andava na neve para longas caminhadas e agora muita gente faz isso como esporte ou diversão. São sapatos parecidos com raquetes que permite você caminhar “facilmente” na neve fofa!

Encontramos os passeios e tours de snowshoeing nos resorts de inverno, mas nas grandes cidade sempre tem uma pista ou outra para a gente aproveitar, basta alugar as “raquetes” e se aventurar.


CURSO DE INGLÊS ONLINE em escolas no Canadá

MELHORES BAIRROS PARA FICAR EM TORONTO


5. Jet ski na neve | Snowmobiling

Já pensou em andar de jetski na neve? Pois é, essa é uma das minhas atividades de inverno favoritas!!! Fiz algumas vezes e amei!!!

Pra vocês terem uma ideia, somente na província de Ontário (onde fica Toronto e Ottawa) você pode andar por mais de 33.600km de trilhas específicas para essa aventura.

 Alguns resorts de inverno oferecem pacotes para todos os níveis. Minha recomendação é que os iniciantes contratem um tour para ir pela primeira vez e nunca saiam das trilhas, pois pode ser muito perigoso se aventurar por lugares não demarcados.

Snowmobile

6. Pesca na neve | Ice Fishing

Muito maluco pensar que vários rios e lagos durante o inverno canadense congelam parcialmente e você pode andar por cima deles!

E para os amantes da pesca, mesmo durante o inverno há inúmeras razões para furar o gelo e levar um peixinho pra casa! Aliás, você sabia que pesca no gelo é um esporte?

Para os visitantes ou amadores, como eu e você, essa pode ser uma oportunidade bem diferente de reunir a família ou amigos para passar frio e pescar no inverno! Olha que ideia genial!

Como curiosidade, o Lago Simcoe, pertinho de Toronto, é considerado a capital de ice fishing do Canadá!

Icefishing - Pesca no inverno

1 DIA EM NIAGARA FALLS – O QUE FAZER E ROTEIRO DETALHADO!

COMO IR DE TORONTO À NIAGARA FALLS – OPÇÕES E DICAS!


7. Esquiar (ski e Snowboarding)

O Canadá possui algumas das melhores pistas de esqui do mundo e se você for para lá no inverno, não deixe de aproveitar para praticar o esporte ou pelo menos visitar um dos resorts de inverno do país!

As principais estações de esqui do Canadá são: Mt. Tremblant do lado leste “entre” Montreal e Ottawa, e também Whistler e Banff do lado oeste, onde ficam as províncias de Columbia Britânica e Alberta respectivamente, ambas as estações se encontram nas Montanhas Rochosas.

Pra quem quiser opções próximas a Toronto, fiz um post bem detalhado aqui no Viajoteca com as melhores opções de onde esquiar por lá.

Blue Mountains, Ontario
Imagem por Blue Mountain

8. Anjo na neve | Snow angel

Taí uma coisa muito fácil de fazer no inverno canadense, anjo na neve! Certamente uma das brincadeiras preferidas das crianças e dos adultos também! 🙂

Para isso basta achar um lugar com neve fresquinha e fofinha, deitar no chão, abrir e fechar as pernas, e curtir sua obra em formato de anjo! É uma delicia e muito típico dessa época do ano…

Anjo na neve - inverno no Canadá

LAKE LOUISE NO INVERNO | LAGO LOUISE NO CANADÁ!

TRANSFER E TOURS NA REGIÃO DE TORONTO


9. Escalada no Gelo | Ice Climbing

Para os corajosos e fãs de esportes radicais, uma dica imperdível é se aventurar em uma escalada no gelo, com certeza uma experiência inesquecível para se fazer no inverno no Canadá.

Apesar de dar um frio na barriga, saiba que existem cursos para todos os níveis, do iniciante ao avançado, então só basta querer e encontrar um lugar para aprender essa técnica durante sua viagem.

Geralmente os esportistas usam cachoeiras congeladas a escalada e para impulsionar a adrenalina!

O vídeo abaixo, mostra como seria um curso para iniciantes, mas no YouTube você encontra muitos vídeos de uma galera especializada (e maluca) fazendo escaladas no gelo no Canadá e em vários lugares do mundo.

10. Festivais de Inverno | Winter Festivals

O Canadá é um país que vai se transformando ao longo do ano, e cada estação tem atividades e passeios super legais para se fazer. E claro que também há muitos festivais acontecendo todos os meses.

Aliás, muitos dos melhores festivais do Canadá acontecem no inverno e ter a chance de participar de algum deles, fará sua viagem muito mais especial!

Nem vou falar aqui dos mercados de natal, pois esses também são maravilhosos e super típicos do inverno canadense.

Alguns dos festivais de inverno do Canadá: 

  • Québec Winter Carnival
  • Winterlude em Ottawa
  • Winter Festival of Lights em Niagara Falls
  • Cavalgade of Lights em Toronto
  • High Lights Festival em Montreal
  • Winterlicious em Toronto
  • Festival du Voyageur em Winnipeg
  • Winterfest em Calgary
  • World Ski & Snowboard Festival em Whistler
  • Niagara Icewine Festival
  • Ice on Whyte em Edmonton
  • Fredericton Frostival
  • Toonik Tyme, Iqaluit e muitos outros…
Caribou Carnival Day 3

11. Fazendas de maple syrup | Sugar Bush

Entre final de fevereiro e as primeiras semana de março, quando as noites canadenses continuam bem frias e os dias ensolarados, todo canadense já sabe que chegou a época de visitar as fazendas de Maple Syrup – em inglês Sugar Bush ou Sugar Shack e em francês Cabanes à Sucre.

Maple Syrup só pode ser produzido durante esse época do ano, pois é quando a seiva das árvores voltam a fluir, saindo do seu estado dormente do inverno – essa seiva chama-se “sap“.

O sap depois fervido se transforma em Maple Syrup, um dos produto mais típico do Canadá. Se você ainda não o conhece, ele tem jeitinho de um mel, mas a consistência é variada, dependendo de como for produzido ou por quanto tempo permanecer no fogo.

O maple syrup é usado em muitos pratos canadenses, principalmente no café da manhã com as famosas panquecas estufadas.

Visitar um Sugar Bush é um programa delicioso para se fazer em família e muito frequentado por locais [leia mais aqui].

Cada fazenda de Maple Syrup é de um jeito, mas as que abrem as portas para o público, geralmente tem muitas atividades para crianças, explicações de como o maple syrup era produzido pelo povo nativo, como é a fabricação atual, além, é claro, de produtos de maple syrup para comer ou comprar.

Não deixe de experimentar o taffy, pirulito de maple feito na neve!

Fazendas de Maple Syrup
Eu e meu taffy!

Curtiram nossas dicas de inverno no Canadá?

É como eu sempre digo, só fica embaixo do cobertor no inverno no Canadá, quem quer! Basta se agasalhar adequadamente e curtir as atividades e passeios oferecidos nessa época do ano.

Você vai se surpreender como suas férias no inverno canadense podem ser muito legal!

Ajude o Viajoteca, organize sua viagem com nossos parceiros, clicando nos links abaixo:

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies