Página Principal Alemanha Idstein na Alemanha, uma das cidades mais charmosas perto de Frankfurt

Idstein na Alemanha, uma das cidades mais charmosas perto de Frankfurt

por Carina

A cada retorno a Idstein na Alemanha é um suspiro e um pensamento: eu devia voltar mais vezes aqui! Daquelas cidades cheias de beleza, Idstein é puro charme e de um colorido encantador. De fato, poucas cidades são tão ousadas na Alemanha em termos de tintas coloridas na suas fachadas como esta, fazendo dela realmente única e preciosa.

Como resultado, Idstein na Alemanha é uma das mais lindas cidades na famosa Rota do Enxaimel da Alemanha (Deutsche Fachwerkstraße), que reúne diversas cidades que preservam de forma notável o seu casario enxaimel. Desta maneira, andar pelas suas ruas centenárias é como estar numa cidade de conto de fadas, de tão fofa que ela é.

Outro ponto positivo para um passeio por Idstein é sua proximidade com cidades como Frankfurt, Wiesbaden e Limburg, o que facilita bastante para um passeio de bate e volta ou para ser uma parada estratégica num dos deslocamentos da viagem entre Frankfurt e Colônia (Köln), por exemplo.

Idstein Rathaus
Praça König-Adolf-Platz em Idstein

FAZENDO BATE-VOLTA A PARTIR DE FRANKFURT

+ UM ROTEIRO PARA CONHECER WIESBADEN, NA ALEMANHA


IDSTEIN NA ALEMANHA

A pequena cidade de Idstein, na Alemanha, conta hoje com cerca de 28 mil habitantes, mas é uma cidade que cresceu pouco através dos séculos, já que apesar de não se saber ao certo sua data de fundação, é certo que já existia no ano de 1102 quando Idstein foi mencionada pela primeira vez em documentos.

Já em 1287, a cidade recebeu a concessão dos direitos de cidade para o conde Adolf von Nassau-Idstein. Desde então até o ano de 1721, Idstein na Alemanha foi (com algumas interrupções) a residência dos condes e príncipes de Nassau-Idstein, tornando-a o centro da região.

Por sorte, a cidade foi poupada durante a 2ª Guerra Mundial e muitos das suas preciosidades, como seus muitos prédios em enxaimel de cinco séculos (sendo o edifício residencial mais antigo de 1410) mantiveram-se intactos.

Desta forma, a bela Idstein pode mostra hoje aos visitantes toda beleza do seu centro medieval cheio de cafés e restaurantes deliciosos e bem cuidados.

Idstein König-Adolf-Platz
Praça König-Adolf-Platz

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

O que fazer em Idstein, na Alemanha

Por certo, a grande atração de Idstein na Alemanha é seu centro antigo. Pelas ruas ruazinhas centenárias estão espalhadas cerca de 200 belas e coloridas casas em enxaimel dos séculos XV ao XVIII, que disputam entre si o olhar dos visitantes devido suas fachadas cheias de esculturas e adornos, e que fazem dela uma das mais belas da Rota Enxaimel.

Sem dúvida, caminhar pelas ruazinhas de Idstein na Alemanha vale muito à pena! Esta é daquelas cidades que a cada esquina vale um clic (ou vários) e tudo por ali é fotogênico. De forma que o centro antigo é pequeno, tudo pode ser facilmente conhecido à pé em cerca de 2 horas com tranquilidade. Aliás, o centro antigo de Idstein é fechado para carros, somente pedestres e ciclistas circulam pelo seu centrinho.

Idstein Kanzleitor
Kanzleitor (Chancelaria)

Roteiro para conhecer Idstein na Alemanha

Um passeio pelo centro antigo da cidade de Idstein na Alemanha pode começar na belíssima König-Adolf-Platz, onde estão algumas de suas grandes atrações e que está rodeada por casas em enxaimel, a maioria construída por volta do ano 1600.

Ou seja, nesta praça estão prédios históricos como a Rathaus (prefeitura da cidade), a Schiefes Haus, a Killigerhaus, Zur Peif, entre outras construções centenárias.

Rathaus (Prefeitura) e Kanzleitor (Chancelaria)

O prédio laranja e contrastante na praça é a Prefeitura da cidade e foi construído em 1698. Ao seu lado, está a torre chamada Kanzleitor, a chancelaria, que demarcava a entrada do distrito do palácio. Este prédio de 1497 já serviu de torre de vigia e prisão, além de câmara de tortura, celeiro e apartamento pessoal para o conde Philipp von Nassau-Idstein.

Hessen Rathaus Kanzleitor
Rathaus (prefeitura) e Kanzleitor

Bem ao lado da prefeitura, está a chamativa e linda Schiefes Haus, uma das mais fotografadas da cidade.

Schiefes Haus (Casa Inclinada)

A casa de enxaimel azul com detalhes pretos e amarelos é difícil de não ser notada. Bem alta para os padrões da cidade, ela conta com 4 andares e não só parece, como está realmente inclinada. Apesar de ter sido construída no ano de 1727, as inclinações só apareceram no século XVIII, quando foram feitas algumas alterações na fachada. Mas ela continua firme e forte e hoje é usada pela prefeitura da cidade.

Idstein Schiefes haus
Schiefes Haus

Outra casa enxaimel que salta aos olhos nesta praça é a Killingerhaus, que abriga o museu da cidade.

Killingerhaus

Com sua fachada toda colorida e adornada, a casa construída pelo casal Killing no ano de 1615 é uma das mais lindas da cidade. Geralmente, quando se vê uma foto de Idstein na Alemanha, esta foto aparece a bela Killingerhaus, que hoje pertence a cidade e abriga o Museu da Cidade (Stadtmuseum im Killingerhaus) e o Centro de Informações Turísticas.

Assim sendo, no museu da cidade pode-se conhecer os 900 anos de história da cidade, que são apresentados em exposições montadas através dos séculos. Ali é possível ter acesso a temas como folclore, escola, vida burguesa e rural dos séculos XVIII e XIX, além de artesanato e comércio.

Horário de funcionamento do museu:

Terça e Quarta-feira: 08:00-12:00 e 14:00-17:00

Quinta e Sexta-feira: 08:00-12:00 e 14:00-18:00

Sábado: 11:00-16:00

Domingos e feriados: 14:00-17:00

Fechado às Segundas-feiras

Idstein Killingerhaus
Killingerhaus

Atravessando através da torre do prédio Kanzleitor você tem acesso a famosa Hexenturm (Torre das Bruxas) e ao Stockheimer Hof, do século XVI, que era casa de nobres na ruazinha Schloßgasse, desntro do distrito do Palácio.

Hexenturm (Torre das Bruxas)

De longe é possível ver a Hexenturm (Torre das Bruxas) de vários pontos da cidade. Esta torre que originalmente foi construída como uma torre de vigia para a cidade é o edifício mais antigo de Idstein, na Alemanha.

Com o intuito de prevenir ataques e observar os acontecimentos nos arredores, como incêndios, a construção da torre de 42,50 metros de altura, começou em 1170 e foi sendo alterada ao longo dos séculos. Dessa forma, hoje conta com 165 degraus que levam até o topo de sua plataforma de observação. A torre abre somente aos sábados e domingos, no período que vai da Páscoa até o mês de Outubro.

Apesar de o nome da torre ser Torre das Bruxas, não existe conhecimento de que ela tenha sido usada para prender ou executar bruxas na grande perseguição às bruxas que aconteceu na cidade entre 1676/77. Neste período cerca de 35 mulheres e 8 homens foram acusados e mortos por prática de bruxaria. De fato, existe uma placa na base da torre lembrando as vítimas que foi instalada em 2014.

Hexenturm
Hexenturm (Torre das Bruxas)

Bem em frente a torre da bruxas pode-se visitar o bonito e bem cuidado Schlossgarten (Jardim do Palácio) e ainda o Residenzschloss (Palácio) ao fundo.

Residenzschloss (Palácio) e Schlossgarten (Jardim do Palácio)

O belo palácio era a residência dos condes e príncipes de Nassau-Idstein, e foi construído em estilo renascentista entre 1614 e 1634. Hoje, apesar de ainda ser muito imponente e bem cuidado, o prédio é usado como escola secundária desde 1946.

Já o jardim do palácio de Idstein foi criado em 1566 e desde lá vem sendo mantido através dos tempos. É um lugar muito agradável e uma ótima pausa para um passeio na cidade.

Idstein Schloss
Idsteiner Schloss
Schlossgarten Hessen
Schlossgarten

Obergasse e a Igreja Unionskirche Idstein

Mas não só na König-Adolf-Platz e arredores que estão as preciosidades da cidade. O passeio deve passar também pela ruazinha Obergasse, que sai da König-Adolf-Platz, começando na frente da Killigerhaus. Já que ali estão diversas casas enxaimel históricas e ainda a Unionskirche Idstein, de 1340, que conta com um interior belíssimo e colorido, todo decorado com figuras de um artista da Escola Rubens), que foi concluído no século XVIII.

Unionskirche
Unionskirche

Marktplatz e outras ruas imperdíveis

Em seguida, siga pela Himmelgasse em direção a praça Marktplatz, um lugar agradável e com uma antiga fonte que servia (como o nome diz), de praça do mercado desde a antiguidade. Dela partem a Kreuzgasse e a Weiherwiese, que também contam com edifícios tombados e belos.

Idstein Himmelgasse
Himmelgasse

Chip de Internet para os Europa!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!

Chip celular Europa

Hotel em Idstein

Uma ótima opção de hospedagem na cidade de Idstein na Alemanha é o excelente e central 4 estrelas Hotel Höerhof, que fica num dos prédios tombados da cidade. Com 400 anos de idade, o lugar é lindo e muito bem cuidado. Conta ainda com um excelente restaurante e é, sem dúvida, a melhor opção para quem quer se hospedar num lugar medieval, histórico e com todos os confortos possíveis. Outra boa opção central é o 3 estrelas Hotel Goldenes Lamm, que fica na Himmelsgasse, que liga as 2 mais turísticas praças da cidade.

Caso você desejar fazer somente um bate e volta de Frankfurt para Runkel, as opções de melhores hotéis em Frankfurt você encontra aqui:

DICAS DOS HOTÉIS MAIS BEM LOCALIZADOS EM FRANKFURT

5 Estrelas Centro Turístico Estação de Trem Messe Fora do Centro
*Se estiver no celular, mova a tabela com o dedo.

Informações Práticas

Como chegar

Chegar em Idstein é muito fácil e tranquilo, além do que ela fica a somente 50 quilômetros de Frankfurt e a 20 km de Wiesbaden. Ela fica ao lado da autoestrada A3 que corta a Alemanha de leste a oeste em diagonal, e com isto pode ser facilmente incluída e visitada numa passagem rápida (e imperdível) para quem passa pela área.

Esta é uma ótima opção de bate volta de Frankfurt, para aqueles que tem mais tempo na cidade e querem conhecer um pouco mais da Alemanha e uma linda cidade com muitas casas enxaimel bem preservadas.

A viagem de carro de Frankfurt a Idstein leva somente 40 minutos, mas é possível chegar de trem. De fato, existem trens saindo a cada hora da estação central de Frankfurt que passam por Idstein e a viagem (em trem direto) leva cerca 36 minutos e custa menos de €10 por trecho.


+ VIAJANDO DE ÔNIBUS DENTRO DA ALEMANHA

+ COMO VIAJAR DE TREM PELA EUROPA

+ VANTAGENS E DESVANTAGENS DE VIAJAR DE TREM PELA EUROPA


Estacionamento

A cidade conta com 2 estacionamentos subterrâneos bem perto do centro antigo e que são quase um do lado do outro.

Tiefgarage Stadthalle: Löherplatz, 15, 65510 Idstein. Aberto 24 horas

Tiefgarage Löherplatz: Schulze-Delitzsch-Straße, 3, 65510 Idstein.

Outra opção é o estacionamento Parkplatz am Hexenturm, mas aqui tem o inconveniente de a parada só poder ter duração máxima de uma hora, apesar de ser super central.

Parkplatz am Hexenturm: Am Hexenturm 5, 65510 Idstein.

Seguros Promo

Leia mais sobre a Alemanha:

RUNKEL, A CIDADE COM 2 CASTELOS PERTO DE FRANKFURT

+ UM ROTEIRO PARA CONHECER A MEDIEVAL BÜDINGEN

+ MICHELSTADT, NA ROTA ENXAIMEL

+ MILTENBERG, A PÉROLA DO RIO MAIN


FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies