Hospedagem em Apartamento na Europa: como reservar e como funciona na prática

Dicas para você encontrar a "sua casa" temporária na Europa!

0

Hospedagem em Apartamento na Europa é uma excelente opção para viajantes que buscam mais liberdade, espaço e comodidade na sua estadia. Faz algum tempo que começou a surgir uma onda de hospedagem em apartamento na Europa. Ao invés de a pessoa se hospedar em um hotel tradicional, ou em um B&B (bed & breakfast = cama e café da manhã), muitos tem optado por se hospedar em apartamentos alugados nas cidades que visitam. Esta é uma tendência que vem crescendo bastante e a opção de apartamentos disponíveis vem aumentando dia a dia.

Claro que não é uma tendência somente europeia. Em todos os cantos do mundo tem surgido mais esta opção de escolha para os visitantes. Se você está planejando visitar Nova York, com certeza vai achar várias opções de apartamentos para alugar. O mesmo acontece em cidades de todos os continentes.

Como me tornei uma grande fã de apartamentos alugados nos destinos que visitei, resolvi fazer este post para elucidar muita das dúvidas que surgem para aquelas pessoas que estão interessadas em utilizar este serviço, mas que ainda tem várias dúvidas a respeito.

Hospedagens em Apartamentos na Europa1
Fonte: Booking

Antes de embarcar, não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Ele é obrigatório nas viagens para a Europa e tão importante quanto saber onde você vai se hospedar!

Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Hospedagem em Apartamento na Europa

 

Quando se opta por hospedagem em Apartamento na Europa ao invés de se ficar em hotéis, a pessoa está procurando mais liberdade, e geralmente mais espaço. Porque um apartamento alugado é administrado como a nossa casa. Quando ficamos neles temos a liberdade de fazer as coisas nos horários e da maneira que nos apetece. Isto tudo dentro das regras impostas pelo dono do apartamento, bem compreendido.

Como funciona?

A hospedagem em apartamento na Europa é uma opção a mais que os viajantes tem. Ao invés de ficarem em hotéis, eles podem optar por ficam em apartamentos mobiliados, que funcionam como uma casa sua longe de casa. Esta é uma excelente opção para famílias, amigos e pequenos grupos que querem ficar juntos e ter mais espaço. Ter a opção de ter uma sala, um sofá ou uma mesa para partilhar pode fazer toda diferença na viagem!

Alguns apartamentos (ou casas de aluguel) estão inteiros disponíveis para os visitantes, mas existe a possibilidade de se alugar somente um quarto, ou um quarto com banheiro privativo, ou outras combinações que o proprietário oferecer. Entretanto, o mais comum é ter o imóvel inteiro para você.

Em termos de aluguel, você reserva o apartamento pela quantidade de dias que deseja e fica hospedado nele durante este período. Você combina com o dono do apartamento como vão fazer a entrega das chaves quando você chega e quando você for embora. No período de hospedagem, o apartamento é como seu.

Qual a diferença entre ficar em apartamento e em hotel?

A grande diferença entre hospedagens em apartamentos e hospedagens em hotéis é o serviço prestado. Na grande maioria dos apartamentos, quase nenhum serviço é oferecido, apesar de haver exceções. Limpeza, refeições, camas feitas pela manhã, e etc. ficam por conta do hóspede. Não tem ninguém que venha fazer estes serviços durante a estadia.

Em alguns apartamentos os donos até oferecem a opção de fornecer café da manhã, ou fazer limpeza a cada 2-3 dias. Entretanto, isto não é regra e pode ser cobrado a parte.

Vale a pena? É uma boa opção para mim?

Eu diria que, como tudo nesta vida, tem seu lado positivo e seu lado negativo. Depende muito do seu perfil e do que é importante para você numa viagem.

No meu caso, eu acho que vale super a pena, e eu sou super fã de hospedagem em apartamento na Europa. Eu tenho uma filha pequena e ter mais espaço numa hospedagem neste momento da minha vida é mais importante do que café da manhã na mesa.

Como criança dorme mais cedo, eu prefiro ficar num apartamento que tem o quarto separado da sala. Desta forma, ao dormir, minha filha fica no quarto e eu posso aproveitar a sala para conversar até mais tarde, ler, assistir tv, jantar com calma, etc. Coisas que seriam bem difíceis de fazer partilhando um quarto de hotel com uma criança adormecida na cama.

Eu adoro me sentir como uma moradora do lugar que estou me hospedando. Descobrir os supermercados e padarias próximas e estar cercada de vizinhos locais faz a viagem ter outro tom.

Também me agrada muito não ter a pressão de ter de cumprir o horário determinado para tomar café da manhã e ter alguém batendo na porta para saber se pode arrumar o quarto. A liberdade e o sentimento de “minha casa” é muito bacana.

hospedagem em apartamento na Europa
Fonte: Booking

Team Hotel

Agora se você é do time que gosta de toalhas trocadas todos os dias, cama arrumada ao voltar pro quarto, não quer ter trabalho de lavar louças e preparar refeições nas suas férias (apesar de você ter a opção de fazer todas na rua, se quiser), o hotel é mais indicado para você.

Nos apartamentos você não vai contar com nenhum serviço de carregador de malas, recepção 24 horas, concierge, serviço de quarto, lavanderia e afins.

Desta forma, quem gosta destes confortos vai achar que as férias não foram perfeitas se optar por hospedagem em apartamento na Europa.

Apartamento x Hotel

A minha experiência me mostrou que para hospedagens curtas, de 1-2 dias, até no meu caso, que prefere espaço, o hotel é uma opção melhor. Isto porque em hotéis existe a praticidade de fazer check-in e check-out mais rapidamente.

Quando você aluga um apartamento, você necessariamente precisa combinar com o dono a entrega das chaves. Ele geralmente encontra você na porta do prédio (ou casa) e te apresenta o imóvel. Neste momento ele vai mostrar como tudo funciona, vai dar dicas das redondezas e muitas vezes da cidade. Você vai ter de fazer um pouco de social. Isto mesmo estando cansado e doido para se jogar em cima da cama ou ir ao banheiro.

hospedagem em apartamento na Europa

Como são os valores em comparação com hotéis? É mais barato optar por hospedagem em apartamento na Europa?

Não existe uma resposta definitiva ou verdadeira para esta pergunta. Assim como os hotéis, existem apartamentos de todos os tipos e diferentes padrões de decoração. E com isto, os valores para hospedagem em apartamento na Europa também variam. Apartamentos mais elegantes são mais caros que os mais simples, apartamentos mais centrais são mais caros que os mais periféricos. Da mesma forma que os hotéis.

O que eu conclui, na minha experiência pessoal, é que os apartamentos costumam ser mais baratos quando se hospeda por períodos mais longos do que 3 dias, em comparação com hotéis e também quando se vai ficar em mais pessoas em um apartamento. Por exemplo, um apartamento de 2 quartos, para 4 pessoas, geralmente é mais em conta do que 2 quartos duplos de hotel, pelo mesmo período, num hotel de mesmo padrão.

De novo, isto não é uma verdade absoluta, mas em linhas gerais, minha experiência me levou a esta conclusão.

Como achar um apartamento de aluguel na Europa

O primeiro passo é escolher um site online de reservas e aluguéis de apartamentos. Os dois maiores sites de aluguel de apartamentos hoje são o Booking e o AirBnB. Muitos dos sites que a princípio ofereciam quartos de hotéis, hoje também já oferecem apartamentos. Mas estes dois citados são os dois com mais opções, apesar de serem diferentes.

Outras opções são AlugueTemporada e HouseTrip, entre outros.

O Booking é o maior portal de aluguel de quartos (hotéis, B&B, apartamentos e afins) do mundo e nenhum outro conta com tantas opções quanto ele. Já o AirBnB foca em apartamentos, seja somente quartos ou o imóvel todo.

Minha opção pessoal

Eu já aluguei pelos dois e tive ótimas experiências. Mas eu prefiro procurar apartamentos pelo Booking. Digo isto porque o Booking tem algumas vantagens em relação ao AirBnB. A primeira delas é seu tamanho de opções, como já citado acima.

Booking

No Booking eu consigo analisar bem de perto o valor da hospedagem em apartamento na Europa  e dos hotéis na mesma região. E desta forma ver qual é mais válido para mim. E também, neste site, eu consigo ver a localização exata do imóvel.

Outro ponto positivo é que depois de selecionado, eu já posso fazer a reserva direto, com confirmação imediata. Isto nem sempre é possível no AirBnB.

AirBnB

No AirBnB o foco é apartamentos e imóveis para locação curta, como num site de nicho, ele costuma ser mais especializado. Entretanto, para manter um pouco a privacidade do proprietário, a localização do imóvel não é bem evidente. Você sabe que fica por ali, mas não sabe que fica ALI.

Outro ponto é que nem todos os imóveis tem confirmação de locação na hora e teu perfil passa pela avaliação do locatário. Ele analisa teu perfil, que ganha avaliações de outros locatários a cada locação feita, e libera a locação para você ou não. E ele pode demorar algumas horas ou até dias (raríssimo) para responder. Mas existe a possibilidade de fazer a seleção só de apartamentos que fazem reserva imediata.

Outro ponto é a taxa de limpeza que a maioria dos apartamento cobra. Esta taxa costuma estar embutida nas locações do Booking, claro, mas ela se dilui nos dias. Já no AirBnB ela é fixa e pode encarecer bastante uma estadia curta.

Casa que me hospedei em Karpathos, na Grécia, reservando através do Booking

Fazendo a reserva de hospedagem em apartamento na Europa

Vou usar o site Booking, que é meu preferido para mostrar como você pode reservar um apartamento por ele. É realmente muito simples e funciona da mesma maneira que você reserva um quarto de hotel.

Ao entrar na página do Booking você vê uma caixa onde você deve fazer a pesquisa do local, as datas e quantidade de pessoas que vão se hospedar.

Imagem 1

Logo abaixo aparece opções para você refinar sua pesquisa, e olhando em Filtrar Resultados por: você vai encontrar várias opções para encontrar o imóvel mais próximo do que você deseja. Ao clicar nas caixinhas desta seção vai eliminar as opções que você não tem interesse de ver.

Por exemplo, se você deseja ficar bem no centro da cidade, deve clicar na primeira caixinha que aparece abaixo, onde diz menos de 1 km do centro da cidade. E assim por diante. Se você não fizer esta seleção, vai aparecer imóveis das mais variadas distâncias do centro e você perde tempo selecionando entre todos eles.

Imagem 12

Selecionando apartamentos nos Filtros

Se você está procurando um apartamento, e não deseja ficar em um hotel, corra a página do Booking para baixo e no canto esquerdo selecione as opções como aparece abaixo. Se você deseja um apartamento, clique só em Apartamento. Caso uma casa seja uma opção para você, clique em Casa. Caso um quarto compartilhado numa casa seja uma opção para você, clique em Hospedagens Domiciliares.

O que é importante para você no apartamento que deseja se hospedar?

Wi-fi, estacionamento, central, dois quartos, cama extra grande… clique em todas as opções que você acha importante ter no imóvel que deseja locar. Desta forma sua pesquisa vai ser mais otimizada e você vai perder menos tempo procurando em opções que não preenchem os seus requisitos.

O que prestar atenção ao reservar um apartamento

Geralmente todas as informações que você precisa estão na página do imóvel no site que você está reservando. É muito importante ler tudo que está ali para evitar transtornos futuros.

Horário de entrega das chaves do imóvel

Um bom exemplo de informação importante a se prestar atenção é o horário de entrega das chaves do apartamento. Muitos anfitriões tem horários específicos para fazer esta entrega e se sua chegada é após este horário pode ser cobrado um valor adicional. Fora que existem donos de imóveis que são mais restritos e só fazem a entrega das chaves naqueles horários estipulados no site. Minha experiência tem sido ótima, e geralmente eu consigo combinar horários flexíveis com meus anfitriões em conversas via WhatsApp ou e-mail.

Portanto, leia bem todas as informações antes de reservar!

Exemplo de um horário estipulado para entrega de chaves e saída do apartamento:

hospedagem em apartamento na Europa

Caso o horário dado não seja passante com o seu, e você ainda assim deseja se hospedar neste imóvel, entre em contato com o anfitrião e se informa da possibilidade de alteração dele. Não faça a reserva sem elucidar este tipo de pormenor, pois você corre o risco de chegar no apartamento e não encontrar ninguém para abrir a porta!

Falando com seu anfitrião

Na página de reserva o Booking, por exemplo, pergunta se você aceita conversar com seu anfitrião via WhatsApp. Eu acho esta opção excelente, pois costumo avisar meu anfitrião quando cheguei no aeroporto e quando estou saindo dele. Assim ele pode calcular o tempo que vou levar para chegar até o imóvel e estar ali me esperando. Desta forma, nem eu e nem ele perdemos tempo esperando um pelo outro.

Você consegue viajar sem celular e sem internet?

Então não vá sem! Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

Resenhas

Ler resenhas dos hóspedes anteriores é uma das melhores formas de você saber se este imóvel é o certo para você. Analise com cautela todas as informações que você encontrar ali. Existem pessoas que acham o fim do mundo um travesseiro ser muito fino e dão notas ruins por causa disto. Mas quando um problema aparece em 2, 3 resenhas, é porque o problema existe. Basta saber se isto é ok para você ou não, e se é motivo de excluir esta opção.

Eu leio várias resenhas de um mesmo imóvel antes de me decidir. Desta maneira consigo saber se o anfitrião é prestativo, as condições do imóvel, se a cozinha é completa, limpeza, o acesso ao transporte público, condição de estacionamento na região, e assim por diante.

Elas, além de indicar problemas e pontos positivos do imóvel, muitas vezes dão dicas valiosas da região. Fica a dica!

Descobrindo pormenores

Veja o exemplo abaixo, onde pelas resenhas se descobre que o apartamento fica no 5º andar e o prédio não tem elevador. Prédio sem elevador não é uma opção para você? Então fique atento a este ponto.

hospedagem em apartamento na Europa

Dá pra confiar nas fotos dos sites?

Geralmente, sim. Na grande maioria das vezes os apartamentos são melhores que as fotos apresentam, já que as fotos usadas pelos anfitriões não são profissionais. Mas sempre leia as resenhas e faça a comparação do que você está lendo e do que está vendo.

Prestando atenção às comodidades do imóvel

Na página de reserva do imóvel, além de observar as fotos, você encontra descrito tudo que você vai encontrar no imóvel. Preste atenção em tudo que for importante para você. Eu, por exemplo, já peguei apartamentos sem televisão, mas elas são dispensáveis para mim. Se este não for seu caso, observe bem a lista de comodidades.

Agora você poder contar com uma máquina de lavar roupas e uma secadora de roupas pode ser um ganho e tanto, não é mesmo? Ter a possibilidade de ter roupa limpinha de novo na mala é um presente. Inclusive faz com que a quantidade de roupas na mala seja menor, sobrando espaço para trazer mais comprinhas!  🙂

hospedagem em apartamento na Europa

Pagando pelos extras

Alguns apartamentos cobram uma taxa extra pelo uso de roupa de cama e banho. Não é muito comum, mas existe, então observe com atenção se este não é o caso.

2019 e ainda tem gente cobrando pela internet… inacreditável e raro, mas existe! Então atenção a este tipo de cobrança extra.

Estacionamento

O estacionamento é um ponto a ser analisado. Se você vai precisar de uma vaga porque vai alugar um carro, preste atenção se o apartamento cobra por ela. Muitos apartamentos indicam que tem vaga disponível, mas ela é paga. Não esqueça de somar este custo na sua diária. Eu já observei que alguns lugares a diária ficava mais cara com o acréscimo do estacionamento e acabei optando por outro apartamento.

Outro ponto é que muitos apartamento dizem ter vagas, mas elas são na realidade vagas na rua. Não são vagas de estacionamento, na realidade. Então pesquise se a região é fácil de se parar, se deixar o carro na rua não é perigoso… Também já deixei de alugar ótimos apartamentos depois de ler as resenhas e descobrir que a vaga oferecida era na rua. Isto porque os antigos visitantes levaram um tempão até achar um lugar onde para parar o carro, já que a região era bem concorrida.

Desta forma, se for o caso, opte por hospedagens em apartamentos na Europa que possuam garagem, já que estacionar é nas cidades grandes é caro e difícil. Você evita dor de cabeça e gasto extras.

+ DICAS PARA ALUGAR CARRO NO EXTERIOR

Taxa de turismo da cidade

Muitas cidades europeias cobram uma taxa de turismo de cada visitante que recebem. E a forma de receber este dinheiro é através das diárias de hospedagem. Entretanto, nem todos os apartamentos incluem a taxa de turismo da cidade nos valores. Caso a cidade que você vai visitar cobra esta taxa, é preciso ver se a taxa está incluída no valor dado no site. Para descobrir basta ler até o final se fala alguma coisa a respeito.

Muitas vezes vem especificado que a taxa não está incluída no valor e paga-se em dinheiro diretamente ao chegar. A taxa é paga por dia e por pessoa, mas quase nunca passa de 2 ou 3 dólares por dia.

Pagamento

Mesmo no Booking existem diversas maneiras de efetuar o pagamento de um apartamento. Cada locatário decide como cobrar pelo seu imóvel. Em alguns você precisará pagar em dinheiro na hora de pegar as chaves. Em outros será debitado direto do seu cartão de crédito pelo Booking.

Muitos vão estipular o pagamento antecipado de pelo menos uma parte do valor do aluguel. E este valor pode ou não ser devolvido em caso de desistência.

hospedagem em apartamentos na Europa

hospedagem em apartamentos na Europa

Condições de Cancelamento e Pré-pagamento

É muito comum encontrar hospedagem em apartamentos na Europa que debitam todo o valor do aluguel antecipadamente, pelo menos uma semana do início da estadia (em alguns casos até 1 mês antes). Desta forma o dono do imóvel se previne uma desistência de última hora e não fica com o prejuízo. Prejuízo que fica com quem reservou e não foi, neste caso. Por isto, é bem importante ler com atenção as condições de cancelamento e pré-pagamento especificadas no site.

hospedagem em apartamento na Europa

Caução

É comum alguns apartamentos pedirem depósito de segurança em espécie ao chegar na casa ou via cartão para ser reembolsado após o check-in. Esta é uma forma de o proprietário se precaver de futuros danos que o inquilino possa causar.

Dicas!

– Conversando com seu anfitrião

Sempre que possível mantenha uma conversa amigável e constante com seu anfitrião, principalmente no dia da chegada na sua hospedagem em apartamento na Europa. Assim, você encontra um “amigo” esperando por você. E também não corre o risco de ficar esperando ao relento por não ter informado corretamente seu horário de chegada. Seja por atraso de voo, seja por falta de comunicação, nada pior que ficar esperando ainda mais depois de uma viagem.

Os sites informam as línguas faladas pelo seu anfitrião. Caso você encontre um apartamento cujo o dono não fala nenhuma língua falada por você, use o Google Tradutor para conversar com ele. Escreva as frases que você gostaria de falar no tradutor e copiei e cole na sua conversa com ele.

 

– Entrega e devolução das chaves

Informe-se bem sobre como chegar no imóvel e tenha sempre o endereço anotado junto de você. Caso você vai chegar por transporte público, pergunte como chegar até lá com detalhes. Se for chegar de carro, tenha um aplicativo com mapa para usar ou imprima o caminho. E se informe se é possível estacionar perto. Avise seu anfitrião como você pretende chegar no local.

Uma dica essencial é inspecionar o apartamento inteiro ao chegar. Se notar qualquer coisa diferente, anote tudo, fotografe e envie para o dono do imóvel. Por isto sempre é bom dar preferência para apartamentos que o dono (ou alguém) te recepcione e mostre o apartamento inteiro.

Também prefira entregar as chaves diretamente para o dono do apartamento, ao invés de deixar as chaves em lugar combinado. Se precisar deixar as chaves em lugar combinado, tire algumas fotos ou faça vídeo dos ambientes para provar que deixou tudo certinho. No final, se alguma coisa acontecer, você poderá ser acusado de ser o culpado, mesmo não tendo feito nada. E tendo como provar que estava tudo em ordem ao sair, melhor.

 

– Regras da casa

É comum ter que tirar a roupa de cama e deixar em um lugar específico da casa, assim como recolher o lixo etc. São as regras da casa, todas quase sempre indolores, mas sempre bom ficar atento e cumprir. Lembre-se que é como se estivesse cuidando da casa de um amigo.

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.