Grafitti Alley em Toronto é uma ruela “escondida” de quase um quilômetro de extensão e bem conhecida entre os residentes. Mas para quem está visitando a cidade, se não ficar atento, bem capaz de passar por ela e nem reparar que perdeu umas das atrações turísticas da cidade que vem ganhando cada dia mais visibilidade.
Democracia e liberdade de expressão são duas características que me atrai na arte de rua. O grafitismo (aparentemente) não precisa ter padrão, hora marcada, momento certo ou reserva de parede; basta ter vontade, criatividade e querer mostrar seu ponto de vista.
Toronto tem muita arte de rua espalhada pela cidade, vira e mexe me vejo descobrindo um novo quarteirão cheio de grafites, porém, o Grafitti Alley é especial, pois fica em uma localização central (entre Chinatown, fashion district district e King West), tem obras de vários artistas interessantes e com certeza vai garantir uma foto bem legal para seu instagram! 🙂
Garanta seu ingressos fura-fila para duas principais atrações da cidade:

+ Dicas do que fazer em Toronto em 2 dias!
Onde fica o Grafitti Alley em Toronto
Com quase um quilômetro de extensão, o Grafitti Alley em Toronto fica em um beco logo ao sul da Queen Street West, entre as ruas Spadina e a Portland. O nome oficial da rua é Rush Lane.
Além de curtir uma viagem pelo mundo artístico, você poderá experimentar dois bairros bem distintos da cidade; a famosa Chinatown (Spadina St) com opções de souvenirs, restaurantes baratos e afins, e a deliciosa Fashion District (Portland St x King St) que na minha opinião, é o melhor lugar para sair a noite em Toronto para jantar ou pra cair na balada.
Vale sempre lembrar, que por ser localizado em um beco, não espere um lugar arrumadinho e com ambiente Disney. O negócio é mais grunge e sujinho, mas eu garanto que é especial e colorido!
Conheça os melhores bairros para ficar em Toronto!
Quem é o Uber 5000?
Ao passear pela Graffiti Alley em Toronto você vai se deparar com muitos desenho coloridos, alguns politizados, outros rebeldes e assim por diante, mas tenho certeza que irá parar e observar com calma algum dos murais pintados pelo Uber 500.
O Uber 500 é um dos muralistas mais famosos de Toronto e sua marca registrada é um passarinho amarelo, na verdade um frango ou uma galinha, que ele (quase) sempre engloba em seus desenhos.
É muito bacana ver o trabalho desses artistas ganharem espaço, outros nomes para conhecer são Elicser, Poser, Skam e Spud.
CIDADES PERTO DE TORONTO PARA BATE E VOLTA (DAY TRIP)
Chip de Internet para o Canadá!
Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!
Grafitti Alley em Toronto, arte ou vandalismo?
Embora o Graffiti Alley seja uma das atrações mais queridas de Toronto, a arte de rua nem sempre foi aceita na cidade. Como em muitas outras localidades, há uma discussão entre arte de rua X vandalismo. O debate sobre o grafite ainda existe, mas a visão atual está mais aberta e se acredita que arte de rua tem o poder de embelezar e dar mais personalidade a um bairro.
Parte dessa aceitação surgiu com o projeto StreetARToronto (StART), uma iniciativa da cidade de Toronto, que em 2012, promoveu o graffiti, incentivando produção de murais criativos e arte de rua que envolvem a comunidade e causam um impacto positivo na cidade, assim como o Graffiti Alley.
O slogan do StreetART é perfeito; “Inspiring neighbourhoods one wall at a time” (“Inspirando bairros um muro de cada vez”).
.
Já pensou em conhecer as cataratas de Niagara de helicóptero
ou que tal com motorista que fala português?


.
.
Além dos artistas locais, a cidade já recebeu visitantes ilustres, como o papa da arte de rua, Banksy, que em 2010, deixou 7 trabalhos espalhados por Toronto e se não me engano, nenhum deles sobreviveu pra contar história! 🙁
Outros locais bem bacanas para conferir arte de rua em Toronto são: Kensington Market, Ossington Laneway, Keele-Dundas Wall etc.
>> NUNCA viaje para o Canadá sem seguro viagem!
Conclusão: você precisa visitar o Grafitti Alley em Toronto
Enfim, recomendo muito uma visita ao Graffiti Alley e divirta-se tentando entender o contexto de cada uma das obras.
Caso prefira conhecer o local com especialistas, recomendo o Tour Guys que promove tours gratuitos aos sábados (gorjeta bem vinda). Ou esse tour que passa pela Chinatown e Kensington Market que é super bacana.
Se gostar de um negócio mais relax e pessoal, faça como fizemos em uma das nossas visitas, escolha a empresa Lokafy, onde tivemos a chance de conhecer um pouquinho de Toronto pelos olhos da Laura, foi incrível!
Mais dicas de Toronto:
TORONTO NO VERÃO – O QUE FAZER E DICAS DE PASSEIOS
ONDE ESQUIAR EM TORONTO – MELHORES ESTAÇÕES DE ESQUI
1 DIA EM NIAGARA FALLS – O QUE FAZER E ROTEIRO DETALHADO!
O QUE FAZER EM TORONTO COM CRIANÇAS – 12 DICAS PARA CURTIR AS FÉRIAS!
Organize sua viagens com nossos parceiros:
Não Perca!! Passeios em Toronto e Região:
- Bilhete de 48 Horas para o Ônibus Hop-On Hop-Off
- Passeio de Barco de 1 Hora
- Voo Turístico de Helicóptero
- Excursão de Ônibus de 1 Dia às Cataratas do Niágara
- Cataratas do Niágara: Tour Noturno saindo de Toronto
- Ingresso Sem Fila para o Ripley’s Aquarium of Canada
- Tour de Cerveja Artesanal, História e Cultura
- Excursão 3.5 Horas de Bicicleta pelo Centro
- Tour gastronômico de 3 horas
5 comentários
Adorei! Amo arte de rua 🙂
Que legal que gostou do post Nanda 🙂
Eu tb adoro arte de rua!
bjos
[…] Dica pra ver murais e grafitismo: quando chegar na Queen x Spadina St, desça uma rua para conhecer o Graffiti Alley de Toronto, e retorne pra Queen depois que chegar na Portland. Mais dicas, clique aqui. […]
[…] a proximidade do Studio 6, foi um lugar meio secreto que descobri lendo no blog da Mirella: a Grafitti Alley, uma ruela cheia de grafites em todos os muros, bem interessante, que me lembrou muito, tomadas as […]
[…] Grafitti Alley em Toronto […]