Página Principal Toronto Grafitti Alley em Toronto – arte de rua na Rush Lane

Grafitti Alley em Toronto – arte de rua na Rush Lane

por Mirella Matthiesen
5 comentários

Grafitti Alley em Toronto é uma ruela “escondida” de quase um quilômetro de extensão e bem conhecida entre os residentes. Mas para quem está visitando a cidade, se não ficar atento, bem capaz de passar por ela e nem reparar que perdeu umas das atrações turísticas da cidade que vem ganhando cada dia mais visibilidade.

Democracia e liberdade de expressão são duas características que me atrai na arte de rua. O grafitismo (aparentemente) não precisa ter padrão, hora marcada, momento certo ou reserva de parede; basta ter vontade, criatividade e querer mostrar seu ponto de vista.

Toronto tem muita arte de rua espalhada pela cidade, vira e mexe me vejo descobrindo um novo quarteirão cheio de grafites, porém, o Grafitti Alley é especial, pois fica em uma localização central (entre Chinatown, fashion district district e King West), tem obras de vários artistas interessantes e com certeza vai garantir uma foto bem legal para seu instagram! 🙂

Garanta seu ingressos fura-fila para duas principais atrações da cidade:

Grafitti Alley em Toronto

+ Dicas do que fazer em Toronto em 2 dias!

+ Feriados no Canadá!


Onde fica o Grafitti Alley em Toronto

Com quase um quilômetro de extensão, o Grafitti Alley em Toronto fica em um beco logo ao sul da Queen Street West, entre as ruas Spadina e a Portland. O nome oficial da rua é Rush Lane.

Além de curtir uma viagem pelo mundo artístico, você poderá experimentar dois bairros bem distintos da cidade; a famosa Chinatown (Spadina St) com opções de souvenirs, restaurantes baratos e afins, e a deliciosa Fashion District (Portland St x King St) que na minha opinião, é o melhor lugar para sair a noite em Toronto para jantar ou pra cair na balada.

Vale sempre lembrar, que por ser localizado em um beco, não espere um lugar arrumadinho e com ambiente Disney. O negócio é mais grunge e sujinho, mas eu garanto que é especial e colorido!

Conheça os melhores bairros para ficar em Toronto!

Eu e o marido e um dos murais do Graffiti Alley em Toronto!

Quem é o Uber 5000?

Ao passear pela Graffiti Alley em Toronto você vai se deparar com muitos desenho coloridos, alguns politizados, outros rebeldes e assim por diante, mas tenho certeza que irá parar e observar com calma algum dos murais pintados pelo Uber 500.

O Uber 500 é um dos muralistas mais famosos de Toronto e sua marca registrada é um passarinho amarelo, na verdade um frango ou uma galinha, que ele (quase) sempre engloba em seus desenhos.

É muito bacana ver o trabalho desses artistas ganharem espaço, outros nomes para conhecer são Elicser, Poser, Skam e Spud.

CIDADES PERTO DE TORONTO PARA BATE E VOLTA (DAY TRIP)

Graffiti Alley em Toronto
Fique de olho na galinha amarela do muralista Uber 5000.

Chip de Internet para o Canadá!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!

O Meu Chip - Cupom Desconto

Grafitti Alley em Toronto, arte ou vandalismo?

Embora o Graffiti Alley seja uma das atrações mais queridas de Toronto, a arte de rua nem sempre foi aceita na cidade. Como em muitas outras localidades, há uma discussão entre arte de rua X vandalismo. O debate sobre o grafite ainda existe, mas a visão atual está mais aberta e se acredita que arte de rua tem o poder de embelezar e dar mais personalidade a um bairro.

Parte dessa aceitação surgiu com o projeto StreetARToronto (StART), uma iniciativa da cidade de Toronto, que em 2012, promoveu o graffiti, incentivando produção de murais criativos e arte de rua que envolvem a comunidade e causam um impacto positivo na cidade, assim como o Graffiti Alley.

O slogan do StreetART é perfeito; “Inspiring neighbourhoods one wall at a time” (“Inspirando bairros um muro de cada vez”).

.

Já pensou em conhecer as cataratas de Niagara de helicóptero
ou que tal com motorista que fala português?

Arte de rua em Toronto
Artistas no Graffiti Alley em Toronto
Grafitti Alley em Toronto

.

.

Além dos artistas locais, a cidade já recebeu visitantes ilustres, como o papa da arte de rua, Banksy, que em 2010, deixou 7 trabalhos espalhados por Toronto e se não me engano, nenhum deles sobreviveu pra contar história! 🙁

Outros locais bem bacanas para conferir arte de rua em Toronto são: Kensington Market, Ossington Laneway, Keele-Dundas Wall etc.

>> NUNCA viaje para o Canadá sem seguro viagem!

Graffiti Alley em Toronto
Né?!

Conclusão: você precisa visitar o Grafitti Alley em Toronto

Enfim, recomendo muito uma visita ao Graffiti Alley e divirta-se tentando entender o contexto de cada uma das obras.

Caso prefira conhecer o local com especialistas, recomendo o Tour Guys que promove tours gratuitos aos sábados (gorjeta bem vinda). Ou esse tour que passa pela Chinatown e Kensington Market que é super bacana.

Se gostar de um negócio mais relax e pessoal, faça como fizemos em uma das nossas visitas, escolha a empresa Lokafy, onde tivemos a chance de conhecer um pouquinho de Toronto pelos olhos da Laura, foi incrível!

Graffiti Alley em Toronto
Kiko e a Laura (da Lokafy) explorando os grafitis 🙂

Mais dicas de Toronto:

TORONTO NO VERÃO – O QUE FAZER E DICAS DE PASSEIOS

ONDE ESQUIAR EM TORONTO – MELHORES ESTAÇÕES DE ESQUI

1 DIA EM NIAGARA FALLS – O QUE FAZER E ROTEIRO DETALHADO!

O QUE FAZER EM TORONTO COM CRIANÇAS – 12 DICAS PARA CURTIR AS FÉRIAS!

Organize sua viagens com nossos parceiros:

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

5 comentários

Nanda Castelo Branco | vontadedeviajar.com 28 de setembro de 2015 - 22:46

Adorei! Amo arte de rua 🙂

Responder
Mirella Matthiesen 29 de setembro de 2015 - 19:23

Que legal que gostou do post Nanda 🙂
Eu tb adoro arte de rua!
bjos

Responder
Queen Street em Toronto, a rua mais legal da cidade! - Viajoteca.com 11 de novembro de 2015 - 06:20

[…] Dica pra ver murais e grafitismo: quando chegar na Queen x Spadina St, desça uma rua para conhecer o Graffiti Alley de Toronto, e retorne pra Queen depois que chegar na Portland. Mais dicas, clique aqui. […]

Responder
O que fazer em Toronto: roteiro de 2 dias | Turista Profissional 15 de setembro de 2016 - 09:23

[…] a proximidade do Studio 6, foi um lugar meio secreto que descobri lendo no blog da Mirella: a Grafitti Alley, uma ruela cheia de grafites em todos os muros, bem interessante, que me lembrou muito, tomadas as […]

Responder
Toronto - Mikix Intercâmbio 1 de dezembro de 2017 - 01:23

[…] Grafitti Alley em Toronto […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies