Dicas de Viagem

Grafitti Alley em Toronto … Arte de Rua!

5

Democracia e liberdade de expressão são duas características que me atrai na arte de rua. Ela (aparentemente) não precisa ter padrão, hora marcada, momento certo ou reserva de parede; basta ter vontade, criatividade e querer mostrar seu ponto de vista. E hoje, conto um pouquinho aqui no blog, sobre o Grafitti Alley em Toronto, um local, que a pouco tempo era desconhecido até entre os moradores, mas, que vem ganhando visibilidade e se tornando uma grande atração turística da cidade.

Com quase um kilometro de extensão, o Grafitti Alley de Toronto fica em um beco logo ao sul da Queen Street West, entre as ruas Spadina e a Portland. Além de curtir uma viagem pelo mundo artístico, você poderá experimentar dois bairros bem distintos da cidade; a famosa Chinatown (Spadina St) com opções de souvenirs, restaurantes baratos e afins, e a deliciosa Fashion District (Portland St x King St) que na minha opinião, é o melhor lugar para sair a noite em Toronto para jantar ou pra cair na balada.

Vale sempre lembrar, que por ser localizado em um beco, não espere um lugar arrumadinho e com ambiente Disney, ok? O negócio é mais grunge, mas eu garanto que é especial 😉

Casal Mikix em Toronto
Casal Mikix e um dos murais do Graffiti Alley em Toronto!

Um dos muralistas mais famosos de Toronto é o Uber 5000 e sua marca registrada é um passarinho amarelo, na verdade um frango, que ele (quase) sempre engloba em seus desenhos.

Graffiti Alley em Toronto
Fique de olho na galinha amarela do muralista Uber 5000.

Toronto está ganhando cada vez mais espaço nessa área, e parte desse sucesso deve-se ao projeto StreetARToronto (página no facebook), que promove e incentiva arte de rua como forma de embelezamento e personalidade aos bairros da cidade. Seu slogan é perfeito; “Inspiring neighbourhoods one wall at a time” (“Inspirando bairros um muro de cada vez”).

Graffiti Alley em Toronto
As vezes eu gosto de ficar olhando e tentando entender o significado de cada obra!

Claro que grafitismo, muralismo e arte de rua, gera muita controvérsia entre a população no quesito “arte x vandalismo”, mas a cidade está fazendo um trabalho muito bonito nesse setor e mais uma vez, Toronto merece meu aplauso.

Graffiti Alley em Toronto
Não deixe de espiar os murais das ruas adjacentes ao Graffiti Alley, tem muita coisa legal!

Além dos artistas locais, a cidade já recebeu visitantes ilustres, como o papa da arte de rua, Bansky, que em 2010, deixou 7 trabalhos espalhados por Toronto e se não me engano, nenhum deles sobreviveu pra contar história! 🙁

Graffiti Alley em Toronto
Né?!

Enfim … recomendo muito uma visita ao Graffiti Alley e, divirta-se tentando entender o contexto de cada uma das obras. Caso prefira conhecer o local com especialistas, recomendo o Tour Guys que promove tours gratuitos aos sábados (gorjeta bem vinda). Ou se gostar de um negócio mais relax e pessoal, faça como fizemos em uma das nossas visitas, escolha a empresa Lokafy, onde tivemos a chance de conhecer um pouquinho de Toronto pelos olhos da Laura, foi incrível!




Graffiti Alley em Toronto
Kiko e a Laura (da Lokafy) explorando os grafitis 🙂

Outros locais bem bacanas para conferir arte de rua em Toronto são: Kensigton Market, Ossington Laneway, Keele-Dundas Wall etc.

Quer saber mais das dicas que escrevi sobre Toronto? Se liga nesse link


CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM PARA O CANADÁ AQUI:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


5 Comentários
  1. Adorei! Amo arte de rua 🙂

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Que legal que gostou do post Nanda 🙂
      Eu tb adoro arte de rua!
      bjos

  2. […] Dica pra ver murais e grafitismo: quando chegar na Queen x Spadina St, desça uma rua para conhecer o Graffiti Alley de Toronto, e retorne pra Queen depois que chegar na Portland. Mais dicas, clique aqui. […]

  3. […] a proximidade do Studio 6, foi um lugar meio secreto que descobri lendo no blog da Mirella: a Grafitti Alley, uma ruela cheia de grafites em todos os muros, bem interessante, que me lembrou muito, tomadas as […]

  4. Toronto - Mikix Intercâmbio

    […] Grafitti Alley em Toronto […]

Comente Aqui