Logo

Göreme Capa

O que fazer em Göreme – Capadócia

by / 3 Comentarios / 5 de maio de 2015

 

Quando se vê por aí aquelas fotos encantadoras da Capadócia, com um vale cheio de pequenos montes que servem de casas, com diversos balões voando no ar, as chances de ser Göreme que se vê ali são bem grandes. Esta pequena cidade é coração turístico da região e onde a natureza entrega tudo o que quem foi prometido nas reportagens, revistas e posts lidos. É em Göreme que você vai ter a grande experiência de vivenciar a Capadócia!

 

Göreme01

Göreme

 

A paisagem ao redor de Göreme é caracterizada por várias formações distintas de tufo, que são parcialmente escavadas e foram usadas para diversos fins ao longo da história, e que criaram as chamadas famosas chaminés de fadas, grande atrativo da região, formadas há milhões de anos atrás.

Muitas das maiores atrações da região ficam na cidade ou nos seus arredores, que já teve o nome de Matiana no período bizantino, mais tarde tendo sido chamada de Avcılar, até ser rebatizado em 1928 de Göreme, a forma turca do antigo nome Korama.

 

Göreme02

Göreme

 

A cidade não passa na realidade de uma pequena vila dentro de um vale, sendo muito turística (já que sua população de 2 mil habitantes pode pular facilmente para 10 mil nos períodos de alta temporada) e bem preparada, o que faz dela uma escolha certeira para quem quer ficar bem localizado e ter acesso fácil às belezas a sua volta. Aqui se encontram facilmente diversos tipos de hospedagem, e para todos os bolsos, mas sem dúvida não deve se perder a oportunidade de se hospedar num dos inúmeros hotéis-cavernas da região.

 

Göreme05

Göreme

 

Göreme é basicamente uma coleção de hotéis-cavernas, restaurantes, alguns bares e lojas, e claro, a natureza extremamente original a sua volta. Não é um lugar de noitadas e muitos agitos, já que as atrações aqui são para serem vistas a luz do dia e o passeio mais imperdível por estas bandas (se é que pode se apontar só um), que é andar de balão, faz os turistas madrugarem em torno das 04-05 da manhã para terem uma das maiores experiências de suas vidas.

 

Göreme08

 

 

Atrações de Göreme e Arredores

 

Rua Müze Caddesi

É o que se pode chamar de rua central, é nela e nos seus arredores que estão lojas, restaurantes, cafés, vários hotéis, além de inúmeras agências de viagens que oferecem vários tipos de passeios e pacotes.

 

 

Göreme Open Air Museum

A cidade é muito bem estruturada para oferecer inúmeras opções aos seus visitantes, e com certeza a maior dela é o Göreme Open Air Museum, patrimônio da UNESCO, que fica a poucos quilômetros da região central da cidade e já ganhou um post próprio.

 

Passeio de Balão

Andar de balão na Capadócia é uma experiência imperdível! Existem inúmeras empresas que oferecem o passeio que acontece quase toda manhã, quando o tempo e os ventos permitem. Em quase todos os hotel existem contatos ou recomendações de agências, eu fiz o meu passeio com a Voyager Balloons e recomendo.

Ver a Capadócia dos ares e no horizonte centenas de balões coloridos enquanto o sol nasce é uma das visões mais fantásticas que já tive, e como era um sonho antigo meu e que foi que me levou até lá, merece um post a parte relatando um dos passeios mais lindos que já fiz.

 

Göreme18

 

Caminhadas

Os arredores de Göreme possuem numerosos e belos vales que convidam para caminhadas, sendo passeios de comprimento e graus de dificuldade diferentes, mas a maioria dos vales oferece caminhadas muito tranquilas e qualquer pessoa sem muito preparo físico pode fazê-las, basta levar o calçado certo, água e chapéu nos dias mais quentes, disposição e a máquina fotográfica. Ah! E devido a isto, um pouco de tempo também, porque a cada passo você vai querer tirar mil fotografias. Não tem como escapar.

 

Alguns vales nos arredores de Göreme que oferecem caminhadas lindas como Pigeon Valley (Güvercin Vadisi), Zemi Valley, Kılıçlar Vadisi (Vale das Espadas), o imperdível Love Valley e sua sequencia até Uçhisar, o White Valley, ainda o Red Valley (Kızıl Çukur) juntamente com o Rose Valley (Güllüdere), além do Paşabağ Valley (Vale dos Monges), o Devrent Vadisi (Vale da Imaginação), entre outros.

 

Göreme19

Trilhas de Caminhada

 

Göreme16

Trilhas de Caminhada

 

Cavalgada

Na terra dos belos cavalos (uma das teorias para o nome Capadócia é que a palavra venha de uma antiga palavra que significava belos cavalos), é claro que não poderia faltar passeios guiados com cavalos. Na internet achei o contato da Rainbow Ranch (Tel: 0384/2712413) como uma das empresas que oferecem o serviço, fica diretamente na Kayseri Caddesi direção Çavuşin. Esses passeios podem ser ainda ser encontrados em algumas fazendas de cavalos na Müze Caddesi.

 

Göreme11

Uma das fazendas de cavalos perto de Göreme

 

Passeio de Bicicleta

Uma das possibilidades para deslocamento é usar a “magrela” e pedalar pelas estradas, trilhas e vales. É uma possibilidade deliciosa para quem tem pique para sair explorando a área. No centrinho de Göreme, nos arredores da estação de ônibus existem algumas agências especializadas no aluguel de bicicletas. Ainda alguns hotéis oferecem bicicletas aos hóspedes, pergunte na Recepção.

 

Göreme Esportes_005

Foto: @ninafego

 

Passeio de Quadriciclo

Algumas agências alugam estas motos de 4 rodas para fzer passeios por determinados vales, como através do Red e Rose Valley, por exemplo. São passeios em grupo e em cada quadriciclo podem seguir uma ou duas pessoas.

 

Göreme09

Quadriciclo

 

Banho Turco

O banho turco é uma mistura de banho com uma massagem\esfoliação. Muitos hotéis na região possuem Spas próprios e oferecem além do banho turco outras opções relaxante. A cidade de tem um Hamam histórico (Hamam é como são chamadas as casas que oferecem banho turco) e que fica próximo da estação de ônibus. O lugar é bonito do lado de fora e fornece o programa habitual de massagens e banhos turcos. Elis Kappadokya Hamam, Göreme Tourism and Delvelopment Cooperative Complex, Tel: (+90) 384 2712974.

 

Apresentações de Dança Dervish

Alguns lugares nos arredores oferecem apresentações desta dança onde os dançarinos entram num tipo de transe e rodopiam em completa harmonia com o movimento cósmico, como é explicada este tipo de dança. Geralmente acontecem em lugares onde é oferecido jantar em conjunto.

 

Compras

Sendo Göreme não mais que uma vila, não se pode esperar shoppings-centers ou grandes lojas, mas na rua Müze Caddesi e torno da estação de ônibus existem várias lojas de souvenirs, oferecendo tapetes, os famosos olhos turcos (ou seria gregos?), camisetas, imãs, chaveiros e uma infinidade de artigos que sempre atraem o olhar e causam coceira no bolso.

 

Göreme07

 

Atrações Culturais

Em vários hotéis e pousadas são oferecidos as mais variadas apresentações culturais e cursos, como dança do ventre e até curso de culinária local.

 

Comer Bem

A culinária turca é uma delícia e vai muito além do churrasquinho turco que conhecemos no Brasil e os doces maravilhosos que levam a gente à loucura. Uma das delícias que provei em Göreme foi o pottery kebab, ou testi kebab, em turco, que um prato de carne cozida dentro de um pote cerâmico vedado, para comer tem de quebrar a tampa do pote (que já faz parte do show de se pedir tal prato) e é servido com arroz e salada. Eu provei o prato em alguns restaurantes e o mais delicioso foi no restaurante do Stone House Cave Hotel, que fica bem no centrinho, na İsali Mah. İçeridere Cad. No: 22. Tel: +90 384 2713020.

 

Göreme15

Abrindo o pote de cerâmica do Pottery Kebab

 

 

Beber bem

Uma dica imperdível é provar o vinho da Capadócia, que é uma das maiores regiões produtoras de vinho do país. As uvas que crescem na região são as brancas Narince e Emir e as vermelhas Bogazkere, Öküzgözü e Kalecik Karasi – têm vindo a produzir uma grande quantidade de vinhos premiados recentemente, ganhando prêmios como 2010 Decanter World Wine Awards e France’s Mondial du Rose. Vinícolas como Kavaklidere e Kocabag têm feito esforços para melhorar a qualidade e aumentar o alcance dos vinhos da região.

 

Alugar carro: sim ou não?

Passear pelas belas paisagens da região também é uma grande atração e sem carro fica um pouco complicado de se ter liberdade de fazer o que se quer, ver o que se deseja e na hora que se tem vontade. Apesar de a cidade ser pequena e ter algumas atrações perto, eu indico fortemente a locação de um carro. As distâncias não são grandes de Göreme, mas elas são medidas em alguns quilômetros. Para fazer as caminhadas, sempre há um ponto de início que fica afastado do centro e não existe transporte público para chegar até lá.

O carro também dá liberdade para conhecer as cidades próximas, como Ürgüp, Ortahisar, Uçhisar, Çavusin e até mesmo levar para conhecer as cidades subterrâneas de KaymaklıDerinkuyu, e ainda ao Soğanlı Valley, ou até vale mais distante, o Ihlara Valley.

Existem inúmeros mirantes nas beiras das estradas, com vistas de tirar o fôlego, e sem um carro chegar até estes lugares pode ser bem complicado.

 

Nossa experiência

Nós pegamos o carro de aluguel no aeroporto de Kayseri já no meio da noite (depois de alguns atrasos de voo) e seguimos na madrugada mesmo pela boa estrada que leva até Göreme. A viagem é muito tranquila, com boa estrada e sem movimento nenhum neste horário (como é de se esperar).  Usamos o carro todos os dias para ir aos inúmeros lugares nos arredores e ele foi fundamental para eu poder falar que a viagem foi um sucesso, com certeza teríamos conhecido bem menos lugares se não estivéssemos motorizados. O retorno do carro foi feito no mesmo aeroporto, e a ida até lá, desde vez de dia, também foi tranquila e sem movimento.

 

Göreme17

Estrada da Capadócia

 

Uma opção para quem não deseja dirigir é alugar bicicletas ou fazer passeios de excursão oferecidos pelas agências de turismo da cidade, que oferecem passeios casados de várias atrações, de meio dia ou de dia inteiro. Além de oferecerem também passeios privados com guia e carro disponíveis para o que o cliente desejar.

 

Göreme10

Placa de sinalização

 

O transporte público não deixa de ser uma opção, mas os horários dos Dolmuş podem não ser os mais frequentes. Existe ainda a opção de usar o serviço de táxi.

 

 

Para ler nossos posts sobre a Turquia, clique aqui.

 

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

– Quer um roteiro personalizado pela Turquia? A Senzatia Roteiros faz pra você!

– Reserve seu hotel em Istambul com o Booking.com

– Compre seu seguro viagem com a Mondial Assistance

– Alugue seu carro com a RentalCars

– Compre seu bilhete ou passe de Trem com a RailEurope

– Quer fugir da fila nos museus e fazer passeios pela Europa? O TicketBar te ajuda!

– Procurando por excursões pela Turquia e Istambul? Veja com a Viator!

– Índice com todos os posts do Viajoteca

 

Procurando hotel para a sua viagem pela Turquia?

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem.

 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem asia 728x90

.


CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Arte, Ásia, Aventura, Capadócia, Caverna, Cidades Históricas, Cultura, Destinos, Ecoturismo, Esportes Radicais & Adrenalina, Estilo, Experiências, Igrejas, Lua de Mel, Lugares Históricos, Lugares Sagrados, Mesquitas, Mirantes, Montanhas, Museus, Natureza, Off Road, Parques Nacionais, Passeio à pé, Passeio de Quadriciclo, Passeios de Balão, Passeios de Bicicleta, Passeios de Cavalo, Passeios e Atrações Turísticas, Sítio Arqueológico, Spa, Templos, Tour Guiado, Trilhas & Trekking, Turquia, Viagem

3 Comment

  1. […] que eu lia a respeito da região me fazia crer que os vales para fazer caminhadas nos arredores de Göreme, me mostrariam justamente aquilo que eu queria ver: as belíssimas e mais variadas formas que os […]

  2. Gostei muito das suas dicas! Já estava achando que eu seria refém nos pacotes turísticos e não conseguiria fazer nada por conta própria. Só me restou uma dúvida: Ao invés de alugar carro, vc sabe se é viável alugar um quadriciclo para explorar a região? Obrigada pela ajuda!

    • Oi, Priscila!
      Eu só vi quadriciclos para passeios em grupo, não vi nenhum para aluguel livre… Mas não sei te dar certeza. 😉
      Boa viagem!!

Comente Aqui