Frankfurt Römerberg, o coração turístico da cidade!

0

Toda cidade tem um canto da cidade que o representa, e que todos os turistas e visitantes fazem questão de conhecer. O Frankfurt Römerberg é este lugar, sendo a principal praça da cidade antiga (Altstadt) e a mais visitada.

 

Esta bela praça é onipresente nas belas fotografias feitas na cidade. E não por acaso, ela realmente vale a visita. Seus belos edifícios são cheios de histórias e valem muitas fotografias.

 

Infelizmente, muito do visto aqui são reconstruções dos prédios históricos, que foram quase totalmente destruídos durante os bombardeios em 1944 na Segunda Guerra Mundial. Mas as reconstruções são fiéis e mantém o ar e a beleza de outros tempos, quando tinham visto muito da história da cidade e alemã…

Frankfurt-Römerberg02
Procurando hotel em Frankfurt? Temos vários posts com excelentes indicações!
Reserve seu hotel na Alemanha ou Frankfurt no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço.

História

 

Frankfurt foi mencionada pela primeira vez no ano de 794 e desde lá esta região já fazia parte da cidade. Mas desta época pouco se vê.

Os prédios que aqui estavam até a guerra, com arquitetura caracteristicamente germânica, datavam do século XII.

A praça tem ocupado lugar nos acontecimentos importantes da cidade desde a Idade Média. Era onde negociavam mercadores locais e estrangeiros procedentes, principalmente, da França e Itália. Era o local onde aconteciam feiras e mercados, ainda inúmeras demonstrações e festas.

E foi palco de coroações imperiais alemãs celebradas na antiga prefeitura, a Zum Römer. Coroações estas que Goethe, por exemplo, descreve em Poesia e Verdade. Ele descreveu  a coroação do imperador Joseph II (1764), a antepenúltima antes do fim do império.

Desde o século XX, o Römerberg tem sido palco de numerosos eventos durante o ano. É o lugar, por natureza, onde diversas festas acontecem, sendo a mais famosa delas a Weihnachtsmarket (a feira de Natal).

Mas o lugar também teve seus dias de tristeza, uma placa redonda no chão montra o lugar onde houve uma queima de livros no ano de 1933, feita por estudantes simpatizantes do nacional-socialismo. Este fato deu início a um dos períodos mais negros da história da Alemanha. E que culminou com a destruição da praça no bombardeio mencionado no início deste post.

Nas poucas lojas de souveniers que ficam nos arredores, podem-se ver inúmeras fotos e postais de antes e depois dos bombardeios. Uma ferida que por mais que se tente, não fechará, e destruiu para sempre muitas das preciosidades que aqui ficavam.

Frankfurt-Römerberg01
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.  Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Conhecendo o Frankfurt Römerberg

 

No centro da praça, a Fonte da Justiça, Gerechtigkeitsbrunnen.

 

Gerechtigkeitsbrunnen (Justitiabrunnen)

A fonte da Justiça é um dos marcos da cidade, aparecendo em muitas fotografias da cidade mundo afora.

A fonte que se vê hoje é uma cópia detalhada da fonte colocada aqui do ano de 1887, doada pelo mercador de vinhos Gustav D. Manskopf. E s fonte é um monumento histórico de preservação.

Antes desta fonte vir para este lugar, ficava aqui uma fonte em homenagem a Justiça desde 1543.

No alto está a estátua da Justiça e na sua base, vê-se alto relevos de 4 virtudes: moderação, justiça, esperança e amor.

Uma curiosidade é que durante as coroações imperiais, a fonte vertia vinho tinto e branco para os cidadãos celebrarem as festividades.

No lado oeste da praça está a prefeitura histórica da cidade de Frankfurt, o Römer.

 

Römer – Rathaus

Este belo prédio e que chama a atenção na praça, é na verdade um complexo de 3 casas medievais patrícias que serviam como Prefeitura (Rathaus) já antes de 1405. Eles foram comprados de uma rica família. Todas as casas foram construídas em estilo gótico, e tem nome: a da esquerda é chamada de Alt Limpurg (Limpurg antigo), a do centro é Römer (romanos) e à direita fica a Löwenstein (pedra do leão). Mas o conjunto é conhecido como Römer mesmo e este nome veio das ligações comerciais com o proprietário original do edifício teve com Roma. Os edifícios foram conectados e se tornou o prédio que vemos hoje com a prefeitura de Frankfurt.

Como o edifício foi quase que completamente destruído na Segunda Guerra, suas fachadas foram reconstruídas fielmente. Mas o que segue atrás delas, é um prédio moderno e que supre as atuais necessidades de uma prefeitura.

Hoje o lugar é o local de trabalho oficial do prefeito de Frankfurt. E aqui acontecem os casamentos civis dos cidadãos. Por isto não é difícil ver noivos saindo do prédio com suas famílias e festejando na praça.

Frankfurt-Römerberg03

O lado sul da praça é dominada pela igreja Alte Nikolaikirche.

 

Alte St. Nikolaikirche

A Igreja de São Nicolau foi construída em 1290 como capela real, e foi dedicada a St. Nikolai (Nicholas). Este é o santo padroeiro dos barqueiros. Muito apropriado numa cidade que tem tantos bancos.




A igreja virou local de oração e missa para o conselho da cidade de Frankfurt a partir do século XIV.

Durante a Idade Média, um trompetista ficava na torre cumprimentando todos os barcos que chegavam.

A igreja conta com 51 sinos: 4 são usados para ressoar e 47 são utilizados nos carrilhões.

Apesar de grande destruição a sua volta, a Igreja teve apenas pequenos danos e não teve que ser reconstruída a partir do zero depois da Segunda Guerra.

E desde 1949 é uma igreja da Congregação Evangélica Luterana, uma das mais antigas da cidade e a única igreja protestante que data da Idade Média.

 

 

Na saída sul da praça, um pouco atrás da Igreja, ficava o Museu Histórico de Frankfurt que foi demolido em maio de 2011.

Isto aconteceu por ter sido construído como prédio de arquitetura moderna e que destoava com o restante. O novo prédio, seguindo os traços históricos, é esperado para 2016 e continuará abrigando o museu que conta a história da cidade e de seu povo.

Frankfurt-Römerberg des

No lado oposto à Prefeitura, na parte mais alta do Römeberg está a Ostzeile.

 

Ostzeile

Esta bela fileira de seis casas em enxaimel abriga no seus térreos lojas e restaurantes. São reconstruções das casas originais dos séculos XV e XVI. Elas  foram todas destruídas na Segunda Guerra.

A Ostzeile de hoje é uma cópia perfeita dos prédios originais e que foram levantadas entre 1981-1984 seguindo os modelos históricos.

Cada prédio tem seu próprio nome. Da esquerda para a direita são eles: prédio nº 28 é o Zum Engel (no anjo). O prédio nº 26 é o Goldener Greif e o nº 24 Wilder Mann (homem selvagem). Já o Kleiner Dachsberg-Schlüssel (pequeno topo da montanha-chave) fica nos nºs 20-22, e o nº18 é conhecido como Großer Laubenberg (grande Laubberg). E, finalmente no nº 16 o Kleiner Laubenberg.

Onde fica

 

Römerberg fica na cidade antiga de Frankfurt, entre o Rio Main e a praça Paulsplatz.

 

Metrô (U-Bahn): parada Dom/Römer, linhas U4 e U5.

Frankfurt-Römerberg map

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.