Dicas de Viagem

Festival das Tulipas em Ottawa, Canadá

8

A primavera finalmente chegou no Canadá e com ela todo o encantamento, o colorido e a alegria que só essa estação do ano consegue transmitir nos países de clima temperado. Todo esse sentimento de renovação se mistura num emaranhado de flores e festivais pelo país, e Ottawa, oferece um dos eventos mais lindos dessa época, o Festival das Tulipas,  que acontece durante o mês de maio.

Campo de tulipas em Ottawa
Jardim das tulipas em Dows Lake, no Festival das Tulipas em Ottawa

Quando morava em Ottawa (2001 – 2005) e mesmo depois que me mudei para Toronto, eu sempre fazia questão de visitar a cidade em Maio para curtir um pouquinho das flores e do meu afilhado que mora lá…

Festival das Tulipas em Ottawa
Nosso afilhado entre as tulipas …

O bom do festival das tulipas de Ottawa é que os principais lugares para se ver as flores são gratuitos! “Dows Lake” (Commissioners Park), é “O” lugar que realmente vale a penavisitar; são cerca 300.000 bulbos de diferentes cores, modelos e qualidade. Dow’s Lake não fica no centro da cidade e nem perto das principais atrações turísticas de Ottawa, mas é uma região muito bonita que vale ser explorarada nessa época do ano, especialmente durante a semana, quando tem menos pessoas para dividir os jardins. E como sugestão, depois dá uma passadinha na Preston Street, a little italy ou corso italia, para almoçar ou tomar um café.

Indicações dos principais lugares pra ver as tulipas em Ottawa. O coração grandão, é Dow’s Lake.

Uma ideia bem bacana, é alugar uma bicicleta em downtown e chegar em Dow’s Lake pelo Canal Rideau (seguindo a “trilha” da Colonel By Dr)… Aliás, no inverno esse canal no inverno congela e vira a maior pista de patinação do mundo… Ottawa é sempre assim, cheia de surpresas 🙂

Tulipas em Ottawa
Tulipas e o a região de Dow’s Lake

>>> Está indo pra Ottawa, aproveite nosso roteiro de “Um dia pela Capital Canadense“.

Outro lugar bacana de ver as tulipas é ao redor do parlamento, a parte mais turística da cidade, pois as flores se misturam com o visual do prédios históricos da cidade. Adoro!!!

Tulipas e ao fundo a Notre Dame
Eu entre as tulipas e ao fundo a catedral Notre Dame, no centro de Ottawa.

Um dos fatos que você DEVE saber sobre o Festival da Tulipas em Ottawa, é que as tulipas são plantadas de verdade! Dessa forma a preparação começa no ano anterior com o planejamento e design dos jardins, depois em outubro tem plantação dos bulbos, no inverno elas hibernam e só em maio é que as tulipas florescem e enche a cidade de vida! Claro que dependendo da variação climática, alguns anos os jardins ficam mais ou menos bonitos, mas de qualquer forma, sempre é um encanto para os olhos!

Festival das Tulipas
Turistas e Locais fotografando e curtindo o festival

>>> Gostou das tulipas de Ottawa? Que tal embarcar para a Holanda, e conhecer o Parque Keukenhof.




Festival das Tulipas
Branquinhas e Cor-de-rosas

Se vocês começarem a pesquisar sobre Ottawa e sua forte ligação com as tulipas, verá que ela se entitula como a “Capital das Tulipas” da America do Norte… Pode parecer pretensão, mas a explição é fácil e um tanto quanto especial, pois se mistura com a história da Holanda, a real capital das Tulipas:

Como Tudo começou:

Durante a ocupação nazista na Holanda na segunda guerra mundial, a família real holandesa se refugiou em Ottawa, a capital federal canadense.

Duas razões se destacaram para que a ligação entre os dois países se fortalecessem ainda mais foi o fato da princesa Margriet Francisca, terceira filha da Princesa Juliana da Holanda (rainha da Holanda de 1948 a 1980), ter nascido em Ottawa durante esse período da guerra, e para que a criança fosse considerada somente natural da Holanda e não cidadã canadense, o Canada temporariamente transformou parte do hospital em que ela estava em território holandês. E em 1945, a tropa canadense teve um papel importante na libertação da Holanda frente aos nazistas.

Como forma de agradecimento pela hospitalidade canadense, no primeiro outono pós-guerra em 1945, a Princesa Juliana (da Holanda) presenteou Ottawa com 100.000 bulbos de tulipas, e no ano subsequente mais de 20.000 bulbos para ser plantados no hospital onde sua filha nasceu. E foi assim que o Festival das Tulipas começou…

PS: se todos os paises se tratassem dessa forma, o mundo seria mais florido e irradiaria amor e paz!

Informações Gerais:

Data do Festival das Tulipas: de 12 à 22/Maio/2017

Website: http://tulipfestival.ca/


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


8 Comentários
  1. Martinha Andersen Diz

    Tulipas são belíssimas não importa o lugar… já conheço Keukenhof, agora quero conhecer o Festival das Tulipas de Ottawa. 🙂

    1. Mirella Diz

      Vai sim Martinha… eu sou super suspeita com Ottawa, gosto muito daquela cidade!
      Mas eu confesso que os jardins do Keukenhof não tem comparação 😉
      bjão

  2. Ivan Diz

    Oi Mirella,
    Parabéns pelo Viajoteca.
    O mês de maio em Ottawa é considerado baixa temporada, ou seria melhor ficar em Montreal e ir de trem
    para Ottawa.

    grato,

    Ivan

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Ivan,
      Maio é baixa temporada sim, somente durante o feriado de Victoria Day que pode dar uma agitada internamente.
      Mas qual sua ideia? Não entendi… você quer que eu te fale se é melhor ficar em Ottawa ou MOntreal?
      Abs

  3. Ivan Diz

    Oi Mirella,
    Obrigado por sua resposta.
    Fiquei interessado no Festival das Tulipas em Ottawa e pretendia ficar alguns dias lá.
    Depois cheguei à conclusão que é melhor ficar em Montreal e fazer um bate volta de trem à Ottawa.

    grato,

    Ivan

  4. Beatriz Antunes Diz

    Oi Mirella, tudo bem?
    Estou fazendo um intercâmbio em Montreal e volto pro Brasil dia 8/5 (então perdi a data do festival de tulipas). Mas estou pensando em ir a Ottawa no final de abril/início de maio, você acha que vou ver as flores?
    Muito obrigada!
    Bjs

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Beatriz,
      Em Maio já é para ter algumas flores, de repente até algumas cerejeiras… mas como elas dependendo do clima, tudo passa a ser um mistério. Precisa ficar de olho no clima e termometro da floração.
      Abs

  5. Ottawa - Mikix Intercâmbio

    […] Festival das Tulipas em Ottawa, Canadá […]

Comente Aqui