Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

19

Eguisheim é sem dúvidas nenhuma a cidade (ou vila) mais charmosa e colorida da França. Com pouco menos de 2.000 habitantes, Eguisheim fica no nordeste da França, que parece ter saído direto de um conto de fadas. É uma das cidades mais românticas na Rota dos Vinhos da Alsácia, bem no estilo de Colmar (a mais famosa). Mas mesmo as duas se parecendo muito, é impossível não querer dar uma passadinha, mesmo que somente por algumas horas. Enguisheim lembra muito as cidades da Rota Romântica na Alemanha.

Foi uma das cidades aqui na Europa que eu mais quis conhecer. Desde que a vi em fotos, não sosseguei até conhecê-la. Por sorte, depois da 1ª ida, já fui outras 4 vezes. Não dá para esquecer das muitas adegas e bares de vinho que têm atraído mais e mais os apaixonados por vinho.

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Seguro viagem geral 728x90

Outro destaque de Eguisheim é a decoração da cidade. São muitos detalhes encantadores que estão por todos os lados. As sinuosas ruas de paralelepípedos de Eguisheim estão alinhadas com edifícios em enxaimel medievais tradicionais, pintados em cores vivas, como são muitos dos edifícios na Alsácia.

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Há também fontes, muitas flores e cegonhas (sim, cegonhas!) para as quais a cidade é bem conhecida. Existem dois ninhos de cegonhas em Eguisheim e um santuário da cegonha na borda da aldeia onde eles estão esperando para se reproduzir. Você pode ver as cegonhas e os seus ninhos no topo do castelo e no topo da igreja São Pedro e São Paulo.

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Leia também :

Eguisheim está localizada na região vinícola da Alsácia e é uma das muitas cidades pitorescas da Route du Vin (Rota do Vinho), na região leste da França. Eguisheim  tem mais de 800 acres (339 hectares) de vinhedos e é conhecida por ser o berço da indústria de Alsácia de viticultura. Seu micro-clima é perfeito para a viticultura.Deste modo, não deixe de experimentar o vinho local durante a sua visita – os vinhos da Alsácia, Eguisheim é um dos centros desta importante atividade local.

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da FrançaFoto : Pack-Shot / Shutterstock.com

Em 2013, Eguisheim foi votada a Ville préféré des Français (Cidade/Vila preferida dos franceses), uma honra concedida a uma cidade diferente na França a cada ano. É também titular do prestigiado prêmio Ville fleuri 4 (o prêmio mais alto) para o jardim que a cidade cidade se transforma. Na primavera / verão, a cidade é um jardim a céu aberto. Flores por todos os cantos. A cidade é também membro da Associação das mais belas cidades da França.

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Há muita história neste pequeno vilarejo. Dizem que o Papa Leão IX nasceu nesta região. A estátua que honra o Papa pode ser encontrada na principal praça da aldeia, na Place du Château A fonte sob a estátua foi construída entre 1834 e 1836, e é uma das maiores na Alsácia.

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da FrançaFoto : Natalia Paklina / Shutterstock.com

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

O castelo de Eguisheim é do século VIII, suposto local de nascimento do Papa São Leão IX (1002-1054). A sua parede exterior, que remonta a 720 AD (um monumento histórico classificado) ainda existe para ser apreciada. A pequena igreja ao lado do castelo tem um interior muito colorido. Originalmente muitas igrejas foram pintadas como esta, mas com o tempo a tinta foi apagando. Uma pena, pois é belíssima.

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

A maioria dos visitantes são franceses e muitos outros são de países vizinhos, como a Alemanha e Suíça.  Devido às suas recentes honras e distinções, os visitantes estão vindo dos quatro cantos do mundo para experimentar o encanto desta linda e histórica vila. A cidade inteira pode ser facilmente visitada a pé. E tenha a certeza que você não vai se arrepender, com suas ruas de paralelepípedos, transformando num labirinto compacto de residências, restaurantes, lojas e locais históricos.

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França

A estação de trem mais próxima fica em Herrlisheim-près-Colmar (próximo a Colmar), localizado a cerca de 3,5 km de distância. Tem ônibus que ligam as duas cidades, mas são pouquíssimos ao dia. Então a melhor opção é alugar um carro durante a sua visita. Assim você aproveita para visitar outras belas cidades da Alsácia nas proximidades, tais como Riquewihr.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

19 Comentários
  1. Liliane Inglez Diz

    Gente! Quanta perfeição!!! Quero muito conhecer a Alsácia, esta região que mudou de “dono” algumas vezes! Pelas fotos, dá pra ver a influência alemã na arquitetura, né? Os vinhos também tiveram influência alemã, né? Lindas fotos, lindo texto!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Lili.. Merci Beaucoup!
      Eguisheim é belíssima mesmo. Bora colocar na listinha de lugares para conhecer. 😛
      Sim, tem grande influência alemã. Fica bem na divisa com a Alemanha.
      Bisous =)

  2. claudia liechavicius Diz

    Que cidade fofa. Amei! Já quero conhecer.
    Beijos

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Claudia.
      É belíssima! Super vale a visita.
      Já fico imaginando as fotos belíssimas que você faria =)

  3. Diana Diz

    Parece uma vila muito pitoresca e muito bonita. Já visitei Paris duas vezes, mas falta-me conhecer tudo o resto em França… e há muito para conhecer!!

  4. Thaís Diz

    Oi Martinha, esse lugar parece fantástico mesmo. Até mostrei p meu marido e ele disse que acha que as fotos têm filtro mas que são lindas mesmo assim. Fiquei com vontade de conhecer, mesmo porque adoro tudo na França. Vou mostrar esse artigo para umas amigas que moram aqui na Europa também. Porque geralmente nossas viagens são por aqui mesmo. Bjs e adorei a dica. Vou conhecer com certeza.

  5. Roadmoving Diz

    Adorei as fotos! E a cidade parece super bonita… Já tomei nota para a próxima viagem ao nordeste da França. 😉

  6. Larissa Pereira Diz

    Nossa, que lugar lindo e impecavelmente preservado! Não sabia que existia tal lugar na França! Adorei as cores, o interior das igrejas e, as cegonhas! Que lindas 🙂

  7. Gisele Teixeira Diz

    Fiquei encantada com este lugar! As casas parecem pinturas de tão lindas! Um verdadeiro conto de fadas.. Amei!

  8. Karine Diz

    Que lugar lindo, Martinha!! Quando vou ser convidada para um tour pela França na sua ilustre companhia?? Fiquei apaixonada peas fotos!! Preciso conhecer. Lindo mesmo!!

  9. Olá boa noite,
    Sem dúvida que é uma terra mesmo muito bonita. O colorido das casas é fantástico… Não fui mas gostava!!!

  10. Dayana Diz

    Aiii, gente, fala que vou encontrar a Bela e a Fera nesse cenário? Fala?
    Assim que bati os olhos nas suas fotos, lembrei do desenho da Disney. hahaha (tá sou meio disney maníaca, posso? :P)
    Cidade linda, perfeita demais! E ainda dá pra combinar com vinho?! Sonhoooo!

  11. Eloah Cristina Diz

    Como diz o título da matéria: charmosa e colorida!
    Amei!! Eu gosto muito de lugares que traspassam essa alegria através de suas cores, decoração e detalhes.
    Ótimas dicas. “)

  12. Mariana Araujo Diz

    Nossa!!! Que cidade linda! Nunca tinha ouvido falar nela, mas as fotos apelam muito a vontade de conhecê-la. Muito encantadora!

  13. Gente! Dificil acreditar que um lugar tão fofo assim exista mesmo!
    Parece uma cidadezinha cenográfica de tão perfeitinha e colorida! E o que é aquela igreja? Apaixonei!

  14. […] Eguisheim, a cidade mais charmosa e colorida da França […]

  15. ferscafi Diz

    Tô aqui apaixonada por essa cidade LINDA!!! Louca pra conhecer não só essa, a região toda! A minha wishlist de viagem na França tá aumentando, daqui a pouco chega no tamanho da da Alemanha! kkkk (na verdade ainda vai demorar pra isso)

  16. ARIADNE Diz

    Oi Martinha,

    Parabéns pelo blog!! Seus posts são lindos (bem escritos, explicativos e com belíssimas fotos)!!
    Estarei com meu marido em Colmar nos dias 2, 3 e 4 de março e gostaria de conhecer pelo menos duas cidades próximas (no dia 2 e 3) e no dia 4 pretendo conhecer a Basiléia na Suissa. Será que não consigo ir de ônibus nessas cidadezinhas (próximas a Colmar)?? Pelo que pesquisei eles não circulam no domingo (por isso pensei em conhecer as cidadezinhas na sexta e sábado). Ocorre que ao pesquisar o aluguel de carro achei que seria mais prudente alugar com seguro total (sei lá, vai que acontece algo e tenho que vender um rim para pagar o veículo, kkk) , dai, quando coloco o seguro o valor dobra (e acaba por ficar inviável). Diante disso, pensei em fazer esses passeios de ônibus mesmo. Mas, ao ler seu post vi que você comenta que os horários são restritos e fiquei na dúvida sobre o que fazer.
    Você saberia como proceder para ir de ônibus nos arredores de Colmar?

    Desde já agradeço pela atenção!!

  17. Amelia Loureiro Diz

    Oi Martinha!
    Já tive a felicidade de visitar Eguisheim. Realmente é como você falou, parece uma cidadezinha de conto de fadas. A gente fica perdida sem saber pra onde olhar e fotografar tamanho o encanto. Vale muito a visita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.