Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

4

Você curte música?? Você conhece Adolphe Sax? Ahhh a Bélgica e suas surpresas. A cidade de Dinant na Valónia (que eu já falei AQUI) foi o berço de um dos maiores inventores bem sucedido e inovador de instrumentos musicais de todos os tempos,  Adolphe Sax (1814-1894). Mas seu nome verdadeiro era Antoine-Joseph.

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

O belga Adolphe Sax deu o seu nome ao saxofone, uma invenção que revolucionou a música, em particular o jazz e os blues, mas é um verdadeiro desconhecido do público.

O saxofone ficou conhecido longe dos clubes do Harlem americano. Foi na França, em meados do século XIX, e graças a uma grande ajuda do exército. Em 1842, quando curtia em Bruxelas de uma boa reputação como fabricante de instrumentos e com uma patente registada para aperfeiçoar o clarinete, Sax instala-se em Paris, onde cria uma oficina para produzir instrumentos e estudar a acústica. Em 1845, o exército, que quer reformar a sua música, organiza um grande concurso ao ar livre em Paris. Os instrumentos de Adolphe Sax, que têm uma potência sonora e uma precisão inigualáveis, se impõem frente ao projeto do seu competidor, o compositor italiano Michele Carafa. O concurso é realizado diante de 20.000 espectadores e consolida a reputação do inventor belga, que obtém em licitação um quase monopólio da fabricação de instrumentos para as bandas militares.

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Em 1846, Adolphe Sax patenteia um sistema de instrumentos a vento, chamados “saxofones”. Mas o começo do saxofone e de outros instrumentos criados pelo belga é difícil. Pouco a pouco encontram um lugar nas orquestras de ópera, como trompete imaginada para a criação de Aída de Verdi em 1880. O saxofone sofre também a rejeição dos músicos de orquestra, contrários a trocar este novo instrumento e à imagem muito “popular” associada aos músicos de jazz negros dos Estados Unidos, que o “adotam” e darão a ele fama internacional.

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Neste ano de 2014, no dia 06 de Novembro  é comemorado o 200º aniversário do nascimento de Adolphe Sax.

A história fora do comum de Adolphe Sax e dos seus múltiplos inventos é relatada na exposição “Sax200”, que está acontecendo no Museu de Instrumentos Musicais situado desde 2000 num dos mais belos prédios art nouveau da capital belga.

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Lá estão sendo exibidos cerca de 200 exemplares assinados por Sax, entre eles o sax mais antigo já fabricado, um barítono de 1846 e um tenor com as cores da bandeira americana presenteado ao presidente Bill Clinton em 1994. Além destas que são as suas “invenções” mais conhecidas que fazem parte da família dos saxofones, entre suas muitas invenções também podemos destacar invenções curiosas, assim como o trompete de seis válvulas independentes e sete campanas. Entre suas invenções também podemos destacar a sua primeira invenção aos 20 anos de idade, que foi uma melhoria do Clarinete Baixo e também o Saxhorn.

A exposição “Sax200” ficará aberta até 11 de Janeiro de 2015.

No vídeo abaixo, você pode ver como é esta exposição. Embora o vídeo não seja em português, vale a pena ver os instrumentos expostos. Desde aqueles feitos pelo próprio Adolphe Sax, até aos que ficaram famosos nas mãos dos mais reconhecidos saxofonistas do mundo.

A cidade de Dinant não poderia deixar de homenagear o seu cidadão mais ilustre, a cidade está repleta de lembranças de Adolphe Sax e de suas invenções. Um itinerário especial permite que você descubra divertido tributo da cidade, musical de seu filho famoso. Um folheto intitulado Sax and the City, que contém um mapa da cidade que mostra a localização de cada um desses locais, está disponível gratuitamente.

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Algumas homenagens à Adolphe Sax :

 

  • A “Arte do Sax” exposição urbana (Ponte Charles de Gaulle)

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

 

  • La Maison de Monsieur Sax (Casa do Sr. Sax) (Rue Adolphe Sax)

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Do lado da Maison fica a casa que o Adolphe Sax nasceu, quase que passa desapercebida.

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

 

 

  • O banco Adolphe Sax, trabalho do escultor Jean-Marie Mathot (Rue Adolphe Sax)

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

 

 

  • O Saxofone Gigante (Rue St-Jacques)

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Entre muitas outras homenagens, espalhadas na cidade.

 

Alguns Eventos vão acontecer agora no verão na cidade de Dinant:

  • Leffe Jazz Nights nos dias 18, 19 e 20 de julho. Este festival internacional de jazz acontece no belo parque Saint-Norbert da Abadia Leffe. Este ano é a 17 ª edição, e conta com um programa repleto de grupos e músicos que deixaram sua marca na história do festival e, é claro, alguns novos nomes!
  • Mr. Sax’ Sundays: Durante os domingos de julho e agosto, o saxofone tomará conta da orla do rio La Meuse. Grupos vão tocar de terraço em terraço, para a alegria dos apreciadoredes de jazz. Três horas de shows que incitam a redescobrir Dinant, juntamente com o inventor ilustre da cidade. Diferentes estilos musicais (cubanos, africanos, Nova Orleans, etc) serão representados neste evento.
  • The Jazz Club: Reconstrução de um clube de jazz dos anos 20, que pode acolher até 100 pessoas em mesas bem no estilo de um “Cabaret”. A história do saxofone será narrada por Stephane Mercier (Sax) e Charles Loos (Piano) na forma de um concerto. Jacques Mercier vai desempenhar o papel de um barman-contador de histórias. 
  • Adolphe Sax International Competition: de 25 de outubro à 08 de novembro de 2014.  Está aberto a saxofonistas de alto padrão, de todas as nacionalidades, que ainda não tenham atingido a idade de 31 anos. A competição é realizada a cada 4 anos.

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

 

Mais informações AQUI

 

Adolphe Sax faleceu em Paris no dia 07 de Fevereiro de 1894 e está enterrado no cemitério de Montmartre.

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

 

E não deixe de curtir a cidade de Dinant, como já disse milhões de vezes, ela é um charme. Encantamento puro!

Conhecendo a Bélgica : Adolphe Sax

 

 

Você encontra todos os posts da Bélgica AQUI

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

4 Comentários
  1. Jessica de Faria Diz

    Oi Martinha estou planejando levar meu esposo em breve a linda cidade de Dinant mas queria saber qual hotel ficou… Se ficou…
    E qual aeroporto temos que descer que fica próximo a linda cidade de Dinant…
    Estou amando ler os posts
    Parabéns ♡

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Jéssica.
      Em uma das vezes me hospedei no ibis Dinant http://www.booking.com/hotel/be/ibisdinant.pt-br.html?aid=395043 e gostei muito.
      O aeroporto mais próximo é o de Charleroi, mas se forem para o de Bruxellas também está bom. A Bélgica é pequena, é uma delícia conhecer as cidades no caminho.
      Obrigada pela visita! Bjo.

  2. Jéssica de Faria Diz

    Perdão pela demora em responder ♡
    Amei suas dicas, muito obrigada, anotadíssimo aqui rs
    E novamente parabéns (:

  3. ripperje Diz

    Outra dúvida rs
    Estava pesquisando aqui e como fazemos para sairmos de Bruxelas e chegarmos a Dinant. Só tem serviço de taxi? Ou há outro meio?
    Se tiver e puder ajudar novamente rs
    Obrigada

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.