O que fazer em uma conexão longa em Toronto

Conexão em Toronto – o que fazer no aeroporto e na cidade!

Se você vai fazer uma conexão em Toronto e está procurando dicas sobre como passar a imigração, o que fazer no aeroporto e se terá tempo de visitar a cidade? Chegou no lugar certo.

Toronto é a maior cidade do Canadá e o Pearson International Airport (YYZ) é o aeroporto mais movimentado do país. Inclusive a Air Canada, empresa aérea canadense, está sendo bem agressiva nas promoções de passagem aérea para vôos internacionais com conexão em Toronto! Então, dependendo do tempo da sua conexão você terá a opção de ficar no aeroporto ou sair para conhecer Toronto, que fica há apenas 25km do centro.

DICA: Toronto tem dois aeroportos (YYZ e YTZ), então verifique direitinho se seu próximo vôo sai do mesmo aeroporto que você chegou.

Skyline de Toronto do avião
Toronto vista do alto!

Não esqueça do Seguro Viagem!

Viaje tranquilo/a e adquira um bom Seguro Viagem para eventuais emergências. O sistema de saúde do Canadá não cobre turistas. Sendo assim, se você ou sua família precisarem usar qualquer tipo de atendimento, o custo poderá ser altíssimo! Então, não se arrisque e faça uma cotação sem compromisso.


Conexão em Toronto

Vale a pena sair do aeroporto?

É complicado dizer com precisão quanto tempo você vai gastar no momento que desembarcar do avião até passar por todo processo de imigração e bagagem. Dessa forma, se tudo correr sem bem, geralmente esse trâmite demora cerca de 45 – 90 minutos.

Há alguns fatores a serem levados em conta ao decidir se você terá tempo suficiente para deixar o aeroporto durante uma conexão.

Na minha opinião, eu não arriscaria sair do aeroporto com menos de 6 horas de conexão em Toronto. E mesmo assim, já ficaria super apertado, pois mesmo dando tudo certo, você teria de 1 a 2 horas para passear em Toronto (super pouco).

A decisão de sair ou não do aeroporto de Toronto, precisa ser pesquisada antes mesmo de sair do Brasil. Ou seja, verifique as seguintes informações:

  • a companhia aérea que você comprou a passagem permite que você saia do aeroporto?
  • sua bagagem vai direto para o destino final ou você precisará recolher na esteira ao desembarcar em Toronto?
    • Se tiver que pegar as malas na esteira, verifique se você já poderá despachá-las logo depois que passar a alfândega ou se terá que permanecer com as malas e refazer o check-in em Toronto.
    • Se tiver que ficar com as malas, no Pearson Airport tem lugar para guarda-las na area de check-in nos dois terminais (T1 e T3) – veja aqui as instruções de como proceder para guardas as malas no aeroporto.
Pearson International Airport (YYZ)
Area de bagagem do aeroporto de Toronto (T1)

Como calcular o tempo

  • Você vai demorar cerca de 20-30 minutos para guardar a mala e/ou refazer o check-in.
  • O trem que liga o aeroporto ao centro de Toronto (UP Express) demora 25 minutos, e ele sai a cada 15 minutos (tanto saindo do aeroporto para cidade e vice-versa). Dessa forma, são 10 minutos para chegar do lobby do aeroporto a estação do trem + 15 minutos de espera entre um trem e outro + 25 minutos de trajeto de trem = 50 minutos (pensando nisso ida e volta são praticamente 2 horas “perdidas” de transfer).
    • Você pode optar por um traslado ou tour guiado para conhecer a cidade, se essa for uma ideia, eu posso te ajudar, pois trabalho com motoristas em Toronto que falam português e são ótimos! (me escreva: mirella@viajoteca.com ou whatsapp)
  •  Reserve um tempo extra para se perder e para não entrar em pânico por causa disso.
  • Se você precisar fazer câmbio para pegar alguns dólares canadenses, reserve um tempo para isso também. Há casa de câmbio nos dois terminais do aeroporto de Toronto, na aérea de retirada de bagagem dos voos internacionais, assim como na área do lobby de desembarque (T1 e T3).
    • Terminal 1: International Currency Exchange (ICE) – Ph: +1 (416) 776-1311
      Terminal 3: ICE services – Ph: +1 (416) 776-2497

Tento tudo isso mente e tudo dando certo. Ou seja, nenhum atraso, nenhuma espera e nenhum tempo perdido, você gastará do tempo da imigração até ir e voltar de Toronto no mínimo (do mínimo) 2h30.

Considerando que a maioria dos voos exige que o passageiro faça o check-in com pelo menos 2 horas de antecedência, consequentemente você já terá que reservar pelo menos 4h30 para todo esse trânsito (sem incluir nenhum passeio por Toronto, ainda!).

Decisão inteligente:

Agora que se tem em mãos todos os fatores a se considerar, eu recomendo somente tomar a decisão final de ir para o centro de Toronto depois que passar a imigração e ter controle do tempo real disponível.

Saindo da imigração e sabendo o que fazer com as malas, ou seja, despachar direto após a alfândega, guardar na bagagem no maleiro do aeroporto ou já refazer o check-n). Aí sim, do tempo que sobra, eu reservaria 4 horas para os trâmites de transfer e check-in (2 horas de trânsito, 1 hora para ir a Toronto e outra para retornar ao aeroporto, mais 2 horas do check-in e trâmites do aeroporto) e o resto será o quanto você terá para passear em Toronto.

Resumindo, você precisa de no mínimo 6 horas depois de passar a imigração, para poder curtir Toronto por 2 horas, depois, quanto mais tempo, melhor!

Será que deu para entender minha lógica?

Aeroporto de Toronto - check-in Terminal 1 (T1)
Aeroporto de Toronto (Pearson) – area do check-in

O que fazer no aeroporto de Toronto (YYZ)

Para sua alegria, o aeroporto oferece internet gratuita para todos os passageiros, para saber como se conectar no wifi, clique nesse link.

Agora vamos as atividades que você pode fazer para passar o tempo no aeroporto de Toronto:

Restaurantes e comidinhas

O Pearson Airport está passando por várias reformas para deixá-lo mais atraente e digno de um aeroporto internacional de seu porte! E com isso, vários restaurantes da cidade abriram filiais no aeroporto! Olha que beleza!

Meus favoritos:

  • Restaurante italiano: Boccone Trattoria (T1 depois da segurança)
  • Hamburgueria: Wahlburgers (T1 depois da segurança)
  • Bar e comidinhas: Beerhave (T3 depois da segurança)
  • Depois tem vários restaurantes e cafés, incluindo Starbucks, Tim Horton’s, Subway e afins espalhado por todo o aeroporto, ver a lista completa aqui.

Há muitas opções para você aproveitar, precisa só ficar de olho no horário de atendimento e onde está localizado cada local! Comida de aeroporto nunca é baratinha, mas tem opções para todos os bolsos.

Conexão em Toronto

Compras

Na área de voos internacionais do aeroporto de Toronto tem uma boa seleção de duty free para quem está pensando em comprar perfumes, bebida e outras coisinhas!

Para ser sincera, eu ainda acho a seção do Duty Free de Torotno inferior a de outros aeroportos internacionais, incluindo o de Guarulhos (Terminal internacional). Todavia, querendo levar alguma coisa do Canadá para casa, no duty free tem sempre oportunidades interessantes.

Para souvenirs do Canadá, recomendo muito o icewine, bebida alcóolica parecida com licor, feito de uva congelada, ou algum produto de maple syrup, o “melzinho” que sai do caule da árvore do plátano, que é símbolo do Canadá.

Lounges

Para quem precisa relaxar na conexão em Toronto, os lounges são sempre uma opção. Você pode pagar para entrar (alguns aceitam) ou utilizá-lo se tiver status do cartão crédito, tipo de tarifa de bilhete aéreo ou clubes como o Priority Pass.

Há também lounges de cartão de crédito (American Express) ou empresas como o Priority Pass, que tem parceria com lounges pelo mundo.

Lounges do aeroporto de Toronto: Air Canada’s Maple Leaf Lounges (Star Alliance), Air France-KLM Lounge, American Airlines’ Admirals Club, British Airways’ Lounge, Priority Pass, American Express Lounge, entre outros.

O Pearson oferece a opção do Plaza Premium Lounge nos dois terminais, T1 e T3. Isto é, você paga o lounge por hora de uso, começando por C$55,80 + taxa [compre aqui].

PS: nenhum dos lounges do aeroporto de Toronto oferece serviço 24 horas. Dessa forma, se sua conexão for durante a noite/madrugada e quiser dormir, o ideal é reservar um dos hotéis conectados ao aeroporto de Toronto, os de mais fácil acesso são: 

>> Leia também: onde ficar em Toronto

Lounge Air Canada
Eu no lounge da Air Canada

Ginástica

No T1 do aeroporto de Toronto, antes da área de segurança, tem a academia de ginástica Goodlife para se exercitar. Dessa forma, você pode comprar o daypass ($25) para usar os aparelhos e alugar roupa e tênis ($20), resumindo não tem desculpa!

O bom de fazer ginástica antes do vôo é que ajuda com a jetlag e você deixa os músculos cheios de energia para o próximo voo!

Leia também: exercícios para fazer no avião e como lidar com a jetlag.

Spa e Manicure

Pensando em relaxar, o Be Relax Spa (T3 – depois da segurança) pode ser uma ótima opção para massagem, manicure, depilação e esses cuidados que a gente adora.


Chip de celular!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta pelo menos 15% de desconto na compra do seu chip de celular com “O Meu Chip“! Super dica! (O valor do desconto aparece somente depois do pedido, antes de efetuar o pagamento).

Chip de celular - cupom de desconto 15%

Como chegar no centro de Toronto

Toronto Up Express (trem do aeroporto)

Uma ótima maneira de chegar no centro da cidade para quem vai fazer uma conexão em Toronto é usando o UP Express. Isto é, o trem de superfície que liga o aeroporto de Toronto (Pearson Airport) a Union Station (estação central) e  fica no Terminal 1.

Quem desembarca no T3, basta pegar o Link Train (gratuito) até o T1 e logo ao lado encontrará a estação do UP Express.

O trem demora apenas 25 minutos para percorrer o trajeto do aeroporto a cidade (e vice-versa). Além do ponto final, há também duas paradas extras para atender principalmente aos residentes, são elas: Weston e Bloor [Veja no Google Maps as estações].

>> Leia também: Como ir do aeroporto ao centro de Toronto

O que  você precisa saber antes de embarcar:

– Horário de Funcionamento: 7 dias por semana das 4h55 a 23h de segunda a sexta, e das 6h as 23h aos finais de semana. A frequência dos trens é a cada 15 minutos.

– O trem parte do Terminal 1 do Pearson Airport. Pessoas que precisarem se locomover de/para o Terminal 3, podem usar o Link Train para fazer o transfer, gratuito e funciona 24/7.

– Preços para adultos: Pearson (T1) – Union Station – downtown: $12,35 (ida) / $24,70 (retorno) – há descontos para crianças, família e terceira idade, ver aqui).

– Os tickets podem ser comprados online ou com máquinas de vendas nas estações do Up Express. É possível comprar a passagem diretamente no trem (on-board) somente com cartão de crédito e há um acréscimo de $2 pelo serviço. Você ainda pode escolher comprar Presto Card ($6) e o valor de cada perna sai ainda melhor, C$9.25. O Presto card é o cartão pré-pago de transporte público de Toronto.

>>> Como usar Transporte público em Toronto

Como disse anteriormente, recomendo calcular 2 horas para essa ida e volta ao aeroporto. Ou seja, uma hora para chegar em Toronto e outra uma hora para retornar para o aeroporto! Se for mais rápido, melhor para você!

Transfer com motorista que fala português

Se preferir comprar um serviço de traslado ida e volta para o centro, ou mesmo quiser um tour particular pelos principais pontos turísticos de Toronto! O Viajoteca tem parceria com ótimos motoristas para te ajudar com isso.

O traslado começa por C$90, cada trajeto, para até 2 pessoas. E podemos organizar um tour perfeitinho para o número de horas disponíveis!

Dependendo do tempo da sua conexão em Toronto, dá até para conhecer a região de Niágara Falls! Olha que legal! E sim, organizamos isso para você também!

Entre em contato para detalhes e valores: mirella@viajoteca.com ou whatsapp.

UP Express
Pessoal dentro do UP Express
UP Express
Local onde você embarca e desembarca do UP Express em Toronto!

O que fazer em Toronto em uma conexão longa!

Finalmente chegou a melhor parte desse post, com as dicas do que fazer em Toronto!!!

Obviamente que fazer um roteiro vai ficar complicado, pois tudo vai depender do tempo que você tem disponível e do que vai querer visitar, mas segue abaixo algumas opções:

CN Tower – Aquário – Steam Whistler (mínimo 2 horas)

A CN Tower é a estrutura mais famosa de Toronto e está em qualquer cartão postal da cidade.

A torre tem 457 metros e se o dia estiver aberto, subir no topo para ver a cidade do alto é muito bacana (apesar de caro).

Ali do lado da CN Tower fica o Ripley’s Aquarium que é um programão para crianças ou para adultos que gostam de aquário. O túnel de vidro é muito legal!

Sobrou tempo? Siga para o Harbourfront ou vá para o Nathan Phillips Square.

Brookfield Place, Old Town & St Lawerence Market (2 horas)

Toronto em seus primórdios chamava-se York, sabia? Ainda bem que em 1834 mudaram e ficou bem mais legal e com nome oriundo do povo nativo da região, pois Toronto significa “ponto de encontro”.

Nessa parte da cidade, eu recomendo começar por um dos prédios mais lindos de Toronto, o Brookfield Place (Bay St, entre a Wellington & Front St). Depois siga para o mercado principal, St. Lawrence Market, passando pelo Berczy Park e o prédio icônico Gooderham Building (Flatiron).

Não deixe de olhar as construções históricas que muitas vezes passam despercebidas, foi nesse cantinho que Toronto começou. No St. Lawrence Market não deixe de experimentar o tradicional sanduíche de lombo canadense na Carrousel Bakery, o peameal bacon, não é inesquecível, mas o povo curte!

Distillery District (2 horas)

A Distillery District é uma das partes mais fotogênicas de Toronto, eu ador passear por ali! 

Conhecida antigamente como Gooderham and Worts Distillery, essa área industrial operou uma das maiores destilarias do mundo!

Hoje, a City of Toronto assumiu o local e transformou as ruas de paralelepípedo e fachadas de tijoto, em um charmoso recanto para pedestres com restaurantes, lojas e galerias!

Se for a pé, vá pela rua The Esplanade, que vai do fundo do St Lawrence Market até o Distillery numa reta só (mais ou menos 1km – 15 minutos).

Eaton Centre, Nathan Phillips Square & Osgoode Hall (1 hora)

Para quem gosta de fazer compras, o Eaton Centre é o maior shopping de Toronto, lá você encontrará praticamente todas as lojas e marcas que tiver em mente.

Logo ali do lado, fica a praça Nathan Phillips Square cercada pelos prédios das prefeituras e o famoso sinal de Toronto, aquele que todo mundo quer tirar foto para registrar que esteve na cidade.

E prédio vizinho, que a maioria dos turistas nem sabem da existência, fica o Osgoode Hall escondido por uma cerca e muitas árvores, a fachada já vale a pena e se conseguir entrar na biblioteca “Law Library of Osgoode Hall“, eu recomendo! Linda, mas não pode tirar foto.

Conclusão sobre uma conexão em Toronto

Toronto é uma cidade que merece muito mais tempo que algumas horas. Por isso, fizemos até um roteiro de 2 a 4 dias em Toronto onde mostramos um pouquinho do melhor que a cidade tem a oferecer. Além disso, temos também o roteiro do bate e volta de um dia para Niagara Falls!

Contudo, para quem tiver apenas uma conexão em Toronto, espero que essas dicas ajudem!

Se gostou do que encontrou por aqui, não esqueça de usar nossos links para fazer suas reservas dessa viagem e das próximas. Ganhamos uma micro comissão a cada transação concluída, porém você não paga extra por isso (e as vezes até ganha desconto!) e isso nos ajuda a pagar as contas do blog! Valeu!

12 respostas

  1. Oie, tudo bem?
    Você sabe se é possível se hospedar nesses hoteis com um visto de trânsito, ou tem uma área especifica que podemos transitar com esse tipo de visto? Temos uma conexão de 14h na ida e 7h na volta, e não temos visto americano e só passaporte brasileiro 🙁

  2. Olá
    Tudo bem? Faremos uma conexão em Toronto de +10hrs. Eu e meu Namorado. Dia 25 de Setembro. Queremos saber 2 coisas se vc puder ajudar. 1° precisamos de visto de turista ou trânsito para sair do aeroporto? Eu não tenho visto, estamos indo pra Irlanda. E quanto custaria para vc nos acompanhar nessas horas e o que estaria incluso no seu trabalho?

    1. Oi MOrgana,
      Sim, vocês precisam de visto para sair do aeroporto, vocês podem optar pelo visto de trânsito, ou pelo eTA se tiverem passaporte europeu ou visto americano válido.
      Nós fazemos city tour por Toronto de 4 ou 6 horas, mas é para se ter um overview da cidade. Me mande um email ou whatsapp que posso te passar as opções, mas abaixo mando alguns detalhes:

      O tour que realizamos em Toronto é um tour fotográfico. Onde paramos em vários pontos turísticos da cidade para registrar o seu passeio.

      Fazemos paradas no lago Ontário, onde terá ao fundo a cidade de Toronto e sua linda CN Tower. Iremos ao High Park que é o maior parque da cidade. Distillery District, St. Lawrence Market, Casa Loma entre vários outros locais de paisagens.

      Segue os valores:
      > 4hs $400 + tx
      > 6hs $550 + tx

      O tempo total dos passeios é do Hotel ao Hotel, ou algum ponto da cidade (Toronto) que queira ficar.

  3. Ola!! Tudo bem? Farei uma conexão de 15 horas semana que vem, destino Las Vegas
    Somos em 7 pessoas, tenho 4 filhos rsrs e minha sogra, como fica tudo caro, queria fazer ida de ônibus até Toronto e volta o Trem Express pois vi que ida pago $12,35 e volta mais $24,70 ficaria muito caro pra mim o que você acha? Compensa ou perderia muito tempo? Pelo aplicativo de previsão do tempo, estará-7° não tenho nem noção de quanto é esse frio kkkkk daria pra passear na cidade ? Obrigada

    1. Oi Adriana,
      Você não tem interesse em fazer um city tour pela cidade? Pelo que entendi vocês terão apenas algumas horas em Toronto, não é?
      Se quiser, trabaho com isso e posso verificar o preço, talvez fique um pouquinho mais caro que esse combinado de ônibus + trem e vocês otimizando o tempo para conhecer as principais atrações, e daria uma enganada no frio, pois estariam entrando e saindo do carro ao invés de fazer tudo a pé, esse passeio dura 6 horas…
      Qualquer coisa me chama no whatsapp, clique aqui.

      Caso não tenha interesse, eu acho que vocês vão perder muito tempo no ônibus sim, melhor fazer o bate a volta com o UpExpress (trem).
      Sobre o clima, -&C é bem frio, mas dá para passear numa boa se tiverem os agasalhos necessários.

      1. Minha filha vem pra SP num vôo partindo de Dublin com escala de 10 horas em Toronto. Ela precisa tirar o visto de trânsito mesmo que Lea não pretenda sair do aeroporto? Grata!

        1. Oi Lucimar, Tudo bem?
          Ela pode tirar o “transit visa” mas para isso ela vai precisar tirar a biométrica: https://www.cic.gc.ca/visit-visiter/en/visas
          Quando ela viaja?
          Se ela for brasileira, passaporte brasileiro, e tiver visto americano, ela pode tirar o eTA online que é bem simples e custa apenas C$7 e demora no máximo 3 dias para ser aprovado.
          Se ela tiver passaporte de algum país Europe, ela pode também tirar o eTA online e não precisa de visto americano.
          Ajudei?

  4. Mi,
    Vou para a China em fevereiro e terei uma conexão longa em Toronto. Não pretendo sair do aeroporto, pois acho que não vale a pena, já que o voo chega bem cedo. Como o meu ipad mini está começando a morrer, queria saber se tem uma loja da apple no duty free de lá. Não consegui essa informação no site do aeroporto…Pelo que entendi, a loja com coisas da apple que encontrei lá só vende acessórios..Estou certa? Obrigada

      1. Olá , tudo bem
        ?
        Vou fazer uma conexão longa em Toronto de 12hs , estou voltando para o Brasil
        .. como devo proceder ? E meu primeiro voo internacional.. confesso que estou um
        Pouco apavorada .. e não falo inglês .. pode me ajudar ?
        Agradeço

        1. Oi Edivania, Tudo bem?
          Se durante sua conexão você quiser passear para conhecer um pouco da cidade você pode fazer sozinha com as dicas que passei nesse post, mas se preferir que um guia brasileiro(a) te acompanhe, me mande um email que posso mandar uma proposta para você.
          Esse passeio individual com o guia de 6 a 7 horas, custa cerca de C$200 (dolares canadenses).
          Meu email: mirella@viajoteca.com
          Atenciosamente,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.