Cerejeiras no Japão – uma visão de quem mora em Tóquio!

0

A Florada das cerejeiras no Japão é uma das estações do ano mais esperada não somente por turistas, como também pelos locais. Não tem como não se apaixonar pelas imagens e vídeos que circulam pela internet nessa época do ano, tudo para celebrar as Sakuras, maneira como as árvores das cerejeiras são chamadas no Japão.

Mas para minha alegria, graças aos amigos, Fernando Trassi e Erika Yoshida que moram em Tóquio, minha timeline do facebook já está mais florida, pois acredite se quiser, em várias partes do Japão, a florada das cerejeiras já começou!

Aliás, todas as dicas e fotos desse post são do Fernando e da Erika e te convido a viajar com eles pela primavera japonesa!

>> 10 lugares para viajar em Março – no Brasil e no Exterior

>> Seguro de viagem é mesmo obrigatório?

Cerejeiras no Japão
Angyozakura, ou cerejeiras de inverno, as primeiras a florescerem.

Cerejeiras no Japão com o Fernando

Olá pessoal tudo bem com vocês? Primeiro vou me apresentar, me chamo Fernando e moro no Japão desde 2003, e por enquanto, sem planos de deixar a terra do sol nascente.

A pedido da Mirella, resolvi escrever esse texto sobre as cerejeiras no Japão, pois eu e minha família somos caçadores dessas flores, isso mesmo, assim que elas começam aparecer, nós corremos atrás delas para contemplar! Mas já vou avisando, eu escrevendo, sou ótimo cozinhando! 🙂

Como estamos quase na primavera vou falar das cerejeiras aqui no Japão, um dos símbolos oficiais do país, e me arrisco a dizer, o mais importante deles.

>> Onde ver a Florada das Cerejeiras em Paris

>> Cerejeiras do High Park em Toronto, Canadá

Kawagoe, Saitama
Cidade de Kawagoe, Saitama, até lugares que não atraem olhares, todo florido ganham novos ares.
Desconto Seguro Viagem

Quando acontece a florada das cerejeiras no Japão?

O início oficial da primavera no Japão acontece por volta do dia 20 ou 21 de março, quando também comemoramos o feriado nacional Shunbun no Hi. Mas as floradas da cerejeira costumam ir de fevereiro e até metade de Abril, dependo da cidade e localização.

O Weather Map Japan é uma das melhores fontes para acompanhar a previsão das cerejeiras no Japão.

ATENÇÃO: devido ao Coronavirus (COVID-19) vários eventos durante o pico das cerejeiras foram cancelados em 2020.

Previsão da Florada das Cerejeiras no Japão para 2020 (de 04/Março/2020):

  • Tóquio e Yokohama: 23 de março
  • Kanazawa: 25 de março 
  • Kyoto e Hiroshima: 26 de março
  • Kochi e Wakayama: 27 de março
  • Fukuoka e Osaka: 28 de março
  • Aomori: 19 de abril
  • Sapporo: 28 de abril

Como o clima anda maluquinho, recomendo que você sempre verificar esse link do Weather Map Japan para ter as últimas atualizações de cada região.

Eles fornecem uma tabela, como a apresentada abaixo, fazendo a previsão da primeira florada e da plena floração.

Previsão da florada das cerejeiras

Vale a pena comprar antes:


Sobre as cerejeiras no Japão

Me lembro como se fosse hoje a primeira vez que vimos a floração das cerejeiras, ficamos boquiabertos, tamanha a beleza e a emoção que causa nas pessoas.

A alegria toma conta da atmosfera, não é por menos, depois da secura do inverno, pouco importa por onde andemos, a paisagem é basicamente composta por galhos secos, dias curtos com pouca luz do sol, tudo parece morto. O (re)despertar da vida com a chegada cerejeiras, desperta nossa vontade de recomeçar ou continuar, é impossível ficar indiferente.

Nos parques, bosques, terão pessoas com suas lonas sentadas sob a copa florida das árvores, comendo, bebendo e ou mesmo dormindo, os japoneses dizem que se uma pétala cair na sua comida ou bebida, se terá muita sorte.

Cerejeiras no Japão
Qualquer espaço vazio é bem disputado.

História da previsão da Florada

CURIOSIDADE sobre o JAPÃO: Muito antigamente, quando as previsões do tempo eram inexistentes, a floração das cerejeiras marcava a época do início do plantio do arroz, pois elas floresciam quando a temperatura estava estável, e o risco de neve ou geada era muito baixo.

Mas hoje, infelizmente não é mais assim. Com o clima mais se parece com uma montanha russa, a floração também anda comprometida, elas estão soltando as folhas antes mesmo das flores, e a cada ano florescem mais cedo.

A floração das cerejeiras no Japão varia muito, no extremo sul ela tem início em fevereiro, terminando ao norte do país no final de abril, isso falando da variedade mais comum de cerejeiras, a someyoshino.

Aqui na região de Tóquio, costuma florescer entre a última semana de março e a primeira de abril.

>> Religião no Japão – Xintoísmo, Budismo

>> Dicas rápidas e práticas sobre o Japão

Shidarezakura, cerejeira chorona
Shidarezakura, cerejeira chorona.
Cerejeiras no Japão
Kawazuzakura cerejeiras Kawazu, tem esse nome pois foram criadas nessa cidade que leva o mesmo nome.

Variedades das cerejeiras

E falando em variedade de cerejeiras no Japão, são mais de 300, sim não teve erro nos zeros, são trezentas variedades, sem catalogar as sub variedades, aí a conta sobe pra mais de 600. É de assustar!

As flores tem uma paleta de cores que vão do verde ao vermelho. Cada uma com seu tamanho, número e formato das pétalas diferentes. É de encher e encantar os olhos de quem vê.

As cerejeiras são muito aguardadas, mas de uma efemeridade e delicadeza que nos fazem pensar na nossa existência. Um sopro de vento mais forte, leva todas embora, como nossa vida, nunca sabemos quando esse vento chegará, nos levando desse plano. Por isso são tão carregadas de simbolismo, e despertam tanta admiração, elas florescem e quase nos obrigam a aproveitar cada momento, que pode ser o último.

Cerejeiras no Japão
A imagem não tem edição, as flores são mesmo esverdeadas
Showa Kinnen Kouen
Showa Kinnen Kouen, parque em Tóquio em homenagem ao imperador Showa falecido em 1989, em alguns anos coincide com a floração das tulipas. Um espetáculo!

Conclusão

Acabei me estendendo demais, e é difícil recomendar só um lugar, cada um tem sua beleza particular. Mas pra quem estiver em Tóquio, o parque do zoológico de Ueno é repleto de cerejeiras, mas como é de fácil acesso, muito movimentado.

Parque Ueno, Tóquio
Parque Ueno, Tóquio


Gostaria de agradecer o belo relato e dicas que o Fernando nos deixou aqui no Viajoteca e espero que tenha te despertado a vontade de viajar para o Japão na época das cerejeiras, com certeza um espetáculo sem igual!!!

Não esqueça de usar nossos links para fazer suas futuras reservas de hoteis, ingressos, seguro viagem e afins, você não paga nada a mais por isso e as vezes ganha descontos especiais. Com isso recebemos uma micro comissão que nos ajuda a manter o blog e as dicas sempre atualizadas!

Aguardamos seu comentário, sugestão e interação no final desse artigo! Até!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.