Página Principal França Castelos na França | Conheça os Castelos mais Bonitos da França

Castelos na França | Conheça os Castelos mais Bonitos da França

por Martinha Andersen

Você já pensou em visitar os castelos mais bonitos da França?. Um dos motivos que eu sou apaixonada pela Europa, é a sua história. Ela é recheada de luxo, riqueza (nos detalhes), intrigas, poder e uma boa história, sempre tem um castelo como cenário. E castelos na Europa é o que não faltam. E lógico que na minha humilde opinião, eu acho que a França tem os castelos mais bonitos de todos. Ok, que eu sou apaixonada pelo Neuschwanstein na Alemanha. E querendo ou não, os castelos nos fazem sonhar.

Se você está planejando uma viagem para a França, você definitivamente vai querer conhecer pelo menos um desses castelos. Você pode fazer um bate e volta desde Paris ou se você tiver tempo e dinheiro, você pode ter uma noite de Rei/Rainha se hospedando num castelo. A França tem muitos castelos. O seu número é indefinido. Algumas fontes dizem que são 500, outros 5.000, outros mais de 12.000. No Wikipédia tem uma lista completa com os mais famosos, e separados por região. Eu fiz as contas de quantos conheci, e se não esqueci de nenhum, eu só conheci 64 castelos. Lá vou eu fazer listinhas de vários castelos que quero conhecer.


ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.

Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
.

Os castelos mais bonitos da França:

CARCASSONE

Carcassonne é Patrimônio Mundial da UNESCO e é na verdade uma cidade fortificada, que foi construída pelos romanos por volta de 100 aC e foi totalmente restaurada em 1853. E como ela tem o seu castelo, e vista de fora do muro ela parece ser um enorme castelo, não poderia ficar de fora. É um lugar com uma energia incrível, e com vistas de tirar o fôlego. Como ela tem um estilo bem medieval, parece que estamos em um local totalmente diferente, e não na França. É um lugar obrigatório para aqueles que desejam ver um dos belos castelos no sul da França.

Castelos na França | Carcassone na França
Shutterstock | Por JaySi
Carcassone na França

Leia também:

>> OS CASTELOS MAIS BONITOS DA ALEMANHA
>> CASTELOS NO CANADÁ – PARA QUEM CURTE HISTÓRIA E LUXO!
>> CASTELOS NA ITÁLIA PARA VOCÊ VISITAR E SE ENCANTAR
>> VISITANDO O VALE DO LOIRE EM 1 DIA (BATE-VOLTA DE PARIS)
>> O CASTELO DE BRATISLAVA, UMA DAS MAIORES ATRAÇÕES DA ESLOVÁQUIA!


Castelos na França | CHÂTEAU D’AMBOISE

O Château d’Amboise foi construído em algum momento do século 11 para Fulk III, o conde de Anjou. Mais tarde, foi adquirido por Luís d’Amboise, mas foi passado ao poder real quando Louis foi condenado por conspirar contra o rei. O Rei Carlos VIII faleceu no château em 1498 depois de bater a cabeça em uma viga da porta.

O château entrou em declínio à partir da segunda metade do século 16, onde a maioria dos edifícios interiores foram mais tarde demolidos. Alguns sobreviveram e foram restaurados, juntamente com suas torres e muralhas. Ele é reconhecido como um monumento histórico pelo Ministério da Cultura da França desde 1840. Leonardo da Vinci se mudou para o castelo e o tornou tanto o seu local de trabalho, como a sua casa.


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Ingresso para o Castelo de Amboise
>> De Paris: Da Vinci Tour do Vale do Loire
>> Amboise: Caves Duhard Visit e degustação de vinhos
>> De Amboise: Villandry, vinícolas e castelo da família


 Castelos na França | Chateau d'Amboise

CHÂTEAU DE CHAMBORD

O Château de Chambord é um exemplo incrível de arquitetura do renascimento francês, com alguns elementos góticos. Este castelo – o maior do Vale do Loire – foi construído para o rei Francisco I, para servir como um pavilhão de caça e para que ele pudesse estar mais perto de sua amante. O castelo é composto por uma torre no centro, com quatro enormes torres nos cantos. Mas o que chama atenção da maioria dos visitantes são as suas 365 lareiras, 84 escadas e 440 quartos. Os arredores do castelo consistem de um parque florestal de 13.000 hectares.


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Ingresso sem fila para o Château de Chambord
>> Excursão de 1 Dia Castelos do Vale do Loire saindo de Paris
>> De Paris: Excursão Castelo Chambord e Degustação de Vinhos
>> Saindo de Tours/Amboise: Excursão Chambord, Blois e Cheverny


Château de Chambord
Castelos na França | Château de Chambord

Castelos na França | CHÂTEAU DE CHANTILLY

O Château de Chantilly está localizado em Chantilly, na França (fica perto de Paris). Este lindo castelo é composto por dois edifícios: o Grand Château e o Petit Château. O Château foi originalmente construído em torno de 1528, mas o Grand Château foi destruído durante a Revolução Francesa. Mais tarde, foi reconstruído. É um monumento histórico ligado ao personagem de François Vatel (1631-1671), que teria criado a receita culinária do creme de chantilly ali mesmo no castelo. 

A cada dois anos uma espetacular queima de fogos, a Nuits de Feu, é realizada nos jardins do castelo. Este popular evento traz muitos visitantes ao castelo, da França e do mundo. Fofoca: Esse castelo todos já devem ter ouvido falar, pois foi onde o Ronaldo (Fenômeno) se casou com a Cicarelli.


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Castelo de Chantilly: Entrada Sem Fila
>> Paris: Voo Particular Guiado
>> Grande Estábulo do Príncipe de Condé e Castelo de Chantilly


Castelos na França | Château de Chantilly
Shutterstock | Por walter_g

CHÂTEAU DE CHENONCEAU

O Château de Chenonceau foi construído sobre o rio Cher. Teve muitos donos antes de ter sido dado à amante do rei Henrique II, Diane de Poitiers. Diane de Poitier foi a responsável pela belíssima ponte do castelo. Esta ponte é também a razão pela qual o castelo existe até hoje, pois o castelo era para ser destruído durante a Revolução Francesa.

A proprietária convenceu a Guarda Revolucionária que a ponte foi essencial para o comércio da região (já que era a única ponte que cruzava o rio Cher por quilômetros). A ponte do Château de Chenonceau também teve um propósito importante durante a Segunda Guerra Mundial, uma vez que criou uma maneira para os franceses fugirem dos nazistas. E nesta mesma época, o castelo também serviu como um hospital para militares feridos.


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Ingresso para o Castelo de Chenonceau
>> De Paris: Castelos do Loire, Degustação de Vinhos e Almoço
>> De Tours/Amboise: Excursão de 1 Dia a Chambord e Chenonceau
>> Tours/Amboise: Chenonceau e Clos Lucé c/ Degustação de Vinho


Castelos na França | Château de Chenonceau
Château de Chenonceau

Pretende alugar carro na sua viagem pela França? Clique aqui e veja as melhores ofertas!

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.


Castelos na França | CHÂTEAU DE FOUGÈRES

A cidade por si só já é um charme indescritível, mas com o castelo, é ainda mais linda. O Château de Fougères foi construído em um local protegido naturalmente, uma rocha que emerge de um pântano cercado por uma curva do rio Nançon, agindo como um fosso natural. É localizado na Bretanha e sofreu uma longa história de cercos. Isso causou muito dano ao castelo, mas grande parte dos danos foram reparados ao longo de sua história. 

O campanário, um dos únicos três campanários da Bretanha, serviu os habitantes da cidade de Fougères com o intuito de avisar que horas eram, que apenas o clero e a nobreza poderiam saber na época. Fougères é um dos mais belos exemplos de castelos medievais que ainda existem na França. Grande parte da muralha original existe até hoje, que deu cobertura para aqueles que viviam na cidade baixa, protegendo-os dos ataques. Não podendo esquecer as suas belíssimas torres.

Castelos na França | Castelo de Fougères

Leia também:

>> MONT SAINT MICHEL – A JOIA ARQUITETÔNICA DA FRANÇA
>> AS RUÍNAS DO CASTELO FRANKENSTEIN, NA ALEMANHA
>> OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO NA ALEMANHA
>> O INCRÍVEL CASTELO NEUSCHWANSTEIN NO SUL DA ALEMANHA
>> WARTBURG: UM DOS CASTELOS MAIS CHEIO DE HISTÓRIAS DA ALEMANHA!


CHÂTEAU D’USSÉ

O Château d’Ussé, localizado na borda da floresta Chinon e com vista para o Indre. Acredito que foi um dos castelos que teve mais donos. E quando o visitei e estava lendo a sua história, foi de cansar.. e como podem ver, isso foi uma das coisas que mais me marcou nele. Mas além de ter tido tantos donos, por que ele é tão famoso assim? Ele é famoso por seu aspecto pitoresco. Ussé foi o tema de um cartaz da ferrovia francesa emitido pelo Chemin de Fer de Paris à Orléans na década de 1920 e foi um dos vários castelos que inspirou Walt Disney na criação de seus castelos na Disney.

Castelos na França | Château d'Ussé

Chip de Internet para os Europa!

Use nosso cupom: VIAJOTECA e garanta 15% de desconto na compra do seu chip de internet 4G com “O Meu Chip“! Super promoção!

Chip celular Europa

Castelos na França | CHÂTEAU DE PIERREFONDS

Depois do Château de Versailles, este é o castelo que mais visitei. O Château de Pierrefonds foi originalmente construído no século 12 e mais tarde foi reconstruído quase que inteiramente para o duque de Orléans. Em 1617, o castelo foi cercado por tropas do Cardeal Richelieu que estavam pensando seriamente em o destruir. Durante o tempo que lá ficaram, as tropas de Richelieu descobriram que a destruição do castelo iria levar muito tempo, pois o projeto de destruição era muito grande e para a nossa alegria, eles abandonaram o plano e foram embora. 

Napoleão Bonaparte depois decidiu restaurá-lo. Em vez de ser restaurado ao seu esplendor original, o projeto tornou-se maior,  o qual acabou por ser dado um design interior mais moderno. No entanto, grande parte das estruturas externas mantém uma aparência do século 14.

Castelos na França | Château de Pierrefonds
Shutterstock | Por S-Studio
Château de Pierrefonds

Reserve seu hotel na França no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

CHÂTEAU DE VAUX LE VICOMTE

O Château Vaux le Vicomte ainda é pouco conhecido, fica ao leste de Paris data do século 17, e vale muito uma visita – especialmente para os amantes da história e da literatura. Lá ocorreram inúmeras festas reais e um lugar de inspiração para dramaturgos incluindo Molière e La Fontaine. Vaux le Vicomte hoje em dia é muitas vezes escolhido como cenário para filmes de época, pois sua arquitetura continua totalmente preservada. Os jardins exuberantes do castelo e suas fontes servem de repouso da agitação da cidade.


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> De Paris: Tour Castelos de Fontainebleau e Vaux-le-Vicomte
>> Paris: Uma Noite no Castelo de Vaux-le-Vicomte com Jantar
>> Excursão Castelo de Vaux-le-Vicomte c/ Limusine e Champanhe
>> Paris: voo de helicóptero e champanhe em Vaux-le-Vicomte


Castelos na França | Château Vaux le Vicomte
Château Vaux le Vicomte

Castelos na França | CHÂTEAU DE VERSAILLES

Quando o projeto de construção do Castelo de Versalhes foi iniciada em 1624, a cidade de Versalhes era apenas uma pequena vila. Agora esta área é um subúrbio rico de Paris. O castelo começou como um pequeno pavilhão de caça construído por Louis XIII, que mais tarde expandiu-o. Seu sucessor, Louis XIV, também o renovou e ampliou fazendo com que ele se tornasse um dos maiores castelos do mundo. Isso o ajudou a cumprir o seu desejo de estabelecer um novo centro para a corte real.

Por causa da rica história por trás de Versalhes, passou a ser um grande símbolo da nacionalidade francesa. E não tem como negar toda sua majestosa beleza; os quartos amplos e muito bem decorados são um encantamento puro. Lógico que para os dias atuais é um “pouco” exagerado, mas aí está a graça de visitar o local e imaginar aquelas festas enormes da realeza, Maria Antonieta desfilando todo o seu charme pelos jardins, aqueles banquetes intermináveis, … É considerado um dos maiores tesouros da França. E isso não podemos negar.


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Versalhes Definitivo: Tour Guiado Sem Fila
>> Palácio de Versalhes: Ingresso Sem Fila e Café da Manhã
>> Versalhes: Ingresso sem Fila e Almoço no Ore
>> Palácio e Jardins de Versalhes: Ingresso, Áudio e Traslado
>> Sem Fila: Excursão a Versalhes c/ Traslado do seu Hotel
>> Palácio de Versalhes: tour virtual com especialista em história da França


Castelos na França | Castelo de Versailles
Castelo de Versailles

PALÁCIO DE FONTAINEBLEAU

Repleto de histórias reais, o palácio e floresta Fontainebleau alojou os monarcas franceses à partir do século 13. Uma visita ao Palácio de Fontainebleau vai saciar os visitantes com a história e amor pela arquitetura. Sem esquecer aos amantes da natureza, que encontram quilômetros de trilhas no parque histórico e da floresta ao redor do palácio. Barbizon, uma cidade que ganhou fama como a casa de pintores como Millet, está situada na floresta de Fontainebleau e também vale um passeio por lá.


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Palácio de Fontainebleau: Entrada Prioritária
>> De Paris: Tour Castelos de Fontainebleau e Vaux-le-Vicomte
>> Passeio de balão de ar quente de Fontainebleau


Castelos na França |  Fontainebleau

MONT SAINT-MICHEL

Eu fiquei na dúvida se colocaria o Mont Saint-Michel na lista ou não, pois é uma abadia, mas eis que aqui está. Afinal é um dos maiores patrimônios da França e tem uma beleza especial. Foi construído durante o século 8, está localizado em uma ilha rochosa ao largo da costa norte da França, entre a Normandia e a Bretanha. Quando o mosteiro foi construído pela primeira vez, foi ligado ao continente por uma ponte de terra que foi completamente coberta pela água durante a maré alta e visível novamente na maré baixa.

E este fenômeno acontece da maré, acontece até hoje. É Patrimônio Mundial da UNESCO (foi um dos primeiros sites a entrar na lista). Surpreenda-se com as conquistas prodigiosas de arquitetura medieval, pelas forças da natureza, e à luz em constante mudança – que te renderam as fotos mais lindas.


NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!

>> Ingresso Abadia do Monte Saint-Michel e Tour Autoguiado
>> Mont-Saint-Michel: Excursão de 1 Dia saindo de Paris
>> De Paris: Excursão guiada ao Monte Saint-Michel + almoço

>> Monte Saint-Michel: Excursão Guiada na Baía
>> Monte Saint-Michel: Ingresso para 4 Museus
>> De Paris: Excursão de 2 Dias Mont St Michel e Vale do Loire


Castelos na França | Mont Saint Michel
Mont Saint Michel

Os castelos mais bonitos da França

Estes são apenas alguns dos muitos castelos da França. Cada região da França tem muitos castelos e palácios. Os Castelos do Loire são simplesmente espantosos (em quantidade e tamanho) e são uma parte muito importante dos passeios no Vale do Loire. Tanto que eu só coloquei alguns, os que mais gosto. A lista poderia ficar enorme se eu resolvesse colocar todos os que eu acho que mereciam.

Muitos castelos na França são abertos ao público, não só para ver do lado de fora, mas como funcionam como museus, assim você pode fazer um tour completo e até mesmo descobrir como era a vida em cada castelo. E se você tiver sorte e dinheiro, há sempre belos castelos à venda. Só não esqueça de produzir o seu próprio vinho. Eu acho um Luxo!

E para você,
quais são os castelos mais bonitos da França?

LEIA TAMBÉM:

22 comentários


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

– Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

– Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

– Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

– Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Nicole Plauto 12 de março de 2015 - 07:35

Post lindíssimo! O Viajoteca está cada dia melhor! :*

Responder
Martinha Andersen 12 de março de 2015 - 08:09

Nicole sua fofa!
Muito Obrigada. Os méritos são todos da França.
Bisous 🙂

Responder
Nicole Plauto 22 de março de 2015 - 19:29

:* seu também!

Responder
1 cidade : 1 Atração = Maintenon : Château de Maintenon 4 de dezembro de 2015 - 03:23

[…] que a França caprichou (e muito!) foi nos castelos. Se você ainda tem dúvidas, veja alguns dos castelos mais bonitos da França. E um dos castelos que faz qualquer mortal suspirar, fica a menos de uma hora de Paris. Então, com […]

Responder
1 Cidade : 1 Atração - Ettal : Palácio de Linderhof - ViajotecaViajoteca 4 de março de 2016 - 07:09

[…] O Palácio Linderhof é um dos três Palácios do Rei Louco, e foi o único que Luis II viu concluído. Muito perto do local que agora é o palácio, seu pai Maximiliano II tinha uma pequena casa. O “conjunto da obra” que podemos ver hoje é o fruto de muitas construções e reconstruções concebidas por Ludwig II entre 1867 e 1886, o ano de sua morte. Luis II era um grande admirador de Louis XIV, o famoso “Rei Sol”, e sua idéia de monarquia absoluta o inspirava. Nela, ele se inspirou para construir seus castelos luxuosos e palácios. Linderhof, em particular, é fortemente influenciada pelo Château de Versailles. […]

Responder
Museu da Revolução em Havana - ViajotecaViajoteca 13 de maio de 2016 - 06:43

[…] Studios de Nova York e qualquer semelhança da Sala dos Espelhos do Museu da Revolução com o Palácio de Versalhes, na França, não é mera coincidência. E quando vemos edifícios desse tipo, rodeados de casarões e toda […]

Responder
Os castelos mais bonitos da Alemanha ⋆ Viajoteca 23 de julho de 2016 - 06:26

[…] de castelos, mas acha que para vê-los você tem que ir para a França? Sim e não!! Sim porque a França tem belíssimos castelos. Não, porque não importa o país da Europa que você for visitar, tenha a certeza que […]

Responder
Bay of Fundy em New Brunswick ... um Canadá que você precisa conhecer! ⋆ Viajoteca 16 de setembro de 2016 - 11:50

[…] você consegue presenciar, e os mais famosos são Bay of Fundy no Canadá (ou Baia de Fundy) e Mt St. Michel na França. Um “tsunami” do […]

Responder
Visitando o Vale do Loire em 1 dia (Bate-Volta de Paris) ⋆ Viajoteca 14 de outubro de 2016 - 07:18

[…] + OS CASTELOS MAIS BONITOS DA FRANÇA […]

Responder
VaneZa Narciso 3 de fevereiro de 2017 - 10:15

Martinha,

Tens toda razão: a França tem os mais lindos castelos.
E olhe que eu só conheci o Versailles. Guardo com muito carinho aquela visita. Ainda ontem, olhava as fotos. Seu post veio em boa hora…
Em minha próxima visita a França com certeza vou fazer o circuito do Vale du Loire.

Post lindo!

Responder
Martinha Andersen 3 de fevereiro de 2017 - 14:48

Merci Vaneza.. Eu sou suspeita, já que sou bem apaixonada por castelos. O Vale do Loire é lindo, vale a visita =)

Responder
Juliana 3 de fevereiro de 2017 - 11:15

Adorei o post! Agora tenho um problema: são muitos lugares lindos para escolher e você me deixou com muitas ideias! Terei que visitar todos hahaha 😀

Responder
Martinha Andersen 3 de fevereiro de 2017 - 14:51

Se joga na França Ju… “Todos” mesmo seria um sonho até para mim (digo todos castelos da FRança), mas visitando os do post já é um ótimo início. Beijão =)

Responder
Patricia 3 de fevereiro de 2017 - 11:36

Um mais lindo que o outro. É muito difícil escolher o mais bonito.
O que eu mais gosto neles são os jardins. Enormes e bem cuidados, cheio de esculturas, fontes e detalhes (pelo menos os que eu pude conhecer, não foram muitos).

Responder
Ruthia O Berço do Mundo 3 de fevereiro de 2017 - 13:28

O post ficou lindo e a culpa é dessas imagens maravilhosas. Acho que vou incluir o vale do Loire na minha looonga lista de sítios a visitar.
Abraço
Ruthia d’O Berço do Mundo

Responder
Mapa na Mão 3 de fevereiro de 2017 - 14:09

Que post delicioso! Amo a França e amo castelos!! Será que amei o teu post? Hehehe. Fui em Carcassonne e no de Versailles. Nossa, preciso urgentemente conhecer os outros!! Abraços.

Responder
Guilherme Hoefelmann 3 de fevereiro de 2017 - 17:29

Caraca, que absurdo é esse Château de Pierrefonds! Surreal hein?! Conheço Versalhes só. Ótimo post!

Responder
Klécia Cassemiro 3 de fevereiro de 2017 - 19:06

Que seleção incrível! Eu ainda não conheço a França, mas um dos meus objetivos é exatamente fazer um tour pelo país visitando os castelos. Sou uma fã aficionada! Vou guardar a lista dos seus favoritos, certeza que ainda vai me ser util!

Responder
Amilton 3 de fevereiro de 2017 - 23:59

Que lindo seu post! Adoro castelos e histórias medievais e fico imaginando como deve ser mágico desfrutar de uma aventura com essa temática! Parabéns!!

Responder
Juliana Moreti (turistando.in) 4 de fevereiro de 2017 - 16:48

Como escolher o mais bonito, Martinha???? Não consigo!
Eu também adoro història e adorei ler teu post, relacionando os castelos com os personagens eu jà havia lido em algum livro ou em alguma série!
😉

Responder
Paula Oliveira Abud 6 de fevereiro de 2017 - 11:45

Que lindos! De todos o que mais me chamou a atenção foi o Mont Saint-Michel, que arquitetura perfeita! Essa foto noturna ficou linda, parabéns e obrigada pelas dicas, ainda não conheço castelos, e com certeza conhecer esses que você indicou seria um programa bem legal 🙂

Responder
Fernanda 19 de outubro de 2020 - 22:50

Eu adoro os Castelos da França. Quantas boas lembranças lendo esse post, Martinha. Lembrei da viagem que fizemos para o Vale do Loire e a visita ao Château de Chenonceau e O Château de Chambord. Quando a pandemia passar, quero muito conhecer o Castelo de Chantilly e o Château de Pierrefonds.

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies