Dicas de Viagem

Casas Particulares em Cuba (Dicas para Havana, Cienfuegos, Trinidad e Varadero)

1

Uma das formas de hospedagem preferidas dos turistas em Cuba são as casas particulares; uma espécie de B&B (Bread & Breakfast), hostel e visita a casa de um amigo, tudo junto e misturado. Os cubanos alugam quartos dentro de suas casas, e a gente aproveita para conhecer um pouco mais do estilo de vida, dos costumes e dicas da região.

Nos 10 dias que passamos em Cuba, só ficamos hospedados em casas particulares; ficamos em casarões históricos em Havana, casa modernex em Varadero, um puxadinho em Trinidad e um sobrado em Cienfuegos. Independente do tipo da casa, todos os quartos de maneira geral eram simples e bem diferente do tipo de hotel que costumo me hospedar, mas a experiência foi enriquecedora e recomendo para todos que querem experimentar a verdadeira Cuba!

Há também opções de hoteis, mas pela minha experiência a maioria deles são monumentos históricos que valem a visita, mas não a estadia. Pelas minhas pesquisas, achei os hoteis muito caros pelo que oferecem, geralmente lotados e nem sempre é fácil de se fazer reserva. Pelo que percebi, como há (ainda) poucos hoteis, eles são praticamente absorvidos pelas excursões em grupo.

Brasil e Cuba
Os cubanos adoram brasileiros, então aproveita essa empatia e converse bastante!

O que é casa particular em Cuba

Casas particulares em CubaCasas particulares em Cuba, como o próprio nome diz, são quartos disponíveis para alugar, dentro da casa de Cubanos. Pode parecer suspeito a primeira vista, mas o negócio é bem regulamentado e inspecionado pelo governo; você terá que apresentar seu passaporte todas as vezes que der check-in em uma casa, como em qualquer hotel no exterior.

Para identificar as casas particulares, basta procurar a placa colocada na porta ou parede das casas, denominada: “arrendador divisa“.

A maioria das casas particulares oferecem café da manhã e algumas, também disponibilizam jantar com comidas típicas, basta combinar tudo com o dono da casa. Essas refeições são pagas a parte, geralmente o café custa CUC$5 por pessoa e o jantar um pouco mais.

Desde 2011, com a abertura do governo em relação as casas particulares e acesso mais fácil a internet por parte da população, esse vem sendo um negócio que está mudando a vida de muitas famílias cubanas.

O custo dessas casas particulares geralmente vai de CUC$20 à CUC$55 (CUC$ 1 = US$1). Mas com a expansão das casas particulares, eu acredito que logo teremos opções mais caras, com maior conforto e luxo, será o início dos “hoteis boutiques” de Cuba 🙂  .

Lembre-se : o pagamento das casas particulares é sempre em dinheiro!

Casas Particulares em Havana
Nosso quarto na Casa Sanchana em Havana

Não viaje para Cuba sem seguro! Faça sua cotação com o pessoal da Real Seguro Viagem, nós recomendamos!

Seguro viagem geral 728x90

Como e onde arranjar uma casa particular

Quando comecei a procurar por casas particulares, confesso que me desanimei, pois todas as casas com melhor review no tripadvisor, no guia lonely planet ou mesmo nos websites de casas particulares, já estavam todas reservadas.

E foi então que descobrimos que o AirBnB estava começando operação em Cuba, e que foi responsável pelo aluguel da nossa casa super bacana em Havana. Para Cienfuegos e Trinidad, peguei dica no blog da Camila. E em Varadero, a mulher da casa de Trinidad que arranjou para a gente, mas deu tudo errado quando chegamos lá, e batendo na porta de uma das casas, arranjamos uma super hospedagem! Em Cuba é assim, no final tudo dá certo! 🙂

Viagem a Trinidad de Cuba
Criançada brincado com ipad em Trinidad

A Mariana, minha cunhada e correspondente do Viajoteca, está organizando sua viagem para daqui um mês, e recomendou o website: http://www.casaparticular.com/ … então fica a dica.

Via de regra nós usamos email para fazer as reservas, e toda conversa aconteceu em espanhol (o Google translator me ajudou bastante), poucas pessoas falam inglês em Cuba.  Em menos de 24 horas recebíamos mensagem de volta, confirmando ou não a reserva. Caso a casa que esteja lotada, peça recomendação de outras casas, sempre tem um vizinho ou amigo que pode te “acolher”.

Para falar a verdade, eu fiquei com receio desse negócio de só ter confirmação por email, mas deu tudo certo. Nós fomos com todas as casas particulares reservadas, com exceção de Varadero, que decidimos ir de última hora, mas conversando com outros viajantes, percebi que é muito comum eles irem somente com a primeira estadia reservada e em Cuba eles vão arranjando o resto, tudo isso porque, uma casa conhece a outra, entre uma cidade e outra…  e quando você menos espera, está tudo resolvido!

A coisa está ficando tão legal em Cuba, que nesse ano, como disse anteriormente, já é possível reservar casas, apartamentos ou quartos em Cuba pelo AirBnB!  Nesse aspecto, Raul Castro, tem sido bem legal, pois a possibilidade de alugar esses quartos, pelas conversas que tive com os moradores, está mudando a vida de muitas famílias para melhor, pois sobreviver com o salário e as porções do governo, é complicado!

Viagem a Cuba
Marido, Kiko, batendo papo com o motorista que nos levou de Havana à Cienfuegos




Dicas das Casas Particulares que ficamos

Recomendo todos os lugares que ficamos, e peço desculpas por não ter fotos de cada lugar, esqueci completamente de tirar durante a viagem… ops!

Todos os quartos que reservamos, tinham banheiro privativo, o que para mim é essencial 🙂 .

Segue abaixo um breve relato de cada uma:

HAVANA:

Casa Sanchana: Calle B, No. 405, entre 19 Y 17, Vedado || Emails: sanchanacuba@gmail.com ou alvaralc@nauta.cu  || Cuba: +53 5270.5879 – França: +33 685 22.80.45

A Dona Alvara tem uma bela casa em Vedado com pé direito alto, quartos amplos e com atendimento sem igual, eu brinco que é minha casa em Havana! A reserva pode ser feita com a Ana, filha da Alvara que mora na França, ou com ela mesmo. São 4 quartos disponíveis, e eles alugam a casa toda também. – Pagamos CUC$ 50 por noite e por quarto. [Se for fazer a reserva via AirBnB, se cadastre por esse link, que garante US$20 de desconto na primeira reserva].

Dianás’ Mansion: Calle C, No. 406, entre 19 Y 17, Vedado || Email: brokerdelgado@gmail.com | Ph: 537 7830.5013

Ficamos nessa casa na nossa última noite em Cuba, quando retornamos de Varadero. A D. Alvara, não tinha mais quartos disponível e nos indicou a casa da Diana, que é tão linda quando dela, mas o carinho não é o mesmo, entende?! São 3 quartos disponíveis. – Pagamos CUC$50 por noite e por quarto.

CIENFUEGOS:

Hostal Juanita: Calle 43, No. 4629, entre 46 y 48. || Email: juana.prado@gal.sld.cu || PhL +53 43 511.858 ou +53 5257.6064

Toda reserva é feita com a Juana, mas é o Sr. Gilberto, marido, que cuida da casa e nos recepciona. Ambos são muito queridos e a casa uma graça, super bem cuidada e com privacidade de dar gosto. Minha única reclamação é sobre o colchão, que precisava ser bem melhor! Mas por uma noite foi perfeito! O café da manhã é ótimo!! – Pagamos CUC50 por noite e por quarto.- Pagamos CUC$30 por noite e por quarto. [A dica dessa hospedagem foi da Camila, acesse esse link, para ver no Viaggiando fotos e mais detalhes dessa hospedagem]

TRINIDAD:

Yanara y Famby Hostal: Restoy Fajardo (Luz), No. 30, entre José Mendoza (Santa Ana) y Abel Santa Maria (Lírio) || Email: yanara104@gmail.com || Ph: +53 910286 ou +53 0141 992 356

A Yanara e o Famby são dois queridos e a casa deles, apesar de simples, é acolhedora e gostosa de ficar. Amamos o café da manhã e a casa é perto do centrinho animado de Trinidad, mas ao mesmo tempo longe para não ter barulho! Ela tem 2 quartos disponível.- Pagamos CUC$25 por noite e por quarto. [A dica dessa hospedagem foi da Camila, acesse esse link, para ver no Viaggiando fotos e mais detalhes dessa hospedagem].

VARADERO:

Obel Hernández: Calle 40, No. 113, entre 1er y 2da || Email: kite40@nauta.cu || Ph: +53 45 612.575 pu +53 01 5281.5111

A casa do Obel foi a mais nova e moderna que ficamos, ficamos na edícula e foi perfeito, na minha opinião a melhor instalação de toda a viagem. Escrevi mais detalhes dessa casa e de Varadero, nesse post. – Pagamos CUC$ 45 por noite e por quarto.

Casas Particulares em Havana
Varanda da Mansão Diana!

Ficou em alguma casa particular em Cuba? Conta para a gente nos comentários…


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


1 comentário
  1. Lu Diz

    Ótima dicas!

Comente Aqui