Página Principal Rio Grande do Sul Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – dicas do que fazer em um dia!

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves – dicas do que fazer em um dia!

por Mirella Matthiesen
22 comentários

Passear dela rota do Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, foi uma deliciosa surpresa que tive durante nossa viagem ao Sul do Brasil. Um olhar no tempo que nos apresenta a bela e rica história da imigração italiana na Serra Gaúcha. A cada quilômetro percorrido na estrada “Caminhos de Pedra”, nos deparamos com várias casas históricas, restaurantes gourmets e arquitetura no melhor estilo de vida rural trazidos pelos imigrantes italianos.

O passeio é tão perfeito, que chega ser difícil acreditar que essa região na década de 70, estava em decadência e quase em total abandono. Ainda bem que tudo isso mudou nas últimas décadas. Atualmente, contamos com um cenário lindo e histórico de primeiríssima! Algo que veio a acrescentar e muito no turismo do Rio Grande do Sul.


+ SERRA GAÚCHA | CIDADES, O QUE VISITAR, ONDE FICAR
+ 4 VINÍCOLAS EM BENTO GONÇALVES QUE VALE VISITAR!


Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves, RS
Casa da Erva Mate

Caminhos de Pedra: um ‘museu vivo’ em Bento Gonçalves!

Não é à toa que o caminho de pedras em Bento Gonçalvez é conhecido com um museu vivo, pois são 12 km de casas de pedra centenárias que incluem moinhos, cantinas coloniais, teares, casa de doces, turismo rural, e muito mais.

Impossível conhecer tudo em um só dia, mas se você, como a maioria dos visitantes tem somente algumas horas para desfrutar, já aviso que vai ter que rebolar para escolher as casas que mais lhe atraem. Sem dúvida, o Caminhos de Pedra é uma das atrações em Bento Gonçalves que você precisa colocar no seu itinerário, assim como conhecer vinícolas, se hospedar em algum hotel legal e comer muito bem.

UM DIA EM GRAMADO – DICAS DO QUE FAZER E COMER!

Casa Merlin, Bento Gonçalves - RS
Casa Merlin, a maior casa de pedra do município de Bento Gonçalves

Onde fica o Caminhos de Pedra

O Caminho de Pedras é uma das principais atrações de Bento Gonçalves, abaixo deixo o mapa, mas recomendo também imprimir ou deixar arquivado o mapaturístico da região, com todas as casas para você saber onde fica cada uma.

A melhor forma de conhecer o Caminhos de Pedras é de carro ou excursão, faça uma cotação na RentCars para o aluguel e caso esteja em Gramado ou Canela e queira fazer o passeio bate e volta, tem essa excursão. Horário de funcionamento das casas no Caminhos de Pedra: 365 dias por ano das 9 às 17h30m (podendo ocorrer, eventualmente, que algum estabelecimento esteja no seu turno de folga).

ONDE FICAR EM BENTO GONÇALVES

Eu fiquei na Casa Valduga Villas e achei bom, pois mesmo a noite, se rolar aquela preguiça de pegar o carro para ir a um restaurante, a Casa Valduga tem opções ótimas para jantar, tomar um vinho e descansar. Ficando na vinícola há também oportunidade de desconto para hóspedes para degustação e cursos!

Outros lugares que me chamaram a atenção para hospedagem em Bento Gonçalves foram:

Casa da Ovelha
Casa da Ovelha / Parque da Ovelha

Roteiro: um dia no Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves

Vira e mexe me via chamando o Caminhos de Pedra, de “Caminho de Pedras”, mas fique de atento para não usar o nome errado. O Caminhos de Pedra é uma rota/estrada que você vai passando por várias casas históricas e cada uma delas “escolheu” um tema para apresentar aos visitantes. A maioria das casas cobra um valor para a visita, mas há algumas que são gratuitas, como os restaurantes, a casa de Tecelagem etc.

Meu roteiro de um dia no Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves, inclui a linda e interativa Casa da Ovelha que é parada OBRIGATÓRIA. Minha dica é estar lá no horário que turistas podem amamentar as ovelhinhas, é uma experiência muito fofa, especialmente para quem tem crianças. Você pode ficar meio dia na Casa da Ovelha participando das atividades que eles oferecem para você entender como que funciona a fazenda.

Almocei do delicioso restaurante gourmet Casa Vanni, que eu adorei, pois além da comida ser uma delícia (o preço nem tanto!), o lugar é maravilhoso, super aconchegante por dentro e por fora. Se possível, tente fazer uma reserva para não correr o risco de não ter lugar.

Casa Vanni - Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves
Casa Vanni (restaurante)

Por fim, visitei e comprei um echarpe na Casa da Tecelagem, que além de apresentar produtos lindos, podemos também observar as meninas trabalhando. No mais, fui passando e fotografando várias casas ao longo do caminho, queria muito ter conhecido a casa que foi filmado o filme Quatrilho, Vinícola Strapazzon, mas não tivemos tempo.

Casa da Ovelha, Caminhos de Pedra
Casa da Ovelha

Outras casas para visitar no Caminhos de Pedra:

  • Casa Dolce (para doces e geléias),
  • Casa do Tomate ( história da cultura italiana e à gastronomia derivada do tomate),
  • Salumeria Caminhos de Pedra (famosa pelos embutidos),
  • Casa das Massas e Artesanato (massas e biscoitos),
  • Casa das Cucas Vitiaceri (para quem gosta de cucas),
  • Cantina e Vinícola Strapazzon (para degustação de vinhos, gastronomia e local onde foi filmado o filme Quatrilho).

Curta nossa página no Instagram e no Facebook

Casa da Ovelha
Pastoril no Parque da Ovelha

Conclusão

Essa viagem pelo Rio Grande do Sul me deu gostinho de quero mais, e com certeza, vou programar um passeio a Bento Gonçalves com mais tempo, pois a região é espetacular!

Para ver que não estou exagerando, deixo aqui links de outros blogueiros que já fizeram o passeio e contaram como foi: Viagens que Sonhamos, Viaje Sim! e 360 Meridianos.

Bento Gonçalves é assim: boa culinária, história, vinho e gente agradável, o que mais a gente precisa nessa vida de turista, não é mesmo?!

Continue viajando pelo Sul do Brasil no Viajoteca:

+ Coral de Natal de Curitiba

+ Agroturismo em Gramado, conheça o sítio tradição

+ Uma visita ao santuário de Santa Paulina em Nova Trento

+ Parque Zoobotânico em Joinville

LEIA TAMBÉM:

22 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Vinicius 24 de agosto de 2023 - 13:19

Num roteiro de 4 dias em Bento Gonçalves, você recomenda fazer o Caminho de Pedras para o início, meio ou final da viagem?

Responder
Mirella Matthiesen 31 de agosto de 2023 - 15:29

Oi Vinícius, eu acho que tanto faz, mas eu faria no começo, pois se você adorar, consegue voltar para fazer outras atrações e conhecer outras casas, porque tudo em um dia só fica meio puxado.
Espero ter ajudado.
Abs

Responder
Camila Lisbôa 9 de maio de 2017 - 12:44

Falou tudo… boa culinária, vinho, paisagens assim… Mais que desculpa pra voltar! Não conheço Bento Gonçalves =/ mas ja ta na wishlist!

Responder
Mirella Matthiesen 9 de maio de 2017 - 19:15

Oi Camila, tem que colocar na bucket list mesmo … pois olha, a região é linda!
Bjks

Responder
Deisy Rodrigues 8 de maio de 2017 - 18:55

A Casa da Ovelha precisa está no roteiro se tivesse pouco tempo também seria minha escolha.

Responder
Mirella Matthiesen 9 de maio de 2017 - 19:10

A casa da ovleha é um xuxu … fiquei só duas horas, e me arrependi de não ter reservado mais tempo!
Bjks

Responder
Fernanda 8 de maio de 2017 - 09:49

Essa região deve ser tão linda e tão rica culturalmente. É uma outra realidade, outro Brasil que tenho muita vontade de conhecer. As fotos estão lindas, parabéns pelo post!

Responder
Mirella Matthiesen 9 de maio de 2017 - 19:10

Fer,
A região é realmente encantadora … fiquei com gostinho de quero mais, muito mais!
Beijocas

Responder
polianacardozo 7 de maio de 2017 - 14:22

Essa é uma região muito pródiga em belezas naturais e culturais e seu post só enalteceu isso tudo! Parabéns pelo texto e pelas fotos

Responder
Mirella Matthiesen 9 de maio de 2017 - 19:04

Obrigada pelas palavras, Poli!
Amei essa região 🙂
bjks

Responder
viagenseviagenseviagens 7 de maio de 2017 - 11:46

Adorei esse passeio!!! Quando fui à Bento Gonçalves não cheguei a fazê-lo… Agora já quero voltar para fazer… Deve ser incrível!!!

Responder
Mirella Matthiesen 9 de maio de 2017 - 19:03

Super precisa fazer … Bento é muito legal, e o caminhos de pedra é de tirar o chapéu!
bjks

Responder
Renata Rocha Inforzato 7 de maio de 2017 - 09:56

Não conheço esta região ainda e taí um passeio que gostaria de fazer. Adorei o post e as fotos

Responder
Mirella Matthiesen 9 de maio de 2017 - 19:03

Oi Rê,
A região é muito linda, vale muito conhecer … nossa pequena toscana 😉
bjks

Responder
Apure Guria!!! (@angiecomsardas) 6 de maio de 2017 - 19:41

meu marido é de bento e adoro esse passeio! gostaria de voar com o drone la mas tem muuuita interferencia das antenas, uma pena! ate agora n foz o passeio da casa das ovelhas 🙁

Responder
Mirella Matthiesen 9 de maio de 2017 - 19:02

Uia … ir d drone seria muito legal, pois a imagens sairiam incríveis!!!!
Você precisa ir mais para Bento 🙂
bjoooo

Responder
Keul Fortes Ana Raquel 6 de maio de 2017 - 17:14

Que delicia de passeio! Bento Gonçalves é um destino maravilhoso. Preciso voltar para fazer esse roteiro! Parabéns pelo post. =)

Responder
Mirella Matthiesen 6 de maio de 2017 - 19:03

Eu amei Keul, muito legal aquela região do Sul do Brasil!!!!
bjks

Responder
Eloah Cristina 6 de maio de 2017 - 17:04

Já faz mais de 10 anos que fiz este roteiro do Caminho das Pedras e pude reviver cada momento ao reler o seu post. Obrigada por compartilhar!

Responder
Mirella Matthiesen 6 de maio de 2017 - 19:02

Muito lindo, né Eloah!
Eu fui no ano passado e já quero voltar … amei cada pedacinho!
bjos

Responder
sarah da silva gomes 25 de abril de 2017 - 14:07

Esse passeio é lindo mesmo, quanto mais a gente vai pra lá mais dá vontade de ir novamente, lindo post!

Responder
Mirella Matthiesen 25 de abril de 2017 - 17:34

Penso igualzinho, Sarah!
Nosso Brasi tem cada lugar bonito … 🙂
bjos e obrigada pelo recadinho

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies