Página Principal Bonito Dicas de Bonito – MS: tudo que você precisa para planejar sua viagem

Dicas de Bonito – MS: tudo que você precisa para planejar sua viagem

por Carina
10 comentários

Se tem um destino que me surpreendeu na vida, foi Bonito no Mato Grosso do Sul. Eu fiquei realmente encantada com o que vi na minha curta visita de 5 dias. O que não faltam na capital brasileira do ecoturismo são lugares para visitar e paisagens lindas para ver. Assim como não faltam boas dicas de Bonito MS para dar para você planejar sua viagem para lá!

Então, se você está planejando visitar Bonito MS, leia este post. Ele pode ser bastante útil para você decidir como fazer sua viagem acontecer.

Boca da Onça Buraco do Macaco
Buraco do Macaco, na Boca da Onça
banner bonito viajoteca

Bonito MS: tudo que você precisa saber para planejar sua viagem!

Eu acho o nome Bonito modesto, pois eles podiam ter escolhido o nome Maravilhoso que ainda estava aquém das belezas da região. De verdade! Afinal tem tanta coisa legal para fazer e ver por ali, que no final falta é tempo para conhecer tudo que temos vontade.

Sem dúvida, opções de passeios para você escolher na região de Bonito não vão faltar, mesmo nas épocas mais movimentadas. Aliás, é importante saber que o destino é bastante concorrido em diversos períodos do ano e é necessário um planejamento prévio caso você decida visitar Bonito MS na alta temporada. Entretanto, com tantas opções disponíveis sempre terá um passeio que você vai poder fazer, justamente porque a oferta é enorme.

A região oferece mais 40 opções, quase todos em meio a natureza e em fazendas privadas, que são extremamente bem cuidadas e monitoradas. A diversidade de passeios é grande e certamente você vai encontrar algum que te agrada, seja fazendo arvorismo ou trilhas nas matas para ver cachoeiras, para observar animais nativos e pássaros, seja para aproveitar os balneários, mergulhar nos rios ou passear de barco, ou para fazer as famosas flutuações, ou ainda para visitar grutas. Naturalmente, as opções não se esgotam só nestas citadas acima, mas você já pode ter uma ideia do que te espera por lá. 😉

Dicas de Bonito MS Serra da Bodoquena
Cachoeira da Serra da Bodoquena

+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO

+ O QUE FAZER EM BONITO


Seguros Promo

Onde fica e como surgiu Bonito

A cidade de Bonito fica a cerca de 300 km de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, numa área onde a Mata Atlântica alcança o cerrado, e forma paisagens espetaculares.

Até pouco tempo atrás, toda região vivia somente da agropecuária, onde fazendas enormes estavam estabelecidas. No entanto, na década de 1990, a região começou ficar alerta para seus atrativos turísticos e começaram a surgir pessoas dispostas a apostar no potencial da região.

Com toda certeza, a mistura de paisagens criadas pelo cerrado com a Mata Atlântica não poderia ficar escondida muito tempo. Assim, os fazendeiros, donos das terras, perceberam que eles tinham em suas mãos mais uma potente fonte de renda, que era a exploração de suas terras pelo turismo. Muitos, visando os incentivos fiscais, transformaram parte de suas terras em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), ou seja, eles continuam donos das terras, mas elas passam a ser áreas de preservação permanentes, assim como eles passam a ser responsáveis a preservar estas áreas, apesar de poderem ainda explorá-las de forma consciente e dentro de um plano estabelecido.

Deste modo, várias fazendas abriram suas portas para os turistas, que agora podem visitar suas sedes incríveis, conhecer inúmeras cachoeiras, rios e nascentes, além de visitar grutas, e ver de perto a fauna e a flora da região. Com isto, o progresso da região foi aumentando e surgiu uma boa estrutura hoteleira, assim como diversas agências de turismo e um bom comércio de apoio.

Ao mesmo tempo, para direcionar o turismo de forma sustentável, os fazendeiros se uniram e formaram a Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região, a ATRATUR, que regula o turismo da região, para que ele não perca sua essência, mantendo as belezas naturais o mais preservadas possíveis.

Dicas de Bonito MS

Bom, tenho certeza que você já está certo que Bonito MS é um baita destino e uma viagem incrível a se fazer. Então vamos a algumas dicas de Bonito para você poder começar a planejar esta viagem tão bacana.

Antes de mais nada, devo alertar que todos os passeios feitos em Bonito devem ser comprados numa agência de turismo local. Em nenhuma das atrações de Bonito você consegue “comprar ingressos na hora”. Com o propósito de esclarecer este tema, eu fiz um post sobre Tudo o que você precisa saber para comprar passeios em Bonito. Dá uma olhada lá. 😉


+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO


Bonito MS Flutuação Rio da Prata
Flutuação no Rio da Prata
Passeios para Bonito MS

Bonito: como chegar na cidade

A cidade de Bonito fica a cerca de 300 quilômetros da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande e possui um aeroporto pequeno, que está a 15 quilômetros do centro da cidade.

Atualmente, o aeroporto de Bonito recebe somente alguns voos semanais da empresa Azul Linhas Aéreas que faz a linha Campinas (Viracopos) – Bonito. Entretanto, é possível partir de diversos aeroportos brasileiros e fazer conexão em Campinas, seguindo direto para Bonito.

Outra opção é pegar um avião até Campo Grande, que apresenta bem mais opções de voos e de lá seguir para Campo Grande, seja de carro alugado, seja com um transfer pré-agendado ou ainda de ônibus de linha.

As possibilidades são:

– aeroporto de Bonito (poucos voos);

– aeroporto de Campo Grande (de lá de carro alugado, transfers compartilhado ou privado);

– carro próprio.


Seguro de Viagem pelo Brasil

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, saiba que muitas vezes seu plano de saúde não cobre tratamentos e atendimentos fora da sua cidade ou Estado. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR


Como ir de Campo Grande para Bonito

A grande maioria dos visitantes acaba optando por seguir de avião até Campo Grande, já que a oferta de voos para este aeroporto é muito maior e, muitas vezes, bem mais em conta. Apesar de não ser uma viagem curta, esta pode ser a única forma de opção para inúmeros visitantes, e nem por isto ela não deixa de ser uma boa escolha.

A partir de Campo Grande você pode chegar em Bonito de ônibus, transfer (seja ele compartilhado ou privado) ou carro alugado.

De carro até Bonito MS

As estradas que ligam as duas cidades são bem conservadas e a viagem de carro costuma levar em torno de 4 horas. Caso você não vá com seu carro próprio, uma ótima opção é alugar um carro já no aeroporto de Campo Grande. Diversas empresas atuam no aeroporto e você pode pegar o carro alugado no aeroporto em Campo Grande, seguir até Bonito, utilizar nos passeios que fizer na cidade e retornar com ele até o aeroporto para pegar seu voo de volta.

Não esqueça que quanto mais cedo reservar, menos você paga pelo carro alugado!

De ônibus

A maneira mais econômica de fazer a viagem entre Campo Grande e Bonito é de ônibus de linha, operado pela empresa Cruzeiro do Sul. Porém, a rodoviária de Campo Grande fica a cerca de 11 quilômetros de distância do aeroporto, tendo o inconveniente de se deslocar até lá. Fora que existem somente 2 horários de saídas diárias de ônibus tanto na direção Campo Grande – Bonito, quanto na direção contrária.

Com transfer compartilhado ou privativo

Os transfers são vans ou micro-ônibus que levam os visitantes do aeroporto de Campo Grande até seu hotel (acomodação) em Bonito e podem fazer o caminho inverso também. A viagem costuma levar cerca de 4 horas e deve ser agendada com antecedência.

Em resumo, você pode optar pelo transfer compartilhado, que são os micro-ônibus que fazem rotineiramente esta linha em horários pré-determinados e onde você divide o transporte com outras pessoas. A vantagem é que custa bem mais barato que ir de táxi, além de não precisar dirigir.

Entretanto, se você não quiser ter de esperar pelos horários do transporte (que muitas vezes podem ser somente horas depois) e que também possuem um número limitado de vagas, fora que você quer ter um pouco mais de conforto, pode optar por um transfer privativo, onde um motorista estará esperando por você (e seu grupo) no aeroporto e te leva diretamente até a hospedagem em Bonito. Certamente esta é uma opção que vale muito a pena para famílias numerosas e grupos de amigos, já que associa o conforto de ter alguém esperando no aeroporto e não precisar dirigir até Bonito.

Bonito: como se deslocar pela cidade e região

Anteriormente eu mencionei que as atrações de Bonito não ficam dentro da cidade e para chegar nelas você necessariamente vai precisar de um meio de transporte. Como a cidade não tem transporte público que conecte os hotéis da cidade até as atrações, umas das boas dicas de Bonito para se ficar ligado são as abaixo:

Alugar Carro

Sem dúvida, a maneira mais prática de se deslocar por Bonito e região é de carro, seja ele próprio ou alugado. Isto porque os passeios são feitos em fazendas da região e a grande maioria fica a 20, 40 quilômetros de distância do centro de Bonito. Além disto, as sedes das fazendas geralmente ficam alguns quilômetros para dentro das mesmas, depois de sair da estrada principal, onde se segue em estradas de terra, que apesar de serem bem cuidadas, podem conter buracos e levantar poeira.

Deste modo, estar de carro alugado pode ser um facilitador, já que você não precisa depender dos horários dos transfers e pode ter liberdade de explorar a região de forma mais independente. Nós alugamos um carro, e indico muito esta opção, já que de noite podíamos ir tranquilamente jantar no centro de Bonito MS, pois nosso hotel (o ótimo Chalé do Bosque) não era bem central. Fora que seguíamos para atrações somente nos horários que eles estavam agendados e logo após o término podíamos voltar para o hotel ou até mesmo fazer outra programação, enquanto quem estava de transfers tinha de esperar os horários de retorno.

Transfers para passeios em Bonito MS

Se acaso, alugar um carro e dirigir não é uma opção pra você, uma das dicas de Bonito que te dou é reservar um transfer. Os transfers são transportes compartilhados que passam pelos hotéis pegando os visitantes e levando para as atrações. Num determinado horário para cada hotel o transporte (que pode ser uma van ou um micro-ônibus) passa pegando os visitantes, na sequência em cada um onde tem gente esperando. No final do dia (ou do período, dependendo a duração do passeio), o transporte leva todos de volta aos seus hotéis (hospedagens).

A grande vantagem é não precisar se preocupar em dirigir e achar o caminho até as atrações. Em contrapartida, não é o meio mais econômico de se locomover. Se você estiver com mais de 2 pessoas, certamente o aluguel de um carro já é mais vantajoso. Fora que você sempre vai precisa esperar o grupo todo estar disponível para retornar, o que pode ocasionar um bom tempo de espera.

Tenha em mente que o ideal é já fazer a reserva do transfer quando você fecha a reserva do passeio, pois pode acontecer de você ficar sem vaga de última hora.

Bonito MS Estância Mimosa
Estância Mimosa

Dicas práticas de Bonito MS

Qual é a melhor época para visitar Bonito?

Bonito recebe visitantes o ano inteiro, sendo que cada época do ano tem seus atrativos e particularidades. Entretanto, alguns passeios não funcionam em determinadas épocas do ano. Um bom exemplo é a famosa Lagoa Misteriosa, que fecha entre outubro e abril, porque neste período ela é tomada por algas, deste modo, o passeio não é oferecido neste período.

Por outro lado, existem passeios que se tornam mais espetaculares em alguns momentos do ano, caso da Gruta da Lagoa Azul (que no momento está fechada por tempo indeterminado), que devido a posição do sol recebe uma iluminação especial entre dezembro e janeiro tornando-a ainda mais linda.

Afinal, quando é a melhor época de visitar Bonito MS?

Depende do que você quer ver!

Bonito fica mais exuberante e cheia de vida no período de chuvas na região, que normalmente ocorre entre os meses de dezembro e março. Isto porque com a água em abundância, as cachoeiras e rios estão cheios, atraindo animais e deixando a região ainda mais verde e intensa. Mas a chuva também pode atrapalhar os planos e passeios, já que alguns podem ser até cancelados, além de deixar as águas turvas. Além disto, o calor pode ser intenso, chegando aos 35 graus. Outro ponto, é que neste período acontece a piracema (época de reprodução dos peixes) e a quantidade de peixes diminui bastante nos rios da região.

Eu viajei no início de dezembro e não peguei chuva nenhuma, mas os guias comentaram que era anormal para o período.

Uma vez que existe um período de chuvas, existe também um período de seca, que faz com que a mata esteja menos densa e seca. É nesta época, entre maio e setembro, que as águas ficam mais transparentes ainda e se torna o melhor período para avistar os peixes. Além disto, é a época ideal quem deseja conjugar uma viagem para Bonito MS e o Pantanal, que fica ali pertinho. Isto porque a água fica escassa e os animais precisam procurar por ela e s tornam mais visíveis. Caso esta seja sua viagem dos sonhos, anote os meses de agosto e setembro na sua agenda.

Faz frio em Bonito?

A resposta é sim. Claro que você não vai encontrar o frio do sul do Brasil, mas quem planeja viajar nos meses de junho, julho e agosto pode pegar dias bem frios, que podem tornar os passeios dentro da água especialmente desagradáveis. Então, se você é do time mais friorento, mas sonha fazer as flutuações e mergulhar nas cachoeiras, evite o meio do ano. Neste período, as temperaturas podem cair abaixo dos 20 graus, chegando aos 15 graus em julho.

Boca da Onça maior cachoeira MS
Maior cachoeira do MS no passeio Boca da Onça

Bonito é caro?

Inicialmente, é importante dizer que todos os passeios em Bonito são bem organizados, feitos em grupos pequenos e todos guiados com guias experientes, com limite diário de visitas e em propriedades privadas que prezam pela qualidade e preservação da região. Baseado nesta informação, dá para imaginar que Bonito não é um destino baratinho, mas também não é o caso de imaginar que é um destino caríssimo. Mas dá pra dizer que sim, Bonito é caro.

A grande maioria dos passeios tem preços que variam entre R$ 100 e R$ 300 por pessoa, sendo que existem alguns até mais caro que isto. Se você planeja passar pelo menos uns 4 dias em Bonito, conhecendo pelo menos uma atração por dia, vai facilmente gastar pelo menos uns mil reais só com as entradas das atrações.

Importante lembrar que todos os passeios em Bonito tem preços tabelados e que não importa qual agência você escolher para comprar seus passeios, o preço será o mesmo.

Quer economizar um pouco para não achar Bonito caro? Vá para Bonito MS na baixa temporada. Uma vez que os preços dos passeios tem valores diferentes na alta e na baixa temporada, aproveitar para viajar fora das épocas de maior procura, pode render uma boa economia!

Outra informação: não existem passeios gratuitos em Bonito, todos tem taxa.

Quantos dias ficar em Bonito?

Certamente uma das grandes perguntas é quantos dias ficar em Bonito. O ideal seria ficar entre 5 e 7 dias inteiros para aproveitar uma boa parte dos lindos passeios da região. Mas se você só tem 4 dias, também já está bacana e você consegue aproveitar bem.

Aqueles que dispõem de um pouco mais de tempo conseguem casar esta viagem para Bonito com o Pantanal, por exemplo.

Flutuação Rio da Prata nascente
Flutuação no Rio da Prata

O que fazer em Bonito

Bonito tem tanto para oferecer que a maior dificuldade de quem visita o lugar é exatamente decidir o que fazer. Afinal são mais de 40 atrações que abrangem todos os gostos e orçamentos. Claro que nem todas são inusitadas, e a divisão das atrações se encaixam basicamente em visitar grutas, fazer flutuações em rios, trilhas para ver cachoeiras e a natureza, além de passeios de aventura, observação de animais e descanso em balneários.

Geralmente os visitantes optam por fazer pelo menos uma atração de cada das citadas acima. Quanto mais tempo você puder passar na cidade, mais oportunidade tem de fazer mais passeios e conhecer mais e mais a beleza de Bonito MS. Para saber mais, leia este post:


+ O QUE FAZER EM BONITO

+ A IMPERDÍVEL TRILHA DE CACHOEIRAS BOCA DA ONÇA EM BONITO

+ FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA: UM DOS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE BONITO

+ AS CACHOEIRAS SERRA DA BODOQUENA EM BONITO


Como comprar os passeios em Bonito

As entradas das atrações de Bonito só são vendidas através das agências de turismo da região, ou seja, não é possível chegar numa atração e comprar entradas na hora. Por isto, uma viagem a cidade deve ser bem organizada e planejada com antecedência. Eu fiz um post somente sobre este assunto, para saber mais leia:


+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO


Mas já adianto que os valores são tabelados, e não importa a agência que você escolher, o preço será o mesmo. Caso os ingressos para determinada atração estiverem esgotados, não adianta procurar em outra agência, existe uma central que regula as vendas.

Os passeios tem limitação de pessoas por dia e possuem horário marcado, portanto se você deseja muito fazer um determinado passeio, a indicação é se programar com antecedência, já que as vagas para as atrações mais concorridas esgotam rápido.

Estância Mimosa jacaré dicas de Bonito MS
Jacaré na Estância Mimosa

Dicas Gerais de Bonito

1 hora a menos de fuso horário.

O Mato Grosso do Sul tem uma hora a menos que o horário de Brasília, então tenha isto em mente quando chegar lá.

Bonito MS é só a base para se hospedar.

Uma das grandes dicas de Bonito é saber que a grande maioria dos passeios e atrações não ficam no centro de Bonito. Na verdade eles ficam nas fazendas da região e até em municípios vizinhos. Ou seja, para você chegar numa atração vai precisar viajar alguns quilômetros por estradas que cortam a cidade.

O ideal é programar 1 passeio por dia.

Normalmente as fazendas onde acontecem os passeios ficam distantes do centro de Bonito, e distantes entre si. Desta forma, o melhor é organizar um passeio por dia, até porque muitos deles levam mais de 5 horas. Caso você desejar fazer mais de 1 por dia, uma das dicas de Bonito que devem ser levadas a sério é programar passeios próximos para este mesmo dia e que não sejam passeios de dia inteiro. Um bom exemplo que funciona bem é programar a flutuação no Rio da Prata pela manhã e o Buraco das Araras, que não fica muito distante, para o meio da tarde.

Todos os passeios de Bonito MS são guiados.

As atrações são organizadas com passeios em pequenos grupos e em horários pré-determinados. Assim sendo, cada grupo possui um guia especializado, que explica diversos fatos sobre a fauna, flora e sobre as atrações. Eles são realmente bons e preparados, sendo todos cadastrados, e transformam a experiência da visita numa aula.

Estância Mimosa guia Bonito MS
Guia conduzindo o grupo no Estância Mimosa

Caso você não saiba nadar, não se preocupe, você pode fazer os passeios.

Todas as atrações que envolvem entrar na água oferecem roupas de neoprene incluídos no preço da atração, assim como sapatilha de neoprene e coletes salvas vidas. Além disto, o guia está sempre perto e existem barcos de apoio em determinados pontos dos rios, no caso das flutuações.

Leve repelente e protetor solar.

Em algumas épocas do ano é importante lembrar de levar repelente de insetos, já que os passeios são feitos no meio da floresta. Infelizmente, o protetor solar pode ter seu uso vetado em algumas atrações, para preservar as mesmas, como em cachoeiras e rios. Nestes casos, tenha camisas de lycra para se proteger do sol ou camisetas de manga longa.

Use sapatos firmes e fechados.

As trilhas são feitas em terrenos muitas vezes íngremes e de terra, onde temos de encarar escadas e outros obstáculos. Por isto é importante ter sapatos firmes para não acontecer contratempos. Usar chinelos de dedo pode ser bem perigoso, já que a possibilidade de escorregar nas trilhas e cachoeiras é grande.

As águas da região de Bonito MS são ricas em calcário e magnésio.

O efeito disto? Cabelos e pele ressecados. Então mais uma das super dicas de Bonito é: capriche levando um bom shampoo, condicionador e hidratante de corpo. Mas fique tranquilo, ao voltar pra casa, tudo volta ao normal. Também evite beber as águas dos rios, já que o magnésio tem efeito laxante. Assim, beba somente água mineral.

Serra da Bodoquena gruta Bonito MS
Grutade calcário na Serra da Bodoquena

Conexões de internet somente nas cidades e nas sedes das fazendas.

Os telefones celulares não apresentam conexão fora das cidades no interior no Mato Grosso do Sul. Saiu de uma cidade, a chance de você ficar sem rede é enorme. Mas dentro das cidades a coisa costuma funcionar bem. Em quase todos os lugares existe wi-fi gratuito disponível, tais como hotéis, restaurantes, lojas e etc. Nas sedes das fazendas onde acontecem os passeios, a internet costuma ser boa e a conexão é gratuita.

Indicações e mapas disponíveis.

As agências de turismo da cidade possuem mapas indicando onde ficam as atrações e basta seguir as indicações que dificilmente você irá se perder. Quando fui buscar meus vouchers na agência de turismo da cidade, o atendente me deu todas as dicas de Bonito e como chegar nas atrações. Fora isto, as estradas sempre tem placas indicando as entradas das atrações. Tudo é bem sinalizado por ali.

A vida noturna em Bonito MS é fraca.

Bonito MS é um destino de ecoturismo, onde os passeios acontecem de dia e começam cedo pela manhã. Deste modo, não espere muito movimento pelas ruas da cidade a partir das 10 horas da noite. Aliás, as pessoas costumam jantar cedo por lá e ir cedo para cama.

Bonito MS centro praça Liberdade
Praça da Liberdade, no centro de Bonito

Diversas opções de restaurantes, para todos os bolsos em Bonito MS

O que não faltam em Bonito MS são opções de restaurantes no centro da cidade. As boas opções são recomendadas por todos hotéis, blogs e informativos de viagem, todos dão estas mesmas dicas de Bonito. Mas você pode tranquilamente procurar opções mais baratas e também boas. Restaurantes e lanchonetes são facilmente encontrados pela rua principal de Bonito e arredores.

Hospedagem em Bonito

Onde se hospedar é uma das dicas de Bonito que as pessoas mais procuram, afinal, todos querem ficar num lugar bacana e não gastar os tubos. E dentro das dicas de Bonito vale alertar que a cidade é na verdade a base para se fazer os passeios nas fazendas próximas da região, já que os passeios acontecem nas proximidades dela. Entretanto, a grande maioria das opções de hospedagem fica em Bonito. Por consequência, Bonito abriga também os restaurantes, os bares, as agências de turismo, e o comércio local, como lojas, supermercados e afins.

Algumas opções de hospedagem ficam mais afastadas do centro da cidade e oferecem uma experiência mais de contato com a natureza, como é o caso da ótima Pousada Olho D’Água, da Pousada Boyrá, do Hotel Cabanas e do Hotel Santa Esmeralda. Entretanto, este é o tipo de hospedagem que você vai precisar ter um carro próprio ou alugado disponível.

Eu me hospedei no Chalé do Bosque e curti. A pousada fica no alto de um morro dentro da cidade, cercado pela natureza e bem privativo. Mas também precisa de carro, já que é longe para ir caminhando até o centro de Bonito.

Crianças à bordo? Então dê uma olhada no Zagaia Eco Resort. Certamente teria sido minha escolha se eu tivesse levado minha filha.

Finalmente, outros lugares mais centrais e bem indicados são a Pousada Surucuá, o Bonito Ecotel e a Pousada Gira Sol.

Chalé do Bosque
Chalé do Bosque

Prontos para viajar para Bonito MS?

Espero que tenham curtido essas dicas de Bonito! Certamente um lugar muito especial, repleto de atrações para todos os gostos e ainda que vale a visita! Nós aqui do Viajoteca, amamos lugares como Bonito, que respeitam a natureza e tem um turismo tão profissional, como o que eles oferecem.

Sendo assim, qualquer dúvida ou sugestão, estou a disposição nos comentários no final desse post! 🙂

Aliás, aproveito para pedir para usar nossos links de parceiros sempre que possível, assim a cada reserva concluída ganhamos uma micro-comissão que nos ajuda a manter o Viajoteca com dicas sempre atualizadas! Naturalmente, você não paga a mais por isso, fora que às vezes ganha descontos especiais e nos ajuda muito!

E lembre-se, temos um parceiro com preços especiais e com muito conhecimento sobre Bonito MS e Pantanal. Escreva pra gente e se informe sobre os tours que eles oferecem! (tours@viajoteca.com)

banner tour pantanal Viajoteca

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

10 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

ana 26 de janeiro de 2021 - 09:34

Muito completo esse post de dicas de Bonito. Essa é uma viagem que quero fazer para ontem hahahha. Obrigada

Responder
Carina 27 de janeiro de 2021 - 14:57

Então aproveita, Ana! Corre lá que você não vai se arrepender!
Grande abraço!

Responder
Bruna Barbosa 26 de janeiro de 2021 - 11:49

Já guardei todas as dicas de Bonito! Morro de vontade de conhecer e lendo esse post tão completo, só fiquei com mais vontade ainda!

Responder
Carina 27 de janeiro de 2021 - 14:56

Vá mesmo, Bruna! É uma preciosidade deste nosso belo país!

Responder
Analuiza Carvalho 26 de janeiro de 2021 - 14:59

Eu não tenho a menor dúvida de que essa é mais uma das regiões belíssimas desse nosso lindo Brasil! As fotos desse texto estão mesmo aí para provar! Suas dicas de Bonito estão excelentes. Me deu uma ideia do funcionamento e logística do lugar, sem contar o tipo de passeio que existe por lá. Contudo, o que mais me chamou a atenção – a agradou absurdamente – foi saber que a região tem uma preocupação com sustentabilidade e preservação. Que o turismo tem o cuidado de não destruir a natureza. Que esse movimento cresça e se espalhe pelo resto do Brasil.

Responder
Carina 27 de janeiro de 2021 - 14:56

Primeiramente, obrigada pelas palavras, Analuiza!
E devo confessar que foi, para mim também, uma grande surpresa encontrar uma estrutura e uma mentalidade tão ecológica em Bonito.
Como você mesma disse, que este exemplo seja seguido em todo país!
Um grande abraço pra você!

Responder
Sil Mendes 28 de janeiro de 2021 - 08:13

Conheci esse lugar há 20 anos atrás. Muita coisa mudou, tem mais estrutura, porém a beleza continua a mesma. Quero muito voltar e vou aproveitar todas essas suas dicas de Bonito. Vai ajudar muito no meu planejamento. Adorei!

Responder
Carina 28 de janeiro de 2021 - 09:29

Eu posso imaginar o quanto você vai se surpreender positivamente, Sil! Sim, toda beleza de Bonita continua lá, mas a estrutura do lugar está incrível!
Um abraço pra vc!

Responder
Hebe C 28 de janeiro de 2021 - 09:51

Já coloquei nos favoritos esse post com todas as dicas de Bonito. Vai me ajudar muito. Obrigada

Responder
Carina 2 de fevereiro de 2021 - 08:47

Olá, Hebe! Fico feliz em saber! Bonito é um lugar sensacional, aproveite muito sua viagem pra lá quando ela acontecer.

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies