Página Principal DestinosAméricasAmérica do Norte Algonquin Park: Imensidão Verde Perto de Toronto

Algonquin Park: Imensidão Verde Perto de Toronto

por Rafa Etges

Para quem curte natureza e grandes espaços abertos para explorar, além dos pequenos parques e áreas de conservação ambiental em torno de Toronto, temos um parque com 7.600 Km2 de extensão (1/4 da área da Bélgica!) coberto com florestas, mais de 2.400 lagos, 1.200 Km de rios e riachos, e muito a oferecer, conheça o: Algonquin Provincial Park!

Algonquin Park no Canadá

Algonquin Park fica à 300Km ao norte de Toronto (pegue a highway 400 Norte, entre na highway 11 Norte para Huntsville, e a highway 60 até o portão do parque), ou à 260Km ao oeste de Ottawa.

O Algonquin Park foi criado em 1893, e hoje é conhecido mundialmente como um dos melhores lugares do mundo para se avistar alces, castores, ou mesmo ursos e lobos (esse últimos são extremamente reclusos, e fogem de humanos assim que nos escutam ou cheiram, apesar do que vemos em filmes…). No caso dos lobos, é possível sair em grupos organizados pelo parque para escutar as matilhas distantes responderem aos uivos de biólogos, um espetáculo inesquecível!

Alce e castor no Canadá

raposa e tartaruga no Algonquin Park

A maneira mais acessível de explorar o Algonquin é pela highway 60, que cruza a parte sul do parque. Dessa estrada saem trilhas secundarias, além de alguns restaurantes e pousadas (a hospedagem em chalés dentro do parque é “5 estrelas”, mas cara – veja os links abaixo), e lojas onde podemos alugar canoas e o equipamento necessário para explorar os seus milhares de lagos e rios (a maior loja fica em Canoe Lake, no Km 14 da highway 60). Além da highway 60 existem poucas alternativas, e a única maneira de se explorar a imensidão verde no interior do Algonquin é acampando, de canoa ou a pé!
Canoagem no Algonquin Park
Paisagen de Ontario e do Canadá

Inúmeras trilhas de 0.5 a 3 horas de duração saem da highway 60, como a Hardwood Lookout (Km 13.8, vindo da entrada oeste do parque), Peck Lake Trail (Km 19,2 na highway 60) ou Two Rivers Trail (Km 31 na highway 60). Caso procure trilhas mais extensas, a Centennial Ridges tem 10 Km de extensão e vistas belíssimas do parque (Km 38 na highway 60) e a Track and Tower tem 7.7 / 13 Km de extensão (um loop + uma extensão opcional) e passa pela antiga estrada de ferro madeireira que um dia atravessou as florestas de Algonquin (Km 25 na highway 60). Todas essas trilhas são marcadas em mapas disponíveis na entrada do parque, onde visitantes precisam se registrar (mais informações sobre os custos de visitação abaixo).

Para expedições de vários dias eu recomendo trilha a Western Uplands, que possui varias ramificações e opções para se explorar, com mais de 88 Km de caminhos pelo interior da floresta. A entrada de acesso à essa trilha fica no Km 3 da highway 60.

Vale lembrar que apesar do frio (a temperatura no parque normalmente é 5 a 10 graus mais fria que na cidade de Toronto) o parque fica aberto 365 dias por ano, e algumas das melhores visitas que eu já fiz foram no inverno!

Inverno no Canadá
Algonquin Park no inverno

O que você precisa para curtir o Algonquin Park:

Para caminhadas leves de poucas horas, use um bom calçado (de preferencia uma bota ou tênis de cano longo, irá evitar torções e dar mais estabilidade ao caminhar), leve água e um snack, um agasalho apropriado para a estação, e não esqueça sua câmera – traga a melhor câmera e lentes que puder pois a paisagem não vai decepcionar!

Para acampar ou (caso você tenha experiência como ‘trilheiro’, esteja em forma e saiba o básico de navegação em áreas remotas) explorar o interior do parque de canoa ou fazendo trilhas de mais de um dia – é necessário contatar o parque para reservar os seus ‘camp-sites’. Isso pode ser feito online ou ligando para o parque (+1 705 633.5572). Eu recomendo muito ligar e conversar com o staff para pegar dicas, saber como está a previsão do tempo – eles são sempre muito atenciosos. Não é permitido fazer fogueiras fora dos pontos de acampamento demarcados, nem cortar ou danificar arvores ou plantas no parque.

Custos para entrar no Algonquin Park:

A taxa é cobrada por veículo e não por pessoa (valores em dolares canadenses):

– Taxa para o dia para o veículo: $17 (válido das 7am – 10pm)
– Passe anual: $175
– Passe para o verão (Abril a Novembro): $125
– Passe para o inverno (Decembro a Março): $85

Os passes podem ser comprados nos portões de entrada do parque e centro de visitantes na Hwy 60. Não é preciso passe para cruzar a estrada, mas no momento que você parar para tirar fotos ou usar o banheiro do parque, por exemplo, você estará usando instalações do parque e precisará do “permit”, do contrário o guarda florestal poderá multá-lo.

Para acampamento, ver detalhes dos preços da reserva aqui.

Links recomendados sobre Algonquin:
Associação Friends of Algonquin
Parques da Província de Ontario
Lista de equipamentos para camping e canoagem no interior do parque, da loja MEC
Pousada e chalés Killarney Lodge
Chalés em Arronhon Pines no interior do parque

Todos os posts do Rafa Etges, nosso correspondente de Montanhismo, Alpinismo e Aventura, pode ser encontrado nesse link.

4 comentários

Dogsledding em Toronto, uma aventura de invernoViajoteca – Blog de Viagens 3 de maio de 2014 - 08:53

[…] minha experiência foi excelente (vídeo acima), com uma empresa ao norte de Toronto, perto do Algonquim Park, chamada ChocPaw Expeditions, que recomendo. Além do passeio de um dia (por volta de 4 horas, […]

Responder
Outono no Canada 3 de março de 2016 - 11:33

[…] o caminho mais distante entre essas duas cidade, mas ao mesmo tempo, é a  estrada que passa pelo Algonquin Park, um parque provincial que durante o outono dá um show de beleza… Infelizmente, passamos em um […]

Responder
Dicas de viagem Toronto e Niagara Falls 3 de março de 2016 - 11:34

[…] para o Outono – Algonquin cottage Dica para o Outono – Algonquin Park Algonquin Park: Imensidão Verde Perto de Toronto (Pelo […]

Responder
Toronto - Mikix Intercâmbio 30 de novembro de 2017 - 18:33

[…] Algonquin Park: Imensidão verde perto de Toronto […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies