5 lugares para visitar na Cracóvia

24

Cracóvia na Polônia, foi uma viagem super marcante para mim. Talvez se não a primeira, com certeza foi a segunda. É uma cidade com uma beleza, história e cultura muito rica. Por isso, lugares para visitar na Cracóvia tem vários, todos com uma super história por trás, muitas delas infelizmente são bem tristes, mas acho faz parte da viagem conhecermos. Mas como todos os lugares, sempre tem uma lado positivo, e um ótimo motivo da Cracóvia é ser um dos lugares mais baratos que já visitei na Europa. 

Lugares para visitar na Cracóvia :

Auschwitz

Este com certeza foi um dos lugares que mais sonhei em conhecer toda a minha vida. Assisti a A Lista de Schindler muitas vezes, li livros à respeito, e fui cada vez gostando mais e mais da história. Como eu já falei em outros posts, eu tenho um lado bizarro e sombrio para lugares, e amo visitar cemitérios. Então visitar este campo de concentração era só questão de tempo. Apesar de eu lidar muito bem com esses lugares, não tem como negar que é impactante estar ao vivo no lugar de tanta tragédia, tristeza e história.

lugares para visitar na Cracóvia

Auschwitz é um lugar memorável, vai ficar marcado para sempre com você, e porque não dizer que precisa ter estômago para visitá-lo. Vi pessoas passando mal, chorando, desistindo da visita no meio do caminho e até no início. É tudo muito impactante e tocante.

lugares para visitar na Cracóvia

lugares para visitar na Cracóvia

Em cada sala, pátio, objeto que você vê, você fica imaginando o horror e sofrimento das pessoas. Auschwitz hoje em dia é o símbolo mais infame do regime nazista, o lugar da morte de mais de 1,1 milhões de pessoas. Uma visita para refletir, pensar, agradecer a vida que temos. Acho que todo mundo deveria conhecer esta parte do passado e história.

lugares para visitar na Cracóvia

A entrada dos Campos de Concentração Auschwitz é gratuita, mas você precisa fazer a reserva do dia e hora.



Banner 728x90

Basílica de Santa Maria

Assim como gosto de visitar lugares sombrios, também amo visitar igrejas, templos, … E a Cracóvia é uma cidade com lindas igrejas, cada uma mais detalhada e decorada que a outra, um mundo de cores, arte e devoção. Muitas delas sobreviveram gerações de instabilidade e guerras, e continuam sendo maravilhas arquitetônicas imponentes e também a paixão local pela religião. Não podemos esquecer que o Papa João Paulo II era polonês.

lugares para visitar na Cracóvia

Uma das igrejas mais notáveis para visitar é a Basílica de Santa Maria (Bazylika Mariacka). Localizada no centro da Cidade Velha, esta catedral é um dos mais importantes edifícios da Polônia. É um dos destaques da arquitetura secular de Cracóvia. Este símbolo lendário e icônico da praça principal existe desde os anos 1200.

49219224

lugares para visitar na Cracóvia

A entrada é gratuita (excluindo a seção com o Veit Stoss Altar). Reserve uns minutos para ouvir “o famoso trompetista” – a trombeta era originalmente tocada a cada hora pela guarda da cidade, mas desde o século 19, quem toca a trombeta são os membros ativos da brigada de incêndio, que também usam a torre da igreja como um posto de vigia.

lugares para visitar na Cracóvia

Não deixe de visitar também :

Igreja de São Pedro e São Paulo :

Esta é uma das mais belas igrejas que já conheci. Foi o primeiro edifício barroco a ser construído em Cracóvia e é famosa por sua impressionante cúpula interior branca.

lugares para visitar na Cracóvia



100 Million Reviews 728x90

Torre da Câmara Municipal

Vai ser impossível você não notar a Torre da Câmara Municipal enquanto passeia pelo Rynek. A torre gótico maciça tem 70 metros de altura, uma vez que é a última parte remanescente da antiga Câmara Municipal. 

lugares para visitar na Cracóvia

Para chegar no alto da torre e ser recompensado, são 100 degraus por uma escada estreita, mas como já disse, vale a pena o esforço para ver as incríveis vistas panorâmicas sobre a cidade. 

lugares para visitar na Cracóvia

Se você achar/sentir que a torre tem uma leve inclinação, você não está sonhando. Ela tem sim uma inclinação de “55 centímetros” devido a uma forte tempestade em 1703.  




Kazimierz

Uma das regiões mais legais para passear, comer, beber, é o bairro judeu de Kazimierz, área jovem e alternativa, onde você pode encontrar verdadeiras obras de arte de rua em cada esquina.

lugares para visitar na Cracóvia

lugares para visitar na Cracóvia

Kazimierz já foi o coração pulsante da comunidade judaica da Cracóvia, que foi brutalmente dilacerada pelos alemães. Embora a comunidade judaica ainda não se recuperou de seus números de pré-guerra, muitas famílias retornaram a habitar o local e sua cultura é celebrada nestas ruas. A região é também o lar de muitas das comunidades alternativas e artísticas da cidade.

lugares para visitar na Cracóvia

lugares para visitar na Cracóvia

Grande parte dessa área não mudou desde a guerra e é uma das razões pelas quais a Lista de Schindler foi filmada aqui. Não deixe de explorar as suas ruas sinuosas e autênticas, e também a Antiga Sinagoga (aproveite para se aprofundar mais sobre a história dos judeus poloneses). 

lugares para visitar na Cracóvia



Booking.com

Fabryka Schindlera - Fábrica de Schindler

Nunca pensei que os museus na Polônia fossem tão ricos. E por eu amar o filme Lista de Schindler fiquei a mais saltitante ao descobrir que existe um museu localizado na antiga fábrica de Oskar Schindler, o local original onde os judeus estavam trabalhando durante a ocupação nazista.

lugares para visitar na Cracóvia

lugares para visitar na Cracóvia

Vai ser impossível você não ser introduzido na história da Segunda Guerra Mundial e do Gueto de Cracóvia. Todos os seus sentidos são influenciados pelas imagens, sons e instalações. Você passará por quartos e corredores com muitas fotos, documentos e objetos. 

lugares para visitar na Cracóvia

lugares para visitar na Cracóvia

lugares para visitar na Cracóvia

lugares para visitar na Cracóvia

Esta fábrica foi utilizado para a produção de objetos esmaltados para o exército, incluindo potes e tampas. La você encontrará também a famosa lista com os dados dos milhares de judeus salvos durante a Segunda Guerra Mundial.

lugares para visitar na Cracóvia

lugares para visitar na Cracóvia

Queria muito ter visitado as minas de sal de Wieliczka, mas estava fechado para visitas bem nas datas que eu estava na cidade.Ficará para uma próxima viagem.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


24 Comentários
  1. Isael Pereira Pimenta Diz

    Estivemos, eu e esposa, há alguns anos na Cracóvia. Sobre tudo que você comentou, acrescentaria o Museu Czartoryski, onde está, ou estava quando o visitamos, uma pintura de Leonardo da Vinci, ” A dama do arminho”. A Mina de Sal Wieliczka é, realmente grandiosa, eis um bom motivo pra você voltar.
    Parabéns pelo seu ótimo trabalho.
    Isael

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Isael.. Obrigada! preciso sim retornar para visitar a Mina de Sal Wieliczka. Anotei o Museu Czartoryski para conhecer. =)

  2. Andrea Diz

    Ainda não conheço mas adorei viajar com vc para lá. Mto bacana o post.

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Andreia, Obrigada! =)

  3. laurasette Diz

    Martinha, que dicas ricas! Eu sou que nem você, tenho um certo fascínio por coisas “obscuras”, e principalmente pela Segunda Guerra Mundial. Cracóvia está super na minha lista, qualquer dia desses vou dar um pulinho lá (estou morando em Copenhague, é um pulo mesmo hehe).

    Me diga uma coisa: quantos dias você recomenda por lá? Um fim de semana estaria ok?

    Obrigada!
    Beijos

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Laura… que bom ver que não estou sozinha. Se você chegar na sexta, não diria que é suficiente, mas dá para ver muita coisa sim. Eu acho que 3 dias inteiros já é uma boa =)

  4. viajarcorrendo Diz

    Oi Martinha! Muito interessante essa seleção de lugares para serem visitados na Cracovia. Eu tinha programado uma viagem para a Polônia no ano passado, mas tivemos que mudar os planos. No entanto, eu já sabia o que NÃO queria fazer: visitar Auschwitz… Com certeza, eu não tenho estrutura para conhecer esse lugar!
    Vi um programa que mostrava a Mina de Sal de Wieliczka e fiquei encantada. Que pena que você não conseguiu ir. Masssss, é mais um motivo para retornar, he he he he…
    Um abraço,
    Carolina Belo

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Carolina… Super te entendo, eu me acho uma pessoa fúnebre, exatamente por ser a única da família e do círculo de amigos, que ama visitar esses tipos de lugares. Não digo que não sofro, mas a vontade de conhecer é mais forte. Simmmmm… preciso voltar para conhecer a Mina de Sal. Beijo =)

  5. Lulu Freitas Diz

    Que linda a Basílica!!! Adorei o post. Parabéns!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Lulu.. Obrigada! =)

  6. Gabi Pizzato Diz

    Oi, Martinha!
    Que sonho de post e de viagem! Leste Europeu como um todo é um roteiro que quero muito fazer! Por pior que seja a história que passa pela Polônia, apoio a sua sugestão que têm lugares que deveríamos conhecer ‘in loco’.
    Ah… Você não é a única a gostar de lugares sombrios, viu! Tenho um lado curioso por eles também!
    Parabéns, adorei!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Gabi… O Leste é incrível… amo ir para lá, além de ser bem mais barato né.
      Quanto aos lugares sombrios, amo! Ano passado bati meu récord. Fui em vários cemitérios, 3 Campos de Concentração e finalmente conheci Chernobyl. <3 A minha mãe pira! hahaha!

  7. Lidiane Albuquerque Diz

    A viagem para Cracóvia já está na minha lista faz um tempinho! Amei o post! Que linda a Basílica! Sem falar em visitar o museu fábrica da lista Schindler! Quantos dias você recomenda para visitar todos esses lugares e mais a Mina de sal ?
    Obrigad, beijo.

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Lidi.. eu fiquei 5 dias lá. Estava com amigos e foi uma viagem bem slow. Acredito que 3 dias já seriam mais que suficientes. Beijos =)

  8. Juliana Rios (Juny) Diz

    Que lugar fascinante! Adoro viagens para destinos fora da rota turística comum. Curti as dicas das atrações.

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Juny… A Cracóvia é linda e merece a visita.. Apesar da maioria dos meus destinos ser mega batidão, gosto de visitar lugares menos visitados. =)

  9. Roberta Landeweerd Diz

    Tem muito mais coisa pra fazer lá do que eu imaginava. Mas confesso que sou da turma que pularia Auschwitz. Não tenho psicológico pra lidar :'(

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Roberta. Sim, Cracóvia tem muita coisa legal para ver. E super entendo quem não tem psicológico para visitar Auschwitz. =)

  10. blogeunomundo Diz

    Com certeza Cracóvia estava na minha lista de lugares, porém ela acaba de subir posições na lista… não somente pela admiração que eu tenho pelo Karol Wojtyla, mas também pela carga histórica que a cidade possui… obrigado por este artigo… e claro… parabéns mesmo….

    1. Martinha Andersen Diz

      Que bom! Eu faço campanha para todos conhecerem a Cracóvia. Tem muita história, para o bem ou para o mal, mas necessário para nós entendermos muita coisa =)

  11. Gisele Ramos Diz

    Deve ser incrível! Eu, pessoalmente, deixaria passar a visita a Auschwitz – tenho certeza que seria uma das pessoas chorando e desistindo do passeio. Mas acho muito importante que esses lugares permaneçam, como uma lembrança de uma mancha na história que jamais poderá se repetir.

    Abraço,

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Gisele.. até eu que me considero dura na queda, choro muito nesses lugares. É impossível não se emocionar.

  12. António Machado Diz

    Reparei que várias pessoas dizem que não estão preparadas para visitar Aushwitz. Comigo acontecia o mesmo, mas quando lá fui e visitei, senti-me muito bem. Claro que custa imaginar o sofrimento daqueles que por lá passaram mas é uma maneira de vermos e acreditarmos no horror que se passou no século passado. Aconselho vivamente essa visita (Guiada, claro)

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi António.. Eu amo a Polônia. E gosto mais ainda de visitar lugares sombrios como Auschwitz. Até escrevi aqui sobre a visita Visitando o Campo de Concentração de Auschwitz. Acho que todo mundo deveria visitar para entender mais sobre o mundo. Obrigada pela visita. =)

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.