Mais 4 cidades para conhecer na Bélgica

8

Todos sabem que eu faço o maior coro para todo mundo conhecer a Bélgica. Como eu já disse, cidades para conhecer na Bélgica não faltam. O país é recheado de belas cidades históricas, muitas delas que remontam todo o caminho para a Idade Média e até mesmo além. Embora as “cidades grandes” como BruxelasBruges e Antuérpia são certamente destinos que não devem ser ignorados, visitar algumas cidades belgas menores e menos conhecidas é uma forma de conhecer o país por inteiro e toda a sua beleza. 

A cada ida ao país eu sempre tento conhecer algumas cidades novas, e nas minhas últimas viagens (maio – julho), conheci três cidades que me encantei assim que cheguei. Bem, uma delas foi puro amor. A quarta eu conheci ano passado, mas esqueci de colocar no outro post. Sempre me pergunto porque eu não vim antes. Mas como santo de casa não faz muito milagre. O que importa é que as conheci, não é?

Mais quatro cidades para conhecer na Bélgica

AALST

Uma cidade com uma história que começou em algum momento no século IX, Aalst está localizada a uma curta distância de carro ao oeste de Bruxelas, na província de Flandres Oriental. Durante a Idade Média, a comunidade cresceu e se tornou uma grande cidade em Flandres. A Câmara Municipal, que data de meados do século XII, é a mais antiga câmara municipal restante da Bélgica, enquanto o belíssimo campanário, um Património Mundial da UNESCO, foi construído no século XV. É impossível não se impressionar com tamanha beleza. 

cidades para conhecer na Bélgica

Esse século foi o auge de Aalst, num momento em que a produção de materiais têxtis tornou a cidade extremamente rica. Foi também um momento em que Dirk Martens “bolou” uma loja de impressão e tornou-a na primeira impressora no país. Ele tornou-se uma autoridade em livros impressos por autores de renome, incluindo Christopher Columbus. 

cidades para conhecer na Bélgica

A cidade, porém, é mais famosa por suas celebrações anuais do carnaval. Este festival de três dias começa todos os anos no domingo antes da Quaresma e apresenta desfiles, cerimônias simbólicas, apresentações de música e dança. É um evento de grande importância cultural e histórica para a cidade. É considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

cidades para conhecer na Bélgica

DURBUY

Durbuy foi puro encanto para mim. Amei cada instante lá. Tem a publicidade local como “a cidade mais pequena do mundo”Durbuy é pequena sim, mas não a consideraria como a mais pequena do mundo. de fato. Mas olha, se a cidade é pequena, as opções de lugares para visitar e restaurantes – bares, é grande. 

cidades para conhecer na Bélgica

Para quem curte cidade medieval, Durbuy é a cidade certa. Ela consiste de ruas e becos, casas de pedra, igrejas antigas e um castelo. Sua principal (e provavelmente apenas) atividade econômica é o turismo – dezenas de restaurantes, cafés, boutiques, joalherias, hotéis e bares atraem milhares de visitantes todos os anos.

cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica

YPRES

Ypres é uma cidade com uma bela arquitetura e uma longa e rica história. Localizada no oeste da Bélgica, teve a infelicidade de ter sido uma das linhas da frente durante a Primeira Guerra Mundial. O Ypres Salient, como a seção de linha de frente perigosa em torno de Ypres foi chamada, foi um dos lugares mais perigosos em toda a frente ocidental. Nada menos que três grandes batalhas foram travadas em torno de Ypres, três batalhas que destruiram completamente a cidade.




cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica

Ypres foi reconstruída meticulosamente após a guerra e agora é uma réplica quase perfeita da bela cidade medieval que era antes do desastre que acabou com grande parte da Europa. Hoje em dia, é o ponto de partida para qualquer visita aos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial e centenas de cemitérios de guerra que pontilham a região.

cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica

WATERLOO

Você provavelmente já ouviu o nome Waterloo antes, daquelas aulas de história que talvez você nem se importasse muito. Ou pela música do grupo ABBA, como foi o meu caso. Nem sabia o que era, mas já cantava: Waterlooooooo!! Foi aqui em Waterloo, situado nos arredores de Bruxelas, que Napoleão Bonaparte perdeu uma grande batalha e foi banido da Europa. O exército britânico foi liderado pelo duque de Wellington, que escreveu sua vitória na sede em Waterloo, dando assim a batalha, seu nome atual: Batalha de Waterloo. Em junho deste ano (2015) foi comemorado os 200 anos da batalha, com muita pompa. 

cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica

Nas vitrines das lojas, os chapéus de duas pontas como o do imperador são numerosos, assim como as estatuetas de Napoleão em seu cavalo branco “grognards”, os soldados da velha guarda, os mais experientes do “Grande Armée” (Grande Exército).

cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica

Ambos Wellington e Waterloo são nomes que agora podem ser encontrados em todo o mundo, da Estação de Waterloo em Londres a Wellington, capital da Nova Zelândia. A batalha mudou para sempre a paisagem política da Europa e os campos onde ocorreu a luta ainda existem. Os campos de batalha são praticamente o mesmo e há excelentes museus. A vista do Monte do Leão são fantásticas.

cidades para conhecer na Bélgica

cidades para conhecer na Bélgica


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

8 Comentários
  1. Mari Vidigal Diz

    Adoreeeeei! Você já sabe que partilho contigo esse amor pela Bélgica né Martinha!? #Mais4pralista

    1. Martinha Andersen Diz

      Yes!!! Sei disso e adoro. Aproveita que essa semana tem mais 2 posts novos de Bruxelas e progame uma viagem para cá (lá!).. Beijão!

  2. […] Leia também : MAIS 4 CIDADES PARA CONHECER NA BÉLGICA […]

  3. […] Leia também : MAIS 4 CIDADES PARA CONHECER NA BÉLGICA […]

  4. rosane bom husken Diz

    oi Martinha estamos indo em junho a Bruxelas. você é guia turístico?

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Rosane. Infelizmente não sou guia. Só uma apaixonada pela Bélgica mesmo. Mas vou ver as guias que conheço, para te indicar.. =)

  5. adalberto Ferreira Diz

    Muito bom. Seria legal, se pudesse informar, que cidades em sequencia poderiam ser visitadas de trem saindo de bruxelas.

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Adalberto. Então, parece uma pergunta fácil, mas não é. A Bélgica apesar de um ovinho, tem suas peculariedades. Depende muito pra direção que você quer ir. É meio do caminho entre Bruxelas e outro país, ou apenas quer conhecer a Bélgica? Assim ficará mais fácil para eu te responder. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.