Conhecer um Wildpark ou caminhar nas Florestas da Alemanha: qual é seu tipo?

0

Apesar de termos uma natureza deslumbrante no Brasil, nossas florestas não permitem muito a penetração, já que temos uma mata bem densa. E experimentar uma caminhada no meio de uma floresta e com animais por perto é uma aventura possível na Alemanha. E aqui você pode escolher uma floresta comum ou mesmo um parque preparado para tanto. Um dos melhores parques para fazer isto nas proximidades de Frankfurt é o Wildpark Alte Fasanerie, em Hanau.

Wildpark paisagens4

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Caminhando numa floresta alemã

 

A Alemanha é um país que preza muito pelas suas florestas e o alemão adora caminhar dentro delas. Todas elas são bem mapeadas e cheias de trilhas. Elas ligam cidadezinhas e muitas pessoas tem o hábito de andar diariamente entre elas. Ao se entrar em qualquer uma delas, se vê pessoas passeando de bicicleta, correndo ou somente passeando pelas suas trilhas.

Então não necessariamente precisa-se ir num parque como o que eu vou descrever abaixo para se ter uma experiência de “caminhar pela floresta”. Basta parar numa das muitas paradas de carro que se vê ao longo das estradas que cortam as floresta e sair caminhando trilha afora. Isto faz parte da cultura local e não requer nenhuma preparação, basta usar algo confortável nos pés.

São trilhas largas, geralmente com piso de cascalho e volta e meia se encontram placas sinalizando a direção das cidades próximas com quilometragem.

Não espere encontrar nenhum tipo de comércio vendendo água, lanches ou algo assim. As florestas são lugares “sagrados” e ali tem só animais silvestres e as árvores. Somente as trilhas são feitas pelo homem para permitir o acesso, mas nada mais é permitido.

Existem muitos animais nas florestas, mas vê-los é como fazer um safari na África. Tem de contar com a sorte para ver algum coelho selvagem ou algum cervo.

Para quem deseja ter a experiência de caminhar na floresta num lugar preparado, então um Wildpark é a solução. Neste tipo de parque você vai ter uma recepção onde se recebe um mapa, explicações. Ali também tem banheiros e lanchonetes. Nas trilhas existem placas explicando a fauna e a flora, e tem-se a certeza de ver-se muitos animais.

O que seria um Wildpark?

 

Wildpark significa parque de vida selvagem e nestes lugares pode-se vivenciar a vida no meio da mata de forma mais natural possível. Mesmo com um pouco de estrutura, a visa selvagem ali é deixada quase intocada.

A floresta só é manuseada de forma a crescer de forma saudável, somente as árvores que não estão de alguma forma saudáveis, ou estão prejudicando o desenvolvimento de outras são cortadas.

Wildpark paisagens3

O Estado de Hessen conta com 2 Wildparks, um em Weilburg e outro em Hanau. Eu já visitei os dois e achei os dois incríveis. Nestes parques pode-se observar e descobrir mais de 50 espécies diferentes de animais. A maioria deles são animais nativos, mas pode-se encontrar também animais que já foram nativos e por alguma forma desapareceram da região, sendo reintroduzidos nos parques. Nestes lugares pode-se até ver algumas espécies de animais selvagens, como lobos.

O Wildpark mais próximo de Frankfurt é o Wildpark Alte Fasanerie, em Hanau, e é sobre ele que vou falar, já que seria mais fácil para quem vem fazer turismo na Alemanha.

Wildpark Alte Fasanerie
Wildpark Alte Fasanerie, em Hanau, perto de Frankfurt

Procurando hotel em Frankfurt? Temos vários posts com excelentes indicações!

 

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você! Reservando seu hotel na Alemanha ou Frankfurt por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog! E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Wildpark Alte Fasanerie

 

O Wildpark Alte Fasanerie fica nos arredores de Hanau, uma cidade a 25 quilômetros de Frankfurt. O parque é administrado pelo HessenForst, que é parte da administração do Estado de Hessen e, portanto, legalmente dependente. O HessenForst faz parte do Ministério Hessiano do Meio Ambiente, Proteção Climática, Agricultura e Proteção ao Consumidor e cuida de todas as florestas dentro do Estado, sejam elas parques fechados ou não.

História

O Wildpark Alte Fasanerie foi criado em 1705 pelo Arcebispo Lothar Franz von Schönborn. E no início possuía 40 hectares somente. Esta era uma área que sofria com inundações constantes, até que foi feito um muro de basalto, com 3800 metros de comprimento e que resolveu o problema. Hoje, o parque é hoje muito popular entre os moradores da região e atrai grupos escolares, famílias, e apreciadores da natureza de todo o mundo.

Tamanho do Wildpark

O lugar é muito bem cuidado e enorme! São cerca de 107 hectares bem demarcados com trilhas onde pode-se encontrar cerca de 40 espécies da Europa Central e do Norte com mais de 350 espécimes. Dentro dele tem 15 quilômetros de trilhas que percorrem todo o parque.

Wildpark trilhas2

Wildpark-hanau-mapa

As trilhas dividem as áreas de diferentes animais e alguns são cercados para oferecer segurança aos animais e aos visitantes, já que ali residem lobos, gatos selvagens, alces, porcos selvagens, etc. Estas áreas individuais são bem espaçosas e oferecem espaço suficiente para os animais viverem de forma natural. A área dos veados tem cerca de 12 hectares e é tão grande quanto a área total do jardim zoológico de Frankfurt (Zoo Frankfurt), por exemplo.

Wildpark cervo1

Paisagem

Caminhar pelas largas trilhas do parque é uma delícia! Você vai caminhando e vai passando por diferentes áreas de animais, pelo meio da floresta, com árvores enormes e lindas. Mas ainda pode-se ver prados e lagoas. Caminhar por ali não é nenhum problema, basta estar com sapatos confortáveis, já que as trilhas são planas e de cascalho.

Animais

A grande curiosidade é quais animais se encontram ali, e a maioria são os animais silvestres das florestas alemãs. E estes seriam veados, corços, javalis, bisões, lobos, alces, linces, entre outros. Estes animais maiores tem áreas maiores para cada um deles, e nem sempre consegue-se enxergar os lobos, por exemplo. Muitas vezes eles estão escondidos no meio da mata da sua área.

Em recintos menores estão gatos, guaxinins, raposas, texugos, furões e martas de pedra. Existem ainda aviários com faisões, corujas, corvos e vários pombos. Tem também uma grande área com cabras onde pode-se entrar e passar a mão nos animais. As crianças adoram!

Outra atração é quando as garças resolvem fazer seus voos entre as copas das árvores e arrancam risos de alegrias dos pequenos e olhares de deleite dos adultos.

Alimentação programada

Como nem sempre é fácil ver algum dos animais, a administração do Wildpark promove em horários determinados uma alimentação programada. Desta maneira, pode-se acompanhar os instrutores alimentando os bichos e vê-los mais de perto. Na bilheteria e dentro do parque existem placas avisando dos horários e dos dias que estas alimentações programadas acontecem. Elas são gratuitas e para acompanhar basta estar presente no local e horários marcados.




Falcoaria

Desde 2004, existe uma falcoaria no Wildpark, ela conta com uma área própria e pode ser visitada. Para os amantes dos falcões, saibam que a falcoaria organiza regularmente manifestações de voo para o público. Os horários e dias da semana podem ser vistos na bilheteria e na falcoaria.

O mais famoso habitante do Wildpark é a águia dourada Átila, que desde 2006 é a mascote do time de futebol da cidade de Frankfurt, o Eintracht Frankfurt. O Átila está sempre presente na apresentação do time no início de cada jogo e é ovacionado como super-star!

Forstmuseum (Museu Florestal)

Junto da bilheteria está um museu florestal muito bem cuidado e cheio de explicações. Neste lugar são ensinadas informações sobre a história da floresta, o manejo florestal moderno e as profissões florestais passadas.

Várias áreas são abordadas de forma instrutiva, mas as explicações estão somente em alemão, infelizmente. O museu parece uma cabana florestal, toda feita de madeira, e tem 250 m² de área. E para delírio dos pequenos, tem até um lobo empalhado (além de outros bichos) e vários brinquedos lúdicos.

Mais atrações para crianças

O Wildpark conta com alguns parquinhos espalhados dentro de suas instalações. E ali as crianças podem se divertir e os pais descansar da caminhada dentro do parque. Nos finais de semana pode-se também fazer passeios de pônei (pago à parte).

Estrutura

A área é toda uma floresta, mas em alguns pontos existem banheiros e lanchonetes. As lanchonetes vendem sorvetes e lanches básicos, além de cafés e bebidas geladas. Existem também diversos bancos dentro do parque para se fazer pausas e descansar.

Em quase toda esquina onde as trilhas se encontram tem placas sinalizando as direções dentro do parque. Outro ponto que merece nota são as placas explicando sobre diversos temas relativos a floresta que volta e meia se encontra no meio das trilhas.

Wildpark trilhas4

Em algumas áreas, como onde estão os lobos, os porcos selvagens, gatos selvagens e etc., existem um tipo de plataforma que serve de mirante para facilitar a procura pelos animais. Já que é uma grande ajuda poder vê-los de cima.

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Eu testei algumas vezes e aprovei. Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Informações Práticas

 

Endereço

Fasaneriestraße 106
63456 Hanau/Klein-Auheim

www.hessen-forst.de/wildpark-alte-fasanerie-wildpark-7795.html

Horário

 

De 1º de março a 31 de outubro

A bilheteria abre de segunda a sexta-feira das 09:00 às 18:00.

Sábado, domingo e feriados das 09:00 às 18:00.

O parque fecha às 19:00.

De 1º de novembro a 31 de dezembro

A bilheteria abre das 09h00 até 16:00. Nas quartas-feiras abre das 10:00 às 16:00.

Aos sábados, domingos e feriados abre até às 17:00.

O parque fecha às 17:30.

De 1º de janeiro a 28 de fevereiro

A bilheteria abre das 09:00 às 16:00 e até às 17:00 aos sábados, domingos e feriados.

O parque fecha às 17:30.

Wildpark horário

Entrada

 

Adultos: €7

Reduzido: €4

Idosos: €5

Entre 3 e 17 anos: €3,50

Menores de 2 anos não pagam.

Wildpark Bilhetes

Wildpark Bilheteria

Estacionamento

 

O parque conta com duas entradas e em ambas tem estacionamento amplo e gratuito.

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.