Dicas de Viagem

Reflexões sobre viajar durante a gravidez

0

As pessoas acostumadas a viajar desenvolvem um ritmo próprio de viagem, sem muita preocupação com nada que seja aproveitar e aproveitar. Mas daí se descobrem com mais um viajante a bordo e muitas dúvidas surgem. Devo ou não devo viajar durante a gravidez? É seguro para mim e para o bebê? Devo fazer minhas compras de enxoval do bebê fora do Brasil?

 

Vou contar aqui as minhas experiências de viagens enquanto estive grávida. Nem de longe pretendo ditar regras e aconselhar, ou desaconselhar, casais grávidos. Pretendo somente, quem sabe, acalmar o coração de algumas grávidas que se sentem pressionadas a fazer algumas viagens durante a gravidez que nem sempre são de sua vontade neste determinado momento de suas vidas.

 

Cada grávida deve seguir seus limites e as recomendações de seu médico, então as questões de se dever ou não em relação ao período de gestação e condições de saúde devem ser conversadas antes de se tomar qualquer decisão.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, principalmente durante a gravidez! Ele é obrigatório nas viagens para a Europa e recomendado em vários lugares do globo. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Minha experiência

 

Eu não fui uma grávida jovem e já tinha 40 anos quando engravidei. Eu já havia viajado bastante, e senti que havia chegado a hora de sonhar outros sonhos. Mas nem tudo na nossa vida acontece como a gente quer e na hora que a gente quer. Depois de inúmeras tentativas e anos de tratamentos desgastantes, eu já havia até desistido do sonho de ser mãe, quando me vi com o resultado positivo na mão. Explico isto para dizer que minha expectativa de viajar no período de gravidez pode ser resultado de tudo isto dito acima e que quem sabe eu poderia ter sido uma grávida viajante diferente, num outro contexto.

 

A realidade é que eu tive uma gravidez super saudável, tudo correu maravilhosamente bem, mas eu não tive a menor vontade de viajar. Eu só queria ficar no meu sofá! Eu olhava para os vários posts que encontrava sobre compras de enxoval em Miami, semanas em destinos exóticos e só me perguntava: – de onde sai a energia destas grávidas?

 

Babymoon

 

Eu vejo muito nas redes sociais vários casais que viajam mundo afora para fazer sua última grande viagem antes do bebê chegar e tudo mudar. Devo dizer que a ideia é ótima. Mas acredito que esta viagem não devia ser uma obrigação e meu conselho seria: – só embarque nesta se você tiver disposição.

 

Eu sempre me achei cheia de energia, e devo reconhecer que sou sim. Dou conta de várias coisas no meu dia-a-dia e corro o dia todo atrás de um furacão de quase dois anos. Mas mesmo tendo tido a melhor das gravidezes (zero enjoos, zero problemas), não tive motivação nenhuma pra fazer o prometido retorno às Maldivas ou qualquer um dos paraísos ao redor do globo. Nenhum lugar do mundo parecia melhor que o sofá da minha sala.

 

Só de pensar em pegar um voo ou viajar horas de carro, eu já desanimava. Então o máximo que embarquei, foi para agradar o marido e ir até nossa ilha de estimação na Grécia, Karpathos, que fica a 3 horas de voo. Duas vezes. Fui com 3 e 6 meses de gravidez.

 

viajar durante a gravidez Karpathos1
Karpathos, na Grécia

Inúmeras vezes sentei com meu marido para planejar esta viagem, e acabava não comprando a passagem por não me animar a ir em nenhum dos lugares propostos. Ou eram longe, ou eram muito quente, ou não eram muito seguros para grávidas…

Reserve seu hotel no Booking.com, um comparador de hotéis que te garante o menor preço e na maioria dos hotéis e apartamentos tem a opção de cancelamento gratuito.

Segurança para grávidas

 

Antes de engravidar, eu era daquelas que embarcava sem me preocupar se haveria um hospital por perto de onde eu estaria, se no lugar teria um supermercado para comprar comidas saudáveis, um restaurante adequado.

 

Quando eu engravidei pela primeira vez, viajamos da Alemanha (onde moramos) para a Venezuela. Ficamos mais precisamente em Isla Margarita. Isto foi no ano de 2012 e o país já estava em crise, mas eu não esperava encontrar o que encontrei. Ou melhor, não encontrar quase nada!

 

Eu andava de supermercado em supermercado tentando achar frutas e verduras para comprar, e só via bebida alcoólica e batatas em lata para vender! Era um escassez de tudo e uma grande dificuldade para se alimentar de maneira correta. Ali percebi que devia pesar melhor minhas escolhas de destinos em situações como esta.

 

Outra grande dúvida foi minha amada África. Queríamos muito ter voltado para lá, mas existem várias áreas no continente que são indicadas certas vacinas. E eu, como grávida, não tinha o menor desejo de me expor a qualquer tipo de risco em destinos exóticos, mesmo tendo estado lá antes e nunca ter tomado nenhuma precaução.

 

Até mesmo Karpathos, onde estive por duas vezes grávida, foi uma grande dúvida. Afinal ela é uma ilha e não possui nenhum hospital. NENHUM! Em caso de urgência, é utilizado um helicóptero que leva os pacientes para a ilha vizinha (mas não tão próxima assim) de Rodes. Eu só fui porque o amor por Karpathos é maior e a ilha é realmente uma tranquilidade. Tudo que eu queria naquele momento.

 

viajar durante a gravidez Karpathos2
Ilha de Karpathos, na Grécia

Viagem para comprar Enxoval do Bebê

 

Eu também cogitei ir aos EUA comprar o enxoval da minha filha. Afinal, eu lia tanto sobre os preços, sobre a variedade de coisas e sobre casar uma viagem de compras com diversão, que até fiquei tentada. Justo eu, que nunca viajo para comprar nada! Isto é o poder de persuasão dos blogs!

 

Mas eu caí em mim e percebi que eu realmente não precisava fazer esta viagem. Tudo que eu precisava não era um décimo do que aquelas listas de enxoval mostravam, e eu encontraria fácil o que era realmente necessário perto de mim. E num preço quase igual. Então relaxei e não fiz a viagem.




 

Ok, eu moro na Alemanha, e minhas opções são maiores neste aspecto do que muitas grávidas que moram no Brasil. Tenho de admitir que o preço e a qualidade das coisas no Brasil andam a desejar. E quem sabe eu teria me aventurado a fazer a viagem se morasse no país.

 

+ Viajoteca indica: visitando a Alemanha com Bebês!

A realidade é que um bebê precisa de muito menos que a gente lê por aí. Tem muita coisa que realmente facilita nossa vida quando eles chegam, mas a grande maioria dos itens destas listas é dispensável. Pare e pense se é realmente necessário ter tantos jogos de roupas por dia, tantos bodys, tantos kits mágicos.

 

Eu ganhei tanto presente e roupinha de amigas que tinham bebês maiores, que deixei muita coisa guardada com etiqueta na gaveta. Nunca usei uma única mamadeira, pois a minha filha nunca quis tomar leite. Nem em copo. Bombinha de sucção de leite? Nunca precisei.

 

Hoje me pergunto porque perdi tanto tempo lendo antecipadamente qual seria o melhor bico de mamadeira, qual daria menos cólica, se nem nunca precisei da informação.

 

viajar durante a gravidez Wiesbaden
Em Wiesbaden, Alemanha

O que eu fiz sobre viajar durante a gravidez

 

Eu aproveitei sim para viajar durante a gravidez. Mas minhas viagens foram mais para ver amigos em viagens de voos curtos. E eu fui algumas vezes ver amigos em Turim, na Itália, na Holanda e pela Alemanha. Andei bastante por cidades próximas e como estava num ritmo desacelerado, percebi vários detalhes que sempre me passavam batido. E desta forma já mudando minha forma de viajar e ver os destinos, o que aconteceu inevitavelmente com a chegada da minha filha.

 

viajar durante a gravidez Turim
Basílica de Superga, em Turim

 

+ 1 Cidade : 1 Atração = Turim : Basílica De Superga

 

E claro, recebi inúmeras visitas maravilhosas, que encheram minha casa de amor e paz!

 

viajar durante a gravidez visitas
Das muitas visitas de amor que recebi em Frankfurt!

Faça só o que você se sente a fim de fazer!

 

Aprendi que a ansiedade de fazer o melhor anda de mãos dadas com a gente durante a gravidez, mas o ideal é ir atrás do que se necessita quando o problema aparece. E o mesmo acontece com as viagens. Faça o que seu coração diz!

 

Se você acha que tem energia e vigor de sobra para atravessar o mundo neste período, vá em frente! Aproveite mesmo, porque os meses pela frente serão bem cansativos, por mais dorminhoco e calmo que seu bebê seja.

 

Então se você está grávida, e pensa em viajar, leve em consideração estes fatos para você se sentir segura em ir para o destino. Muitas vezes a gente sonha em fazer aquela mega viagem de Babymoon, que pode se tornar mais estressante do que prazerosa.

 

Agora, se seu organismo te pede calma, não entre na loucura da sociedade de viajar durante a gravidez só por pressão. Faça só o que você se sente a fim de fazer!

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui