Página Principal Canadá Viajar de Trem pelo Canadá – Os Melhores roteiros!

Viajar de Trem pelo Canadá – Os Melhores roteiros!

por Mirella Matthiesen
0 comment

Viajar de trem pelo Canadá é uma das formas mais memoráveis de conhecer o país. A famosa rota “The Canadian” cruza o Canadá de leste a oeste, proporcionando uma jornada épica por quase todo seu território. Há também roteiros mais curtos para os amantes da natureza ou para quem busca por cidadezinhas pitorescas e bucólicas. Além, é claro, de ser um ótimo meio de transporte entre uma cidade e outra.

Quem nos acompanha aqui no Viajoteca sabe que temos infinitos posts sobre o Canadá, pois além de ser o lugar que chamo de casa, é um país incrivelmente acolhedor, bonito e seguro.

Muita gente acaba só “descobrindo” o Canadá quando começa a pensar em estudar no exterior, mas quem ainda não o incluiu na listinha de lugares para ir urgente, não sabe o que está perdendo!

Não esqueça o Seguro Viagem, faça sua cotação hoje mesmo!

Viajar de Trem pelo Canadá

Na costa oeste canadense podemos começar por Vancouver e Victoria, umas das cidades mais bonitas do país, lugares onde a natureza e a vida urbana de misturam de forma admirável. Enquanto as Montanhas Rochosas são tão impressionantes que me faltam palavras para descrever sua grandeza e seus lagos multi-coloridos.

Enquanto do lado leste, encontramos a cosmopolita Toronto, as famosas Cataratas do Niágara e a bela capital federal, Ottawa. Sem dúvida, a influência francesa ganha força e forma em Montreal e Quebec City. E finalmente, as províncias do Atlântico nos garante o prazer da vida em Halifax, Lunenburg e Mahone Bay.

Empresas de trem do Canadá

Há duas empresas ferroviárias de passageiros para se ter mente ao viajar de trem pelo Canadá.

A Via Rail é a empresa que representa o governo canadense oferecendo os roteiros turísticos e também o serviço inter-city (transporte entre cidades). Ao passo que a Rocky Mountaineer é uma empresa privada que oferece viagens de luxo e diurna pelas montanhas rochosas canadenses.

Contudo, não posso deixar de mencionar a Amtrak que é a empresa americana de trem de passageiros que opera várias rotas entre Canadá e Estados Unidos, entre elas a viagem de trem entre Montreal e Nova York, por exemplo.

Melhores promoções de passagem área para o Canadá!

Montanhas Rochosas Canadenses
Lake Agnes – Imagem por Paul Zizka (Banff & Lake Louise Tourism)

Melhores Roteiros de Trem pelo Canadá!

Antes de começar a falar dos roteiros de trem pelo Canadá, vou compartilhar uma imagem abaixo que encontrei em uma das brochuras do Via Rail e que ilustra bem algumas rotas que você pode escolher.

Um dos trechos mais bonitos para se fazer em uma viagem trem pelo Canadá, com certeza é o roteiro que passa pelas Rochosas Canadenses e que liga as cidade de Vancouver a Jasper no lado oeste do país. Tanto é que as duas empresas ferroviárias canadenses cobrem esse trajeto, tanto a Via Rail quanto a Rocky Mountaineer.

Roteiros de trem no Canada

The Canadian

Toronto – Vancouver

Descubra em 40 segundos algumas paisagens do The Canadian!

The Canadian é a rota de trem mais épica do Canadá. Ela atravessa o país e leste a oeste em quatro dias, cobrindo cinco províncias: Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e British Columbia.

Lembrando que o Canadá é um dos maiores países do mundo, tente imaginar a quantidade de paisagem diferente que você verá pelo caminho. Certamente, essa é a viagem de trem mais desejadas dos canadenses (inclusive a minha).

A jornada sai do centro de Vancouver ou Toronto e percorre pradarias, a região dos lagos, algumas cidades pitorescas e o grande triunfo, sem dúvidas, são os picos nevados e natureza majestosa das Montanhas Rochosas.

Recomendo fazer essa viagem entre metade de junho e metade de setembro, para assim, pegar a paisagem das rochosas e das pradarias no seu esplendor, mas esse é o período da alta temporada, então é preciso se planejar com antecedência.

Os trechos dessa viagem de trem pelo Canadá podem ser comprados separadamente, sendo assim, recomendo fortemente gastar pelo menos 3 noites em Jasper antes de seguir viagem.

Há diferentes classes de vagões que se encaixam em (quase) todos os bolsos, e obviamente, quanto mais se paga, mais amenidades, privacidade e exclusividade você recebe.

Na baixa temporada você consegue fazer esse trajeto por menos de C$300 na classe econômica (coisa rara, melhor se programar para gastar pelo menos C$500), mas certamente, esse preço pode passar dos C$2,000 para os vagões mais luxuosos e com mais amenidades incluídas.

Inegavelmente, o The Canadian é uma experiência!

Rocky Mountaineer

Vancouver – Rochosas (Banff ou Jasper)

Nesse ano de 2021, a Rocky Mountaineer está comemorando 30 anos de história e serviço de excelência pelos trilhos do Canadá! E sua fama merece realmente todos os elogios, pois há anos eles promovem viagens de trem pelas rochosas que combina luxo, exclusividade e paisagens inesquecíveis.

Você pode escolher 3 roteiros entre as cidade de Vancouver e Jasper ou Vancouver e Banff.

Diferentemente da Via Rail, que você dorme no trem, a Rocky Mountaineer só faz passeios de trem diurnos. Dessa forma, você receberá todo conforto, culinária gourmet e vagões panorâmicos durante o percurso, mas a noite, todos descansam em hotéis.

Os pacotes mais curtos tem duração de 2 a 3 dias e o valor começa por C$1,800.

The Corridor

Windsor a Quebec City

A linha The Corridor é a rota ideal para conhecer as principais cidades do leste do Canadá de trem. Realmente um corredor ligando as cidade de Windsor a Quebec City.

Um dos roteiros mais procurados passam pelas cidades de Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec City. Decerto, a grande vantagem do trem em relação aos vôos é todas as estações de trem ficam no centro da cidade, com exceção de Ottawa. Sendo assim, uma forma muito mais prática e barata de chegar na sua acomodação.

Nesse roteiro acima, só faltaria mesmo Niagara Falls, mas isso você pode fazer um tour bate e volta a partir de Toronto, para isso basta entrar em contato conosco e agendar seu tour para região de Niagara.

Vale lembrar também que essa rota de trem pelo Canadá oferece wi-fi gratuito e, na classe executiva, refeições a bordo.

Mais dicas para quem chegar em Toronto:

Booking.com

THE MARITIME WAY

Montreal – Halifax

Principais cidades do Canadá - Halifax
Halifax, Nova Scotia


São 22 horas de viagem que separam as cidade de Montreal a Halifax, mas você pode com certeza fazer duas paradas, entre elas Quebec City e Moncton.

Esse trajeto chamado The Maritime Way é com certeza onde as culturas anglofônicas e francofônicas do Canadá se encontram.

As províncias do Atlântico, conhecida como Maritimes, é um banho de cultura escocesa, acadiana, francesa e irlandesa, tudo isso junto e misturado.

Apesar de ser fã de viajar de trem pelo Canadá, acredito que essa região seja mais fácil de ser explorada com carro alugado, especialmente depois que se chega em Moncton, New Brunswick. Com certeza, a magia dessas províncias são as cidadezinhas e a natureza que as circundam.

The Ocean possui serviço de refeições, wi-fi em um dos carros e vagão restaurante. As classes são Sleeper Plus (com dois tipos de cabine: com e sem chuveiro) e Econômica.

Se inspire com posts da região das Maritimes:

THE GREAT WHITE NORTH

Winnipeg – Churchill

Aurora Boreal no Canadá, Churchill - Manitoba
Churchill – Manitoba – Imagem por Alex de Vries

Um dos meus sonhos de consumo no Canadá é conhecer Churchill, não pela cidade mas pelas oportunidades que ela proporciona de ver urso polar, aurora boreal e baleias belugas.Contudo, o grande dilema é que nem sempre essas três atividades são possíveis de serem vistas na mesma época do ano, o que dificulta e atrapalha ainda mais os planos de ir para lá.

Chegar em Churchilll não é uma tarefa fácil, mas essa jornada de duas noites que a rota de trem The Great White North oferece é uma das opções mais baratas, porém, bem longa!

Eu não tenho medo de lugar difícil de chegar, já fui até parar em Tonga (risos), então, quem sabe um dia eu também vou para Churchill! 🙂

[Mais informações: The Polar Express]

Outras Viagens de Trem pelo Canadá

Viajar de trem pelo Canad

Acima deixei a inspiração dos 5 principais roteiros para viajar de trem pelo Canadá, mas para sua alegria, há ainda mais opções para explorar e deixo abaixo para vocês se inspirarem:

Jasper-Prince Rupert 

Uma viagem que te levará para conhecer os belos rios da Costa do Pacífico na Colúmbia Britânica.

[Clique aqui para mais informações]

Montréal – Senneterre

Senneterre é uma experiência inesquecível que passa por várias reservas das primeiras nações canadenses e refletirá sobre os principais momentos da rica história de Quebec. Essa viagem deve ser linda durante as cores do outono.

White Pass and Yukon (EAU & Canadá)

Esse trajeto foi construído para servir aos garimpeiros durante a Corrida do Ouro de Klondike de 1897. São 67 milhas (108km) que começa no porto de cruzeiros de Skagway, no Alasca, e sobe pelo White Pass até Carcross em Yukon.

Passeio bem procurado quem vai fazer cruzeiro para o Alasca.

[Mais informações]

Curtiram viajar de trem pelo Canadá?

E aí, curtiram essas inspirações de roteiros para viajar de trem pelo Canadá? Quem aí ficou com vontade de embarcar em uma dessas jornadas?

Depois me conta se já fez uma dessas viagens ou se sonha com algumas delas! Vem papear comigo nos comentários no final desse post!


LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies