Logo

Viagem pela Nova Zelândia: Como se locomover pelo país

by / 22 Comentarios / 16 de julho de 2014

A Nova Zelândia é um país relativamente pequeno e muito fácil de se explorar. Seja de carro, motorhome, ônibus, avião, moto ou bicicleta, o que não faltam são opções de transporte para se conhecer o país dos Kiwis. Com a maioria de seus principais destinos a poucas horas de distância entre sí, a Nova Zelândia é, na minha opinião, um destino perfeito para uma Road Trip.

Viagem Nova Zelândia (3)

E como vira e mexe recebo comentários perguntando qual a melhor forma de se explorar as belezas naturais numa viagem pela Nova Zelândia, resolvi fazer este rápido guia com dicas e as principais diferenças entre as opções de transporte disponíveis por aqui. Desta forma, espero ajudar você a escolher qual forma de transporte mais adequada para quando você visitar a Nova Zelândia.

Viagem Nova Zelândia (13)

Viagem de carro pela Nova Zelândia

Como mencionei no inicio do texto, explorar a Nova Zelândia numa Road Trip é sem dúvida uma das melhores maneiras de se conhecer as belezas deste país. As vantagens de se alugar um carro é que seu itinerário pode ser facilmente adaptado para atender suas necessidades e descobertas. E tenho que dizer que como este país te surpreende a cada canto, explorar destinos e atrações fora dos circuitos turísticos habituais, pode ser uma aventura extremamente recompensadora.

A Nova Zelândia conta com uma abrangente malha viária muito bem conservada e abrangente. Com aproximadamente 94 mil km de extensão, sendo que destas 11.000 km são as de estradas federais chamadas aqui de state highways e o restante de estradas locais. Pouco menos de 200 km são de pistas duplicadas, chamadas aqui Motorways.

Uma das coisas que eu mais gosto nas viagens de carro pela Nova Zelândia é que além de uma malha rodoviária de alto padrão, quase não existe tráfego nas estradas fora das principais cidades. Principalmente na ilha sul, onde dirigir é muito mais relaxante do que qualquer outro país que já visitei antes na vida. O melhor de tudo é que além de tranquilo para dirigir, praticamente não existem pedágios na Nova Zelândia. Até onde eu saiba, só existe pedágio na Motorway SH 1 ao norte de Auckland e próximo a Hamilton, mas custa baratinho 2.20 NZD.

Como a Nova Zelândia é uma ex colônia britânica, aqui se dirige na mão inglesa (direita). Como o país é signatário da convenção de trânsito de Vienna, brasileiros podem dirigir no país com a carteira de motorista brasileira acompanhadas da PID (Permissão Internacional de Direção).

O país conta com diversas locadoras de automóveis nos principais aeroportos e cidades do país como as tradicionais Hertz, Avis, Budget e afins. Embora tenha usado estas por um bom tempo, hoje em dia em nossas viagens pelo país quando possível temos usado bastante a Apex, uma locadora de veículos local que além de ótimo serviço tem preços bem mais interessantes.

Viagem Nova Zelândia (4)

.

Viagem de motorhome pela Nova Zelândia

Assim como o aluguel de carros, o aluguel de Motorhomes, conhecidos por aqui como campervans proporciona total liberdade para você fazer uma road trip pela Nova Zelândia. O bacana de alugar um campervan, é que você pode teoricamente viajar sem roteiro definido e parar em qualquer lugar.

Explorar a Nova Zelândia da sua maneira e visitar lugares mais remotos que você provavelmente não poderia de outra maneira, é sem dúvida uma das grandes vantagens de viajar de Motorhome pelo país.

A Nova Zelândia é mundialmente famosa por ser um dos países mais bem preparados para o turismo em Motorhome. Com uma extensiva rede de camp-sites (locais de parada) onde além de instalações sanitárias, existem lavanderias, pontos de água e energia para se passar a noite com maior conforto.

Além do quesito conforto, entre as desvantagens de alugar um motorhome temos: O imposto chamado de road user charge que se aplica a todos os veículos movidos a Diesel na Nova Zelândia cujo preço atualmente está na faixa de 55 NZD para cada 1000 Km rodados (muitas vezes já absorvido na diária do aluguel do motorhome). Dificuldade para conseguir se locomover e estacionar nas cidades maiores e estradas secundárias.

Veja também: Preparativos para fazer uma viagem de motorhome pela NZ

Além disso, em vários lugares além do aluguel do Motorhome em sí, você ter que pagar por um “camp-site” para poder passar a noite. Embora cada vez mais restrito, ainda existem lugares onde o famoso freedom camping é permitido. No entanto, antes de parar em qualquer lugar ao longo da viagem é sempre aconselhável verificar que acampar é permitido em um centro de informações local (i-site) antes de estacionar seu campervan para passar a noite.

Acampar em local não permitido, principalmente com Motorhomes sem instalações sanitárias pode render multa de mais de 200 NZD.

Sendo assim, essas taxas do camp-site somadas ao aluguel do Motorhome em si, dependendo época em que você está viajando pode fazer a brincadeira sair mais cara do que alugar um carro e ficar no conforto de um hotel ao longo da viagem.

Em outras palavras, no final do ano, auge da temporada de verão ou em qualquer outro período de férias você vai logo descobrir que viajar de Motorhome na Nova Zelândia pode se tornar uma experiência onerosa. Agora se você estiver viajando na baixa temporada, você pode fazer bons negócios e ter uma experiência completamente diferente e inesquecível.

Dentre as várias empresas de aluguel de mortorhomes na Nova Zelândia, temos a Maui, Britz, Kea, United, Alpha, Apollo, Jucy entre outras. Várias delas fazem parte da mesma empresa como o caso das 5 primeiras que na verdade são controladas por uma única empresa. Mas cada uma das marcas tem um mercado / público alvo e os preços e nível de conforto variam bastante entre sí.

Eu ainda não tive a experiência de explorar a Nova Zelândia num campervan, mas no final de Janeiro do ano que vem (2015) já estamos com uma Road Trip de Motorhome de 8 dias programada para a ilha sul. Depois conto com detalhes como foi. 😛

UPDATE: Veja como foi nossa viagem de Campervan pela Ilha Sul da Nova Zelândia

Viagem Nova Zelândia (15)

.

Viagem de avião pela Nova Zelândia

Viajar de avião dentro da Nova Zelândia é super tranquilo. Além deles praticamente não pedirem nenhuma forma de identificação do passageiro. Ela é sem dúvida a forma mais rápida e barata de ir da ilha norte para ilha sul ou vice e versa.

Além disso, viajar de avião sobre a Nova Zelândia num dia de céu aberto é literalmente uma atração em sí. É praticamente como se você estivesse num vôo panorâmico. Minha dica é se viajar de dia, procure marcar seu assento na janela.

Veja também: Como é viajar de avião pela Nova Zelândia

Segundo a wikipedia existem pelo menos uns 70 aeroportos domésticos em toda a Nova Zelândia. A Air New Zeland, cia Nacional da Nova Zelândia opera em pelo menos 25 destinos no país operando basicamente aeronaves dos modelos B-737, A 320 para os aeroportos principais e ATR72, Q300 e Beech1900D para aeroportos menores.

Além da Air New Zealand e suas subsidiarias, a Jet Star New Zealand opera vôos regulares em Auckland, Wellington, Christchurch, Dunedin e Queenstown operando o A-320 e de uma forma geral costumam ser um pouco mais em conta.

Além da Air New Zealand e Jet Star existem ainda algumas companhias aéreas regionais para vôos de curta duração, empresas que operam vôos panorâmicos e empresas de taxi aéreo, inclusive helicópteros, para vôos fretados.

Viagem Nova Zelândia (8)

Viagem de ônibus e excursão pela Nova Zelândia

A Nova Zelândia oferece um sistema de ônibus operado por empresas como a InterCity e Naked Bus que percorrem praticamente todo o país conectando as principais cidades. De uma forma generalista, viajar de ônibus pela Nova Zelândia pode ser muito mais acessível do que dirigir ou voar. A principal vantagem é além da economia, você pode curtir a paisagem e é especialmente indicado para solo travellers.

Além de passagens avulsas, é possível também se comprar um passe para viagens ilimitadas em um determinado período de tempo ou região por um preço fixo.

Outra alternativa bastante popular para turistas, especialmente backpackers que visitam o país são tours especializados. Estes tours são oferecidos por vários operadores e visitam alguns dos principais pontos turísticos do país com um motorista / guia que a medida que dirige vai fazendo comentários sobre a geografia, história e outras curiosidades durante a viagem.

Se você estiver procurando por um pacote turístico pelas principais atrações turísticas da Nova Zelândia, há uma série de empresas que oferecem passeios programados em ambas as ilhas. Procure escolher uma que opere em grupos menores e mais exclusivos.

Neste tipo de viagem, muitas vezes as suas refeições e alojamento já estão incluídos no preço total do tour. O legal de viajar desta maneira é que muitas vezes você vai conhecer pessoas com estilo de viagem similar ao seu, que ao final da viagem acabam se tornando amigos para a vida toda.

Dentre os grande operadores oferecendo esses tours pela Nova Zelândia temos a KiwiExperience, Stray Travel, G Adventures , Naked Bus e afins. Dentre os operadores menores temos a Haka Tours, uma empresa 100% Kiwi especializada em turismo de aventura com a qual fui esquiar na ilha sul.

Viagem Nova Zelândia (1)

.

Viagem de trem pela Nova Zelândia

Na minha opinião uma maneira super bacana de conhecer a Nova Zelândia. Embora restrita a um roteiro limitado a basicamente 3 rotas principais, o legal de viajar de trem pela Nova Zelândia é que você pode se sentar relaxar, olhar para fora pela janela e curtir o visual enquanto toma uma taça de vinho sem precisar se preocupar com o tráfego.

Já viajei nestas 3 rotas principais operadas pela Kiwi Rail Scenic e tenho que dizer que elas são complementares. A Primeira viagem que fiz com eles foi com o Northern Explorer entre Auckland e Wellington, depois fiz o Coastal Pacific entre Picton e Christchurch e deixei o que provavelmente seja a cereja do bolo o Tranzalpine atravessando o Southern Alps entre Christchurch e Greymouth.

Outra viagem interessante que ainda não tive a oportunidade de fazer é as viagens de trem que saem de Dunedin. O visual parece ser lindo!!

Viagem Nova Zelândia (8)

.

Viagem de ferry pela Nova Zelândia

Sendo um país insular, travessias em ferries e balsas é uma parte importante de qualquer viagem a Nova Zelândia. A não ser que você voe de uma ilha para a outra, você provavelmente irá atravessar o Cook Strait com o Interislander ou o Blue Bridge. A travessia do Cook Strait leva em média cerca 3 horas e meia e com tempo bom é um passeio fantástico, principalmente quando se navega pelo Marlborough Sounds.

Além disso, em vários outros lugares do país existem inúmeras balsas e táxis aquáticos para visitar lugares incríveis como as ilhas do Hauraki Gulf, Stewart Island, Poor Knights ou simplesmente para desfrutar o visual no passeio de barco.

Viagem Nova Zelândia (1)

.

Viagem de moto pela Nova Zelândia

Se você curte a idéia de viajar de motocicleta, explorar a Nova Zelândia certamente não vai decepcionar. O país oferece boas estradas e rotas cênicas que oferecem aos viajantes sobre duas rodas uma experiência inesquecível.

São poucas as empresas especializadas nesta modalidade de turismo. Mas ainda assim, é possível encontrar motos das marcas e modelos de Harley Davidson, Yamaha, Honda, BMW e Suzuki. Um dos maiores problemas é que a maioria das empresas requer que a moto seja retirada e devolvida no mesmo lugar.

Uma das empresas que exploram esse tipo de turismo é a Paradise Motorcycle Tours ou a New Zealand Motorcycle Rentals and Tours.

O leitor Moises Botelho, que uma vez comentou nesse post aqui, rodou pela Nova Zelândia de moto e tem uma série fantástica de posts sobre viagem de moto pela Nova Zelândia.

Viagem Nova Zelândia (15)

.

Viagem de bicicleta pela Nova Zelândia

Se você tem um pouco mais de tempo para percorrer o país, viajar de bicicleta e provavelmente a melhor maneira de absorver a beleza das paisagens da Nova Zelândia. Na verdade esta é uma modalidade de transporte que até muito pouco tempo atrás era muito pouco explorada, mas que desde o investimento de mais de 50 milhões de dólares na construção das 19 “great rides” tem crescido exponencialmente. Especialmente na ilha sul na região de central otago

Antes de qualquer coisa, não há necessidade de trazer sua bicicleta de casa. Você pode alugar uma em uma loja ou locadora de bicicletas. Algumas lojas inclusive possuem um esquema de reembolso: metade do preço de compra será reembolsada se a bicicleta for devolvida em boas condições.

Passeios guiados de bicicleta estão cada vez mais populares e são também uma ótima opção para quem quiser viajar acompanhado e ter toda sua bagagem transportada em um veículo de apoio entre os destinos. Neste tipo de pacote você também não precisará se preocupar com acomodação, mesmo quando estiver viajando em estradas secundárias. Os passeios podem durar alguns dias ou semanas. As bicicletas e acessórios de segurança fazem parte do pacote.  Para maiores informações consulte o site da New Zealand Cycle Trail.

Viagem Nova Zelândia (16)

Veja também

Todos os posts sobre a Oceania

Todos os posts sobre a Nova Zelândia

Todos os posts sobre a ilha Norte da Nova Zelândia

Todos os posts sobre a ilha Sul da Nova Zelândia 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: Destinos, Ecoturismo, Enoturismo, Estilo, Experiências, Ilha Norte, Ilha Sul, Lua de Mel, Luxo, Nova Zelândia, Oceania, Planejamento de Viagem, Road Trip, Roteiro de Viagem, Transporte Público, Viagem, Viagem com Crianças, Viagem em família, Viagem Solo

22 Comment

  1. Nossa viagem de 1 mês pela NZ foi fantástica! Começamos por Auckland, pegamos avião para Queenstown (visual maravilhoso!) e de lá, usamos carro, trem (transalpine e transcoast) e o ferry para atravessar na ilha sul para ilha norte. Vale muito a pena. O país é um sonho com tudo muito organizado, povo gentil e paisagens de filme!

    • Monica

      Obrigado pela visita.. Na verdade, aqui na Nova Zelândia vale a pena experimentar vários modos de transporte.. Acho que a combinação de Avião, Carro, Trem e Ferry funciona perfeitamente!!

  2. A cada post seu aumenta a vontade de conhecer a Nova Zelândia…

  3. excelente post!

  4. Ola! Suas informações foram muito úteis! Gostaria de saber de preciso ter uma habilitação especial para alugar/dirigir um motorhome. E como faço para obter a permissão internacional de direção. Obrigado,
    Anderson

    • Olá Anderson

      Você pode dirigir o Motorhome com a carteira de motorista na categoria B.. Para a PID você deve solicitar ela no Detran do seu estado.. No Paraná pelo menos com o número da sua CNH em mãos você pode solicitar a mesma via internet.. Basta gerar o protocolo e pagar a taxa de emissão no Banco do Brasil e 5 dias depois a PID chega no seu endereço.

      Abs

  5. […] No último post falei um pouco sobre o clima e a previsão do tempo na Nova Zelândia. Neste post vou falar um pouco sobre as diferenças que cada uma das quatro estações do ano tem sobre o clima e a experiência de viajar pela Nova Zelândia. […]

  6. Adorei seu post!!!!!!
    Estou indo em janeiro pra Austrália e depois ficarei poucos dias na Nova Zelandia. Queria ficar mais, só que não dá! rs
    O que vc sugere para 5 noites? Chego dia 16/1 às 15:00 e vou embora dia 21/1 às 16:15. É melhor fazer a ilha norte ou pegar um avião para a ilha sul? Pensei, inclusive em alugar um motorhome, já que estarei com minha tia, tio e primo. Poderia me ajudar?

    • Mariana

      Bem eu costumo dizer que a Nova Zelândia que todo mundo tem em mente é a Nova Zelândia da ilha sul. Bem a ilha norte também tem várias atrações super bacanas que merecem ser visitadas. Como você só tem pouquissimos dias, e como acredito que você vai pelo menos embora de Auckland (pelo horário do vôo é o vôo para Santiago da Lan) eu recomendaria focar a viagem na ilha norte mesmo. A única alternativa plausível para ter um gostinho da ilha sul seria se você voasse da Australia diretamente até Queenstown e ficasse lá por 3-4 noites e embarcasse para Auckland na véspera de seu vôo para o Brasil. A ideia de alugar um motorhome é interessante apenas se você vier para a ilha norte.. Se optar por esse tipo de passeio recomendo você explorar no norte da Nova Zelândia passando por Bay of Islands, Cape Reinga e a costa oeste de Northland.. Tenho alguns posts falando sobre essa região no meu outro blog http://www.mauoscar.com dá uma espadinha lá

      Abs

  7. […] Veja o post de como se locomover pela Nova Zelândia […]

  8. […] várias formas de se locomover na Nova Zelândia, como está muito bem explicado neste post do blog Viajoteca. Nós optamos por viajar de carro alugado (além do navio pra cruzar da ilha norte pra ilha sul) […]

  9. […] Dentre as espécies de pinguins na Nova Zelândia, o Korora, ou o pinguim-azul (Eudyptula menor), é sem dúvida a espécie mais abundante ,e teoricamente mais fácil de você encontrar em sua viagem pela Nova Zelândia. […]

  10. […] Viagem pela Nova Zelândia: Como se Locomover pelo país […]

  11. […] muito grande. Mesmo assim, é dotada de uma excelente infra-estrutura multi-modal de transportes. Neste post aqui fiz um resumo das modalidades de transportes disponíveis no país e dei algumas dicas de como se […]

  12. […] Viagem pela Nova Zelândia: Como se locomover pelo país […]

  13. […] Como se locomover pela Nova Zelândia […]

  14. […] Como se locomover pela Nova Zelândia […]

  15. Obrigada por tanta informaçao. Vou passar 1 semana com amigos q moram em Wellington em abril do ano q vem. Vou alugar um carro em Auckland e descer (passando por Matamata, Rotorua e Taupo, até chegar a Weellington). Em wellington vou devolver o carro e pegar um aviao para auckland, pois voltaremos por lá. Eu li muito sobre rental e todos tem umas taxas de devolucao em local diferente. Sabe algo sobre isso? abs!!!

    • Olá Lucianne..

      Obrigado pela visita.. Então, infelizmente essa taxa é bastante comum mesmo..
      Uma primeira alternativa no seu caso, e fazer a pesquisa de preço dessa sua viagem no sentido contrário.. Ao invés de pegar o carro em Auckland para devolver em Wellington, você pega o carro em Wellington e devolve em Auckland.. Como a grande maioria dos turistas que chegam na Nova Zelândia gostam de pegar o carro já no aeroporto de Auckland para começar a explorar o país, eles acabam ficando com um estoque reduzido de carros em Auckland e muitos carros em Wellington, já que muita gente faz o mesmo itinerário que você está pensando em fazer, ou segue então de ferry para a ilha sul e aluga um outro carro em Picton (do outro lado do Cook Strait). O que você tem que verificar, o ideal inclusive é ligar diretamente na locadora é ver se eles não tem o relocation car.. Ou seja, muitas vezes as locadoras dão descontos ou as vezes nem cobram aluguel para você dirigir de um local com grande quantidade de carros no estoque para onde eles irão precisar de carros para locação. Como você pretende ir parando acho pouco provável você conseguir o carro de graça ou mesmo mais barato, mas pelo menos pode ser que você consiga evitar pagar pela taxa de devolução em local diferente. Dá uma espiadinha nesse site.. Acho que você pode conseguir um ótimo deal por lá..
      Abs

    • Aahh e antes que eu me esqueça outra forma interessante de você ir de Auckland para Wellington ou vice e versa é considerar fazer essa viagem de trem.. Dá uma espiadinha nesse outro post aqui sobre o Northern Explorer

Comente Aqui