Logo

Inglês para Viagem

Viagem de Motorhome pela Nova Zelândia

by / 11 Comentarios / 12 de fevereiro de 2015

Viajar de motorhome pela Nova Zelândia é uma maneira interessante e muito mais prática que eu imaginava de se explorar as belezas naturais do país dos kiwis. Também conhecidas como campervans, estas verdadeiras “casinhas” sobre rodas são uma maravilha para quem planeja fazer uma road trip de maneira independente pela Nova Zelândia. E nesta série de posts sobre viagem de Motorhome pela Nova Zelândia, vou contar um pouco sobre a minha experiência.

Todos os posts da série “Viajando de Motorhome pela Nova Zelândia”

Motorhome pela Nova Zelândia

Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens de se viajar de motorhome. Ao longo deste post, vou citar algumas delas. Quem segue este e meu outro blog sabe que há um bom tempo cogitávamos a possibilidade de fazer uma viagem de motohome/campervan pela Nova Zelândia. Afinal de contas, quase todo mundo que faz uma road trip dessas, volta encantado.

Motorhome Nova Zelândia Maui

Sinceramente falando, éramos relutantes com a idéia de abrir mão do conforto de um bom banho e uma boa cama de hotel no final do dia. Isso sem falar na versatilidade que uma viagem de carro proporciona. A idéia de dirigir pelas sinuosas estradas neozelandesas, assim como a idéia de trafegar e estacionar um motorhome pelas cidades maiores não empolgavam muito.

Motorhome Nova Zelândia (46)

Veja também: Como se locomover pela Nova Zelândia

Somado a tudo isso, tinha ainda a questão do custo. Sim, viajar de campervan pela Nova Zelândia não necessariamente significa cortar custos com aluguel de carro e acomodação pela metade. Claro que no final das contas, o custo da experiência está diretamente ligado ao grau de conforto que você esperta usufruir ao longo de sua viagem. Sendo assim, basta escolher aquela campervan que cabe no seu bolso e que corresponde a suas expectativas em termos de preço x conforto.

Motorhome Nova Zelândia (5)

Além disso, a época do ano que sua road trip neozelandesa acontece, além do local de pick-up e drop-off do veículo certamente terão uma forte influência no preço final desta brincadeira. Lei da oferta e demanda nunca falha nessas horas. No nosso caso, reservamos essa viagem com quase 10 meses de antecedência e aproveitamos dois feriados nacionais (Auckland Anniversary e Waitangi Day), para fazer uma outra memorável road trip pela ilha sul da Nova Zelândia. E tenho que admitir que amamos a experiência. Principalmente o fato de não ter que fazer e desfazer mala todo dia e dormir e acordar em locais de paisagens fantásticas.

Veja também: Qual a melhor época do ano para visitar a Nova Zelândia

Motorhome Nova Zelândia (7)

Ao todo foram 15 dias na estrada e mais de 3600 km rodados. Explorando tanto novos destinos, como revisitando velhos favoritos. Por garantia, como ainda não estávamos 100% convencidos das vantagens de explorar a Nova Zelândia de Motorhome, decidimos quebrar em viagem em 2 partes. A primeira etapa feita de campervan e a segunda etapa combinando nossa velha conhecida dupla de carro + hotel.

Motorhome Nova Zelândia (48)

Para a primeira etapa desta viagem, reservamos 8 dias nos quais, exploramos o sul da ilha sul da Nova Zelândia. Escolhemos fazer este trajeto de campervan não apenas pelo fato de a oferta hoteleira nesta parte do país ser geralmante limitada, mas também porque esta era a última região da ilha Sul da Nova Zelândia que não tínhamos tido a chance de visitar anteriormente. E tenho que admitir, a decisão de explorar esse belíssimo canto da Nova Zelândia de Motorhome não poderia ter sido mais acertada.

Roteiro parte 1 Viagem Ilha Sul Nova Zelândia Campervan

Para a segunda etapa desta viagem, exploramos novamente nossa querida região de Queenstown/Wanaka, subindo pelo West Coast até a região de Nelson e Abel Tasman National Park na porção setentrional da ilha sul da Nova Zelândia. Para isso, reservamos os outros 7 dias restantes para uma road trip de carro combinada com hotel.

Roteiro parte 2 Viagem Ilha Sul Nova Zelândia Carro + Hotel

Enfim, depois de 8 dias perfeitos de viagem explorando as belezas da ilha sul à bordo de nosso campervan, não foi nada fácil deixar nossa “casinha” ambulante em Queenstown para continuar a viagem de carro. Se não fossem pelas reservas de hotéis para os dias seguintes e o fato de retornarmos para Auckland a partir de Nelson, que não tem escritório da Maui para devolver o campervan, nós provavelmente tentaríamos ficar com nossa “casinha sobre rodas” até o final dessa fantástica viagem.

Motorhome Nova Zelândia (51)

Enfim, vamos ao que interessa: Como era nossa casinha sobre rodas que utilizamos em nosso périplo de campervan pelo sul da ilha sul da Nova Zelândia com algumas dicas, informações e curiosidades para quem, que assim como nós, nunca fez uma viagem de motorhome antes na vida.

O nosso campervan na Nova Zelândia

Para nossa primeira experiência viajando com um campervan pela Nova Zelândia, escolhemos a Maui uma das principais empresas de aluguel da motorhomes na Nova Zelândia. Dentro da linha de campervans oferecidos por eles, optamos pela série ULTIMA. Os RV’s desta série são self contained e foram especialmente projetados para abrigar confortavelmente 2 pessoas. Ou seja, perfeito para viagens românticas.

Motorhome Nova Zelândia (39)

As campervans desta série de entrada (para até 2 passageiros) da Maui, são veículos com aproximadamente 7,2 metros de comprimento por 2 metros de largura e cerca de 2.8 m de altura. E a frota da empresa é composta por veículos da Mercedes-Benz ou Volkswagen.

Motorhome Nova Zelândia (23)

Com essas dimensões, já dá para ter uma noção que não se trata de um veículo qualquer e que alguns cuidados extras são necessários na hora de dirigir. Principalmente ao que se refere aos pontos cegos e curvas mais fechadas. Fora isso, dirigir um campervan não é nada de muito anormal além do fato de a Nova Zelândia adotar a mão inglesa.

Campervan  Maui Ultima

Na verdade, o retrovisor grande e partido em ambos os lados do veículo resolve a maior parte dos problemas relativos aos pontos cegos. É um pouco estranho para se adaptar com eles no começo, mas logo no segundo dia você vai estar craque. A única coisa realmente difícil de se acostumar é com o comprimento da campervan. Principalmente na hora de dar a ré. Nessas horas, o co-piloto tem que sair do carro para ajudar. Nada que um sensor de ré ou câmera traseira não resolvesse o problema. #FicaaDicaaíMaui.

Campervan  Maui Ultima Oscar

Apesar de a marca Mercedes-Benz soar mais chique para os brasileiros, na hora do pick-up de nossa campervan em Christchurch acabamos ganhando um golzinho, quero dizer um Crafter da Volkswagen e brincadeiras à parte, nosso golzinho não desapontou. Com um motor 2.2 litros TDI com transmissão automática e direção elétrica, ele andava super bem na estrada e a sensação de dirigir o mesmo, não era muito diferente do que dirigir uma caminhonete à Diesel.

Motorhome Nova Zelândia (59)

Em termos de consumo de combustível, nosso campervan durante esta viagem fez uma média de 7 – 7.5 Km/l com Diesel na estrada. Ou seja, para os 1750 km que rodamos com campervan nesta primeira etapa da viagem gastamos cerca de 250 NZD com combustível. (Média do litro do Diesel em Fev 2015 = 1.08 NZ).

Motorhome Nova Zelândia (69)

Como mencionado anteriormente os campervans da série Ultima da Maui acomodam corfortavelmente 2 adultos. A área do lounge na porção traseira do veículo pode ser arranjado em duas configurações diferentes para a hora de dormir. A primeira e certamente a mais confortável é 1 cama de casal medindo 1.78m por 2 m. Já a segunda configuração são duas camas de solteiro de 0.6m por 2 m de comprimento.

Campervan

No caso da cama de casal, a mesinha do lounge utilizada durante o dia, durante à noite vira suporte para as almofadas das costas do lounge diurno que acabam formando o colchão de casal durante a noite. Pode soar um pouco complicado falando, mas é super tranquilo para montar a cama antes de dormir.

Campervan  Maui Ultima

Por ser um self contained campervan, o ULTIMA da Maui conta com 1 chuveiro, 1 toilet químico e 1 mini cozinha equipada com um fogão de 3 bocas, uma pia, um micro ondas, uma geladeira, uma torradeira, uma chaleira elétrica, jogo duplo de jantar, jogo duplo de copos e taças e diversos utensílios de cozinha. Isso sem mencionar a churrasqueira externa.

Motorhome Nova Zelândia (20)

Além disso tudo, nossa campervan tinha ainda monitor de LCD com DVD player e sistema de som integrado, acabamento interno em couro, iluminação interna em LED e luzes de leitura. Dois aquecedores elétricos, sendo que um deles também funcionava como ventilador.

Motorhome Nova Zelândia (65)

Ufa.. Espero não estar esquecendo de nada. Ahh sim, como parte do package você também recebe toalha de banho, lençol, sob-lençol, travesseiro, cobertor e até pano de prato.

Motorhome Nova Zelândia (41)

Para dar o suporte a todo esses utensílios que fazem esta campervan ser self contained, o campervan conta com um pequeno botijão de gás para cozinhar. Um tanque de água potável com capacidade de até 140 litros, um tanque para água suja utilizada no banho e na cozinha de aproximadamente 80 litros. Além de uma espécie de banheiro químico.

Motorhome Nova Zelândia (56)

Um painel solar no teto do veículo ajuda a recarregar a bateria que alimenta a geladeira/frigobar. E obviamente a tomada externa para quando paramos em um camp-site com luz elétrica. Que além de recarregar a bateria que alimenta o frigobar e a bomba d’água, alimenta também as tomadas do campervan para o uso de utensílios como o micro ondas, torradeira, DVD Player, ventilador/aquecedor e as 2 tomadas internas do veículo.

Motorhome Nova Zelândia (25)

Enfim, acho que deu para ter uma ídéia básica de como era nossa campervan. Então nos próximos posts sobre o tema vou falar mais sobre algumas praticalidades relacionadas a uma viagem de motorhome pela Nova Zelândia. Assim como nosso roteiro de viagem. Fiquem ligados!!

Posts Relacionados:

Todos os posts sobre viagens de motorhome na Nova Zelândia

Todos os posts sobre a Nova Zelândia

Todos os posts sobre a ilha Sul da Nova Zelândia


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Bluff, Catlings, Christchurch, Destinos, Dunedin, Estações do Ano, Estilo, Experiências, Ilha Sul, Invercargill, Kingstown, Milford Sound, Moeraki, Motorhome, Nova Zelândia, Oamaru, Oceania, Planejamento de Viagem, Queenstown, Road Trip, Te Anau, Verão, Viagem

11 Comment

  1. Viajar de Motorhome é uma das poucas categorias que nunca pratiquei, e acho que com a chegado do Antônio será uma bela opção perfeita, principalmente para as refeições, pois com pequeno a tarefa mais cansativa são elas.
    Esta rota cenográfica da Ilha Sul da NZ realmente foi uma escolha perfeita.

    Abraço

    @GusBelli

    • Oi Gustavo

      Viajar de motorhome é super bacana.. Em família deve ser super divertido e uma mão na roda para quem viaja com criança pelo fato de você ter a cozinha com você a todo tempo. Além disso, a Nova Zelândia tem uma estrutura fantástica para este tipo de viagem.

      Abraço

  2. Massa d+, e qual o valor total final do aluguel com todas as taxas pelos dias todos?

    • Diego

      Como mencionei ao longo do post. O Preço varia da época do ano da sua viagem, do tempo de duração e da antecedência de sua reserva. Na época de nossa viagem o aluguel diário ficou em 305 NZD aos quais incluímos o que eles chamam de Premium Pack que entre outras coisas reduz a franquia para caso de acidentes de 7500 NZD para 0, inclui o Road User Charge que normalmente custa aproximadamente 50-60 NZD para cada 1000km, um Bujão de Gás, 1 campina table com 2 cadeiras, aquecedor/ventilador extra entre algumas coisa coisinhas por outros 65 NZD por dia. Ou seja para 8 dias você deve pagar cerca de 3000 NZD com o aluguel do motorhome + taxas..
      Abs

  3. Super interessante o seu post, só faltou foto do banheiro. :o)

  4. […] de nossa Campervan, que nos levou a tantos lugares maravilhosos. Adoramos a experiência e como mencionei neste post aqui, só não tentamos continuar com ela até o fim da viagem porque já estávamos com os hotéis […]

  5. […] Viajando de Motorhome pela Nova Zelândia […]

  6. Olá, Oscar! Tudo bem?
    Minha filha está estudando na NZ e estamos planejando encontrá-la em dezembro e fazer uma road trip da ilha norte para a ilha sul. Já li todos os seus posts e adorei as dicas e roteiro.
    A princípio alugarei um motorhome semelhante ao seu, só que a 2+1 Berth Ultima Plus.
    Minha dúvida é se este motorhome é apropriado para 3 pessoas (eu, meu marido e nossa filha de 16 anos), pois em todas as descrições é mencionado 2 adultos + 1 criança. Você saberia me dizer se essa cama para a criança é muito pequena?
    Muito obrigada!

    • Olá Adriana

      Desculpe a demora em lhe responder.. Acabei não reparando em seu comentário quando respondi os comentários na semana passada.. Então, acho que vocês vão precisar de um motorhome um pouco maior.. Acho que para 3 adultos fica bem desconfortável.
      Legal saber que meus posts da NZ estão ajudando no planejamento da viagem de vocês..

      Abs

  7. Estou lendo os posts e amando todas as dicas! Parabéns!
    Está ajudando muito para organizar nossa viagem para lá, vamos passar Natal e Ano Novo pelo país.
    Estamos aqui pesquisando/orçando custo para ver se vamos de campervam ou carro/hotel.
    Por enquanto uma pergunta com relação a campervan (porque acho que vou acabar fazendo mais perguntas =D), li que a temperatura oscila durante o dia e a noite, e muitas campervans não tem ar condicionado atrás. É calor à noite? Da para dormir sem o ar ligado?

Comente Aqui