Em Verona, deleite-se na Piazza delle Erbe

A praça que é sempre uma festa!

10

A Itália nos remete a odores e sabores. Viajar por este país é sempre um passe livre para se comer bem e apreciar várias delícias. E os mercados das cidades costumam enlouquecer visitantes e moradores. Toda cidade tem sua praça do mercado, que sempre tem uma bela história. E é uma festa para o nariz, boca e olhos! Claro que este também é o caso em Verona, na Piazza delle Erbe, a praça das ervas.

Em Verona: Excursão Gastronômica com Degustação de Vinhos

Verona Piazza delle Erbe

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Afinal ele é obrigatório nas viagens para a Europa.

Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?

 

Verona: Piazza delle Erbe

Planejar uma viagem para Itália sempre é uma dificuldade, pelo simples motivo que nunca todas as cidades que se deseja passar caibam na quantidade de dias disponíveis. Cada vilarejo pelo caminho é um chamariz e conseguir encaixar tudo que se deseja, um verdadeiro quebra-cabeças.

Mas existem aquelas cidades que simplesmente não podem ficar de fora, sob pena de se padecer no inferno, sem ajuda de São Cristovão, o padroeiro dos viajantes. Uma destas cidades é Verona. Até porque se Shakespeare a escolheu para ser pano de fundo de uma de suas maiores obras a cinco séculos atrás, é porque a cidade tem muito a oferecer, certo?

Romeu e Julieta

Como falar de Verona e não a descolar de Romeu e Julieta? Quase impossível! Mesmo que a cidade tenha tantos monumentos tão bem preservados desde os seus primórdios, a mais de 2 mil anos, e que suas surpreendentes atrações estejam somente atrás de Roma em termos de qualidade e a preservação.

Mas passear pelas ruas de Verona é ser transportado para o tempo dos Capuletos e Montecchios na cidade e  para a época que eles desenvolveram sua famosa inimizade. Assim é estar em Verona, Piazza delle Erbe!

Verona de Romeu e Julieta: Excursão de 1 Dia saindo de Veneza

 

Passeando por Verona, na Piazza delle Erbe

 

Se um passeio por Verona começa na Arena, ele deve seguir pela Via Giuseppe Mazzini, o calçadão comercial da cidade, que além de ser uma atração em si, leva até a Piazza delle Erbe, que foi, e ainda é, o coração da cidade.

Excursão guiada pelas principais atrações de Verona em grupo pequeno

Piazza delle Erbe mapa

 

História da Piazza delle Erbe

Conta a história, que este lugar foi a praça central na época romana. E naquela época era o chamado Fórum Romano. Era neste lugar que acontecia a vida política, econômica e social da cidade. Isto não se alterou com os séculos, e os anos foram passando, gerações foram se sucedendo e a importância da Piazza delle Erbe manteve-se a mesma.

Hoje, o que se vê diariamente ali são as inúmeras barraquinhas vendendo frutas e legumes, para manter a tradição. E claro que também conta com várias vendendo souvenirs para os milhares de turistas que passam ali todos os anos.

Nos arredores da praça também estão vários restaurantes com mesas na calçada. Aumentando o charme do lugar. Mas sua beleza está nos detalhes que apreendem o olhar, e que fazem dela uma das mais belas praças da Itália.

Piazza delle Erbe16
Verona Piazza delle Erbe1

 

Piazza delle Erbe

A Piazza delle Erbe tem um formato oval e é rodeada por construções históricas lindas, com fachadas decoradas. Somam-se a isto fontes e estátuas, que ajudam a contar a história de Verona. Os olhos passeiam e fica difícil escolher qual o primeiro monumento a prestar atenção…

Verona misteriosa: a cidade e seus mitos

 

Mas comecemos olhando a Colonna del Mercato (quem chega pela Via Cappello)!

 

Colonna del Mercato

Esta é uma bela coluna gótica com relevos da Virgem e dos Santos Zeno, Pedro e Christopher. Fica bem na entrada da praça e foi feita por Visconti no ano de 1401. Ao lado está a escultura de bronze do poeta Veronese Roberto Tiberio Barbarani (1872-1945).

Piazza delle Erbe2
Colonna del Mercato

 

Bem no meio da praça está a Tribuna, também chamada de Berlina.

 

Tribuna

Esta é uma espécie de tenda de pedra, e é um monumento histórico do século XIII. O monumento foi renovado inúmeras vezes ao longo dos anos e participou ativamente da vida da cidade desde que aqui foi colocada. Do alto da Tribuna eram lidas novas leis e anúncio eram feitos, era onde se empossavam magistrados, onde se sentava o prefeito durante cerimônias e também onde se acorrentavam os condenados para serem expostos ao escárnio da população.

 

Quase ao lado está a Fontana di Madonna Verona.

 

Fontana di Madonna Verona

Este é o monumento mais antigo da praça. A fonte foi encomendada pelo príncipe Cansignorio della Scala em 1368 a Bonino da Campione, que fez a bacia de mármore. Mas a estátua que encima a fonte, chamada de “Madonna Verona“, é uma estátua romana do século IV. A estátua foi transferida para o Tribunal por volta do ano 380 em uma cerimônia solene. A escultura mostra a Madonna segurando uma bandeira, elogiando a beleza de Verona. A fonte usava as águas provenientes do rio Lori di Avesa através de um aquaduti.

Piazza delle Erbe12
Fontana di Madonna Verona

Verona Romântica: passeio guiado de 2 horas (Espanhol, Inglês)

E ainda na outra ponta da praça está a Colona di San Marco (Coluna de São Marcos).

 

Colona di San Marco

Esta coluna foi instalada neste lugar logo após os venezianos restaurarem seu domínio na cidade, que havia sido ocupada temporariamente pelos Habsburg. A coluna de mármore branco foi feita em 1523. O leão alado que fica no seu topo, chamado “Leone marciano” é o símbolo República de Veneza.

Verona Piazza delle Erbe3
Colona di San Marco
Colona di San Marco
Colona di San Marco, Piazza delle Erbe

 

A coluna de São Marcos fica bem em frente ao emblemático Palazzo Maffei.

 

Palazzo Maffei

Uma construção barroca, que começou no século XV e terminou somente no século XVII. O que chama a atenção na sua fachada são as seis estátuas de deuses no seu topo. E que são (a partir da esquerda): Hércules, Júpiter, Vênus, Mercúrio, Apolo e Minerva. No início do século XVII, a família Maffei era dona desta área e foi quando decidiu construir o monumental palácio.

Palazzo Maffei
Palazzo Maffei, Piazza delle Erbe

De Verona: tour pela Rota do Vinho Amarone

 

Bem ao lado do Palazzo Maffei está outra construção barroca, a Torre del Gardello, do século XIV.

 

Torre del Gardello

A torre Gardello já estava neste lugar antes da família Scaligeri pedir para Cansignorio restaurá-la e deixá-la com a altura atual. Em 1421 a torre sofreu nova repaginação, que incluiu relógio para mostrar as horas aos cidadãos.

Torre del Gardello
Torre del Gardello, Piazza delle Erbe
Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

 

O complexo que se estende até a extremidade do canto da Corso Sant’Anastasia é conhecido como Case dei Mazzanti, e que é uma das maiores atrações da praça, devido aos seus belos afrescos. Estes prédios são do século XIV.

Piazza delle Erbe

Em Verona: Experiência Clássica de Degustação de Vinhos Valpolicella

 

Um pouco mais ao lado está o medieval Palazzo del Comune, ou Palazzo della Ragione, com a famosa Torre dei Lamberti, de onde pode se ter uma das melhores vistas de Verona.

 

Torre dei Lamberti

Do alto da plataforma a 84 metros de altura, e que pode ser alcançada confortavelmente de elevador. A torre começou a ser construída em 1172, mas foi terminada só no século XV. No topo estão dois sinos, que tem nomes: o Marangona, utilizado para sinalizar um incêndio. E o Rengo, utilizado para o pedir ao povo que levantem as armas ou para os reunir num conselho.

+ A Torre Dei Lamberti em Verona

Veja Verona de cima: Ingresso Sem Fila para a Torre Lamberti

Torre dei Lamberti
Torre dei Lamberti

 

Palazzo del Comune

O Palazzo del Commune é a prefeitura da cidade, função que recebeu durante o reinado dos venezianos que o tornaram a sede do município. Mas o lugar por muito tempo abrigou os escritórios da Corte e do Julgamento e a Câmara dos Notários, com a sua própria capela.

O norte-leste do edifício, e que ainda existe hoje, foi a sede dos escritórios aduaneiros de seda, a autoridade fiscal, o celeiros públicos, o armazém de sal, o Escritório de Saúde e outras autoridades.

É na realidade um imponente complexo de edifícios, formando quase quadrado e que tem um pátio central, e que tem fachada para as Piazza delle Erbe, Piazza dei Signori, Via Dante e Via Cairoli.

Na sua fachada estão duas placas e que deixam em dúvida quanto a data de sua construção, já que uma indica o ano 1138 e a outra de 1193). O que é certo é que no ano de 1218 um incêndio causou graves danos ao palácio, mas ele foi reconstruído no ano seguinte. Em 1447 foi construído o pátio interno, o chamado “Scala della Ragione” sob a Torre dei Lamberti.

 

Casa dei Mercanti

E para finalizar as grandes atrações da praça, a Casa dei Mercanti, ou Domus Mercatorum. Este prédio fica na esquina com a Via Pellicciai. A casa do comerciante foi construída em 1301 pela família Scaligeri, mas depois disto sofreu várias transformações. Em 1797, mudou de nome e tornou-se a Câmara de Comércio, hoje hospeda a Banca Popolare di Verona.

Casa dei Mercanti
Casa dei Mercanti, na Piazza delle Erbe

Verona Card: passe de descontos com Entrada Prioritária na Arena para 24 ou 48h

 

Localização

Numa localização ótima em Verona, a Piazza delle Erbe é perto de várias atrações, que a circundam, na realidade. A poucos passos está a Piazza dei Signori e a Casa de Julieta, por exemplo.

 

Hospedagem em Verona

Verona é uma cidade muito tranquila para se conhecer à pé. Todas as atrações ficam próximas e portanto, se você optar por ficar próximo do centro antigo, você estará perto de todas elas. Uma excelente opção, bem próximo da Arena de Verona é o Grand Hotel des Arts. Com uma localização maravilhosa, este é um daqueles hotéis que tornam as férias mais prazerosas.

Bem próximo, mas bem mais em conta, estão os hotéis Hotel Siena e o Hotel Verona, que também tem boas resenhas. Quem desejar ficar próximo da estação de trens de Verona, tem como ótima opção o Sole Hotel Verona.

Quem quiser ficar na Piazza delle Erbe tem ótimas opções de apartamentos e pensões como Corte Realdi Suites Piazza Erbe, La Domus Picta e B&B Bijoux.

 

Leia mais sobre Verona:

+ CONHECENDO A ARENA DE VERONA

+ QUER VER VERONA DO ALTO: A TORRE DEI LAMBERTI É O LUGAR CERTO!

+ VERONA, A PIAZZA DEI SIGNORI

+ CASTELVECCHIO, EM VERONA, NA ITÁLIA

+ PONTE SCALIGERO, UM DOS MAIS BELOS CARTÕES POSTAIS DE VERONA

+ LAGO DI GARDA, UM DOS LAGOS MAIS LINDOS DA ITÁLIA

 

Vale a pena comprar antecipadamente:

 

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

10 Comentários
  1. Marcos Medeiros Diz

    Saudades da Itália!!

  2. Val Diz

    ah…tô com tanta saudade da Itália…;-)

    estive em Verona na era pré internet hahahah

    1. Carina Diz

      Hora de voltar!! Verona é só um dos vários motivos que fazem a gente suspirar de saudades da Itália, não é mesmo, Val?
      Espressos, sorvetes, pastas… Ô terra boa! 😀

      Super beijo pra vc!

  3. […] Em Verona, deleite-se na Piazza delle Erbe […]

  4. Mirella Matthiesen Diz

    Amei esse post Cá <3

    1. Carina Diz

      Obrigada, Mi!!

  5. Sarah Gomes Diz

    Lindo post, parabéns!

    1. Carina Diz

      Obrigada, Sarah! 🙂

  6. […] Em Verona, deleite-se na Piazza delle Erbe […]

  7. ferscafi Diz

    Comentei no post sobre a outra praça, mas essa aqui foi a minha preferida! Linda e agitada!!! Queria ter tido mais tempo em Verona pra aproveitar melhor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.