Página Principal Itália Uma praça imperdível em Verona: Piazza dei Signori

Uma praça imperdível em Verona: Piazza dei Signori

por Carina Dittrich
2 comentários

Sem dúvida, Verona vale uma viagem. Com uma lista tão grande de atrações a visitar, não tem como não se falar um pouco mais da cidade. Fora que em Verona, a Piazza dei Signori é um dos pontos imperdíveis para conhecer. Então, saiba mais sobre sua história e da sua importância, além de ver suas grandes belezas.

Esta, que também é chamada de Piazza di Dante, apresenta construções medievais únicas e uma estátua do autor de a Divina Comédia, o grande Dante Alighieri. A praça, que eventualmente leva seu nome, foi por anos residência deste ilustre poeta, e o inspirou de várias formas.

Arena de Verona: Tour Guiado sem Fila

Piazza dei Signori Verona
Piazza dei Signori Verona

Leia também:

+ Conhecendo a Arena de Verona

+ Piazza delle Erbe, em Verona

+ Quer ver Verona do alto? A Torre dei Lamberti é o lugar certo!


Verona: Piazza dei Signori

A maneira natural de se chegar nesta praça é saindo da vizinha e movimentada Piazza delle Erbe, no coração de Verona. Basta passar sob Arco della Costa que você chega na Piazza dei Signori. Não sabe qual é o Arco della Costa? Então, procure por uma passagem que tem uma chamativa costela de baleia pendurada no meio. Este arco fica entre os prédios da Domus Nova e o Palazzo del Comune.

Chegar na Piazza di Dante, como também é chamada, é como chegar num outro mundo! Já que ela tem um estilo muito diferente da Piazza delle Erbe, sendo muito mais tranquila e aristocrática.

Em Verona, a Piazza dei Signori é uma das mais bonitas praças e hospedava a corte dos Scaligeri (família della Scala) na Idade Média. Assim sendo, este sempre foi o lugar escolhido pelas famílias que mandavam na região e na cidade de Verona. Por isto tem este nome, a “Praça dos Senhores”.

Verona Dante

Verona: Verona Card com transporte público e entrada prioritária na Arena

Verona: Bilhete de Ônibus Hop-On Hop-Off 24 ou 48 Horas

Ingresso para Ópera na Arena de Verona

Arena de Verona: Excursão Guiada sem Fila

Traslado do Aeroporto Marco Polo para os hotéis de Verona

Hospedagem em Verona

Caso você esteja procurando onde ficar em Verona, saiba é uma cidade muito tranquila para se conhecer à pé. Pois todas as atrações ficam próximas uma das outras. Portanto, eu sugiro você optar por ficar próximo do centro antigo, assim você estará perto de todas elas. A Piazza dei Signori é uma área nobre da cidade e ficar nos seus arredores é estar muito bem localizado em Verona. Então, boas opções são o excepcional Hotel Gabbia D’Oro e os apartamentos do Lords of Verona Luxury Apartments. Além destes, os hotéis 3 estrelas Albergo Mazzanti e o Hotel Aurora são bem resenhados.

Ainda, uma excelente opção, bem próximo da Arena de Verona é o Grand Hotel des Arts. Com uma localização maravilhosa, este é um daqueles hotéis que tornam as férias mais prazerosas. Bem próximo, mas bem mais em conta, estão os hotéis Hotel Siena e o Hotel Verona, que também tem boas resenhas. Entretanto, quem desejar ficar próximo da estação de trens de Verona, tem como ótima opção o Sole Hotel Verona.

O que ver em Verona, na Piazza dei Signori:

Estátua de Dante Alighieri

Bem no seu centro está a estátua de 3 metros de altura do maior poeta da língua italiana. Ele é Dante Alighieri, o autor de a Divina Comédia. E que se hospedou aqui por 7 anos, convidado pelos Scaligeri (Cangrande della Scala), durante seu exílio de Florença.

No ano de 1865 a Itália estava comemorando o sexto centenário do nascimento de Dante, e a cidade também quis homenagear o grande poeta. Mas Verona estava sob o domínio austríaco e a ideia não foi muito bem-vinda.

Depois de muita insistência por parte da cidade, foi feito um concurso público para concepção da estátua. Esta deveria ter 3 metros de altura, ser feita com mármore de Carrara e a figura, que iria ficar virada de costas para a Via delle Fogge, teria sua cabeça ligeiramente virada para a esquerda, em direção ao Palazzo di Cansignorio. O vencedor do concurso foi um artista jovem e totalmente desconhecido, chamado Ugo Zannoni.

Apesar de tudo, a data do centenário de Dante iria ser celebrada com vários eventos, mesmo com as proibições por parte dos austríacos. Então para atrapalhar os festejos, os austríacos decidiram instalar a estátua secretamente durante a madrugada do dia 14 de maio de 1865. Desta forma, evitando que os “veronesi” pudessem fazer uma grande celebração.

Piazza dei Signori-Dante
Dante Alighieri, na Piazza dei Signori
[vc_message message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-ambulance”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Aliás, você sabia ele é obrigatório nas viagens para a Europa?

Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Nas costas da estátua está a Loggia del Consiglio.

Dante Alighieri
Dante Alighieri, na Piazza dei Signori

A partir de Verona: Excursão pela Rota do Vinho Amarone

Loggia del Consiglio

O mais belo prédio da praça também é conhecido como Loggia di Fra’ Giocondo. Inclusive, ele foi a primeira construção renascentista na região do Vêneto. Dessa forma, ele foi construído na segunda metade do século XV para abrigar os encontros do conselho da cidade. Atualmente, é a sede do Conselho Provincial.

A fachada do palácio apresenta esplêndidos afrescos na parte superior. Ainda conta com janelas duplas em arco de mármore colorido e medalhões dos perfis de Césares no fundo dourado. No topo do prédio, como no Pallazzo Maffei na Piazza delle Erbe, o edifício é coroado por 5 estátuas de personalidades veroneses da época romana. Então, ali estão personalidades como (da esquerda pra direita): o arquiteto Marco Vitruvio Pollione, o poeta Valerio Catullo, o naturalista Plinio il Vecchio, o poeta Emilio Macro e ainda o historiador Cornelio Nipote.

O piso inferior é feito com arcos de mármore com degraus em pedra. Infelizmente, não é possível conhecer seu interior, pois só é aberto ao público apenas em raras ocasiões.


Leia ainda:

+ Castelvecchio, em Verona, na Itália

+ Ponte Scaligero, um dos mais belos cartões postais de Verona

+ Romeu e Julieta em Verona


Arco da Loggia

Da Loggia del Consiglio sai o arco que a une a Casa della Pietà e passa sobre a Via delle Fogge. O arco é decorado com a estátua de Girolamo Fracastoro, médico poeta e astrônomo do século XVI. Inclusive, ele é muito estimado por cientistas por seus estudos sobre as bactéria. Assim como, foi muito amado por pessoas pobres, que muitas vezes ele tratou de graça. O médico está vestido em estilo romano e tem uma esfera representando o mundo na mão. Segundo a crença antiga, ele vai soltar a pesada bola quando um cidadão honesto passar sob o arco. Mas isto até agora não aconteceu.

Tour guiado por Verona em grupo pequeno

Casa della Pietà

A Cada da Caridade é um edifício renascentista simples e seu maior atrativo é um baixo-relevo na fachada. Neste baixo-relevo se vê uma mulher sentada com uma bandeira, símbolo da cidade de Verona durante o governo de Veneza. Ela representa Verona descansando segura na sombra da Sereníssima República (Veneza), que está protegendo-a. Ainda se lê Fide et Charitate in aeternum non deficiam (Fé e caridade, não deixarei acabar).

Inesperadamente, o Caffè mais antigo de Verona fica embaixo deste prédio. Dessa forma, o lugar sempre foi frequentado por profissionais, homens de letras, artistas e políticos. Ainda hoje o lugar é ponto de encontro dos moradores de Verona. Especialmente idosos, que vinham, e vem, diariamente discutir política, arte e acima de tudo, fazer críticas.

Verona Piazza dei Signori Casa della Pietà
Casa della Pietà
[vc_message message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Pensando em se hospedar em Verona? Então, procure seu hotel clicando aqui e encontre as melhores opções!

[/vc_message]

Ainda na praça, seguindo para esquerda, o próximo prédio é o Palazzo dei Giudice (Domus Nova).

Palazzo dei Giudice

O Palazzo Domus Nova também é conhecido o Palácio da Justiça. Ele foi construído pela República Veneziana no século XIII, depois da queda dos Scalieri. Funcionou como residência dos juízes venezianos.

Verona Piazza dei Signori Palazzo dei Giudice
Palazzo dei Giudice
[vc_message message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Itália? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]

De Verona: Excursão Pequeno Grupo Sirmione e Lago de Garda

O Arco della Costa liga o Domus Nova ao Palazzo della Ragione. Este é o prédio mais importante desta praça, já que foi construída para ser a prefeitura de Verona.

Palazzo della Ragione

O Palazzo della Ragione é um edifício do século XII (provavelmente construído em 1193). Também conhecido como Palazzo del Comune, ou Palazzo del Mercato Vecchio.

Este prédio, que tem a sorte de ter sido parcialmente decorado por Giotto, foi por séculos o centro do poder político de Verona. Sendo usado para administração da cidade até os anos 80.

Na parte externa, pode se observar a arquitetura românica, com alternância de pedra e tijolos. No interior, o grande destaque fica por conta da “Cappella dei Notai“. Inclusive, neste lugar estão obras dos artistas veroneses Alessandro Marchesini, Giambattista Bellotti, Santo Prunati e ainda do francês Louis Dorigny.

Atualmente, o prédio abriga o Escritório de Cultura de Verona e, desde 2014, a Galleria d’Arte Moderna Achille Forti. Aliás, esta galeria tem sua coleção dedicada às artes visuais dos séculos XIX e XX. Assim como, ela junta pela primeira vez as coleções da Fondazione Cariverona e da Fondazione Domus. Fora que a unificação dessas coleções surpreendentes permitem apreciar algumas obras extraordinárias que datam 1840-1940. Primordialmente, as obras contam a história de Verona, suas coleções, e sua relação com a cidade.

Em Verona: Tour de vinho de Amarone de 2h com degustação de vinhos Sommelier

Do complexo do Palazzo della Ragione faz parte a Torre de Lamberti e o Cortile del Mercato Vecchio. Além desses, as Scavi Scaligeri e a Scala della Ragione.

Cortile del Mercato Vecchio

O Palazzo della Ragione possui um belo pátio interno, acessível da Piazza dei Signori através de um arco à direita. Inclusive, este pátio é conhecido como a Praça do Mercado Velho e remonta ao século XV. O lugar é a antiga sede das atividades comerciais e do mercado da cidade.

Sobretudo, no pátio pode se ver as escavações Scaligeri (Scavi Scaligeri), que traz à tona um pouco dos achados da época medieval da cidade. Ainda, outra grande atração é a Scala della Ragione (escadas da razão). Ela é uma bela escadaria de mármore rosa em estilo gótico e que atrai muitos visitantes para este pátio.

Torre dei Lamberti

A famosa torre medieval de 84 metros de altura da cidade teve sua construção iniciada em 1172. Entretanto, ela só foi terminada três séculos depois. Com efeito, esta é torre a mais alta de Verona, e para chegar ao seu topo dá para usar elevador ou escadas. Uma entrada um pouco escondida dentro da praça do Mercato Vecchio leva ao elevador que dá acesso ao topo da Torre dei Lamberti. Sem dúvida, uma visita imperdível. Afinal, esta torre oferece uma das vistas mais linda da cidade de Verona!


+ QUER VER VERONA DO ALTO? TORRE DEI LAMBERTI É O LUGAR CERTO!


Torre dei Lamberti
[vc_message message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”] Você consegue viajar sem celular?
Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

[/vc_message]

A Via Dante separa o Palazzo della Ragione do Palazzo del Capitano. No alto, unindo os dois prédios, está um arco do ano de 1575. Nesta parte da Via Dante em Verona, na Piazza dei Signori, pode se ver escavações arqueológicas que trouxeram à luz o piso de fundações romanas na cidade.

Palazzo del Capitano

Este palácio também é chamado de Palazzo del Tribunal ou Palazzo di Consignorio. Atualmente pertence ao Município de Verona e possui uma torre renascentista original do século XII. O palácio foi construído originalmente por Cansignorio, o último dos grandes senhores Scala. Ele era um palácio fortificado com três torres de canto maciças, das quais apenas uma foi preservada.

O portal de mármore branco é um dos pontos que mais chama atenção na sua fachada. Provavelmente, ele foi projetado pelo célebre arquiteto Michele Sanmicheli. Ele apresenta a escultura de um leão alado de São Marcos. Entretanto, esta é uma reprodução, já que a original foi destruída por Napoleão, no final dos anos de 1700.

Ainda, um arco veneziano sobre a Via S. Maria Antica, une o Palazzo del Capitano com o Palazzo di Cangrande. Ele foi construído por volta do século XVII.

Piazza dei Signori Verona Palazzo del Capitano
Palazzo del Capitano

Gosta de vinhos italianos?

>> Em Verona: Excursão Gastronômica com Degustação de Vinhos

>> De Verona: Valpolicella Winery Tour com Amarone Vintages

>> De Verona: Excursão pela Trilha do Vinho Amarone


Palazzo di Cangrande

O palácio também pode ser chamado de Palazzo Scaligeri ou del Podestà. Ele foi a sede do poder da região e um centro de cultura que recebia artistas, incluindo Dante Alighieri. Este palácio em Verona, na Piazza dei Signori foi também a residência da dinastia dos Scala. Com efeito, esta poderosa família governou Verona por mais de um século. A família Scala residia neste edifício de tijolo simples e espartano, antes de se mudar para o castelo Castelvecchio.

Inclusive, foi neste palácio que a família hospedou Dante Alighieri. Provavelmente, foi aqui que ele escreveu parte da sua obra prima, a Divina Comédia. Afinal, é isto que diz a inscrição atrás do portão da Prefeitura e da estátua de Ugo Zannoni. Como resultado, o escultor Zanonni fez Dante com a cabeça virada para o palácio que lhe ofereceu hospitalidade. Dante teria retribuído a generosidade de seu anfitrião, incluindo-o na Divina Comédia, como um dos personagens do Céu.

Além de Dante, Giotto também se hospedou aqui e pintou afrescos em um quarto. Infelizmente nenhum resquício chegou até os dias de hoje. Então, não sabemos nada além do que conta Vasari, o grande biógrafo dos artistas da época.

Sua fachada foi alterada por intervenções arquitetônicas sucessivas, especialmente durante o domínio austríaco. Mas foi restaurada com as características originais depois de uma extensa e até mesmo criticada, restauração. Nos dias de hoje, o prédio abriga a sede da Prefeitura e da Província de Verona.

Seguros Promo

Ainda, em Verona, na Piazza dei Signori, não deixe de visitar o Arche Scaligere. A saber, o monumento abriga os túmulos monumentais dos Senhores de Verona, a Família della Scala. Este monumento fica perto da Igreja S. Maria Antica. Então, basta sair da Piazza pela passagem ao lado do Palazzo del Capitano.

Arche Scagliere

Este monumento fantástico é o túmulo da família della Scala. Antes de mais nada, há mais de 700 anos o monumento abriga os restos mortais dos antigos senhores de Verona. Dessa forma, ele é um pequeno cemitério particular, monumental, em forma de quiosque. Sem dúvida, este monumento é considerado como uma das mais singulares tumbas europeias da última fase do gótico, conhecido como gótico florido.

Verona Arche Scaligere
Arche Scaligeri, na Piazza dei Signori

Onde ficar em Verona?

Booking.com


GOSTOU DO QUE FAZER EM VERONA E PIAZZA DEI SIGNORI?

Espero que tenham gostado dessas dicas do que fazer em Verona. Tenho certeza que se você escolher ir até a cidade, sua viagem será legal demais!

Se puder, compre seu passeio e faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post sobre o que fazer em Verona e Piazza dei Signori. Afinal, a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Aliás, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

2 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

ferscafi 16 de novembro de 2016 - 17:57

A gente viajou na mesma época, o que foi uma pena pq teria facilitado a minha vida em Verona (com pouco tempo) se tivesse visto os posts de lá antes por aqui!

Responder
Carina 24 de novembro de 2016 - 19:29

Bora voltar, Fer!!!
Super beijo pra vc!!

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies