Página Principal Itália Indo pra Verona? Não deixe de conhecer o Castelvecchio!

Indo pra Verona? Não deixe de conhecer o Castelvecchio!

por Carina Dittrich
1 comment

Uma cidade que nunca se esgota. Assim é Verona, na Itália. Cheia de atrações surpreendentes e belezas em todos os cantos… Então, andar por Verona é respirar história e vê-la na frente do nosso nariz. Pois cada esquina tem uma algo para nos contar e algo para a gente apreciar. Quantas coisas esta bela cidade já vivenciou! De fato, dentre tantas atrações de Verona, o Castelvecchio é uma das que mais se destaca!

Afinal, em Verona, o Castelvecchio foi residência da família mais poderosa da cidade, e uma das mais importantes da Itália! Assim sendo, este lugar não tem como não ser singular. Em resumo, são muitas histórias de amor, traição, guerras, poder e muitos conchavos aconteceram pelos seus corredores e salas. Fora que a estrutura se mantém firme e forte para nos contar todas estas aventuras ainda hoje!

Verona: tour guiado em pequeno grupo pelas principais atrações

Ponte Scaligero
Ponte Scaligero
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Saiba que ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Inclusive, nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Dos Símbolos de Verona: Castelvecchio

Onde ficar em Verona

Antes de começar este passeio, vou te dar umas dicas de onde ficar em Verona. Afinal, um dos pontos importantes para o sucesso de uma viagem é ficar hospedado em lugares que te dão segurança. Então, já vou te avisar que Verona é uma cidade muito tranquila para se conhecer à pé, pois todas as atrações ficam próximas. Portanto, eu indicaria você optar por ficar próximo do centro antigo, assim você estará perto de todas elas. Dessa forma, boas opções perto do Castelvecchio são Adige Penthouse, Verona House Aparthotel e o três estrelas Hotel Europa.

Ainda, uma excelente opção, bem próximo da Arena de Verona é o Grand Hotel des Arts. Com uma localização maravilhosa, este é um daqueles hotéis que tornam as férias mais prazerosas. Bem próximo, mas bem mais em conta, estão os hotéis Hotel Siena e o Hotel Verona, que também tem boas resenhas. Entretanto, quem desejar ficar próximo da estação de trens de Verona, tem como ótima opção o Sole Hotel Verona.


Leia mais sobre Verona:

+ Ponte Scaligero, um dos mais belos cartões postais de Verona

+ Conhecendo a Arena de Verona

+ A Torre dei Lamberti, em Verona


História do Castelvecchio

A princípio, a família Della Scala (Scaligeri) era amada e respeitada pelo povo. já que durante seu período de poder deu à cidade estabilidade política, assim como promoveu a economia e as artes. Mas com o passar do tempo a família se transformou gradualmente em uma espécie de tirania. Pois eles precisavam de dinheiro para alimentar um crescente exército mercenário e ainda os excessos de alguns de seus membros. Para isto, começaram a aumentar as imposições sobre o povo e os impostos.

No meio dos anos 1300, depois de quase um século governando a cidade, a família Della Scala decidiu construir um castelo com uma ponte sobre o Rio Adige, nas portas da cidade. Fizeram isto para se protegerem contra as invasões estrangeiras e revoltas populares devido a impopularidade que aumentava pouco a pouco. Afinal, a Ponte Scaligero permitiria uma fuga rápida e segura da família.

Arena de Verona: Tour Guiado e entrada sem Fila

Castelvecchio Verona

Construção do Castelvecchio

Então, entre 1354 e 1356, após a conspiração de seu primo Fregnano della Scala, Cangrande II della Scala construiu o castelo sobre algumas estruturas existentes. Não se sabe ao certo qual seriam estas estruturas que estavam no lugar. Talvez uma fortificação romana ou mesmo uma ponte. Sem dúvida, historiadores sabem que ali ficava uma igreja do início da Idade Média, a Igreja San Martino in Aquaro. Ainda hoje seus restos são visíveis dentro da Piazza d’Armi (praça das armas).

O castelo abrangeu um trecho da muralha da cidade dos séculos XI e XII. Assim como incorporou uma das portas de entrada para a cidade do século XIII, a chamada Porta del Morbio. Devido a isto, o castelo era chamado inicialmente de Castelo de San Martino. Posteriormente, só no século XIX, após a construção de um novo castelo na cidade, o Castel San Pietro, foi renomeado para Castelvecchio (Castelo Velho).

Cangrande II foi morto por seu irmão Cansignorio, que, em 1370 confiscou as terras de Campagnola, do outro lado do rio, onde hoje se encontra o Arsenale Austríaco. Ele fez isto para fazer o jardim do castelo e transformou a estrutura para uso residencial. E que foi aumentando com o tempo. Ainda hoje podemos ver este jardim na parte interna, junto com a decoração de afrescos do século XIV.

Muros Castelvecchio

Verona: Verona Card com transporte público e entrada prioritária na Arena

Verona: Bilhete de Ônibus Hop-On Hop-Off 24 ou 48 Horas

Ingresso para Ópera na Arena de Verona

Arena de Verona: Excursão Guiada sem Fila

Traslado do Aeroporto Marco Polo para os hotéis de Verona

Após a família Della Scalla

Nos séculos seguintes, depois da queda da família Della Scalla do poder em Verona, o Castelvecchio continuou tendo uma função militar. Mas mesmo tendo sido tão protegida, ele foi tomado pelos venezianos e depois pelos franceses (sob o domínio de Napoleão). Posteriomente vieram os austríacos, quando anexaram o Veneto ao Império Austro-Húngaro. Assim ficou até a Segunda Guerra Mundial.

Verona Castelvecchio porta
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Pensando em se hospedar em Verona? Então, encontre as melhores opções de hospedagem clicando aqui!

[/vc_message]

Na história recente

Em uma de suas salas que aconteceu o “Processo de Verona“. Foi em Verona, no Castelvecchio, que Mussolini condenou à morte opositores do regime, incluindo seu genro Galeazzo Ciano, em 1944.


Verona: Excursão Gastronômica com Degustação de Vinhos

>> De Verona: Valpolicella Winery Tour com Amarone Vintages

>> A partir de Verona: Excursão em Pequeno Grupo para Sirmione e Lago de Garda

>> De Milão: Excursão a Verona e Lago de Garda


Estrutura

Como nenhuma outra construção em Verona, o Castelvecchio é uma construção militar típica. O castelo tem tijolos aparentes, rendilhado, com paredes com ameias e ainda várias torres. Por fim, conta com um fosso, que foi usado para tirar água do rio Adige. Além de, é claro, pontes levadiças e uma ponte fortificada, a Ponte Scaligero.

O castelo é dividido em duas partes. A leste da Piazza d’Armi, onde ele é cercado por altos muros com ameias e rodeado por 7 torres. A torre mais alta tem 42 metros de altura e foi construída em 1376. Já a oeste fica o palácio residencial, chamado la Reggia. No interior podemos ver ainda um pedaço das antigas muralhas do período romano, e que protegiam Verona.

Atualmente é possível caminhar pela muralha e passar por dentro de algumas torres e assim admirar toda imponência do lugar. Além de observar sua localização estratégica.

Castelvecchio Verona

Ala Napoleônica

No período de dominação francesa o castelo sofreu grandes transformações. Pois suas torres foram cortados pelo exército de ocupação de Napoleão. Eles adicionaram um quartel, que hoje é a chamada “ala Napoleonica“. Atualmente, esta parte abriga um museu.

A primeira restauração do complexo fortificado ocorreu nos anos 20, sob a direção de Antonio Avena e Forlati. Com toda certeza, a partir de 1923, ele fez o possível para o lugar ser convertido em um museu. Então, finalmente

A primeira restauração do complexo fortificado ocorreu nos anos 20, sob a direção de Antonio Avena e Forlati. Com toda certeza, a partir de 1923, ele fez o possível para o lugar ser convertido em um museu. Então, finalmente em 1928 o museu abriu suas portas.

Castelvecchio Ala Napoleonica
Ala Napoleônica

Verona: Aula de Gelato de 2 Horas

Segunda Guerra Mundial

Infelizmente, durante a Segunda Guerra Mundial os exércitos inimigos danificaram bastante Verona e o Castelvecchio. Assim como a Ponte Scaligero também foi destruída. Isto fez com que o lugar tenha ficado vazio por uma década, até 1957 mais precisamente. Foi quando Carlo Scarpa orientou extensas restaurações e a renovação do museu com uma mistura inteligente de soluções de conservação modernas. Este foi num processo cuidadoso, que durou entre 1957 e 1964.

Hoje em dia, muitos arquitetos e estudantes de arquitetura de todo o mundo vêm para estudar abordagens adotadas por Carlo Scarpa para o museu. Pois o lugar se tornou uma obra de arte, tanto quanto o seu conteúdo.

Agora, antiga fortaleza e residência da família Della Scala abriga o Museo Civico di Castelvecchio. Ele é dedicado à pintura e escultura em Verona, desde a Idade Média até o século XVIII.

Castelvecchio Ala Napoleonica Museu
[vc_message message_box_color=”mulled_wine” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]
Você consegue viajar sem celular?

Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

[/vc_message]

Museo Civico di Castelvecchio

Certamente, um castelo com tanta história não poderia abrigar um museu qualquer. Por isto, Verona e Castelvecchio receberam importantes obras que cobrem um milênio de história italiana e veronese. Com um acervo incrível, o lugar possui armas de ouro, peças medievais e renascentistas. Além destas, a gente encontra esculturas medievais românicas e góticas e grandes obras do Renascimento e barroco de Verona.

Aqui podemos admirar obras-primas de Pisanello, como a famosa Madonna do Quail. Além de obras de Altichiero, Stefano de Verona, Mantegna, Bellini, Vivarini, Tintoretto, Crivelli. O lugar conta ainda com uma obra do jovem Paolo Veronese, bem como muitos bons pintores locais.

Mas não só de pinturas vive este museu. O lugar expõe magníficas esculturas de escultores menos conhecidos de Verona, mas não menos interessantes. Então, podemos apreciar obras de artistas como Girolamo dai Libri, o Morone, etc.

O museu está localizado dentro do complexo da fortaleza Castelvecchio, em Verona. Ele é distribuído em cerca de trinta salas e dividido em áreas afins. As mais diversas alas são: escultura, pintura italiana e estrangeira, achados arqueológicos, armas antigas, joias, miniaturas e os antigos sinos da cidade. Com 622 obras em exposição, o museu ainda conta com cerca de 90.000 moedas e medalhas, 2.650 desenhos, e muito mais.

Museo Civico di Castelvecchio

Valpolicella: Excursão para vinícola com prova de vinhos

Imperdíveis

– O sarcófago romano de SS. Giovanni e Bacco, de 1179, decorados com ricas esculturas.

– A famosa estátua equestre de Cangrande, que representa o construtor do Castelvecchio, Cangrande della Scala. Do século XIV, esta é uma das obras primas da escultura e está perto da igreja de S. Maria Antica.

– Pisanello, o quadro Madonna della Quaglia.

– Girolamo dai Libri, o quadro Pala della Vittoria e Presepe dei conigli.

– Francesco Caroto, a pintura Fanciullo con disegno di un pupazzo.

– E o grande Paolo Caliari, dito Veronese, com la Pala Bevilacqua Lazise.

Museo Civico di Castelvecchio

Informações Práticas – Verona Castelvecchio

Horário

O museu abre de terça a domingo entre 10-18h.

Fechado na 2ª-feira.

Entrada

Bilhete adultos €6,00, acima de 60 anos: €4,50 (+ €0,60 na venda online).

Entrada gratuita para idosos com mais de 65 anos de idade residente na cidade de Verona. Assim como pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Além destes, os portadores do Verona Card não pagam.

Verona Card: passe de descontos que dá Entrada Prioritária na Arena e transporte (24 ou 48h)

Dica!

Entre outubro e maio, o primeiro domingo do mês tem preço único: €1,00. Entretanto, se estiver acontecendo exposições, valem as tarifas normais.

Seguros Promo

Endereço

Corso Castelvecchio, 2.

Site

Verona Castelvecchio mapa
Verona mapa

Onde ficar em Verona?

Booking.com

Leia mais sobre Verona:

+ CONHECENDO A ARENA DE VERONA

+ PIAZZA DELLE ERBE, EM VERONA

+ QUER VER VERONA DO ALTO? TORRE DEI LAMBERTI É O LUGAR CERTO!

+ VERONA, A PIAZZA DEI SIGNORI

+ PONTE SCALIGERO, UM DOS MAIS BELOS CARTÕES POSTAIS DE VERONA


GOSTOU DE VERONA E CASTELVECCHIO?

Espero que tenham gostado dessas dicas do que fazer em Verona e do Cstelvecchio. Aliás, tenho certeza que se você escolher ir até a cidade, sua viagem será legal demais!

Se puder, compre seu passeio e faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post sobre o que fazer Verona e sobre o Castelvecchio. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

1 comment

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Ponte Scaligero, um dos mais belos cartões postais de Verona ⋆ Viajoteca 26 de outubro de 2016 - 13:29

[…] postal mais bonito, ainda mais numa cidade que tem nada mais nada menos que a Arena de Verona, o Castelvecchio, a Casa de Julieta, Piazza dei Signori, Piazza delle Erbe, entre outras […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies