Dicas de Viagem

Turismo Rural na Nova Zelândia: Puhoi Valley nos arredores de Auckland

9

Puhoi Valley

Auckland pode até ser a maior cidade neozelandesa, mas você não precisa ir muito longe do centro da cidade para se sentir no interior. Ao norte da cidade e a cerca de 45 km ao do centro encontramos um destino de turismo rural cada vez mais popular entre moradores e visitantes em Auckland. Trata-se de Puhoi Valley, um pequeno vilarejo fundado por imigrantes da bohêmia que emigraram da Republica Tcheca para a Nova Zelândia a mais de 140 anos atrás.

Puhoi Valley Turismo Rural

Assim como a grande maioria dos emigrantes que deixaram a Europa neste período, os Bohêmios vieram para a Nova Zelândia com a promessa de uma vida nova e melhor numa terra distante, onde o rigoroso inverno europeu não existia (pelo menos era mais ameno) e onde teriam grandes extensões de terra para produzir.

Puhoi Valley Turismo Rural

Ao chegarem na Nova Zelândia, depois de uma exaustiva jornada de 124 dias, encontraram apenas as glebas de terra prometida, porém cobertas por densas florestas. E a partir daí, tiveram que literalmente começar suas vidas e fazendas do zero.

Puhoi Valley Turismo Rural

Hoje na região do Puhoi Valley encontramos algumas reminiscências desta época, como a simpática igrejinha de St.Peter & St. Paul, a antiga escola da colônia, entre outras construções centenárias erguidas em sua maioria utilizando o Kauri, outrora abundante na região.

Puhoi Valley Turismo Rural

 Muitos dos descendentes destes imigrantes ainda vivem na região e até hoje tiram de seus produtos agricolas artesanais, o ganha pão para sustentar suas respectivas famílias. E neste vale com quase 1 século e meio de história que dois empreendores, descendentes dos 86 imigrantes se uniram e investiram na produção de queijos desde 1983.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 5

Passados mais de 30 anos, hoje o negócio funciona aos moldes de cooperativa e emprega cerca de 100 funcionários e produz uma ampla variedade de queijos e recentemente lançou uma linha de iogurtes deliciosos.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 12

Nos 3 anos que vivemos na Nova Zelândia, perdemos as contas de quantas vezes visitamos o local. E toda vez que fomos lá, além de provar todas as amostrinhas grátis dos produtos produzidos alí, sempre aproveitamos para fazer nosso mini-estoque de queijos.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 4

Muitos dos queijos produzidos por eles receberam algumas das maiores premiações do setor da Nova Zelândia e vários dos produtos deles podem ser facilmente encontrados nos principais supermercados do país. Por sinal para quem está viajando pela Nova Zelândia a linha do Minis é perfeita para um piquenique / queijos e vinhos no final do dia.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 9

Falando nos queijos produzidos por eles, no momento na nossa lista de favoritos estão: O Cammembert, O Gruyere (meu favorito), Havarti, Cheddar, Parmesão, Brie, Gouda e os Blue Cheeses. Este últimos simplesmente fantásticos para colocar em salada e dar um boost calórico na mesma.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 14

Infelizmente eles não oferecem tours pela produção dos queijos, mas na lojinha podemos observar as câmaras de temperatura e umidades controladas utilizadas no processo de envelhecimento de alguns queijos produzidos por eles.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 8

Visitando o Puhoi Valley, principalmente durante o verão, além dos queijos não deixe de experimentar os deliciosos sorvetes do local. Bem se você é um daqueles viciados em queijos, super recomendo a visita.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 15

Turismo Rural na Nova Zelândia: Setor de Laticínios

Falando em queijos, iogurtes e sorvetes: Talvez você nem saiba, mas a Nova Zelândia tão freqüentemente associada as ovelhas e seu enorme rebanho de de +-32 milhões de cabeças, é também um dos maiores produtores e exportadores de produtos lácteos do mundo. Com uma produção anual estimada em mais de 17,3 bilhões de litros de leite, cerca de 90% de tudo o que é produzido na Nova Zelândia é exportado. O que coloca o país na posição de maior exportador mundial de derivados de leite.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 6

Desta forma, o setor de laticínios não é apenas um dos principais componentes da balança comercial do país, mas também um dos maiores empregadores da Nova Zelândia. Não por acaso que quando você viaja pelo interior do país, principalmente na região de Waikato e westland você tenha impressão que por aqui, existam mais vacas (e ovelhas) que pessoas. E na verdade existem mesmo!




Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 7

A título de comparação, enquanto a população projetada pelo censo 2013 ficou abaixo dos 4.5 milhões de habitantes, o rebanho de vacas leiteiras (segundo o censo agropecuário de 2012) é de cerca de 6.5 milhões.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 11

Fazendo algumas contas rápidas, isso significa dizer que para cada habitante da Nova Zelândia são produzidos aproximadamente 3845 litros de leite ao ano, ou seja pouco mais de 10,5 litros de leite ao dia.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 10

Bem uma boa parte disso é transformada em leite em pó, outra é consumida na forma de leite fresco, manteiga, iogurte, sorvete e também queijos!   Sim, a Nova Zelândia produz ótimos queijos.

Puhoi Valley Turismo Rural Nova Zelândia 13

As fábricas, algumas artesanais outras industriais estão espalhadas por várias regiões do país e é um negócio em franco crescimento. Afinal de contas tem algo melhor que um queijinho para acompanhar um bom vinho?

Informações úteis sobre o Puhoi Valley

Puhoi Valley além de queijos, iogurtes e sorvetes conta também com outros estabelecimentos com produtos artesanais da região.

O Puhoi Valley Café and cheese factory abre de segunda a quinta feira das 10:00 às 16:00 e as sextas, sábados e domingos das 09:30 as 17:00.

Esse é um passeio que combina super bem com um passeio ao Matakana Farmers Market, ou uma visita às vinícolas da Matakana Coast, ou mesmo um passeio por praias como Waiwera Beach, Pakiri Beach ou mesmo mergulho e ou snorkel em Goat Island Marine Reserve.

Endereços úteis:

Endereço:

275 Ahuroa Rd, Puhoi

 

Coordenadas GPS:

Latitude Longitude
S 36 30.236 E 174 38.259

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


9 Comentários
  1. Gleiber Rodrigues Diz

    Queijo (em geral) é a minha comida preferida… Na noruega tem um tal de Brown Cheese que pode ser responsabilizado por cada quilo de peso que eu adquirir durante esta última viagem…. Aí na NZ eu ia me fartar!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Gleiber

      Com certeza você iria adorar!!

      Abraço

  2. Jodrian Freitas Diz

    Ótimo destino. Literalmente, um prato cheio para quem gosta da combinação queijos e vinhos. Sou desta tribo 🙂
    Grande abraço

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Jodrian

      Queijos e vinhos da Nova Zelândia são sem dúvida alguns dos melhores produtos de exportação deste país ao lado de carne de ovelha, filmes e turismo:D

      Abraço

  3. Raul Guilherme Diz

    Programa mais que interessante este lugar heim!!!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Super aprovado!

  4. Ana Cláudia de Pauli Diz

    Que delicia!!!!!!! Irei me acabar ai… Ahahah.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Com certeza!!! Os queijos e sorvetes são uma delícia

  5. […] Turismo Rural na Nova Zelândia: Puhoi Valley nos arredores de Auckland […]

Comente Aqui